Alamanda: cuidados da planta, características de sua flor e mais!

Alamanda: cuidados da planta, características de sua flor e mais!

A alamanda é uma trepadeira adorada pelo Brasil e, além de linda, é útil no combate às pragas. Veja características, curiosidades e como cuidar dessa planta.


Alamanda: trepadeira de decoração com flores amarelas

Alamanda com flores amarelas em um jardim

Nativa de climas quentes, a Alamanda encanta pérgolas, caramanchões, frentes de casas e portões no mundo todo, proporcionando sombra natural, beleza e até segurança para os terrenos, se usadas como cercas vivas. Com folhagem densa e de cor verde-bandeira, a planta dá flores que trazem alegria e vivacidade a ambientes externos. A cor mais comum de suas pétalas é o amarelo, mas existem também alamandas de outras cores, como roxa, rosa e branca.

Além de sua aparência, as folhas da Alamanda ainda fornecem um repelente natural para pulgões e cochonilhas - pragas que prejudicam hortas e plantas ornamentais. Entretanto, o manuseio requer cuidado e atenção, já que ela solta uma substância tóxica para a pele e mucosas humanas.

Com alguns cuidados essenciais, a Alamanda floresce o ano todo, especialmente nos meses quentes. É uma planta tolerante e resistente, portanto não é necessário ser um expert para mantê-las fortes e saudáveis.

Informações básicas da planta Alamanda

Uma Alamanda com pétalas amarelas bem de perto e desabrochada


Nome Científico Allamanda cathartica
Outros NomesAlamanda, Dedal-de-dama, dedal-de-princesa, alamanda-amarela, orélia
OrigemBrasil
PorteEntre 3 e 6 metros de altura e até 2 metros de largura
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoMeses quentes
ClimaSubtropical e Tropical 


Originária das regiões norte e nordeste do Brasil, a Alamanda, também conhecida como Dedal-de-dama, é uma trepadeira arbustiva que adora o calor. Ela é uma planta de médio porte, crescendo gradual e vigorosamente, apesar de seu tamanho depender do espaço disponível e do cultivo adequado.

Seus ramos, onde as flores brotam, são flexíveis e semi lenhosos, permitindo diversos arranjos e composições. Porém, em plantas adultas, eles ficam pesados e precisam de apoio e condução.

Como cuidar da trepadeira Alamanda

Várias ferramentas de jardinagem colocadas na grama

Por serem plantas de climas tropicais, as alamandas gostam de calor e luz direta, e, com alguns cuidados, crescem com saúde e florescem durante o ano todo. Elas são comuns decorando jardins, canteiros e quintais, mas também se adaptam a vasos.

Solo para Alamanda

As alamandas se dão bem em solos arenosos e bem drenados, especialmente se elas estiverem em vasos. Ao contrário dos ramos e das folhas, as suas raízes preferem uma temperatura mais amena. A própria sombra da planta adulta dá conta de impedir o calor excessivo sobre o solo, porém, no caso de mudas, uma boa opção é distribuir musgo ao redor do caule, a fim de manter a umidade e a temperatura do solo.

Para que as raízes tenham espaço para se desenvolver, é importante também que o solo tenha pelo menos 70 centímetros de profundidade.

Rega da trepadeira Alamanda

As folhas desta trepadeira acumulam água, e, portanto, a rega deve ser moderada, ainda que constante. É importante nunca deixar o solo alagado, já que isso faz com que as folhas fiquem amareladas e caem, além de deixar a planta vulnerável a fungos.

Durante os meses quentes, regue tanto as alamandas em vasos quanto as do solo diariamente ou a cada dois dias. No frio, este intervalo se estende a até três dias, dependendo do nível da chuva e da umidade do ar. Nunca faça a rega sob luz direta: prefira os primeiros horários da manhã ou à noite.

Luz e clima para Alamanda

Nativa dos trópicos, a alamanda precisa receber, no mínimo, seis horas de luz direta por dia. Ela tolera a sombra parcial, mas prefere espaços intensamente iluminados pelo sol, daí seu amplo uso para decorar espaços externos.

Em ambientes internos, assegure que o vaso esteja próximo a janelas ou portas que recebam a luz solar, e que as paredes próximas sejam claras, para que a planta aproveite a iluminação rebatida. As alamandas também não gostam de frio e não suportam geadas, necessitando de especial atenção durante o inverno.

Fertilizando a Alamanda

A floração saudável e constante das alamandas depende diretamente da fertilização de seu solo. Nos meses quentes, quando o número de botões cresce, priorize o fósforo, elemento que aumenta a capacidade da planta de absorver os nutrientes do solo, fortalecendo as futuras flores. O cálcio também é necessário neste momento, podendo ser suprido pela adição de farinha de cascas de ovos secas no substrato.

Durante o crescimento, a alamanda também precisará de nitrogênio e potássio, que podem ser encontrados em adubos NPK. A fórmula ideal para esta trepadeira é a 4-14-8, ou seja, quatro partes de nitrogênio, 14 de fósforo e 8 de potássio, como você pode conferir melhor em Os Melhores Adubos para Flores.

Poda da trepadeira Alamanda

Para conduzir os ramos da alamanda, de forma que eles se entrelaçam no espaço desejado, é necessário realizar podas, retirando os galhos que crescem no sentido contrário. A poda também estimula o nascimento de novos ramos, e, por isso, deve ser feita preferencialmente no inverno ou no começo da primavera, antes do período de floração intensa.

Utilize tesouras de poda limpas, a fim de evitar a proliferação de bactérias e fungos na planta, para cortar as terminações dos ramos.

Como funciona a germinação da Alamanda

As sementes da Alamanda ficam dentro de seus frutos que, quando maduros, se abrem e as espalham pelos arredores, dando origem a novas plantas. É possível controlar sua propagação, retirando os frutos ainda verdes e germinando suas sementes.

Os frutos são arredondados, com espinhos moles sobre sua superfície, e nascem nas pontas dos ramos. Recolha e deixe-os secar completamente, colocando-os sobre um pedaço de papel toalha. Depois, basta abri-lo e aproveitar as sementes em seu interior, prontas para a germinação.

Como plantar a muda de Alamanda por estaquia em vaso

O método mais comum de propagação das alamandas é a estaquia. Ele é bem simples: basta cortar os ramos em suas terminações, com uma tesoura de poda limpa, e colocá-los em um recipiente com água. Em uma semana, as novas raízes começam a aparecer.

É importante que o recipiente não esteja cheio de água: cobrir dois dedos dos ramos com o líquido já é suficiente e evita o apodrecimento da planta. Este processo deve ser feito inteiramente na sombra, já que a luz direta aquece a água, aumentando sua temperatura e prejudicando o desenvolvimento da raiz.

Como plantar a muda de Alamanda por semente em vaso

A germinação das sementes da alamanda deve acontecer durante meados do outono, para que a muda consiga aproveitar os meses quentes. Para fazê-la, utilize um vaso limpo com furos no fundo. Nele, adicione substrato rico em Nitrogênio, para que as raízes se desenvolvam de maneira saudável.

Posicione as sementes no recipiente, mantendo cerca de dois centímetros de distância entre elas. Regue o substrato, cubra com um plástico filme e deixe em um local iluminado até o surgimento das primeiras folhas, dentro de poucos dias. Durante este período, o solo deve estar sempre úmido, mas nunca alagado.

Como planar a Alamanda em horta, jardim ou terrário

Antes de plantar as alamandas no seu quintal, jardim, horta ou terrário, certifique-se que o solo tenha pelo menos 70 centímetros de profundidade. Também providencie suportes ou estacas para os ramos da trepadeira, se ela não for plantada próxima a paredes, pérgolas, cercas ou similares. Porém, caso o efeito desejado seja a construção de cercas vivas, os apoios são dispensáveis.

A alamanda pode compartilhar espaço com outras espécies de plantas sem grandes preocupações. Porém, conforme a planta cresce, é necessário atenção para que os ramos não caiam sobre suas vizinhas, sufocando-as.

Características e curiosidades da planta Alamanda

Duas alamanda de cor roxa e uma de cor branca

As trepadeiras alamandas são encantadoras, mas seu manuseio requer cuidados especiais, já que elas são venenosas. Por outro lado, elas simbolizam sentimentos positivos e são úteis até para produzir o seu próprio pesticida natural contra pragas em seu jardim. Confira aqui mais curiosidades desta famosa planta.

Forma da planta Alamanda

A alamanda é uma trepadeira arbustiva, de ramos longos, flexíveis e pesados. Por isso, precisam de apoio e condução, ou seja, devem ser amarrados em estacas, suportes ou construções, com fios de algodão, arame ou ganchos. Esta maleabilidade é aproveitada para colocá-la sobre fachadas, portões e pergolados, assim como para formar grandes arbustos que se transformam em cercas vivas.

Suas folhas são verdes, lustrosas, longas e ovaladas e as flores, de cinco pétalas, têm formato de trompete, e medem entre sete e 12 centímetros.

A Alamanda é venenosa

Não é recomendado o plantio de alamanda em locais nos quais circulam crianças e animais, uma vez que a trepadeira é venenosa. No interior de seus ramos e folhas, há uma substância rica em saponinas, que, se ingerida, causa danos nos rins e no fígado de humanos, cachorros e gatos. Os primeiros sintomas da intoxicação são náuseas, vômitos e diarréia, e devem ser comunicados ao médico imediatamente.

Além disso, a substância também causa dermatites, ou seja, irritações na pele, que podem evoluir para queimaduras severas. Por isso, ela deve sempre ser manuseada com cuidado, preferencialmente com luvas de proteção.

Uso como pesticida

As folhas da alamanda são atrativas não só pelo seu verde brilhante, mas também por serem a matéria prima para um pesticida natural. Prepará-lo é bem simples: colha cinco folhas adultas, coloque-as em um recipiente limpo e adicione meio litro de água fervente. Lembre-se de manusear a planta com cuidado, já que ela produz uma substância tóxica.

Deixe as folhas na infusão por meia hora, filtre a mistura e dissolva em mais meio litro de água. Depois, basta pulverizar a substância sobre áreas atacadas por pulgões ou cochonilhas, pequenos parasitas brancos que costumam ficar nas folhas e nos ramos das plantas.

Significado da Alamanda

As flores amarelas estão, no geral, relacionadas à amizade e à felicidade, e com as alamandas não é diferente. Na frente de casas e prédios, ela representa os valores familiares, como a harmonia e o amor fraternal. Nesta cor, a flor também simboliza prosperidade.

As outras cores de Alamanda também possuem significados especiais, apesar de todas remeterem à ideia de tranquilidade. As alamandas rosas e as brancas simbolizam a paz, e a roxa é ligada à potência pessoal para desbravar novos caminhos.

Cores da Alamanda

A Alamanda amarela conquistou o mundo todo, sendo a mais famosa entre as flores desta espécie. Porém, existem alamandas de outras cores igualmente encantadoras, cada uma à sua maneira.

As alamandas brancas são especialmente delicadas, e as rosas variam entre diversos tons, desde o pink até o alaranjado. Já as roxas escuras são raras, sendo mais comum encontrá-las em uma tonalidade bordô ou vinho. Assim como a amarela, as flores destas cores contrastam com o verde vívido da folhagem, dando um efeito especial à trepadeira.

Épocas da floração da Alamanda

O período de floração intensa da Alamanda corresponde aos meses quentes, mas, se as condições de temperatura, iluminação, rega e fertilização forem adequadas, ela permanecerá florida durante o ano todo. Para isso, é necessário que ela receba bastante luz solar e que seu solo seja rico em nutrientes, em especial o fósforo. Também é necessário a rega constante, sem exagerar na quantidade.

Uma maneira de incentivar o desenvolvimento de novos botões é cortar os ramos onde as flores nasceram, após elas secarem. Assim, a planta produz novos ramos que, por sua vez, sustentarão a próxima florada.

Alamandas em pérgolas, caramanchões e treliças na decoração

As alamandas são uma das flores favoritas para a decoração de ambientes externos. Por serem trepadeiras arbustivas, seus ramos são utilizados para cobrir pérgolas e caramanchões, proporcionando sombra e graça para estes espaços. Para isso, apoie os galhos nos pilares da construção, amarrando com arame ou fio de algodão para fixá-los, caso eles ainda não tenham o tamanho suficiente para se apoiarem sobre as pérgolas e caramanchões.

As treliças também são ótimos suportes para a alamanda, se transformando em paredes vivas e floridas com a planta. Aqui, também é necessário prender os ramos na treliça, direcionando-os para o sentido desejado.

Mistura de cores da Alamanda

As alamandas são encontradas em distintas cores, sendo elas o amarelo, o branco e diversos tons de roxo e rosa. Se combinadas, as flores se destacam, dando ainda mais vivacidade aos jardins. Por exemplo, as alamandas clássicas, amarelas, formam um arranjo alegre junto com as rosa-alaranjadas.

Por outro lado, as mais escuras, como as roxas, bordos, vinhos e pinks, plantadas junto com as brancas, dão um toque de elegância e originalidade ao entorno.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da alamanda

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da flor alamanda, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Utilize a trepadeira Alamanda como cerca viva para decorar o jardim!

Várias alamandas amarelas floridas

Como este artigo mostra, as alamandas são lindas trepadeiras que trazem alegria para os ambientes e simbolizam a harmonia e o amor familiar. Seus ramos são longos, o que faz deles ótimas opções para enfeitar pérgolas, caramanchões, portões e paredes, apesar de seu peso. Por isso, o ideal é prender os galhos nos locais desejados, auxiliando e conduzindo a planta.

A alamanda também forma cerca vivas, delimitando terrenos e áreas, por ser também uma planta arbustiva. Neste caso, não é necessário a fixação dos ramos em suportes, apesar de ser recomendável cercar a área que a planta irá ocupar com estacas de madeira. Dessa maneira, orientar a direção dos galhos para a composição da cerca-viva será mais fácil.

Seja como cerca, seja se entrelaçando em construções, ou seja apenas em um vaso próximo à uma treliça, as alamandas chamam a atenção e despertam sentimentos positivos em quem as vê. Aproveite as dicas daqui para cultivar essa flor para enfeitar sua casa, jardim ou quintal.

Autor deste artigo

Historiadora, pesquisadora e educadora apaixonada por seu quintal e suas plantinhas.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo