Cacto mole: como cuidar, principais problemas do caule e mais!

Cacto mole: como cuidar, principais problemas do caule e mais!

Você sabia que o seu cacto mole ainda tem salvação? Separamos neste artigo dicas para tratar e prevenir o amolecimento de cactos, confira!


Cacto mole: ele está doente ou morto?

Cactos

Ainda que o cacto seja uma planta muito conhecida pela sua grande resistência aos tempos mais áridos e secos, isso não significa que ele não possa apresentar algumas dificuldades de desenvolvimento, mesmo em um país de muito calor como o Brasil. Isso porque, ainda que você cuide com atenção, é possível que alguns fatores externos atrapalhem o cultivo do seu cacto.

Por isso, separamos para você algumas dicas e truques para cuidar do maior problema que os amantes dessa planta enfrentam: o cacto mole. Isso porque, além de difícil reparo, esse sintoma geralmente surge sem muito alarde, e demora para ir embora, podendo causar até mesmo a perda do seu cacto.

Características físicas do cacto

Cactos

Primeiramente, vamos elencar algumas características do cacto que plantamos em vasos para, depois, explanar algumas possíveis causas do amolecimento da planta que cresce no Brasil. Isso porque, em diferentes regiões, esse sintoma aparece por diversos fatores.

Caule

O cacto é composto basicamente pelo seu caule e pela sua raíz. O seu caule é rico em fibras e é majoritariamente composto por uma boa quantidade de água, em que o cacto reserva e consome aos poucos para seu desenvolvimento. Essa região é geralmente muito grossa, favorecendo a sobrevivência da planta nas regiões mais áridas.

Porém, é preciso observar sempre o caule da planta, pois ainda que a resistência seja sua maior característica, o Brasil é um país de muita umidade, principalmente nos meses de verão, do qual o caule do cacto pode absorver essa água e apresentar problemas de crescimento.

Raiz

O maior problema, porém, estão quando os problemas que agem no caule, como por exemplo o excesso de água, chegam até as raízes. Isso pois essa região da planta é muito sensível a qualquer mudança de temperatura, e tende apodrecer com facilidade.

Isso ocorre porque as raízes do cacto são ricas em matéria lenhosa, e utilizam essa propriedade justamente para conseguir atingir maior profundidade e atrair para si bolsões de água que ficam embaixo da terra. Porém, quando plantadas em vasos, essa propriedade do cacto tende a se atrofiar, já que geralmente regamos o cacto pela região superior da terra, gerando sensibilidade à porções muito grandes de água.

Como cuidar deste problema?

Cactos

Tudo isso que foi citado acima pode gerar o sintoma do cacto amolecido e murcho. Porém, há ainda diversas formas de lidar com essa situação e solucioná-la de uma vez por todas. Ainda é possível seguir todas essas dicas e truques quando se tem um cacto saudável, de modo a não deixar que ele apresente o amolecimento durante sua longa vida. Veja como lidar com o problema:

Trocar a terra por uma nova

A primeira coisa a se fazer quando se nota o cacto um pouco amolecido é trocar toda sua areia. Não tenha medo de retirar o cacto do vaso, pois provavelmente é justamente a terra que está causando esse problema, e assim que for retirado ele já tenderá a se recuperar um pouco. Enquanto prepara a nova terra, deixe seu cacto deitado em uma fina camada de pedriscos, pois esse mineral tem as propriedade de sugar a água, ajudando ainda mais na recuperação.

A nova terra do cacto deve ser uma mistura igualitária entre terra adubada com composto orgânico, como por exemplo humus de minhoca, além de areia e pedrisco. Esses dois últimos ingredientes serão responsáveis por não deixar que a água da rega se acumule nas raízes, protegendo seu cacto de amolecer novamente.

Temperatura do ambiente

A temperatura do ambiente em que o cacto estiver deve ser de uma temperatura de no mínimo 26ºC na maior parte do dia. Por isso, se você deixa seu cacto no jardim ou em uma prateleira próxima à janela, retire ele desses locais no período noturno e deixe-o dentro de casa, para que não sofra com mudanças bruscas de temperatura nos períodos mais frios do ano.

Além disso, a cozinha é um ótimo lugar para deixar seus cactos de noite. Isso porque esse cômodo é geralmente revestido por azulejos, fazendo com que o calor não se dissipe com tanta facilidade, mantendo a temperatura um pouco mais elevada. Porém, não esqueça de retornar seu cacto para o sol assim que for possível.

Umidade do solo

A umidade do solo é outro fator importante para solucionar ou prevenir o amolecimento do seu cacto. Por isso, mantenha a rega apenas 1 vez por semana nos dias mais quentes do ano, ou ainda menos que isso nos períodos de inverno.

Além disso, atente se a região que você deixa seu cacto não é muito úmida, como próximo ao banheiro ou perto de uma janela. Ainda que você tome os cuidados necessários com a rega do cacto, é possível que o solo sugue do ar alguma umidade. Para se prevenir desse problema, recubra o solo do cacto com pedras. Além de protegido, o vaso ficará ainda mais bonito!

Verificar o vaso

Essa talvez seja a dica mais importante para se ter em mente quando se vai assumir o compromisso de cuidar de um cacto. Isso porque, quando adquirimos essa planta no mercado, com frequência o vaso que ele vem não é o mais adequado para ele, além de não dispor da drenagem necessária para as especificidades dessa planta.

Portanto, procure um vaso maior e de preferência não utilize plástico. Busque um vaso de barro com furos grandes embaixo, para que o excesso de água escorra sem problemas. Além disso, um vaso maior dará possibilidade das raízes crescerem mais, tornando seu cacto mais resistente e proporcionando um desenvolvimento mais saudável para sua planta.

Usar fertilizantes

Além disso, utilize fertilizantes próprios para cactos. Eles são necessários porque os adubos que adquirimos nos mercados agrícolas frequentemente são destinados para plantas frutíferas ou mesmo flores, que têm necessidades diferentes do cacto. Ainda nesse sentido, o cacto é uma planta originária de regiões desérticas, e o solo que ele aprende a crescer não é facilmente encontrado no Brasil.

Portanto, além de realizar uma mistura própria para o cacto como explicamos acima, busque fertilizantes que auxiliem as raízes do cacto a se desenvolverem. Eles geralmente vêm acompanhados de um pouco de calcário e adubo orgânico.

Retirar a parte apodrecida

Depois de tomar todos os cuidados acima, será necessário retirar a parte apodrecida do seu cacto, isto é, aquela região que ficou tempo demais amolecida, e dificilmente poderá retornar ao que era antes.

Mas não desanime. Mesmo que essa região seja grande, pense que retirá-la é a única opção para que sua planta volte a crescer com saúde, e em torno de alguns meses, se tomar todos os cuidados descritos aqui, o seu cacto será ainda maior do que era antes.

Quais podem ser a causa destes problemas?

Cactos

Para ensinar como se pode tratar desse problema, tratamos as suas causas de forma mais geral. Porém, é indispensável saber com precisão o que pode causar o amolecimento do seu cacto, a fim de se prevenir contra esse sintoma. Conheça alguns fatores que podem enfraquecer seu cacto:

Excesso de água

O principal motivo do amolecimento do cacto é o excesso de água. Isso pode ser por vezes até mesmo intuito, porém, é preciso atentar que nem sempre o excesso de água é ocasionado pela quantidade excessiva de regas. Esse problema é também relacionado ao vaso e à quantidade de terra sem areia ou pedriscos que se deixa no vaso do cacto.

Além disso, ainda há o problema da drenagem, que pode fazer com que a água se acumule na parte inferior das raízes.

Para uma drenagem efetiva do seu cacto, adicione uma faixa de pedriscos ao fundo do vaso e cubra com um papel toalha, para que não haja contato entre o pedrisco e as raízes. Depois, despeje a terra preparada como descrevemos acima e só então adicione o cacto. Mantendo todos os cuidados, o seu cacto nunca mais terá problemas com excesso de água.

Fungos e bactérias

Vários fungos e bactérias se aproveitam das reservas de água no caule do cacto para ali crescerem, tomando o cacto por completo caso não seja tomada uma providência com rapidez. Por isso, fique sempre atento para qualquer coloração estranha que possa surgir, ou mesmo se algumas moscas que antes não circundavam os arredores começarem a voar perto do cacto ou até mesmo pousar nele.

A solução para esse problema é duas vezes benéfica. Isso porque esses fungos e bactérias são facilmente removidos somente por deixar o cacto ao sol num dia de bastante calor. Procure girar o seu cacto para que toda sua extensão seja atingida pelos raios solares.

Vaso

O vaso mais indicado para o cacto é o vaso de barro, pois ele é composto de uma matéria porosa pela qual o excesso de água pode sair da parte interior para a exterior sem muitos problemas, protegendo as raízes do cacto da umidade.

Além disso, utilize um vaso que seja maior que o cacto, pois suas raízes tendem a crescer mais do que o comprimento do caule.

Lesão física

Uma lesão física também pode fazer com que o cacto amoleça, principalmente se você viver em uma região de muita umidade no ar, ou se recentemente choveu com abundância perto da sua casa. Isso porque, em caso de lesão, a grossa camada do caule que o protege da umidade é rompida, deixando-o mais suscetível ao amolecimento por excesso de água.

Por isso, cuide para que seu cacto nunca se machuque e, caso aconteça, guarde-o por algumas noites em um local arejado, e retornando-o para o sol com o lado machucado de frente para os raios solares.

Solo

Um solo muito úmido também pode causar o sintoma do cacto mole. Por isso, utilize sempre uma terra com bastante areia e pedriscos para fazer com que o solo do seu cacto não acumule água, de forma a proteger as raízes de apodrecerem. Além disso, mantenha uma rega espaçada, pois o cacto não necessita de água constante.

Insetos

Não é comum que o cacto atraia insetos, pois seu caule grosso geralmente é impenetrável para a maioria desses animais. Portanto, fique atento: em caso de insetos por perto, há algo errado. Eles geralmente aparecem em caso de lesão, e podem atrair fungos para a sua planta. Mantenha o cacto na luz solar constante caso os insetos apareçam.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de seus cactos

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar do cacto mole, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Resolva o problema do seu cacto mole o mais rápido possível!

Cactos

Com todas essas dicas para solucionar o problema do cacto mole, não espere para colocar em prática os ensinamentos que trouxemos aqui! Isso porque, a cada momento que passa, o excesso de água pode se agravar ainda mais, fazendo com que seja necessária a retirada de uma porção maior do cacto.

Além disso, mesmo que seu cacto esteja saudável, observe essas dicas para que ele nunca sofra com o amolecimento do seu caule ou com o apodrecer das suas raízes. Todas as dicas são bastante acessíveis e fáceis de realizar!

Cuide dos seus cactos e siga nossas dicas para mantê-lo saudável!

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas