Bento Gonçalves: o que fazer, dicas de hotel e onde comer na região!

Bento Gonçalves: o que fazer, dicas de hotel e onde comer na região!

Saiba mais sobre passeios, hospedagem, restaurantes e atrações da região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.


Por que ir para Bento Gonçalves?

Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves é um dos destinos preferidos dos amantes de vinho, conforto e comida boa. Localizada na serra gaúcha, a aproximadamente 120km da capital Porto Alegre, você pode desfrutar de vários momentos memoráveis e se encantar por Bento. Além disso, é uma cidade com muita história e lugares inspiradores.

No centro de Bento Gonçalves, há diversas opções de locais para ficar hospedado, seja sozinho ou com a família, além de inúmeros restaurantes e cafés com comidas típicas da região. Na área rural não é diferente, existem estradas turísticas que atraem todos os públicos, e oferecem opção de estadia para quem deseja descansar, e também para que está em busca de diversão e aventura.

A gastronomia italiana está muito presente em toda a Serra. Seja a sua preferência pelos pratos coloniais, ou pelos mais contemporâneos, você certamente encontrará o que mais lhe agrada. E não é necessário ser um grande entendedor de vinhos para se encantar pela região, pois os passeios são guiados e abertos a todos os públicos - desde os mais entendedores, até aos mais leigos.

Veja o que fazer, onde ficar e o que comer quando visitar Bento Gonçalves.

O que fazer em Bento Gonçalves?

São inúmeras as opções de lazer em Bento Gonçalves, seja com a sua família, amor ou amigos. Saiba mais o que a região tem a oferecer.

Pagar uma visita para as vinícolas

Você já deve ter ouvido falar das famosas vinícolas de Bento Gonçalves. Se ainda não conhece, pagar uma visita guiada por elas é uma ótima opção. Além de conhecer como os vinhos são feitos, os turistas podem ver como é feito o plantio das uvas, acompanhar todo o processo de produção, e até mesmo degustar alguns vinhos.

Os passeios, geralmente, são feitos por cada vinícola específica, e você pode escolher aquelas que mais lhe atraem. Os valores também variam conforme a vinícola, local, ou atração que o passeio oferece.

Vale dos Vinhedos

Considerado patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos é um destino imperdível para quem vai a Bento Gonçalves. São mais de 30 vinícolas de renome internacional localizadas no Vale, e a rota está aberta à visitação durante o ano todo. Algumas das vinícolas mais famosas são a Vinícola Cave de Pedra, a Aurora, a Don Laurindo, a Miolo, e a Casa Valduga, além de outras localizadas no Vale.

As primeiras colônias ali organizadas datam do ano de 1870, que começaram a partir da vinda dos imigrantes para povoar a região. As primeiras construções foram as capelas, devido à grande religiosidade dos povos que vieram, por isso, também é possível visitar esses locais cheios de história.

Hoje, o Vale dos Vinhedos é conhecido também por ter várias opções de pousadas, queijarias, moda em couro, artesanato local, cosméticos a base de uva, turismo e, obviamente, os parreirais e vinhedos.


Horário de funcionamentoSegunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Telefone(54) 99993558
Endereço
RS 444 Km 14,85, Estrada do Vinho, Bento Gonçalves - RS
Valor
Cada atração possui seu próprio preço
Site

https://www.valedosvinhedos.com.br/ 


Caminhos de Pedra

O Caminhos de Pedra também é uma ótima opção para conhecer a vinicultura e gastronomia locais. O roteiro surgiu em 1987, com o intuito de resgatar e preservar a cultura dos imigrantes italianos. Ele recebe esse nome por possuir a maioria de suas primeiras casas construídas todas em pedra. O roteiro funciona diariamente, das 9h às 17h30.

Assim como o Vale dos Vinhedos, o Caminhos de Pedra é conhecido pela vinicultura e gastronomia colonial. Alguns dos pontos mais famosos do Caminhos de Pedra é o Restaurante Nona Ludia, a Casa do Tomate, o Parque da Ovelha, a Vinícola Salvati & Sirena, a Casa da Erva Mate e a Casa da Confecção/Casa do Queijo.


Horário de funcionamentoDas 9h às 17h30
Telefone(54) 3455.6333
Endereço
Linha Palmeiro, distrito de São Pedro
Valor
Cada atração possui seu próprio preço
Site

https://www.caminhosdepedra.org.br/ 


Visitar a Via Del Vino

A Via Del Vino fica no centro da cidade de Bento Gonçalves, e é o marco inicial onde a cidade foi crescendo e se desenvolvendo ao redor. Ali estão os principais comércios, bancos e estabelecimentos da cidade, bem como a igreja Matriz e o Centro de Atendimento ao Turista. Além disso, cada prédio histórico possui uma placa de descrição do local e suas curiosidades.

A famosa La Fontana, também conhecida como o Chafariz de Vinho, está localizada nessa Via. Ela é famosa por jorrar águas da cor de vinho, localizada na frente da Prefeitura Municipal, no coração da cidade. A Via Del Vino também contempla grande parte dos prédios históricos de Bento Gonçalves, como a Casa Fasolo, a Casa Toschi, a Casa Bertani, entre outras.

Para quem fica hospedado próximo ao centro de Bento Gonçalves, é imperdível conhecer a Via Del Vino.

Passar pelo Parque Epopéia Italiana

O Parque Temático Epopéia Italiana insere o turista em uma viagem no tempo, com o propósito de contar a história dos primeiros imigrantes italianos. Cada ambiente retrata a vida desde a saída deles da Itália, até a sua chegada e adaptação ao Brasil. Os guias do parque também são atores, que vão contando toda essa história e encenando como se fossem os próprios italianos.

O passeio no Parque Epopéia Italiana é recomendado para quem quer conhecer ainda mais a história e cultura local, de maneira divertida e cativante.


Horário de funcionamentoDas 8h às 17h45
Telefone(54) 3455.2788
Endereço
Rua Visconde de São Gabriel, 507, Bento Gonçalves - RS
Valor
A partir de R$ 38 por pessoa
Site

https://m.facebook.com/parqueepopeiaitaliana/ 


Pedalar pela região

Se você é amante dos passeios de bicicleta, certamente irá se encantar pelas paisagens de Bento Gonçalves sobre os pedais. O cicloturismo está cada vez ganhando mais adeptos em todos os lugares, e pode ser uma ótima opção tanto para os ciclistas já experientes, quanto para os iniciantes. O "Que Tal de Bike?" é um roteiro te faz pedalar e conhecer quatro pontos turísticos da cidade.

Com guias especializados, o passeio contempla o Caminhos de Pedra, o Vale dos Vinhedos, o Rio das Antas e a Estrada do Sabor. O projeto é desenvolvido pelo Hotel Dall'Onder, com partida e chegada em seu endereço.

Ir para a rota das Cantinas Históricas

O passeio na Rota das Cantinas Históricas é perfeito para os amantes da boa gastronomia e para quem quer conhecer melhor os vinhos da região, além de ser repleto de cultura e, como o próprio nome já diz, rico em história. Essas cantinas eram usadas originalmente para armazenar os mantimentos, e hoje oferecem refeições com pratos típicos italianos e regionais.

Também está incluso no passeio da Rota das Cantinas Históricas a degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes feitos no local. O Mirante do Campanário, famoso pela paisagem deslumbrante, também se localiza na rota e é imperdível para quem faz o passeio.

Alguns locais famosos da Rota são a Casa Dequigiovanni, o Cristofoli Vinhedos, a Dal Pizzol Vinhos Finos, a Pousada Casa de Pedra, entre outros.

Rota Vinhos de Montanha

A Rota Vinhos de Montanha está localizada em Pinto Bandeira, município vizinho a Bento Gonçalves, e é uma ótima opção para explorar mais paisagens deslumbrantes e descobrir diferentes produtores de vinhos na região. A degustação dos produtos locais, bem como a gastronomia típica, são os grandes atrativos da Rota.

Por ficar muito perto de Bento Gonçalves, e em região montanhosa de fácil acesso, o pequeno município de Pinto Bandeira pode ser facilmente acrescentado no roteiro de visitas. Algumas das atrações principais da Rota Vinhos de Montanha são a Vinícola Valmarino, a Cave Geisse, a Pousada Don Giovanni, entre outros.

Fazer o Tour do Whisky

Se você quer mudar um pouco dos tradicionais passeios por vinícolas no Vale dos Vinhedos, uma ótima opção é o Tour do Whisky, oferecido pela destilaria Union Distillery. Ela funciona desde 1970 na região, porém apenas recentemente abriu para visitação de turistas e passou a produzir seu próprio whisky.

Ao longo do Tour, são mostrados os processos de produção da bebida, passando desde a moenda de cevada, até o processo de destilação, e chegando no envelhecimento em barris de carvalho. No final do passeio, há a degustação de whiskys produzidos na Union Distillery.


Horário de funcionamento

Segunda (14h30, 15h30 e 16h30), Terça a sábado e feriado (9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30)

Telefone(54) 3452.5000 ou (54) 98432.7123
Endereço
BR 470 Km 219,75, Bento Gonçalves - RS
Valor
R$ 40 por pessoa
Site

https://uniondistillery.com.br/ 


Vale do Rio das Antas

O Vale do Rio das Antas é mais um roteiro fascinante de Bento Gonçalves, com suas vinícolas, pousadas e restaurantes. A mais famosa entre elas é a Vinícola Salton, conhecida e premiada internacionalmente, que oferece passeios guiados e degustações de seus rótulos. Também ficam no local a Vinícola Cainelli, o Sucos Menoncin, a Cervejaria Malthbeer, e outros.

Se você optou por esse roteiro, não se esqueça de conhecer outro ponto muito famoso, a Ponte Ernesto Dornelles, cartão postal da cidade, que se localiza na BR 470 e fica sobre o Rio das Antas. Caso tenha escolhido se hospedar pelo local, certamente irá se encantar com a gastronomia e hospitalidade do Vale. Você pode dormir na Afeto Pousada, na Orlando Bucco Pousada e Café Colonial, ou na Villa Tuiuty Pousada.

Fazer um passeio de Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça, também conhecido como Trem do Vinho, é um dos atrativos da Serra Gaúcha mais conhecidos em todo o país. Saindo da cidade de Gramado, o trem faz um trajeto de 1hora e 30 minutos, passando pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Em Bento Gonçalves, o passeio oferece degustação de vinho e suco de uva branco, e em Garibaldi - conhecida por ser a capital do espumante - é servido moscatel e suco de uva tinto. O Maria Fumaça é muito querido pelos moradores e turistas por preservar as tradições italianas e a cultura das locomotivas. A linha ferroviária foi construída em 1909, como meio para transportar os vinhos e produtos da região.


Horário de funcionamentoO trem tem saídas nos horários das 9h, 11h, 14h, 16h e 18h40
Telefone(54) 3282.8075
Endereço
Parte da cidade de Gramado, passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa
Valor
R$ 385 por adulto, R$ 365 por criança até 11 anos
Site

https://mariafumaca.tur.br/ 


Rota rural Encantos de Eulália

A Rota Rural Encantos de Eulália é um roteiro ideal para quem quer ter a experiência de poder fazer seu próprio vinho, na festa da Vindima - mais conhecida como "Pisa das Uvas". O evento acontece na época de colheita das uvas, geralmente entre os meses de verão (entre janeiro, fevereiro e março). Lembre-se de reservar com antecedência para garantir a sua vaga nesse evento tão querido pelos turistas.

Além de também possuir ótimos restaurantes, vinícolas e pousadas, como a maioria das rotas turísticas de Bento Gonçalves, a Linha Eulália também contempla o Parque de Aventuras Gasper e o Sítio de Lazer Zucchi, ideal para quem quer um pouco mais de adrenalina em sua viagem.


Horário de funcionamentoCada estabelecimento possui horário próprio
Telefone(54) 99936.8644 ou (54) 99965.9417 (para reservar vaga na Vindima)
Endereço
Rua Joaquim Toniolo, Linha Eulália, Bento Gonçalves - RS
Valor
Cada atração tem seu próprio preço
Site

http://www.encantosdeeulalia.com.br/ 


Participar de atividades radicais

Se você quer sair um pouco do comum, e acrescentar mais adrenalina ao seu passeio em Bento Gonçalves, os parques de aventuras são ideais para quem quer praticar atividades radicais. Entre as opções, estão tirolesa, arvorismo, rapel, paint ball, parede de escalada, bungee jump, caminhadas em trilhas, passeio de quadriciclo, treinamentos empresariais, entre outras.

Entre eles, estão o Parque de Aventuras Gasper, o Sítio de Lazer Zucchi, o Caminho da Aventura, a Indiada Buena e a Rota Aventura.

Ir para o Parque Casa da Ovelha

O Parque Casa da Ovelha é o destino ideal para quem está viajando com toda a família, principalmente com as crianças, pois elas irão se encantar com a amamentação das ovelhas filhotes, onde os visitantes podem interagir diretamente com os animais. Mas os adultos não ficam de fora, pois ainda há a degustação dos produtos feitos na Casa, além da visita guiada e da loja, que fica aberta até mais tarde para os turistas poderem aproveitar com calma.

Além disso, durante o passeio guiado, o visitante também pode acompanhar o pastoreio das ovelhas, a tosquia e o voo das aves de rapina.


Horário de funcionamento09h30 às 17h30 (loja) e 16h última entrada ao Parque
Telefone(54) 3455.6320
Endereço
Rodovia Linha Palmeiro, 400
Valor
R$ 100 por adulto, R$ 50 para crianças de 6 a 10 anos e acima de 60 anos
Site

http://www.parquedaovelha.com.br/ 


Provar da cerveja artesanal

Bento Gonçalves é amplamente conhecida pela produção de uvas e vinhos, mas nem por isso a produção de outras bebidas fica para trás. As cervejas artesanais também podem ser degustadas em sua viagem para a Serra Gaúcha, em visitas guiadas tal qual acontece nas vinícolas. Algumas das cervejarias artesanais mais conhecidas da região são a Cervejaria Malthbeer, a Sud Birrificio Artigianale, a Jimmy Eagle Brewery, entre outras.

Certamente, vale dar atenção às cervejarias artesanais de Bento Gonçalves, degustar sabores exclusivos e conhecer melhor o seu processo de produção.

Hotéis e pousadas em Bento Gonçalves

A cidade da Serra Gaúcha é conhecida por ser um dos destinos preferidos dos turistas que desejam descansar e conhecer as belezas da região. Confira onde se hospedar em Bento Gonçalves.

Hotel Pousada Casa Tasca

O Hotel Pousada Casa Tasca fica a 3 km do centro de Bento Gonçalves, com atendimento feito pelos proprietários e clima bem familiar. Sua localização é de fácil acesso aos pontos turísticos da cidade, e fica em área residencial, ideal para quem busca descanso e conforto. É possível reservar quartos para até 4 pessoas, além das opções de acomodações Standard ou de categoria superior.

A reserva inclui café da manhã e estacionamento cortesia para 1 carro de passeio. A pousada é conhecida por suas iniciativas sustentáveis, e chegou a receber diversas premiações na categoria.


Horário de Funcionamento
24h
Telefone
(54) 3453.1883 ou (54) 99958.7661
EndereçoRua Raimundo de Carvalho, 461, Bento Gonçalves - RS
ValorR$ 410 o apartamento Standard
Site

https://www.casatasca.com.br/ 


Pousada Lugama

A Pousada Lugama oferece acomodações para toda a família, tanto em formato de quartos tradicionais, quanto para os viajantes aventureiros, em formato de hostel - com camas beliches. Ela também possui um jardim com árvores frutíferas que ficam à disposição dos hóspedes, bem como a cozinha, a sala de estar e a lavanderia compartilhadas. A pousada fica num lugar calmo e de fácil acesso aos principais pontos de Bento Gonçalves.


Horário de Funcionamento
24h
Telefone
(54) 3453.3140 ou (54) 98140.4397
EndereçoRua José Rossini, 370, Bento Gonçalves - RS
ValorNão informado
Site

http://www.pousadalugama.com.br/ 


Pousada Casa Barp

A Pousada Casa Barp é o local ideal para aqueles que buscam um lugar confortável e aconchegante para descansar em Bento Gonçalves. Por ficar em área rural, é uma das acomodações preferidas de quem está passeando pelo Caminhos de Pedra. Ela também é um dos destinos preferidos dos casais apaixonados, que desejam conforto e privacidade em sua estadia.

A Pousada oferece buffet de café da manhã tipicamente italiano, além de estacionamento gratuito e aceitar animais de estimação. As reservas podem ser feitas por telefone.


Horário de Funcionamento24h
Telefone
(54) 99972.5807
EndereçoLinha Palmeiro, distrito de São Pedro, Bento Gonçalves - RS
ValorR$ 330
Site

https://www.facebook.com/CasaBarp1878/ 


Pousada Santo Antônio

A Pousada Santo Antônio possui ambiente familiar, e também é conduzida pelo seu proprietário. Ela fica a apenas 800 metros do centro de Bento Gonçalves, em ótima localização para quem deseja explorar a região. Mesmo assim, o local é considerado muito tranquilo e acolhedor, ideal para as famílias que viajam pela Serra Gaúcha.

Os ambientes são climatizados e os apartamentos variam entre categoria Standart, Executivo e Luxo. A Pousada Santo Antônio funciona desde 2003 em Bento Gonçalves.


Horário de Funcionamento24h
Telefone
(54) 3452.2021 ou (54) 99908.6914
EndereçoRua Ivone Teresinha Michellon, 207, Bento Gonçalves - RS
ValorA partir de R$ 90 
Site

https://pousadasantoantonio.net/ 


Pousada Bento Gonçalves

A Pousada Bento Gonçalves está localizada a 600 metros do Centro, em área de fácil deslocamento aos diversos pontos turísticos, comércio e restaurantes da cidade. Ela é uma ótima opção de custo benefício, tanto pelos valores muito acessíveis de suas acomodações, quanto pela sua localização de fácil acesso a pé.


Horário de Funcionamento24h
Telefone
(54) 99153.0270
EndereçoAvenida Osvaldo Aranha, 381, Bento Gonçalves - RS
ValorR$ 160
Site

https://pousadabentogoncalves.negocio.site/ 


Hotel Laghetto Viverone Bento

A rede de hotéis Laghetto é muito conhecida por viajantes de todo o país, e em Bento Gonçalves também é possível se hospedar no Laghetto Viverone. O hotel possui a infraestrutura completa, com sauna, piscina e jacuzzi disponíveis aos seus hóspedes. O estacionamento tem o custo de R$ 29,90, e os apartamentos são todos na categoria Luxo. Além disso, você também pode se hospedar com seu pet, pelo custo adicional de R$ 60 por animal.


Horário de Funcionamento24h
Telefone
(54) 99705.9056 ou 0300.3130.925
EndereçoRua Carlos Flôres, 301, Bento Gonçalves - RS
ValorA partir de R$ 271
Site

https://laghettohoteis.com.br/hotel/viverone-bento-goncalves/ 


Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection

O Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection se localiza no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Um dos destinos mais procurados pelos turistas que vistam a região, o hotel oferece a experiência completa na gastronomia e cultura locais, sempre com muito luxo e sofisticação. O local possui temática adulta e permite a entrada de casais com bebê até 12 meses, ou de adolescentes acima dos 15 anos.

No Spa, é possível relaxar e desfrutar da bela paisagem enquanto toma um banho na jacuzzi de vinho, por exemplo. Toda a experiência sensorial é contemplada, proporcionando uma viagem inesquecível para quem conhece a Serra Gaúcha. O hóspede também pode fazer um piquenique sob os parreirais.


Horário de Funcionamento24h
Telefone
(54) 2102. 7200
EndereçoRodovia RS 444 Km 21, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - RS
ValorA partir de R$ 1.937
Site

https://www.spadovinhoshop.com.br/ 


Dall’Onder Vittoria Hotel

Um dos mais tradicionais de Bento Gonçalves, o Dall'Onder Vittoria Hotel fica a 800 metros do Centro e possui fácil acesso às demais atrações da cidade. O hotel também oferece o serviço de agência de turismo, para quem deseja adquirir pacotes com mais facilidade. Sua infraestrutura é completa, numa construção moderna e perfeita para viagens em família ou a negócios.

Além de ser um ótimo espaço para acomodação, o Dall'Onder também recebe eventos, nos seus salões denominados Carmenère, Malbec, Chardonnay, Pinot, Vittoria e Perlage - em alusão aos nomes das uvas mais famosas que compõem os vinhos da região.


Horário de Funcionamento24h
Telefone
0300.147.3000
EndereçoRua 13 de Maio, 800, Bento Gonçalves - RS
ValorA partir de R$ 429
Site

https://www.dallonder.com.br/bento-goncalves/vittoria 


Hotel Villa Michelon

O Hotel Villa Michelon é outra ótima opção para quem deseja se hospedar no Vale dos Vinhedos. Fundado em 2001, o hotel conta com uma grande infraestrutura que contempla academia, salão de eventos, pomar, trilhas ecológicas, mini fazendinha, entre outras. O Villa Michelon é ideal para quem busca lazer e conforto em um lugar só, além de estar localizado próximo às mais famosas vinícolas de Bento Gonçalves.

Em uma área de 23 hectares, o hotel é pioneiro em receber os turistas que passeiam pelo Vale, e foi o primeiro a receber hóspedes. O local também possui um espaço memorial e restaurante, e suas construções procuram manter a cultura italiana trazida pelos imigrantes.


Horário de Funcionamento
24h
Telefone
(54) 98112.1800
EndereçoRS 444 Km 18,9, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçavles - RS
ValorA partir de R$ 1,057
Site

https://villamichelon.com.br/ 


Hotel Laghetto Viverone Estação

Pertencente à mesma rede de hotéis Laghetto, o Hotel Laghetto Viverone Estação está localizado à 300 metros da estação do Trem Maria Fumaça - por isso, o seu nome. Sua infraestrutura é nova na cidade de Bento Gonçalves, e possui restaurante e centro de eventos, além de um shopping center. Ideal para quem busca conforto e modernidade, o Viverone Estação é uma ótima opção para quem viaja à Serra Gaúcha.


Horário de Funcionamento24h
Telefone
(54) 99705.9056 ou 0300.3130.925
EndereçoRua 10 de Novembro, 120, Bento Gonçalves - RS
ValorA partir de R$ 514
Site

https://laghettohoteis.com.br/hotel/viverone-estacao/ 


Dicas de viagem para Bento Gonçalves

Vinhedas na Serra Gaúcha

Veja quais as dicas que os turistas mais indicam ao viajar para Bento Gonçalves para aproveitar ainda mais o seu passeio à Serra Gaúcha.

Quando ir

Bento Gonçalves, bem como a maioria das cidades da Serra Gaúcha, são tradicionalmente conhecidas por receberem turistas ao longo do ano todo. A hospitalidade e o atendimento acolhedor do local, majoritariamente feito pelas famílias que residem ali, fazem toda a diferença para atrair pessoas que querem conhecer mais a cultura da Serra.

No verão, a viagem será repleta de momentos memoráveis com a vindima e a colheita das uvas, que garantem um perfume inigualável em toda a cidade. No inverno, conhecido por ser mais frio que as demais regiões do estado, os turistas se encantam com a gastronomia e o clima aconchegante de Bento Gonçalves. Basta decidir qual é a sua estação do ano favorita e reservar a sua estadia.

Como chegar

Caso venha de avião, Bento Gonçalves fica a aproximadamente 120 km do aeroporto de Porto Alegre, e fica a mais ou menos 2 horas e meia de carro da capital, via BR 166 ou RS 122. Também é possível optar pelo destino aéreo em Caxias do Sul, que fica a 45 km de Bento Gonçalves. Os pacotes de ônibus de turismo também costumam ser ótimas opções para quem viaja em grupo, e são oferecidos pela maioria das agências de viagem da região.

Pela cidade, o ideal é alugar um carro, caso não esteja com o seu próprio, pois a maioria das atrações fica na área rural e deve-se pegar a estrada.

Onde comer

Opção de restaurantes, galeterias, trattorias, cafés, padarias e confeitarias não falta em Bento Gonçalves. Conhecida pela culinária italiana colonial, o indicado é procurar algum empreendimento local, para conhecer melhor os sabores produzidos pelos próprios habitantes e experimentar receitas caseiras exclusivas.

Em cada roteiro, seja no Caminhos de Pedra, no Vale dos Vinhedos e nos demais, há opções de degustar os vinhos locais, os doces de frutas, geleias, massas, pães e cucas tipicamente italianos. Caso esteja no centro da cidade, também pode optar pelos restaurantes locais e conhecer a gastronomia de Bento Gonçalves.

Nos arredores de Bento Gonçalves

Nos arredores de Bento Gonçalves ficam as simpáticas cidades de Pinto Bandeira, Veranópolis, Farroupilha e Garibaldi, também conhecidos pela produção vitivinicultora e por receberem turistas. Além dos demais roteiros, como Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos e a rota rural Encantos de Eulália.

Em volta da cidade, tem toda a paisagem rural a ser explorada, bem como as atrações que as vinícolas oferecem. As estradas possuem fácil acesso e a beleza da Serra pode ser contemplada de diversos ângulos.

Aproveite as dicas quando for viajar para Bento Gonçalves!

Cidade Bento Gonçalves

Uma cidade rica em história e marcada por acolher muito bem seus turistas, Bento Gonçalves certamente é um destino imperdível para quem deseja conhecer o Rio Grande do Sul. Localizado na Serra Gaúcha, próximo à Gramado e à capital Porto Alegre, a cidade oferece inúmeras opções para quem quer apreciar beleza e acrescentar ainda mais cultura em seu itinerário.

Não apenas um destino perfeito aos amantes de vinho, sejam os tradicionais coloniais, ou os mais premiados internacionalmente, Bento Gonçalves também é casa de destilarias e cervejarias artesanais renomadas. Tudo isso cercado de belas paisagens e acompanhado de boa comida, para todos os gostos e bolsos.

Com essas dicas, fica ainda mais fácil se encantar por Bento Gonçalves e por todas as opções de lazer, diversão, cultura e gastronomia que a Serra Gaúcha tem a oferecer.

Autor deste artigo

Oi, eu sou a Carol! Sou Jornalista de formação, apaixonada por arte, livros, filmes, séries, fotografia e tudo que há de lindo por aí. Adoro estar ao ar livre, admirando a natureza e os animais. Amo escrever e contar histórias que me inspiram, para também poder inspirar as pessoas.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos