Ideias de projetos sustentáveis simples: em casa, ambiente e mais!

Ideias de projetos sustentáveis simples: em casa, ambiente e mais!

Quer aprender como contribuir com a sustentabilidade de maneira simples? Veja algumas sugestões de projetos fáceis pra você!


Conheça ideias de projetos sustentáveis simples

Jovens estudantes colaborando no projeto na biblioteca.

Muito se fala sobre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e atitudes sustentáveis, mas vamos entender melhor sobre o que é a sustentabilidade. A sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais do planeta.

Quando tocamos neste assunto, é de conhecimento público que isso é um grande desafio mundial, e deveria ser prioridade dos governos e organizações, visto que a ausência de preservação ambiental tem gerado um grande problema no nosso planeta, como o aquecimento global, o efeito estufa, entre inúmeros outros.

Diante desta realidade, fica claro que existe necessidade de mudanças em como estamos utilizando nossos recursos naturais e isso pode começar em casa, com projetos simples como vamos ver nos próximos tópicos do artigo, ok?

Projetos sustentáveis simples em casa

Ser comprometido com a sustentabilidade é colaborar com o meio ambiente, isso é algo bem fácil e está ao seu alcance, você pode começar com projetos mais fáceis agora e se planejar para incorporar as demais. Você só precisa saber como colaborar, então vamos ver nos tópicos abaixo.

Horta orgânica

Homem com uma cesta de alimentos orgânicos.

Cultivar vegetais em casa, não é uma exclusividade de fazendas e chácaras, é possível ter uma horta orgânica até em espaços pequenos, além de promover o cultivo sem agredir o solo e o meio ambiente.

Para hortas em ambientes internos e na utilização de vasos, potes, garrafas e outros recipientes, seja em hortas verticais ou horizontais, você não deve esquecer de providenciar furos no fundo para evitar o excesso de água no solo, isso pode contribuir para apodrecer as raízes.

Então a sugestão é se preocupar primeiro com solo que uma parte muito importante, ele precisa ser fofo e rico em nutrientes, isso deixará seus vegetais saudáveis e uma boa dica é utilizar adubos originados de itens naturais, como cascas e restos de vegetais.

Coleta de água da chuva

Sistema de coleta de água da chuva de dois barris.

A água é um recurso essencial para vida humana, isso é indiscutível, e já existem várias alternativas para suprir a carência de água de qualidade aqui no Brasil, como utilizar os rios e mananciais.

E uma excelente alternativa para economizar água em casa e fácil de replicar, que permite o melhor aproveitamento desse recurso natural é a captação de água da chuva e utilizar para tarefas domésticas.

Existe também sistemas de captação de água de chuva, como um tanque de água da chuva usado para coletar e armazenar o escoamento da água da chuva, e outros como uma Cisternas que normalmente é instalada em telhados por meio de tubos, são soluções alternativas eficientes usadas na hora de economizar água.

Vale a pena avaliar a possibilidade de instalar um sistema de coleta de água de chuva e/ou simplesmente considerar a possibilidade de armazenar a água de chuva para utilizá-la em tarefas domésticas e assim economizar nosso recurso natural mais importante que é Água. Se cada um contribuir um pouco, o planeta agradece!

Restos de alimentos para compostagem

Indivíduo com restos de alimento nas mãos, próximo do solo.

Existem várias possibilidades de reaproveitamento dos resíduos de alimentos, e a forma mais comum é através da compostagem doméstica, contribuindo para reduzir gases do efeito estufa e o lixo orgânico.

A compostagem é um processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Tie Dye

Quatro recipientes com tinta, pincéis e tecido branco sobre a mesa de madeira.

Especialistas já falam sobre o problema de poluição no mundo da moda e as soluções como corantes naturais para um futuro mais sustentável, portanto, a Tie Dye é uma boa opção para contribuir de forma positiva com nosso planeta.

A apresentadora do Se Essa Roupa Fosse Minha, do GNT, consultora de moda e de sustentabilidade, Giovanna Nader ensina a produzir Tie Dye usando produtos fáceis de se ter em casa, e diz “Há quem prefira usar corante. Eu gosto dos alimentos que causam o mesmo efeito”,

Já pensou em usar roupa tingida de forma natural? Dá par usar cascas de cebola e a beterraba para tonalizar. Já o artista têxtil mexicano Porfirio Gutiérrez comenta que “As cores que vêm das plantas vão além da mera beleza, os corantes estão ligados a um ser vivo, um conhecimento e uma sabedoria maiores”.

Faça escolhas mais conscientes, se disponha a aprender e fazer uma Tie Dye e depois compartilhe essa dica com amigos e familiares, quanto mais consciência dos consumidores, mais podemos minimizar o impacto da arte do tingimento na moda, no meio ambiente.

Inseticida natural

Mulher de chapéu de palha, cuidando das plantas com um borrifador.

Como a sociedade já tem mais conhecimento da necessidade da sustentabilidade, e falamos no tópico acima sobre produzir alimentos orgânicos em casa, então com isso surge também a necessidade de alternativas para o controle biológico de pragas, insetos, pois o tradicional utiliza muita química e que prejudica as plantas e o solo.

Os inseticidas naturais representam essa alternativa para produtores rurais que não querem utilizar agentes químicos em suas lavouras e até mesmo para pessoas comuns que estão em busca de uma solução útil contra a proliferação de insetos em suas residências.

A sugestão é utilizar ingredientes naturais como alho, coentro, hortelã, tabaco, pimenta, essas são algumas opções de inseticidas naturais que podem ser usados para proteger plantações e combater pragas que atacam lavouras ou até mesmo hortas caseiras, contra larvas, borboletas, formigas, pulgões, lagartas, moscas, mosquitos entre outros, ok?

Velas perfumadas

Mulher alegre à mesa com ingredientes para fazer velas.

O que velas perfumadas tem relação com projetos sustentáveis, vamos te explicar. A maioria das velas são feitas com cera de parafina, um subproduto do petróleo bruto, então quando você acende uma vela de parafina, é como se estivesse queimando combustíveis fósseis dentro de sua própria casa.

Então se você gosta de vela como decoração, faça a sua própria vela perfumada em casa ou utilize velas aromáticas ecológicas, produzidas a partir de ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e até de arroz.

Conservas

Potes com vegetais em conserva ou fermentados.

A prática de alimentos em conserva, traz grandes benefícios para a saúde em primeiro lugar e consequentemente para o meio ambiente, pois é possível aproveitar alimentos perecíveis, que está diretamente relacionada a sustentabilidade.

Além disso, é uma ótima forma de contribuir com a preservação do meio ambiente, dando destinação correta ao vidro, que é um dos produtos que mais demoram a se decompor, mas que é 100% reciclável.

Então o aspecto mais importante no processo de conservas é esterilizar o vidro, isso vai garantir o armazenamento em segurança do alimento. Já pensou em reutilizar seus potes de vidros e conservar alimentos? Aproveite a dica.

Papel semente

Mulher fazendo lindo cartão de felicitações na mesa.

E outra forma de contribuir positivamente com o meio ambiente é através da reciclagem do papel e transformação em Papel Semente ou papel que vira flor, essa é uma ideia relativamente nova quando desenvolvida de maneira artesanal, que permite a reciclagem e o descarte sustentável, porque depois de usado, pode ser plantado para fazer as sementes germinarem.

Este papel pode ser utilizado na confecção de brindes e produtos ecológicos, como: envelopes, caixas, embalagens, cartões, crachás, convites, tags para confecções de roupas, brindes ecológicos etc.

Ele tem as mesmas características de um papel reciclado artesanal, mas com um diferencial: possui vida! Então para plantar o papel semente é bem simples, você precisará picotá-lo e em seguida, basta pegar um pequeno pedaço e colocar diretamente no canteiro ou vaso, cobrindo-o com terra assim como se faz normalmente com as sementes.

Além de fazer o descarte saudável, ainda irá contribuir para gerar novas vidas, com a redução do carbono na atmosfera, participando ativamente do movimento de responsabilidade socioambiental.

Papel reciclável

Papel amassado com o símbolo verde da reciclagem.

Utilizar o papel reciclável é uma excelente maneira de contribuir com o meio ambiente, pois a produção do papel tem como matéria-prima a celulose que é extraída de árvores, como eucalipto e pinheiro.

Então o papel reciclável preserva e reutiliza recursos e além disso consegue criar uma relação equilibrada entre a sociedade e ecologia, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, uma tonelada de papéis recolhidos para a reciclagem pode evitar o corte de até 20 árvores.

Andar de bicicleta

Mulher andando de bicicleta na rua.

É de conhecimento de grande maioria, que os veículos automotivos são um dos maiores poluentes do planeta, porque emitem gás carbono que contribuem para o efeito estufa e como alternativa a bicicleta pode ser um excelente veículo de transporte sustentável e ecologicamente correto, contribuindo com a redução de toneladas de CO² da atmosfera, além dos benefícios para a saúde individual.

Então ao optar pela bicicleta como transporte, você deixa de emitir qualquer gás do efeito estufa e evita outros componentes dos combustíveis fósseis, ainda tem mais ganho nesse sentido, pois caso precise de manutenção, ela bem mais simples do que a de uma motocicleta ou carro.

Separe o lixo de casa

Indivíduo colocando garrafas de plástico no lixo seletivo.

Separação de lixo é um tema essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade e para isso é necessário também saber como separar o lixo corretamente, este é o primeiro passo, pois separar o lixo doméstico pode evitar danos significativos ao meio ambiente; economizar energia, matéria-prima, água e espaço de aterros e lixões então vamos ver como separá-los abaixo.

Lixo reciclável é todo resíduo que pode ser transformado, em partes ou completamente, em algo novo igual ou diferente do original, são: folhas de papel, garrafas pet, latas de bebida, arames, embalagens, pilhas, baterias e partes de eletroeletrônicos e vidros.

Lixo não reciclável são os resíduos plastificados, papéis sanitários, etiquetas adesivas, papéis engordurados, papel carbono, papéis parafinados, fotografias, papel celofane, bitucas de cigarros, guardanapos.

Lixo orgânico são todos resíduos de sobras de alimentos, a cascas de frutas, legumes e como falamos no tópico de compostagem é uma maneira de destinar corretamente e praticar a reciclagem dos orgânicos em casa. Separar o lixo é uma maneira de cuidar do ambiente e extremamente necessária, assim garantimos a reciclagem e um planeta mais saudável para todos nós.

Projetos sustentáveis simples para escola

Se existe algo que é capaz de mudar uma sociedade é a educação, e para isso é necessário projetos para que juntos possam compartilhar conhecimento e encontrar soluções para os problemas em comum que neste caso tem se perpetuado durante anos prejudicando nosso planeta como a falta de preservação do meio ambiente. Vamos conferir algumas opções de projetos sustentáveis no ambiente escolar abaixo.

Incentive a criação de uma rede de caronas

Professor de escola primária e alunos em pé de ônibus escolar.

Essa é uma atitude tão necessária que algumas empresas que estão comprometidas já têm essa prática como parte da cultura entre os colaboradores, e outras já dispõem de serviços na internet para facilitar a vida de quem procura e oferece carona, isso também se aplica para os estudantes.

Essa é uma alternativa para diminuir o tráfego intenso e diminuir o uso do carro por ocupante e consequentemente emitindo menos gases poluentes no planeta, portanto você pode ser a pessoa que oferece ou procura carona, mas pratique, existem diversos aplicativos já disponíveis para isso como: Eco-carroagem, Unicaronas, Carona Segura, Carona Brasil e entre outros.

Implantação de uma horta comunitária

Grupo de pessoas ao redor de um horta comunitária.

Uma horta Comunitária é desenvolvida utilizando áreas públicas dentro da cidade fazendo o seu aproveitamento para a produção de alimentos, através do trabalho voluntário e solidário da comunidade e neste caso dos alunos.

Um projeto de horta comunitária tem como função promover a conscientização e a capacitação dos estudantes, incentivando a produção de alimentos sem agrotóxicos, uma alimentação saudável e o seu aproveitamento integral pela própria comunidade/escola.

Redução do uso de papel

Duas crianças deitadas sobre o símbolo da reciclagem.

Falamos um pouco no tópico de papel reciclável sobre a importância dele, porém mais importante ainda é a redução do uso de qualquer tipo de papel e uma instituição de ensino é um negócio como qualquer outro que produz toneladas de papéis durante o ano letivo. E para produzir uma tonelada de papel se utiliza 17 árvores na sua confecção, 115 mil litros de água.

Além do processo de decomposição do papel liberar gás metano e 16% dos resíduos sólidos de aterros são de papel, então é uma realidade que precisa ser mudada, os danos podem ser revertidos através da conscientização e de práticas simples. Algumas sugestões são, reutilização do papel, reciclagem, digitalização de documentos e principalmente o uso de tecnologia tão acessível atualmente.

Organizar feiras anuais com incentivo à inovação

Menino olhando no telescópio de laboratório, do lado de outras crianças.

As feiras e eventos de inovação são excelentes oportunidades para ficar por dentro do que há de mais atual no mercado, além de captar novos prospectos, apresentar inovações ao ambiente escolar.

Algumas instituições de ensinos já possuem essa prática, porém se não for o caso da sua o que te impede de junto com alunos e a colaboração de professores, desenvolverem um projeto desse? É uma oportunidade incrível para contribuir com projetos sustentáveis e trazer mais consciência para a instituição.

Realizar passeios e excursões ecológicas

Grupo de crianças aprendendo sobre sustentabilidade e proteção ambiental.

Os passeios escolares e excursões ecológicas são eventos de turismo pedagógico que consolidam o aprendizado em sala de aula e para que sejam um sucesso é preciso saber integrar o conteúdo abordado em aula e como falamos na introdução a educação é um fator importante para promover mudanças na sociedade.

E por mais simples que seja uma excursão ou um passeio, não importa sua duração ou distância, se for bem planejado, no mínimo ela oferecerá integração, organização, sociabilização e muito conhecimento para os participantes e esse é objetivo, estar em contato com a natureza irá trazer mais consciência sobre a importância de preservá-la.

Criar grupos de debates sobre sustentabilidade

Durante a aula crianças erguem as mãos para perguntar.

É necessário debater essas diversas formas de preservação e cuidado com o meio ambiente e isso vem ganhando força no processo de ensino-aprendizagem que é fundamental para Educação Ambiental e para sustentabilidade.

Isso também favorece a inovação pelas novas gerações que estão mais abertas ao tema, mais preocupadas com a situação, pois é o conhecimento compartilhado que irá proporcionar essas inovações e soluções para o meio ambiente, que já não pede, mas está gritando por socorro.

Conheça também equipamentos para ajudar em seus projetos

Neste artigo sugerimos algumas ideias de projetos sustentáveis, e agora que sabe o que fazer, que tal conferir alguns de nossos artigos sobre produtos relacionados ao artigo? Confira os melhores kit de jardinagem e ferramentas, assim como potes herméticos para realizar uma das ideias apresentadas aqui no artigo: as conservas! Se tiver um tempo sobrando, veja abaixo!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

Os 10 melhores kits de ferramentas de 2022: da Stanley, Tramontina e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/981

Em busca de um kit de ferramentas? Veja aqui quais os melhores disponíveis no mercado, dicas para escolher o ideal para você, preços e onde encontrar.

Os 10 melhores potes herméticos de 2022: Electrolux, Euro Home e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1990

Neste artigo, confira dicas e informações sobre como escolher os melhores potes herméticos, além de um ranking com os 10 melhores modelos de 2022!

Faça uso desses projetos sustentáveis para melhorar o mundo ao seu redor!

Grupo de pessoas suspendendo um globo na floresta.

Mostramos ao longo do texto inúmeras formas que todos nós podemos contribuir através de projetos sustentáveis simples em casa ou nas escolas, com a saúde do nosso planeta, mas principalmente precisamos ter consciência dentro de casa para que isso se torne um hábito em qualquer lugar que se vá.

Então de uma forma simplificada a sustentabilidade se resume a ações/atividades humanas que visam suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras e isso está ao alcance de qualquer um.

Esperamos que após todas essas dicas e sugestões, você consiga praticá-las, comece pelas que forem mais fáceis e depois vai ampliando para outras e compartilhe as práticas com seus familiares, amigos e com máximo de pessoas possíveis, nunca subestime o poder de pequenas atitudes feitas diariamente, ao longo de um mês, um ano, uma década se tornarão grandes e importantes para todos nós.

Se cada um fizer um pouco, não dependemos de grandes organizações, nem governos para melhorar o mundo ao nosso redor, juntos e com projetos simples, podemos fazer grandes mudanças.

Autor deste artigo

Sempre gostei de leitura tanto quanto de escrever, a comunicação é uma habilidade pra mim, e através dela consigo transmitir informações, idéias, dicas...

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto