Piso vinílico ou laminado: qual a melhor opção para o seu ambiente?

Piso vinílico ou laminado: qual a melhor opção para o seu ambiente?

Os pisos vinílicos e laminados são acessíveis, duram muito e podem ser customizados. Leia neste artigo mais sobre eles e decida qual o melhor para você!


Piso vinílico ou laminado: conheça, avalie e decida qual a melhor opção!

Pessoa inserindo piso de vinil

Os pisos vinílicos e laminados são ideais para você que está procurando por um piso acessível e com uma durabilidade boa. Eles também tem uma variedade de estilos que imitam madeira, ladrilho e pedra. Ao decidir qual dos dois escolher, o melhor é considerar as necessidades da sua casa ou do ambiente que você quer reformar.

Apesar desses dois pisos possuírem várias características em comum, eles também possuem diferenças importantes a se considerar ao escolher um dos dois. Benefícios como ser à prova d'água ou ser confortável para andar podem te fazer mudar de ideia, dependendo do que você quer para a sua casa.

Leia abaixo e descubra quais as vantagens que ambos podem te proporcionar para deixar seu ambiente confortável e prático.

Conhecendo e avaliando os tipos de pisos

Tábuas de piso laminado

Conhecer e avaliar é muito importante na hora de escolher o melhor piso para o seu ambiente, pois é necessário saber que tipo de material se encaixa com o que você está buscando. A seguir, confira todas as informações necessárias para tomar essa decisão.

De quais materiais o piso vinílico e laminado são feitos?

O piso vinílico é feito totalmente com material sintético e possui várias camadas, como a de vinil sólido, a de vinil impressa e a camada de desgaste, que é um tipo de sobreposição para proteger o piso. Esses materiais fazem com que a umidade e a resistência do seu piso aumentem, já que a água pode permanecer nele por longos períodos de tempo sem causar danos.

Assim como o vinílico, o piso laminado também é feito de materiais sintéticos, que se parecem com a autêntica madeira maciça. Suas camadas são semelhantes ao piso de vinil, mas elas são feitas com materiais diferentes. Esse tipo de piso tem uma placa central interna que é revestida com uma imagem fotográfica, para decorar, que é coberta com uma camada de desgaste.

Embora existam algumas opções à prova d'água do piso laminado, infelizmente ele não é tão resistente quanto o piso vinílico e pode ser danificado após longos períodos de exposição à água.

Entre o piso vinílico e laminado, qual tem mais resistência à água e ao calor?

O piso vinílico é o mais resistente, todos os tipos de piso de vinílico são apenas resistentes à água. Os diversos tipos de vinílico, como folhas de vinil, ladrilhos de vinil e pisos de vinil de luxo geralmente são feitos com materiais 100% à prova d'água.

Em locais como banheiros e lugares úmidos como porões, o piso de vinílico é a melhor opção a se escolher, pois são ambientes que precisam desse tipo de revestimento.

Piso vinílico e laminado: qual é mais fácil limpar?

O piso laminado deve ser limpo apenas à seco, e você pode utilizar um esfregão ou a vassoura para fazer isso. Já o piso vinílico é muito fácil de limpar, porque além dos métodos à seco de limpeza você pode limpá-lo com um pano molhado, já que ele tem uma resistência muito grande.

Então, apesar dos dois tipos de piso não serem tão difíceis de limpar, o mais fácil para fazer a limpeza é o piso vinílico que aceita tanto panos molhados como vassouras.

Texturas e formatos do piso vinílico e laminado

O piso laminado apresenta apenas uma textura que se parece com a madeira maciça, enquanto os pisos de vinílico imitam pisos de pedra e cerâmica, além da madeira. Os pisos de pedra e cerâmica são recomendados para áreas externas, enquanto os de madeira são ideais para quartos e salas.

Em relação aos formatos, os pisos de vinílico estão disponíveis em réguas, placas e outras formas geométricas e os pisos laminados estão disponíveis apenas nos formatos réguas e placas.

Quais as principais diferenças entre o piso vinílico e laminado?

Uma das principais diferenças entre o piso vinílico e laminado são os materiais em que eles são produzidos. O piso laminado é feito majoritariamente de madeira, enquanto o vinílico é de PVC. Isso faz com que o piso vinílico seja bem mais resistente à água do que o laminado, outra importante diferença existente entre os dois pisos.

O piso vinílico pode ser instalado em mais ambientes do que o laminado devido à suas características, enquanto o piso laminado não pode ser instalado em áreas molhadas como banheiros.

Piso vinílico ou laminado: qual possui melhor custo benefício?

Os dois tipos de pisos apresentam preços semelhantes, sendo que o laminado costuma ser um pouco mais barato. Mas, ao pensar no custo benefício desses produtos, o piso vinílico é o campeão, devido à sua versatilidade (pode ser instalado em vários ambientes), resistência à água e facilidade de limpeza.

Dessa forma, você paga praticamente o mesmo preço do piso laminado e obtém muito mais benefícios, do que ele pode proporcionar.

Sobre o piso vinílico

Pessoa inserindo piso vinílico

Você viu que o piso vinílico é bem versátil e resistente à água. Nos tópicos abaixo você saberá algumas outras características mais específicas desse tipo de piso tão querido.

O que é piso vinílico?

Como você viu anteriormente, o piso vinílico é feito de um material sintético, o PVC, e por isso ele é resistente à água. Também é um piso muito versátil, que pode ser instalado em qualquer ambiente de sua escolha. Ele possui uma variedade bem grade de estilos que podem trazer para o seu ambiente um toque mais moderno e atraente.

Além disso, esse piso apresenta uma durabilidade muito boa, se mantendo intacto até mesmo por décadas, tendo também uma instalação muito fácil.

Rápido de instalar

Dependendo do tipo de vinílico que você escolher, pode ser bem rápido e fácil de instalar. É possível até fazer a instalação sem a ajuda de profissionais em casa.

Esse tipo de piso pode ser instalado de várias formas, a mais comum delas é a click-and-lock, um método rápido de instalação onde a lingueta de uma prancha é encaixada na ranhura de uma prancha adjacente em um ângulo.

Fácil de limpar

A limpeza do piso vinílico é super fácil de fazer devido ao piso ser bem resistente à água, é possível passar um rodo com um pano molhado e algum produto, ou se você preferir uma limpeza a seco, você pode utilizar vassoura ou um aspirador de pó para limpá-lo.

Já que você pode utilizar qualquer um desses métodos de limpeza, ela se torna simples para quem for fazê-la.

Conforto acústico e térmico

O piso vinílico possui um conforto acústico, ou seja, os barulhos e ruídos são reduzidos nesse tipo de piso. Ele possui também um conforto térmico, se adaptando a todas as temperaturas, o que significa que ele não fica muito gelado no frio, por isso, é ótimo para quem tem crianças que gostam de brincar ou andar com os pés no chão da casa.

Essas características são importantes na hora de escolher um piso, se você quer que a sua casa fique mais confortável e aconchegante para a sua família.

Cores, formatos e padrões diferenciados

O piso vinílico está disponível em diversas cores, e também em três tipos de padrão, que são régua, placa e manta, se distinguindo por seus tamanhos diferentes. O mais utilizado entre eles é o padrão régua, enquanto o padrão placa é mais recomendado para pisos elevados.

Esses padrões podem ser cortados em outras formas para se obter formatos diferentes e personalizados para o piso.

Variedade de texturas

As texturas do piso vinílico são bem diversas, sendo que a mais comum entre elas é a que imita madeira, indicada para salas e quartos.

Existem outras que imitam mármore, boas para instalar no banheiro ou em cozinhas, enquanto outros imitam pisos de cerâmica, que são recomendados para áreas externas. O piso de cimento queimado é indicado para áreas tanto externas quanto internas, e o também há a opção do ladrilho hidráulico, que fica muito bonito no revestimento de paredes.

Ecologicamente correto

O piso vinílico, por ser feito de PVC que é um material reciclável que apresenta pouca emissão de poluentes na natureza quando queimado, é considerado um piso ecologicamente correto.

Então, se você se preocupa com a preservação do meio ambiente, em diminuir a poluição ambiental e a emissão de gases tóxicos no ambiente, esse piso é o ideal.

Resistência às manchas

O piso vinílico apresenta uma resistência boa à manchas, e caso aconteça um acidente em sua casa em que o seu piso com manchas, elas podem ser facilmente removidas.

No entanto, o uso de produtos como removedores de manchas e solventes não é recomendado, pois eles podem estragar a superfície do piso. Isso pode prejudicar muito a estética do seu piso, fazendo com que ele não fique mais tão bonito e brilhante, como deveria ser.

Não precisa de cera

O piso de vinílico já vem com uma camada de proteção na superfície, que faz com que ele não precise de cera. Isso faz com que o seu piso seja ainda mais fácil de limpar, já que você precisará apenas de uma vassoura ou aspirador de pó e um pano molhado para fazer a limpeza.

Dependendo do seu cuidado com o piso, ele ficará sempre brilhante e bonito sem a aplicação de cera.

Manutenção descomplicada

Caso o seu piso precise de uma manutenção mais pesada, não é necessário fazer a remoção completa dele, é possível apenas retirar a parte em que ele foi danificado. Isso faz com que a sua manutenção seja bem tranquila e descomplicada, não sendo necessária uma reforma muito complexa.

Além disso, você viu que a limpeza do piso é bem tranquila, então se ele não precisar de uma manutenção muito grande, é possível limpá-lo com facilidade em casa.

Sobre o piso laminado

Tábuas de piso laminado

Agora que você já aprendeu tudo o que precisa saber sobre o piso vinílico, chegou a hora de conhecer mais sobre o piso laminado. Leia abaixo algumas características importantes desse tipo de piso.

O que é piso laminado?

O piso laminado é uma alternativa ao piso de madeira maciça. É um piso que também é feito com materiais sintéticos, mas, diferente do piso vinílico, o material utilizado é a madeira.

Além disso, ele é parecido com as placas de luxo de vinílico, tanto em seu método de instalação, quanto na aparência, sendo um piso que imita muito bem a madeira maciça autêntica. Ele também é um piso acessível, em que os valores ficam entre R$60 e R$90 por metro instalado.

Grande variedade de cores

Se você precisa de um piso versátil e que combina muito fácil com qualquer decoração, o piso laminado é o ideal porque ele está disponível em uma grande cartela de cores, que vão desde madeiras mais escuras, como as cores capuccino e ipe real, até as mais claras, que vão desde as cores marfim pérola até o fresno decape.

São cores ideais para você combinar com o seu ambiente e ficar com ele ainda mais bonito e agradável aos olhos.

Facilidade na limpeza

O piso laminado é muito fácil de limpar. Apesar de não ser recomendado utilizar um pano muito molhado na sua limpeza, você pode passar um pano seco depois da limpeza com o pano relativamente úmido.

Caso você prefira, é melhor fazer uma limpeza à seco utilizando uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó, dessa forma você garante que a limpeza não danificará o seu piso.

Altíssima durabilidade e resistência

O piso laminado possui uma estrutura forte e durável, mas ele pode estragar devido aos danos causados ​​pela água, por isso ao fazer a limpeza desse piso é importante evitar utilizar panos molhados. Além disso, se surgirem arranhões em sua superfície, eles normalmente não podem ser desfeitos.

A maioria dos pisos laminados podem durar de 10 a 25 anos, mas isso depende muito dos cuidados diários e da manutenção do piso.

Isolante térmico

Esse tipo de piso funciona como um isolante térmico pois é instalado em cima de uma manta, o que o diferencia dos outros pisos. Dessa forma, mesmo em dias bem frios o chão do seu lar não ficará gelado.

Além disso, o piso laminado apresenta o benefício de ser mais barato do que o piso vinílico, mas, ao compararmos os dois, o que apresenta um melhor custo benefício é o vinílico por possuir também um isolamento acústico.

Instalação e manutenção fáceis

O piso laminado tem uma instalação fácil, porque pode ser colocado por cima do piso já existente, o que facilita muito na hora de fazer a reforma do seu ambiente ou da sua casa. Esse tipo de piso, é considerado de baixa manutenção, mas, no entanto, ele pode ficar muito danificado se exposto à água por muito tempo. E se a superfície do piso for arranhada não é possível consertá-la.

Sustentável

Alguns produtores do piso laminado oferecem produtos que possuem o selo de recicláveis. Apesar disso, esse tipo de piso possui uma camada em sua superfície que é coberta com plástico e, as resinas melamínicas, que são utilizadas na produção desse piso, não são materiais sustentáveis porque emitem gases poluentes no ambiente.

Então, quando você for escolher o seu piso laminado sempre opte por aqueles que possuem o selo de recicláveis, assim você contribuirá para a preservação do meio ambiente.

Aconchegante

Você viu nos tópicos acima que o piso laminado possui várias características incríveis, com uma grande cartela de cores e um bom isolamento térmico. Essas características fazem com que esse piso seja muito aconchegante para ambientes como quartos, salas e escritórios.

E o mais interessante é que além de confortável e aconchegante, o seu ambiente ficará ainda mais bonito com esse incrível piso, que também pode combinar muito bem com a sua decoração.

Aproveite as dicas e tenha um piso vinílico ou laminado!

Ferramentas de carpinteiro em piso laminado

Agora que você já entendeu tudo sobre o piso vinílico ou laminado, escolha a melhor opção para a sua casa. É muito importante que você saiba a opção que vai te atender melhor no seu dia-a-dia. Lembre-se que o piso vinílico é melhor para ambientes como lavanderias e banheiros, enquanto o laminado é recomendado para quartos, salas e escritórios.

Caso você esteja precisando mudar o piso de algum ambiente, aproveite nossas dicas para escolher entre uma das opções acima.

Autor deste artigo

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas