Planta copo de leite: como cuidar, cores, significado e mais!

Planta copo de leite: como cuidar, cores, significado e mais!

Você tem a flor copo de leite em casa mas não sabe como cuidar? Confira a seguir dicas de cultivo, principais informações e curiosidades sobre a planta.


Conheça o significado da planta copo de leite!

Flores copo de leite

A planta copo de leite tem muitos significados, a seguir você conhecerá os principais. Essa planta representa a inocência e a pureza. Além disso, o copo de leite significa também a paz, a tranquilidade e a calma. Seu espádice (espiga que fica no meio da flor) de cor amarelada remete a alegria, bonança, sucesso e luz espiritual. Devido a esses significados essa planta é muito apreciada.

Ao longo deste artigo você irá aprender a como cuidar da sua planta copo de leite. Ensinaremos a escolher o vaso certo para a sua muda, qual o clima ideal para cultivá-la, quantas vezes regá-la, como plantar e como você deve podar.

Além disso, você vai descobrir algumas curiosidades sobre essa linda espécie. Ao final deste artigo você verá que vale muito a pena cultivar a planta copo de leite, afinal, ela necessita de poucos cuidados. Continue lendo e saiba mais.

Informações básicas da planta copo de leite

Planta copo de leite


Nome Científico

Zantedeschia aethiopica

Outros NomesCopo-de-leite, Lírio-do-nilo, Calla-branca
OrigemÁfrica
Porte
90cm
Ciclo de Vida
Perene
Floração
Primavera, Outono

Clima

Tropical, Subtropical


A planta Zantedeschia aethiopica é uma flor ornamental que recebe vários nomes populares. Essa linda planta se adapta facilmente a ambientes de clima tropical e subtropical, sendo assim uma planta fácil de ser cultivada no Brasil.

Além disso, quando bem cuidada, pode crescer até 90cm de altura, e pode ser cultivada em vasos dentro de casa. Sua floração no Brasil acontece duas vezes no ano, uma na primavera e outra no outono.

Como cuidar da planta copo de leite

Pessoa cuidando de flores

A planta copo de leite é uma flor muito fácil de ser cultivada, pois não necessita de muitos cuidados constantes. Porém, por mais que seja fácil, é preciso ter certa atenção com a luminosidade, o adubo e o vaso, por exemplo. Veja a seguir quais os cuidados principais para sua plantinha..

Escolha um vaso para a planta copo de leite

Quando for colocar sua flor copo de leite em um vaso, opte pelos vasos de barro. Por mais que essa planta se adapte bem a climas quentes, ela é delicada e quando exposta a altas temperaturas pode ser prejudicada.

Por isso, ao plantar em vasos de barro, certifique-se de que ele tenha cerca furos para escoar a água. Além disso, quanto maior for o vaso, melhor será, pois ajudará a manter o solo úmido e terá bastante espaço para a planta crescer.

Clima ideal para planta copo de leite

Embora essa planta se dê bem em climas tropical e subtropical, ela gosta de climas amenos e úmidos. A temperatura ideal para cultivar a copo de leite é entre os 10°C a 28°C, temperaturas menores ou maiores que essas podem ser prejudicais para sua muda.

Sendo assim, evite expô-la a temperaturas muito altas, pois pode impedir o seu desenvolvimento. Logo, essa planta é mais tolerante ao frio devido ser nativa de beiras de rios e lagos.

Luminosidade ideal para planta copo de leite

Essa planta não gosta de ser exposta ao sol pleno, por isso o ideal é deixá-la a maior parte do tempo na meia sombra. Caso receba sol demais e nos horários de maior incidência de raios ultra violeta, ela pode ter suas flores e folhas queimadas.

Por isso, o recomendado é que a flor copo de leite receba cerca de 4 horas de sol por dia, apenas. O restante do tempo precisa ficar na sombra. Para isso, escolha um local que seja claro, como o parapeito de uma janela, onde a planta possa receber o sol indiretamente.

Solo ideal para planta copo de leite

É uma planta que gosta de umidade, com o solo não é diferente. Por isso, plante a flor copo de leite em um solo úmido e bem drenado, elas gostam muito. Ou também, plante em um solo que seja rico em matéria orgânica.

Ao plantar a sua planta copo de leite em um solo rico em húmus, será mais fácil cuidá-la, já que ela terá umidade e como fixar suas raízes. Lembrando que dependendo do local que você for plantar, ou seja, se vai ser em um vaso ou diretamente no solo, o substrato e adubo a serem usados serão diferentes.

Rega da planta copo de leite

Para manter essa planta com um solo sempre úmido e em uma temperatura adequada, fazer a rega corretamente contribui muito para seu crescimento e florescimento. Assim sendo, essa flor precisa ser regada ao menos um dia sim e um dia não, para que seu solo fique sempre úmido.

Mas, tenha cuidado para não regar demais, pois a umidade em excesso pode prejudicar. Caso o solo fique muito molhado podem aparecer bactérias e fungos, como a bactéria Erwine, por exemplo. Então, para saber se o solo está úmido, coloque o dedo dentro do vaso a uma profundidade de dois centímetros.

Substratos e adubo para planta copo de leite

Primeiramente, é importante saber que existe diferença entre substrato e adubo. Substrato é o que dá suporte para que a planta fique fixa no solo. No caso da flor copo de leite, os substratos que podem ser usados são o húmus de minhoca, vermiculita e a casca de arroz carbonizada.

Já o adubo, é um fertilizante que pode ser aplicado regularmente para que a planta receba os nutrientes necessários para desenvolver suas folhas, raízes e flores. Sendo o adubo orgânico o mais indicado para essa planta, que pode ser feito através da compostagem ou das fezes de animais, como você pode conferir em Os 10 Melhores Adubos para Flores de 2022.

Como replantar copo de leite

Essa flor é uma planta que se reproduz com facilidade, sendo possível fazer mudas através do replantio. Esse processo também é necessário ser feito quando a copo de leite for plantada em vasos, pois com o tempo, o local pode ficar pequeno para a planta.

Então, encha um novo vaso, dessa vez maior, com adubo e substrato. Retire a planta do vaso com cuidado. Ao retirá-la, você verá que ela tem como se fosse uma batata redonda na sua raiz, ele se chama bulbo e deve ficar todo coberto pelo solo no novo vaso.

Poda da planta copo de leite

A poda da planta copo de leite deve ser feita apenas quando as flores estiverem murchas ou quando não houver flor alguma. Pegue uma faca que esteja esterilizada com água sanitária ou álcool e comece cortando os galhos que estiverem secos, mesmo que esse seja o galho principal da planta.

Por ser uma planta que cresce muito, pode acontecer de alguns galhos crescerem encostados uns nos outros, por isso é importante podar alguns. Para isso, corte acima do nó para obter um comprimento razoável. O objetivo da poda é deixar a planta com uma aparência bonita retirando os galhos mortos.

Pragas e doenças da planta copo de leite

Uma das pragas que mais ataca essa planta são os caramujos, que afetam o desenvolvimento da planta ao sugar os nutrientes da flor através do caule. O fungo Cercosporiose é um parasita que pode afetar toda a planta, deixando suas folhas com a aparência de secas que podem chegar a cair.

Além disso, a cercosporiose pode impedir que novas flores nasçam. A bactéria Erwinea, que gosta de ambientes úmidos, ou seja, do mesmo ambiente da copo de leite, pode provocar o murchamento do bulbo. Entretanto, isso só acontecerá caso você regue demais a sua planta.

Manutenção da planta copo de leite

Para manter a planta sempre bonita, é necessário fazer sua manutenção. Essa manutenção inclui sempre podar a planta para que mantenha uma aparência agradável, como também, fazer a manutenção do solo. Neste caso, é necessário uma vez no mês mudar o adubo e o substrato da planta.

A manutenção inclui também o cuidado com a quantidade de água, a umidade demais pode fazer mal à planta. Além de que, quando a muda ficar com as folhas amarelas, não é necessário regá-la, pois ela está entrando em hibernação em épocas de frio intenso.

Sobre a planta copo de leite

Flores copo de leite

Agora que você já sabe como cuidar desta planta, chegou a hora de saber mais sobre ela. Descubra a seguir desde em quais cores ela pode ser encontrada até quais são seus benefícios.

Cores da planta copo de leite

A planta copo de leite pode ser encontrada em diversas cores, devido a facilidade que existe em fazer a seleção e o cruzamentos entre as diversas cores de copo de leite que existem. Atualmente essa flor pode ser encontrada desde o branco, a sua cor mais comum, até na cor laranja.

As cores da planta copo de leite que são mais comercializadas são cores roxas, amarelas, verdes, brancas, rosas, laranjas e vermelhas. Lembrando que a cor original dessa planta sempre foi o branco, mas com o passar dos anos surgiram novas cores.

Descrição da planta copo de leite

Essa planta possui caules lisos que podem chegar a medir até 40cm de comprimento. As lâminas das folhas são grossas e carnudas, que crescem com suas pontas apontadas para cima. Geralmente, as flores dessa planta são brancas e em seu topo tem o formato de um funil com uma fenda na lateral.

O copo de leite também possui um pendão no meio da flor. Lembrando que esse pendão é a parte tóxica da planta, que pode fazer mal tanto para o ser humano quanto para os animais. A fruta dessa planta é oval, amarelada, com cerca de um centímetro.

Quando a planta copo de leite floresce?

Tendo as suas flores perfumadas em um tom suave que faz com que atraia vários insetos e abelhas, responsáveis pelo processo de polinização. A sua floração acontece entre os meses de agosto a janeiro (primavera e verão), mas se bem cuidada, ou seja, caso receba água e adubo na quantidade certa, pode florescer o ano todo.

Suas flores, podem surgir entre 60 a 90 dias após serem plantadas, independente de ser em um vaso ou diretamente no solo do seu jardim. Depois que a planta copo de leite floresce, as flores podem durar entre 30 a 40 dias.

Uso da planta copo de leite na decoração

A planta copo de leite é muito usada em decorações, seja do ambiente de uma casa ou em festas. A verdade é que essa flor ela harmoniza qualquer ambiente que seja colocada. Por possuir folhas aveludadas e um formato exótico, é considerada muito sofisticada e moderna, sendo assim, muito usada em decorações de casamentos.

Por serem flores que duram mais de um mês, elas podem ser retiradas e colocadas dentro de um vaso com água para decorar sua sala de estar, por exemplo. Além disso, é muito comum ser usada em festas em forma de arranjos na entrada do local.

A planta copo de leite é venenosa

Embora seja uma linda planta e que seja de fácil cultivo, é importante ficar atento quando as crianças e animais de estimação estiverem perto da flor. A planta copo de leite é considerada venenosa devido produzir a substância chamada oxalato de cálcio.

Portanto, quando você for plantar sua copo de leite a coloque em uma área onde seja mais difícil que crianças e animais tenham contato com a flor. Pois, o seu pistilo ao entrar em contato com os olhos pode causar irritação e prejudicar a córnea, além de que pode causar asfixia e dificuldade para engolir, por exemplo.

Benefícios da planta copo de leite

Embora seja uma planta tóxica, não tem como negar que essa planta tem seus benefícios. Como você pôde ler em tópicos anteriores, essa flor é uma planta fácil de ser cultivada, logo não precisa ser regada com muita frequência, todos os dias, e pode ser mantida dentro de casa em um vaso.

Além disso, por ser uma flor que possui um perfume não muito intenso, ela pode ser usada para decorar e perfumar a sua casa, deixando o ambiente ainda mais aconchegante. Bem como, é uma planta que traz boas energias, como paz, alegria, amor e tranquilidade para o ambiente.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas plantas copo de leite

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar e escolher plantas copo de leite, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A planta copo de leite é muito utilizada em arranjos e decoração interna!

Planta copo de leite

A planta copo de leite é realmente muito encantadora, possuindo um lindo significado e muita beleza. Por ser uma planta que pode ser usada para fazer arranjos, use sua criatividade e decore a sua casa, além de deixá-la perfumada. Ao longo deste artigo, você pôde aprender também a como cuidar dessa planta para que ela se desenvolva.

Além disso, você descobriu que essa planta não é difícil de ser cultivada em casa, como também que é preciso ter certos cuidados ao plantá-la, pois ela é tóxica. Agora que você já sabe todas essas informações, chegou a hora de plantar e decorar a sua casa e jardim com essa linda planta e deixar o ambiente mais aconchegante.

Autor deste artigo

Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos