Suculenta pata de urso: como cuidar, fazer muda e muito mais!

Suculenta pata de urso: como cuidar, fazer muda e muito mais!

Confira neste artigo, métodos para cultivar uma suculenta pata de urso, suas características e curiosidades.


Você já ouviu falar de suculenta pata de urso?

Suculenta pata de urso

Certamente, tomando lugar de destaque entre as suculentas, a Cotyledon tomentosa, ou suculenta pata de urso, é uma espécie bastante exótica e facilmente reconhecível por sua forma curiosa. Se você costuma frequentar bastante Garden Centers, já deve ter visto esta plantinha fofa em algum vaso de cerâmica ou cimento.

A suculenta pata de urso é muito apreciada por colecionadores e grandemente cultivada para fins ornamentais, pois diferente das folhas pontudas e com um aspecto mais próximo aos cactos que as suculentas costumam ter, a pata de urso possui folhas redondinhas e peludas. Traços extremamente peculiares para uma suculenta.

Um dos motivos que ela é uma planta bastante apreciada por colecionadores e grandemente cultivada para fins ornamentais. Veja neste artigo, tudo que há para saber sobre essa bela suculenta, suas características e curiosidades para que, por fim, você possa cultivá-la sob condições ideais.

Informações básicas da suculenta pata de urso

Informações sobre a suculenta pata de urso


Nome CientíficoCotyledon tomentosa
Outros NomesSuculenta Pata de Urso, Bear Paw Succulent, Patinha de Urso
OrigemÁfrica do Sul
PorteAté 30 cm
Ciclo de Vida

Perene

Floração
Primavera
Clima
Subtropical e Temperado

A suculenta pata de urso não cresce muito, sendo uma planta perfeita para ser cultivada em pequenos vasos para decorar diversos cômodos da sua casa. No entanto, o seu porte pequeno não quer dizer que ela é frágil. A suculenta tem um ciclo de vida perene sob condições de cuidados ideais.

Quando cultivada corretamente, esta planta ainda pode florescer durante a estação da primavera. Você verá pequenos botões vermelhos e alaranjados em formatos de sinos surgir em sua suculenta, e então, florescerem depois de alguns dias com suas flores delicadas em forma de estrelinhas. A sua planta ficará com uma aparência ainda mais exótica e ornamental.

Como cuidar de sua suculenta pata de urso

Cuidando da suculenta pata de urso

Quanto mais conhecimento você tiver sobre a planta, melhor poderá cultivá-la e cuidar dela. É importante se atentar a diversos aspectos para checar inclusive se é viável criar essa suculenta. A seguir você encontrará todas as informações que precisa para que sua suculenta cresça saudável e forte.

O melhor local e clima para sua suculenta pata de urso

Quando se trata de clima, essa suculenta prefere temperaturas amenas, a temperatura ideal para cultivo está entre 10º e 32º, portanto ela tolera bem variações de temperatura, mas é recomendado mantê-la longe de geadas, frio intenso ou exposição excessiva a sol forte.

Falando mais a respeito da luminosidade ideal, pode-se deixar a suculenta tomar sol da manhã e do fim da tarde, mas em horários de pico a luz em excesso pode vir a prejudicar a muda, então é recomendado deixá-la na sombra.

Como regar a suculenta pata de urso

O processo de rega é similar ao de diversas outras plantas: você deve verificar se o substrato está completamente seco. Se esse for o caso, você deve regar a planta, mas lembre-se de evitar que o substrato fique encharcado, e de evitar as folhas durante a rega, já que isso também pode causar danos à planta. É recomendado fazer a rega durante as manhãs.

Regas de suculentas pata de urso em vaso ocorrem com mais intensidade do que quando estão plantadas no solo. É recomendado regar a muda aproximadamente a cada dois ou três dias. No inverno isso muda, o intervalo aumenta para a cada três ou cinco dias. Além disso outro ponto que faz a rega variar é o clima e o tipo de substrato, portanto checar a umidade deles é a forma mais recomendada de verificar a necessidade ou não de rega.

A adubação da suculenta pata de urso

Tratando-se de adubação, essa espécie de suculenta não precisa de muitos cuidados. Durante o inverno, a necessidade de adubo é praticamente nula, mas ela vem a crescer durante os períodos mais quentes, como a primavera e o verão. Isso ocorre pois, é durante esse período que a planta entra na sua fase de crescimento, que é a fase onde ela precisa de adubo.

Sobre a composição do adubo, é bom evitar aqueles ricos em nitrogênio, porque estes podem causar um crescimento acelerado dos tecidos vegetais da pata de urso, e isso torna-a muito mais frágil. Se você quer fazê-la florir, você pode se valer de adubos mais ricos em fósforo, que estimulam a floração. Em todo caso, use adubo bem moderadamente.

O melhor substrato para suculenta pata de urso

As raízes da suculenta pata de urso são bastante frágeis, portanto é necessário tomar um cuidado maior com elas em relação aos demais cuidados necessários da planta.

As raízes dessa planta apodrecem bem facilmente, é importante evitar isso através de um solo com boa drenagem. Você deve utilizar sempre um substrato de qualidade, e próprio para cactos e suculentas. Caso você escolha produzir o substrato você mesmo, use elementos que ajudem na drenagem, solo leve e que não crie torrões.

Como fazer mudas da suculenta pata de urso

Uma forma bastante efetiva de fazer novas mudas dessa planta é através de propagação por estacas. Para tanto, você deve primeiro cortar uma parte do caule da suculenta, removendo suas folhas, e permitir que o corte cicatrize por alguns dias para em seguida plantá-lo.

A estaca deve permanecer em um local quente, temperaturas entre 22º e 27º são ideais já que são as temperaturas de propagação. O solo da estaca deve ser bem drenável, e ele deve ser regado constantemente, nunca permitindo que fique seco.

Pestes e insetos

Uma praga bastante comum em suculentas, e bastante temida, são as Cochonilhas. Esses insetos medem até 5 milímetros de comprimento, e sua grande capacidade de reprodução faz deles uma praga rápida de se proliferar. Uma única fêmea é capaz de botar mais de 600 ovos de uma vez, e quando eles eclodem, os filhotes se alimentam sugando a seiva da suculenta.

Além disso os insetos secretam uma substância adocicada que torna propício o surgimento de fungos e atraem formigas para sua muda. A primeira maneira de combater essa praga é deixar sua planta forte e saudável: regas regulares e exposição controlada ao sol são indispensáveis para manter o habitat da planta dentro dos padrões, e não torná-la um alvo de pragas.

Caso sua planta já esteja infectada com essa praga nociva, deve-se observar em qual estágio de contaminação a planta está, procurando por espécimes dos insetos, identificando a quantidade e região onde eles estão presentes. E caso os insetos estejam presentes só em algumas folhas, deve-se cortar essas folhas e descartá-las.

Características e curiosidades da suculenta pata de urso

Características da pata de urso

Mesmo com tanta informação, há ainda algumas curiosidades a respeito dessa formidável planta que não poderiam ser deixadas de fora. A seguir estão presente mais alguns fatos interessantes que vão te fazer conhecer melhor a suculenta pata de urso e enxergá-la com outros olhos.

Esta suculenta é tóxica

Apesar da sua aparência inofensiva, a suculenta pata de urso é tóxica. Caso ela seja ingerida por crianças ou animais domésticos, podem ocorrer reações perigosas. Portanto é indispensável que, se você for cultivá-la, você a mantenha longe, fora do alcance de crianças e animais desavisados. Essa é a única maneira de se prevenir completamente todo tipo de acidente que possa ocorrer.

Ela ganhou esse nome por causa das suas folhas

Basta uma primeira olhada na suculenta pata de urso para entender de onde seu nome vem. Essa planta possui folhas gordinhas que estocam muita água, e em suas extremidades, estão presentes estruturas similares a dedos de um urso.

Se já não bastasse, a coloração dessas estruturas tem um tom de marrom que remete ainda mais a esse animal. E espalhados por todo o corpo da planta, há pelinhos que ajudam a suculenta a manter umidade e não se desidratar.

Esses pelinhos, que são chamados tricomas no meio científico, e encontram-se espalhados por toda superfície da planta: suas hastes, folhas, botões florais e flores dando uma aparência fofinha e felpuda à planta.

Não regue em excesso

Da mesma forma que regar pouco, regar muito pode prejudicar sua suculenta pata de urso. Um solo exageradamente úmido deixa as raízes mais suscetíveis ao apodrecimento, e isso pode inclusive fazer com que a planta acabe morrendo. Portanto, é extremamente necessário manter em mente o tempo certo de regá-la, checando a umidade do substrato constantemente e escolhendo um bom solo para que ele não retenha muita água.

Suculenta pata de urso não aguenta climas frios

A suculenta pata de urso tem uma certa resistência a variações de temperatura, mas como já dito anteriormente nesse artigo, ela prefere climas amenos ou levemente acalorados. Durante o inverno, é preciso bastante cautela com a planta, se você a regar como se estivesse no verão o solo vai permanecer molhado e a água presente nele ficará gelada, isso pode prejudicar as raízes da planta, e pode levá-la a morte.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar das suculentas pata de urso

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da suculenta pata de urso, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha esta planta exótica na sua casa!

Tenha uma suculenta pata de urso

A suculenta pata de urso é realmente adorável e charmosa, seu formato inusitado é perfeito para enfeitar seu jardim ou sua casa, e seu cultivo simples faz dela uma planta fácil de criar e de propagar. A planta ainda é bem resistente, quase um arbusto, então não precisa de manutenções frequentes para se manter saudável.

Tenha uma dela em seu lar, e a suculenta será um detalhe muito fofo para a decoração interna. Com certeza, irá chamar a atenção de suas visitas com as suas "patinhas" peludas e superdelicadas. É um fato que todo amante de suculentas não resistem à pata de urso.

Agora que vocês sabe tudo sobre essa espécie de suculenta, você está pronto para cuidar das suas próprias, e trazer a beleza dessa exótica planta para sua vida!

Autor deste artigo

Desenvolvedor de Jogos, Mestre de RPG e músico. Sempre fui apaixonado por toda forma de expressão artística, hoje trabalho para dar vida a universos fantásticos através de minhas palavras.

Últimos posts


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto