Conheça mais sobre o plantio de mandioca
Cultivada desde a antiguidade pelos povos nativos, a mandioca, macaxeira ou aipim é um tubérculo rico em vitaminas e, principalmente, em carboidratos complexos ideal para quem deseja cuidar da saúde sem perder o prazer da alimentação. Isso porque, além de ser uma planta muito comum no Brasil, existem diversos jeitos e receitas para o preparo desse alimento.
Assim, o plantio da mandioca é super fácil e indicado até mesmo para quem não dispõe de muito espaço em casa, podendo ser feito tanto no solo quanto em vasos grandes, tudo isso sem perder o sabor e a praticidade desse cultivo. Saiba abaixo quais são os cuidados necessários para esse plantio e siga esses passos para ter sempre a mandioca em sua mesa.
Informações básicas da mandioca
Nome Científico | Manihot esculenta |
Nomes Populares | Mandioca, macaxeira e aipim |
Origem | América do Sul |
Porte | 0,30 cm ~ 0,8 cm |
Ciclo de Vida | 6 a 36 meses |
Colheita | em outubro |
Clima | Subtropical, Tropical |
Muito conhecido pelos diferentes estados brasileiros, a mandioca é uma planta cultivada com extrema facilidade e pouca manutenção diária, necessitando de cuidados semanais.
Comum aos povos indígenas da América do Sul, a mandioca foi domesticada pela população nativa em tempos imemoriais, e serve de base da culinária até os dias de hoje para esses povos.
Como é o plantio da mandioca e os cuidados
Ainda que essa planta seja originária da América do Sul e, portanto, de fácil plantio, ela ainda detém características próprias, e saber sobre cada uma delas auxilia no cultivo e na produção da sua horta. Isso porque, sendo uma planta de um longo tempo para a colheita, o modo de produção e de manutenção durante o processo de enraizamento e crescimento influencia muito nos resultados finais.
Por isso, fique com algumas dessas informações essenciais que te ajudarão neste processo.
■Melhor época para plantio de mandioca
A época da mandioca varia com relação ao clima que você dispõe em sua região. A mandioca necessita basicamente de muita água no início do seu cultivo, para que ela desenvolva raízes fortes e suculentas, além de muito sol a partir do segundo mês, em que seus brotos já estarão para fora da terra e se dará início ao processo da fotossíntese, necessária para o crescimento da planta como um todo.
Por isso, caso você viva nas regiões mais ao norte do país, esse período de chuvas mais constantes se inicia logo após o inverno, sendo possível seu cultivo desde os meses de agosto até setembro. Não se indica o cultivo nos meses de outubro, pois a constância elevada de chuvas pode apodrecer as raízes.
Já se você vive nas regiões mais ao Sul ou Sudeste do país, recomenda-se esperar também o mês de outubro e cultivar a mandioca dentre novembro e dezembro, em que são também meses de muita chuva, mas de maior distribuição da precipitação por todo o mês.
■Clima e umidade da mandioca
A mandioca necessita de um clima de calor para se desenvolver, principalmente nos primeiros meses de vida. Após o enraizamento, ela suporta até mesmo o frio do inverno sudestino e mantém seu crescimento até a colheita. Por isso, não plante mandioca fora dos meses de primavera e verão.
Caso sua região não apresente chuvas constantes nos meses de verão, ou está em falta de chuvas por determinado momento, opte por regar muito bem os brotos de mandioca duas vezes por semana com abundância, para garantir que ela de desenvolva e produza o máximo possível.
■Luminosidade ideal para mandioca
A mandioca necessita de uma luminosidade plena. Isso significa que o seu plantio deve ser em campo aberto e sem sombras por perto, de modo a garantir ao menos 8 horas de sol por dia, todos os dias. Isso acontece porque a mandioca é uma raiz. A planta mesmo por cima da terra pouco se desenvolve, mas as raízes por baixa da terra crescerão de forma bastante elevada.
As raízes só conseguem se desenvolver plenamente pela fotossíntese, que por sua vez necessita da luz solar. Assim, não deixe de garantir uma luminosidade plena para a sua planta.
■ Qual solo usar para a mandioca
O fato de se cultivar uma planta originária da região do Brasil é muito vantajoso por diversos aspectos, incluindo a preocupação com o solo. Isso acontece porque a tendência geral é que essa planta se desenvolva por toda a região do país sem muitos problemas. Ainda sim, existem solos mais ou menos propícios, gerando raízes maiores ou menores no desenvolvimento da planta.
Para o melhor resultado no plantio, realize o cultivo da mandioca em uma terra escura e com uma boa adubagem de esterco bovino. Utilize uma média de um balde de 10 litros cheio de esterco curtido para cada broto de mandioca. Uma boa dica é utilizar o mês de outubro para distribuir esse esterco pelo solo que será cultivado a mandioca, para quando chegar a época do plantio, não precisar se preocupar com isso.
■A adubação da mandioca
Além do esterco bovino, utilize ainda esterco de galinho, além de uma terra rica em matéria orgânica. Caso você tenha facilidade em adquirir ou de acumular cascas de vegetais em sua casa, guarde-as e despeje esse material por cima de onde a mandioca foi plantada. Não é necessário muito cuidado, podendo ser apenas despejado por cima, de modo que a própria chuva e sol tratarão de irrigar o solo abaixo com os nutrientes provenientes destas cascas.
A matéria orgânica ainda pode ser complementada com a utilização de uma terra preparada com humus de minhoca, além de calcário de 2 em 2 meses em toda a área de plantio da planta.
■Rega da mandioca
A rega da mandioca deve ser frequente nos primeiros 2 meses, e caso não haja chuvas, será extremamente necessário fazer a rega com bastante água manualmente. De início, regue ao menos três vezes por semana, aumentando essa frequência se notar que o solo permanece muito seco. Uma boa dica é cavar com os dedos a terra um dia após a rega e notar se ainda há umidade. Caso não haja, realize a rega mesmo todos os dias, até o fim do primeiro mês.
Após o surgimento dos brotos, as raízes estarão mais acostumadas com o solo, podendo regar a planta apenas 2 vezes por semana e, caso haja chuva, apenas 1 vez por semana, caso veja necessidade. Durante as estações mais secas, regue conforme o solo apresentar ressecamento, petrificação e rachaduras.
■Como podar a mandioca
A mandioca necessita ser podada nos meses de inverno, em que a planta entre em período de dormência. Nesse momento, ela entrará em um estado de pouca atividade, guardando sua vitalidade apenas para manter vivo suas hastes e raízes.
Auxilie a planta a manter apenas o essencial, podando os galhos menores que surgirem dos principais. O natural é nascerem ao menos duas hastes principais diretamente do chão, e pequenos galhos destas. Mantenha apenas esses galhos principais e pode os demais, a fim de que a sua planta não se desgaste muito para manter trechos de pouca importância produtiva sob seus cuidados.
■A propagação da mandioca
A propagação da mandioca se dá por meio de manivas, isto é, das hastes que crescem acima da terra. As manivas devem ser escolhidas conforme o tamanho da raiz que proporcionou. Ou seja, opte por retirar as manivas de plantas saudáveis e vistosas, de modo a replantar sempre as melhores e assim obter maiores resultados.
As manivas devem ter em média 20 centímetros e ao menos 5 gemas por seu comprimento, pois é dali que sairão as raízes para o crescimento da planta.
■Como é a colheita da mandioca
A colheita da mandioca se dá em média após 10 meses de cultivo. Essa planta necessita de um longo período de desenvolvimento até poder ser consumida, seja frita, assada ou ainda em forma de farinha. Para colher a mandioca, é necessário escavar toda sua raiz, e a planta é totalmente retirada do solo, sendo necessário replantar para ter uma nova colheita no próximo ano.
Assim, se você plantou em dezembro, irá colher essa planta já no início do mês de outubro. Uma boa dica é, se você colher em outubro, separe as manivas em local seco e utilize o mês de novembro para reparar o solo com nutrientes, de modo a garantir um plantio saudável novamente nos meses de dezembro.
■Doenças e pestes da mandioca
O fato de ser uma planta originária reduz as chances da mandioca ser atingida por enormes perdas de colheita, mas não as anula. Isso porque, apesar de tudo, existem ainda bactérias que podem se alastrar pelas folhas e causar danos por vezes totais ao seu cultivo.
A principal doença da mandioca é a bacteriose, uma enfermidade causada pelo agente Xanthomonas campestris pv. Manihotis, e se caracteriza primeiramente pelo ressecamento de algumas folhas na parte de cima das hastes.
A boa notícia é que essa bactéria pode ser combatida com o uso de enxofre diretamente nos galhos, caso seja percebido ainda no início do ressecamento. Caso perceba somente quando mais de uma dúzia de folhas estiverem ressecadas, utilize o enxofre no solo em pequena quantidade.
Características da mandioca
Sendo uma planta muito comum, mas também muito benéfica, existem várias propriedades da mandioca que por vezes não são conhecidas do grande público, tomando-a apenas por um alimento gostoso que se come frito pelos restaurantes. Assim, veja abaixo algumas características marcantes dessa planta.
■Diferença da mandioca brava e mandioca mansa
A maior diferença dentre a mandioca é a sua divisão entre mandioca mansa e mandioca brava, sendo a primeira própria para o consumo, enquanto a segunda é venenosa. Essa história se iniciou pelo sertão de minas, em que o solo propiciou à mandioca uma concentração maior que a usual de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100mg/kg), tornando-a tóxica ao homem e aos animais.
Porém, hoje o cultivo dessa planta é totalmente dominado pelo homem, de modo que toda mandioca que você encontra no mercado é do tipo da mandioca mansa, podendo ser consumida sem preocupação.
■Os benefícios da mandioca à saúde
A mandioca é uma planta rica principalmente em carboidratos. Por ser originária do Brasil, seu consumo é indicado por especialistas como a principal fonte de carboidratos da alimentação do brasileiro, acima até mesmo do arroz e da batata. Isso porque, além de deliciosa, a mandioca melhora a digestão e ainda apresenta propriedades capazes de aumentar a saúde cardiovascular.
Além disso, seus carboidratos complexos auxiliam na prática de exercícios físicos, além de que suas poucas calorias são ideais para quem deseja manter o peso.
■Formas de consumir a mandioca
A mandioca pode ser consumida de diversas formas em diversas receitas. Sendo um tubérculo, ela é cozida de forma rápida, e em apenas 10 minutos na panela de pressão já pode ir direto para a mesa. Outro modo bastante conhecido de consumo é em farinha, com a famosa farinha de mandioca, ou ainda em goma, conhecida como tapioca.
Além disso, depois de cozida a mandioca pode ser frita, tornando-a mais crocante e saborosa. Porém, opte sempre pelo consumo sem fritura, de modo a obter todos os benefícios sem se preocupar com a quantidade de óleo na sua dieta.
■Uso medicinal da mandioca
As propriedades medicinais da mandioca são benéficas principalmente para os brasileiros que dispõem de pressão alta. Isso porque ela é um alimento benéfico ao coração, e seu potássio regula os fluídos do corpo humano, auxiliando a aliviar a tensão dos vasos sanguíneos e principalmente das artérias próximas ao peito e à cabeça.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar da mandioca
Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como plantar a mandioca, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Aproveite as dicas e cultive mandioca em sua própria casa!
A mandioca é, portanto, um alimento indispensável na mesa de todo brasileiro que quer se manter saudável, em forma e ainda aproveitar de todos os benefícios medicinais que uma comida bem feita pode proporcionar. Além disso, não tem nada mais terapêutico do que preparar algo em sua horta e trazer esse alimento direto para a dieta da sua família.
Por isso, não deixe de aproveitar as dicas e as informações sobre como plantar mandioca em casa para iniciar o cultivo. Siga os passos para ter um bom resultado logo de primeira.
Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.