Suculenta estiolada: sintomas, o que fazer, como ocorre e mais!

Suculenta estiolada: sintomas, o que fazer, como ocorre e mais!

Você sabe o que fazer quando a suculenta ficar estiolada? Veja neste artigo dicas de como cuidar e manter sua suculenta saudável e bonita.


O que é suculenta estiolada?

Plantas suculentas

Com uma exuberante aparência, fácil adaptação e cuidados, a suculenta é uma planta ideal para ter em ambientes internos e externos da casa. Além de poderem transformar um local e trazer mais harmonia ao espaço, ela é capaz de proporcionar uma atmosfera mais natural e arejada.

Por isso, para manter sua suculenta com belas formas e cores vivas, é importante acompanhar seu aspecto saudável e evitar que ela entre em processo de estiolamento. Isto é, quando a planta começa a se deformar e transformar suas elegantes folhas verdes em tonalidades amareladas e opacas.

Caso você tenha uma planta que esteja estiolada ou deseja evitar que isso aconteça, veja a seguir como ocorre esse processo em que o vegetal fica debilitado. Além disso, saiba mais sobre as melhores práticas e dicas para manter sua suculenta sempre sadia.

Sobre uma suculenta estiolada

Tendo em vista que o processo de estiolamento é um sinal que a planta não está bem e saudável, é muito importante identificar isso na sua suculenta para tratar o quanto antes e evitar que ela perca sua vida.

Para conhecer os sintomas, como ocorre e formas de evitar que a suculenta fique estiolada, acompanhe o artigo abaixo.

Sintomas de uma suculenta estiolada

Para verificar se sua suculenta encontra-se estiolada, o primeiro passo é preciso verificar a aparência de sua planta. Então, se as folhas estiverem com um espaçamento anormal entre elas, apresentarem uma cor pálida ou amarelada ou até com um tamanho pequeno e começarem a cair, são sinais de que o vegetal encontra-se debilitado.

Além da folhagem da planta, você poderá notar se o caule possui um alongamento ou crescimento de forma excessiva e se a base está apodrecida em alguns pontos no solo. Em todos os casos, sua suculenta irá perder a aparência original dela.

Como ocorre o problema do estiolamento

A princípio, todas as plantas necessitam de iluminação para realizar a fotossíntese, seja ela em menor quantidade ou maior tempo de exposição solar. Dessa forma, quando o vegetal não recebe a quantidade suficiente de luz, ele acaba se desenvolvendo de forma anormal à procura de luminosidade. Em consequência disso, ocorre o estiolamento.

Tendo em vista que a planta pode chegar à morte caso não receba luz solar, o estiolamento é um sistema de autoproteção e uma forma de sobreviver em condições severas. Como principais consequências desse processo, a planta acaba tendo um desenvolvimento anormal e mudando sua coloração para tons amarelados.

O excesso de nitrogênio pode ser a causa também

Na adubação da planta, o excesso de nitrogênio também pode causar o estiolamento da suculenta. Uma vez que ele é o responsável por estimular o crescimento do vegetal, quando colocado demasiadamente pode fazer mal ao vegetal e comprometer sua saúde.

Tendo em vista que suculentas e cactos em geral não necessitam de adubação, é sempre importante verificar o tipo da espécie e características da planta, antes de colocar o adubo. Ademais, é válido também verificar se há realmente a necessidade de utilizar tais vitaminas no solo para desenvolver o vegetal.

Como evitar que a suculenta fique estiolada

Para evitar que sua suculenta fique estiolada, conheça sua planta e busque posicioná-la em locais adequados para ela. Em outras palavras, veja se ela é do tipo que prefere: sombra, meia sombra ou sol pleno. Assim, posicione ela dentro da sua casa de acordo com o perfil dela.

Em geral, as suculentas são resistentes ao sol e iluminação indireta por longos períodos do dia, por isso são ótimos as varandas e jardins com um pouco de sombra. Caso opte por deixá-las dentro de casa, escolha ambientes iluminados e arejados, como janelas, mesas de centro e jardins verticais internos.

O que fazer com uma suculenta estiolada?

Embora a aparência da suculenta possa estar deformada, é possível salvar a planta e trazer energia e robustez de volta para ela. Com alguns passos simples, você conseguirá reverter o processo de estiolamento dela.

Veja a seguir quatro dicas e instruções simples para recuperar uma suculenta estiolada.

Mude o local da suculenta estiolada

O primeiro passo para recuperar uma suculenta estiolada é mudar o local de onde ela se encontra. Isso é necessário e fundamental para sua planta, pois a iluminação atual pode não estar sendo suficiente para ela se manter saudável.

Busque um local da casa que possua sol indireto ou meia sombra, com no mínimo 3 horas diárias de iluminação ou uma boa quantidade de luz indireta na maior parte do dia. Dessa forma, você encontrará boas opções no ambiente externo. Caso opte por deixá-la dentro de casa, coloque a planta próxima a janelas, sacadas e portas abertas ou com vidro transparente.

Faça a poda da suculenta estiolada

Depois de mudar de posição sua suculenta, faça uma poda nela. Isso irá remover as partes danificadas de sua planta e fará com que ela se desenvolva com mais força e saudável novamente. Por isso, essa etapa é importante para recuperar sua suculenta.

Para realizar a poda, verifique onde está o caule da planta principal e deixando apenas dois dedos acima do solo, faça o corte da sua suculenta com o auxílio de uma tesoura. Depois disso, caso seja necessário, você também pode retirar as folhas que estiverem prejudicadas e com uma coloração amarelada.

Quando replantar a parte principal da suculenta?

Antes de replantar a parte principal da suculenta, lembre-se de deixar essa parte secando por cerca de dois dias ou até não aparecer sinais de umidade na planta. Assim, você irá evitar que fungos se propaguem na região e o apodrecimento do vegetal.

Quando ela estiver seca, plante a suculenta principal na terra deixando cerca de um centímetro do caule dentro da terra. Dessa forma, irá estimular a formação de raízes da planta. Caso deseje, você também pode acrescentar uma solução enraizadora para estimular ainda mais o crescimento das raízes. Tal solução pode ser facilmente encontrada em lojas de jardinagem.

Quando criar outras mudas de suculentas?

Caso você deseje criar mudas de suculentas, você pode aproveitar utilizando uma única folha da suculenta. Para isso, pegue uma folha inteira, com tamanho médio e com aparência saudável do caule da planta. Lembre-se de tomar cuidado na remoção da folha, evitando quebrar ela ao meio ou machucar a folhagem.

Depois de remover a folha, deixe as folhas secando por uma noite em sombra para fazer a cura da parte removida. Assim, você evitará a propagação de fungos nela. Em seguida, pegue a folha e pressione um pouco elas sobre um solo úmido. Assim, naturalmente irá nascer raízes e brotos, propagando sua planta.

Como cuidar de uma suculenta

Ferramentas de jardinagem

Além de tratar o estiolamento de uma suculenta, para mantê-la com um bom aspecto e vívida, é fundamental manter bons hábitos de manutenção da planta. Embora ela precise de poucos cuidados, existem algumas dicas de poda, vasos, luminosidade e rega que podem facilitar no dia a dia do vegetal.

Adiante você encontrará mais informações sobre como cuidar de sua suculenta.

Como poda da suculenta

A poda de suculentas não precisam ser realizadas com frequência, pois como são plantas mais resistentes, elas tendem a durar por mais tempo de forma saudável. Por isso, por ser um processo agressivo para a planta, realize apenas quando elas crescerem de forma rápida no vaso ou para moldá-las em algum formato particular.

O primeiro passo para a poda é separar um objeto cortante bem afiado e esterilizado, para cortar com precisão a planta e sem mastigar o caule. Em seguida, faça o corte no caule da parte desejada e remova as folhas secas e velhas, se necessário. Caso deseje, você também poderá replantar as partes que estiverem saudáveis em outro vaso.

Vasos para plantar a suculenta

A suculenta pode ser plantada em qualquer tipo de vaso, seja ele de barro, plástico, fibra de coco, cerâmica ou mesmo em vidro. Além dessas opções de vaso, caso você esteja a procura de maior praticidade no seu dia a dia, também pode optar por vasos autoirrigáveis. O principal ponto de atenção é que o recipiente contenha pontos de escoamento de água.

Para adequar ao seu ambiente, você também pode optar por suportes que harmonizem com o local onde deixará a planta. Dependendo do tipo de suculenta, você pode manter ela em suportes pendentes como vasos pendentes e treliças. Ou então, é possível deixá-la em tripés, suportes ou mesas e cantos da casa.

Luminosidade para suculenta

O local ideal para colocar sua suculenta é onde recebe meia sombra ou luz indireta. Ambientes com intenso sol direto podem queimar as folhas da planta e, como vimos, em pouca ou nenhuma iluminação pode causar o estiolamento do vegetal.

Por isso, busque um local arejado, com iluminação e com uma boa sombra. Assim sua suculenta irá se adaptar rapidamente ao ambiente, seja ele dentro ou fora de casa. Por fim, como elas preferem climas um pouco mais quentes, evite locais fechados e úmidos, como o banheiro.

Clima para suculenta

Com origem na África e em regiões com clima árido e temperatura elevada, as suculentas se adaptam bem em ambientes mais quentes e secos. Podendo viver até quinze dias sem a necessidade de água, o clima ideal para elas é em ambientes com sol indireto ou meia sombra.

Para escolher o ambiente ideal, verifique se a temperatura não é muito baixa ou o clima é muito úmido, pois esses fatores podem prejudicar o desenvolvimento e crescimento de sua suculenta. Assim, dê preferência aos locais da casa onde possuem um clima mais ameno e adequados para sua planta.

Rega da suculenta

A irrigação da suculenta não precisa ser de forma frequente, bastando apenas evitar que o solo fique muito seco ou com excesso de água, para não deixar que a raiz apodreça. Para tanto, busque fazer a rega ao menos uma vez por semana, até sentir que o solo ficou úmido.

Sempre que possível, lembre-se de verificar a terra antes de regar, para evitar o acúmulo de água no solo. Além disso, busque não molhar diretamente as folhas da sua suculenta. Tendo em vista que com uma folhagem molhada, isso irá facilitar a proliferação de fungos e outros organismos na sua planta.

Solo ideal para suculenta

O solo da suculenta não precisa ter muitos cuidados e vitaminas acrescidas. O mais recomendável é utilizar areia com terra adubada. Além disso, o acréscimo de pequenas pedras é uma ótima forma de manter um solo mais livre e arejado, para escoar a água sem deixar que ela encharque a terra.

Por elas gostarem de um solo mais arenoso, o tipo de areia pode ser a de construção. E, em relação a terra adubada, ela pode ser qualquer terra vegetal acrescida de algum composto orgânico. Esses tipos de materiais podem ser facilmente encontrados em casas de jardinagem ou na ala de casa e jardim de supermercados.

Adubos e substratos para suculenta

A maior parte das espécies de suculentas não necessitam de adubos para crescerem e se manterem saudáveis, pois essas espécies naturalmente são resistentes e fortes. No entanto, caso você deseje utilizar adubo e substrato, dê preferência para os naturais e orgânicos para colocar no solo de sua planta.

Além dos adubos específicos que podem ser encontrados no mercado, você também pode utilizar casca de ovo triturado, casca de banana e vegetais em pequenos pedaços, água reutilizada de cozimento de legumes ou então borra de café.

Uma suculenta estiolada tem salvação!

Plantas suculentas

As suculentas são excelentes escolhas para quem busca decorar e mudar a atmosfera de qualquer ambiente dentro ou fora de casa. Além de serem práticas e fáceis de cuidar, elas possuem diversos tipos de espécies que certamente podem combinar com o seu perfil.

Embora ela possa sofrer um processo de estiolamento quando não estiver bem posicionada, basta você identificar alguns sinais da aparência da folhagem, caule e base de sua suculenta. Feito isso, você conseguirá pode meio de: alteração de local, poda e replantio, recuperar sua planta de forma simples e saudável.

Depois de ler este artigo, aproveite as dicas sobre as suculentas estioladas e formas de manter e cuidar de sua planta para mantê-la bonita e com muito frescor.

Autor deste artigo

Estudo Administração e adoro de praticar esportes e viajar. Além disso, me interesso em ler e aprender sobre temas relacionados a atividades ao ar livre e estilo de vida.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos