Peixe Cará: características, hábitos, como pescar e mais!

Peixe Cará: características, hábitos, como pescar e mais!

Neste artigo, conheça o peixe Cará. Veja também suas caraterísticas, hábitos, curiosidades e dicas para pescá-lo.


Peixe Cará ou Acará?

Peixe Cará

Afinal de contas o peixe é Cará ou Acará? Aqui você verá todas as informações e características do peixe Cará, mas primeiro você entenderá porque a confusão com estes nomes. Esses peixes pertencem a família Cichlidae e são popularmente conhecidos como Cará ou Acará, os de tamanho maior são os Acarás ou Tilápias, já os menores, que são mais diversos, são os populares Carás.

É um peixe de água doce muito comum nos rios do Brasil, é tido como um peixe mais ameno e é bem resistente a condições extremas. Pode ser confundido facilmente com a tilápia devido as suas escamas e coloração, mas aqui você irá entender as principais diferenças entre eles e entenderá porque o Cará é um peixe único.

Confira.

Sobre o peixe Cará

O peixe Cará tem o nome científico Geophagus brasiliensis, e tem uma ampla distribuição geográfica, portanto possui muitos nomes populares como Papa-Terra e Acará Topete. Ele possui características próprias e neste texto serão abordados aspectos sobre sua origem, seus hábitos e até seu uso na culinária. Confira:

Origem do nome Cará

O nome Cará ou Acará é então um nome popular para os peixes que fazem parte da família dos Ciclídeos. o nome do peixe começou a ser debatido em 1931, onde os pesquisadores verificaram que a origem do nome vem do tupi-guarani "acá-rá", que significa "peixe áspero" e "peixe escamoso".

Características físicas do Cará

O peixe Cará, como seu nome diz, é um peixe com muitas escamas, sendo elas de aspecto bem firme. Ele possui uma coloração bem característica da espécie, e pode mudar suas cores conforme o clima e o seu estado de alimentação.

O seu corpo e suas barbatanas podem variar entre tons de castanho claro e escuro, ele possui uma pinta preta no meio do corpo e ao longo dele podem aparecer pontos mais fosforescentes nas cores cinza, azul, petróleo e marsala. No ventre, embaixo das barbatanas e no dorso pode ter também mais pintas claras, que poderão surgir por toda a extensão do corpo.

Seu tamanho pode chegar aos 20 centímetros de comprimento, alguns exemplares raros podem ter 28 centímetros.

Onde encontrar o Cará

Sendo um peixe de água doce, ele é encontrado principalmente nas Bacias do Rio Doce, do rio São Francisco e do rio Paraíba do Sul, mas ele é visto em todo território da América do Sul, estando presente nas 12 regiões hidrográficas brasileiras.

O peixe Cará gosta das águas mais paradas, então pode ser encontrado também em remansos ou nas margens das vegetações. Ele é uma das poucas espécies que conseguem se adaptar bem ao ambiente e condições dos reservatórios de água.

Hábitos do Cará

O Cará pode ter um comportamento variável, as vezes curioso, mas geralmente não é arisco. Ele geralmente é pacífico com outros peixes, não os expulsando do seu território. Podem se tornar agressivos em época de reprodução.

Uma espécie de Acará chamada Acará Açú é o maior dos Acarás e possui um comportamento bem agressivo, podendo atacar outros peixes.

Alimentação do Cará

O peixe Cará é onívoro, tendo comportamento de predador oportunista, preferindo caçar durante o dia. Sua alimentação é com base em perifítons, que são uma fina camada no fundo das águas que possui seres vivos pequenos, sendo estes crustáceos, larvas, fruto, sementes, outros peixes e muita matéria orgânica do rio.

Ele possui uma mandíbula protrátil, ou seja, ela consegue se projetar, facilitando a captura de organismos no fundo dos rios.

Para quem quer ter um Cará no aquário, a ração em flocos pode suprir bem suas necessidades, mas é indicado que você inclua na alimentação do seu peixe, alguns organismos vivos como larvas de laranja, pequenos crustáceos e até camarões. Ele ficará mais forte e você poderá até estimular o acasalamento caso queira reproduzir a espécie.

Reprodução do Cará

O peixe Cará é ovíparo, realizam a desova nas superfícies planas de troncos, folhas e rochas. O casal também pode realizar a limpeza em uma área de fundo arenoso e ali depositar seus ovos.

Os ovos costumam eclodir depois de dois ou três dias, após os alevinos já irão sair nadando e ficarão sob os cuidados do pai, o macho é quem protege os filhotes colocando-os dentro da sua cavidade bucal. Eles serão cuidados por cerca de duas a quatro semanas.

Propriedades nutricionais do Cará

Os peixes são uma excelente fonte de vários nutrientes, e não seria diferente com o peixe Cará. Apresenta componentes como ômega-3, vitamina B6, vitamina B12, niacina, potássio, fósforo e selênio, nutrientes que são essenciais para a saúde humana e que devem estar presentes na alimentação.

Cará na culinária

Por ser um peixe bem escamoso deve-se ter cuidado quando for utilizado na preparação de pratos, é preciso limpá-lo e tirar todas as escamas e espinhos. Os peixes são uma ótima opção para pratos que além de saborosos são saudáveis e cheio de nutrientes benéficos.

Dentre as receitas clássicas o peixe Cará pode ser feito frito, é só você empanar ele na farinha de trigo e no ovo, fritá-lo e usá-lo como aperitivo. Outra opção é o ensopado, onde você pode cozinhar o peixe com muitos legumes e especiarias, até formar um caldo bem corpulento e saboroso.

Uma opção interessante é utilizar o inhame Cará na preparação de um purê, e cozinhar filés do peixe Cará para acompanhar, esse prato terá uma dupla de Cará extremamente deliciosa.

Como pescar o peixe Cará

O peixe Cará não é muito difícil de ser pego, primeiramente esteja atento ao horário, sendo o amanhecer o período mais indicado, pois a movimentação das marés é melhor para a pescaria. Alguns pescadores afirmam que o Cará pode ficar mais ativo entre uma hora antes e uma hora após o Sol nascer.

Agora que você já tem as dicas de como pescar o peixe Cará verá quais equipamentos e iscas deve usar.

Equipamentos para pescar o peixe Cará

O peixe Cará não é um peixe de grande porte, então o equipamento deve ser leve. Uma vara de 5-10 lbs, uma linha de 0,20 - 0,40 milímetros e um anzol utilizado para peixes pequenos, pode ser aqueles para a pesca de lambaris e tilápias pequenas.

Fique atento a boia, pois a fisgada do peixe Cará não é um fisgada que levará a boia para o fundo, e sim para os lados. Quando o Cará fisga a isca e a boia se movimenta, é a hora de puxar, geralmente ele fisga com força a isca, mas deve ficar atento, pois como a boia não afunda, você pode se distrair e não vê-la mexendo.

Iscas para pscar o peixe Cará

As iscas para a pesca do peixe Cará são muito simples, podem ser usados restos de comida, como arroz e feijão, e misturar com farelos. Podem ser acrescentados farinha de milho, larvas de laranja e minhocas, esses ingredientes aumentam as chances de captura do peixe Cará.

Curiosidades sobre o peixe Cará

Você aprendeu sobre todas as características do peixe Cará e já sabe até mesmo como pescá-lo, porém ele tem algumas curiosidades que chamam a atenção. Veja a seguir mais peculiaridades sobre o primo da tilápia, o peixe Cará.

Município Acará

Em 1758 a cidade havia recebido o nome de São José do Acará, mas após muitas questões burocráticas e de nomenclatura, o município passou a ser chamado de Acará em 1890. O nome da cidade tem origem na expressão "aquele que morde", pois faz referência aos peixes que encontrados no rio doce que passava pela cidade, o rio Acará.

Como o peixe Cará se comporta quando ameaçado?

O peixe Cará tem um comportamento tranquilo, mas algumas mudanças ambientais podem levar a mudança de comportamento. Sabe-se que no período de reprodução ele pode ficar mais agressivo, mas quando ele sente que o seu território pode estar ameaçado por outras espécies, o estresse é tão grande para ele que ele acaba comendo os seus próprios ovos e atacando outros peixes que estejam próximos.

Cará "mede" qualidade do rio

Muitas espécies podem ser bioindicadores, ou seja, quando estão presentes em algum ambiente indicam que este está saudável, em equilíbrio. O peixe Cará pode ser considerado um animal que indica que a qualidade da água daquele rio está boa, pois quando as populações diminuem ou desaparecem, é sinal de que os parâmetros físico-químicos não estão em equilíbrio, afetando a vida de todos os seres vivos do rio.

Conheça produtos voltados para pescaria

Neste artigo apresentamos diversas informações sobre o peixe cará. Agora que estamos dentro do assunto de pescaria, que tal conhecer alguns de nossos artigos sobre produtos voltados para o tema? Confira abaixo!

As 10 Melhores Iscas Artificiais de 2022: Zoom Bait, River2Sea e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2578

Leia este artigo e veja nossa lista com as 10 melhores iscas artificiais de 2022. Saiba tudo o que precisa para escolher o melhor equipamento para a sua pesca!

Os 10 melhores molinetes para pesca de praia de 2022: da Daiwa, Okuma e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1810

Deseja encontrar um bom molinete para sua pesca em águas salgadas? Veja este artigo sobre os melhores molinetes do ano e como fazer a escolha certa!

As 10 linhas de pesca de monofilamento mais resistentes de 2022: da Shimano, Vexter e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1285

Está com dúvidas sobre qual linha de pesca de monofilamento comprar? Confira a seguir dicas e informações sobre esse item, além da lista com as 10 melhores!

O peixe Cará é fácil de ser pescado!

Com certeza após saber tudo sobre o peixe Cará e receber as melhores dicas, você vai pescá-lo com muita facilidade. Se você quiser pode até mesmo tê-lo em um aquário, mas lembre-se que ele é territorialista e pode atacar outros peixes de espécies diferentes.

Após a pescaria poderá preparar pratos deliciosos e saborosos com o peixe Cará, garantindo uma bela refeição cheia de nutrientes importantes para a saúde.

Não importa de qual região você é, poderá encontrar o peixe Cará distribuído pelas bacias hidrográficas brasileiras, o que facilita a sua pesca. Aproveite a paisagem e fique de olho nas margens do rio, certamente encontrará muitos Carás escondidos.

Autor deste artigo

Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação