Carne para espetinho: os melhores cortes, como temperar e mais!

Carne para espetinho: os melhores cortes, como temperar e mais!

O espetinho é um famoso jeito de se preparar churrasco. Confira aqui as melhores carnes para usar e como prepará-las.


Qual é a melhor carne para espetinho?

Espetinhos de churrasco

A carne no espeto já é famosa nos churrascos, e a sua versão menor, o espetinho, também roda o Brasil e está presente em todos os locais, sendo também chamado de churrasquinho em alguns deles. A simplicidade e facilidade de se preparar o espetinho, aliado ao sabor de uma carne preparada na brasa, tornou-o uma famosa comida de rua.

Mas é importante que se saiba preparar e escolher uma boa carne para o espetinho, não é prazeroso comer pedaços muito duros ou secos, ou ainda carnes muito magras. Além disso, saber sobre os cortes, sobre o tempero e o sal do churrasco é essencial para que os espetinhos fiquem saborosos.

Então, por mais simples que seja, o preparo do espetinho requer certos conhecimentos sobre o preparo e sobre as carnes, aprenda-os agora.

Melhores carnes para espetinho

Para fazer um bom espetinho é importante escolher uma carne adequada, existem vários cortes e tipos, alguns mais gordos, outros mais macios, tanto do boi, quanto do porco ou do frango, por isso, conheça agora quais as melhores opções para o espetinho.

Alcatra

Pedaços de alcatra

A alcatra é um dos cortes mais valorizados do Boi. Possui vários subcortes famosos, como a Picanha e a Maminha. Está localizada na parte traseira do boi, entre o lombo e a coxa, só isso já dá um toque de qualidade à esta carne, que é muito macia e com um bom teor de gordura.

Esta carne, com sua gordura em boa quantidade, maciez e um sabor suave, é perfeita para um bom espetinho. Sendo um corte de primeira, seu preço não é dos mais baratos do supermercado, mas com certeza é mais acessível que o filé mignon e a picanha.

Picanha

Picanha

A picanha é o corte mais famoso do boi, e um dos mais nobres, juntamente com o filé mignon. Esta carne é muito macia e suculenta, possui um sabor muito marcante e é conhecida pela sua capa de gordura bem acentuada.

Para ser preparada no espetinho, os cortes da picanha devem ser feitos em meia-lua ou bifes, para que se aproveite a gordura e não vá para a brasa sem ela, que é o que dá bastante sabor a carne. Além disso, ela deve ser temperada apenas com sal grosso, para preservar o sabor natural.

Os espetinhos feitos com picanha com certeza são um dos melhores de qualquer churrasco, no entanto, o corte possui um dos valores mais elevados do mercado.

Peito de frango

Peito de frango

A carne do frango é muito amada e consumida pelos brasileiros. Para o espetinho, que é basicamente a carne no espeto, o peito é uma das melhores partes do frango para utilizar, por ser uma das que tem mais carne, sem ossos, tendo ainda a opção do filé de peito de frango.

Além do sabor e da facilidade do filé de peito de frango, o preço é outro atraente para usá-lo no espetinho. No entanto, é importante ter cuidado com o preparo, pois, como é uma carne branca e magra, ela pode ressecar enquanto está sendo assada.

É importante utilizar manteiga da terra enquanto assa para deixá-la melhor. Por fim, marinar o peito de frango com condimentos é uma boa forma de temperá-lo e deixar os espetinhos ainda mais saborosos.

Maminha

Maminha crua

A maminha é um dos cortes englobados pela alcatra, por isso, também é chamada de maminha da alcatra. Conhecida por ser um corte muito macio e não muito gorduroso, a maminha também é uma das melhores opções para fazer aquele espetinho de carne de boi.

Sendo considerado um corte nobre, é um dos preferidos dos brasileiros para o churrasco, ela é perfeita para os espetinhos, no entanto, com a alta dos preços, a maminha está com um valor que não é tão convidativo quanto seu sabor. Por último, o tempero mais utilizado é o sal grosso.

Pernil de porco

Pernil de porco

O pernil é um conhecido corte do porco, bastante versátil, com muita carne, e que pode ser preparado de diversas formas, fica perfeito no espetinho, com um apetitoso aspecto dourado após assar na brasa. Além disso, o pernil inclui a picanha, a alcatra e a maminha do porco, que são carnes muito saborosas e macias.

Um detalhe importante para um bom espetinho é o tempero do pernil, geralmente o marinado é a forma mais utilizada, pois a carne de porco combina com muitos condimentos, além disso, é importante fazer furos na carne para que ela absorva bem os sabores dos ingredientes

Lombo de porco

Lombo de porco

O lombo é a parte mais suculenta do porco, não tendo nenhum osso, o corte é feito entre o ombro e as patas de trás, essa carne conta com pouca gordura também. Além disso, ela é bem versátil e fica ótima assada na brasa, por conta da sua maciez, aliada à um bom tempero, dá ótimos espetinhos.

Por ser uma carne magra, é importante que não seja cortada muito fina, nem ficar em fogo alto, para evitar que fique ressacada. É aconselhado passar um pouco de manteiga enquanto a carne estiver na brasa, o que vai ajudar a manter uma boa textura.

Carnes mais baratas para espetinho

Após conhecer as melhores carnes para os espetinhos, é interessante ficar por dentro de algumas opções mais baratas, que também são muitos saborosas e agradam quando feitos na brasa, além de não pesar no bolso.

Fraldinha

Fraldinha crua

A fraldinha é um corte extraído da costela, com boas fibras musculares, o que torna a carne muito macia. É uma opção bem versátil, que pode ser preparada de diversas maneiras, mas tornou-se famosa nos churrascos por conta da sua qualidade e do preço mais acessível.

É perfeita para ser cortada em cubinhos, além disso, durante a grelha, a carne não deve passar muito tempo, pois o ponto ideal dela é mal passado, e um pouco ao ponto. Com certeza uma das melhores opções para o espetinho.

Contra filé

Contra filé cru

Também chamado de lombo, o contra filé é considerado um corte nobre do boi. É uma carne que, assim como a picanha, possui uma bela capa de gordura, que adiciona suculência e mantém a carne macia e úmida na boca.

Conhecido ainda como chorizo, em sua versão argentina, é menos macia que o filé mignon, mas é muito boa para churrasco, rendendo ótimos espetinhos, com seu sabor bem acentuado. O contra filé se destaca nos churrascos e melhores espetinhos, e ainda tem um preço mais em conta que outras opções.

Aranha bovina

A aranha bovina é um dos subcortes da alcatra, fazendo parte da traseira do boi. Não é um corte nobre, ainda é pouco conhecido e utilizado, mas é uma carne muito boa.

As fibras dessa carne são bem curtas e ela possui uma maciez interessante, o ideal é fazer bifes e cortes pequenos, o que a torna ótima para os espetinhos em cubos. Por ser uma carne magra, utiliza-se alguns temperos como azeite, chimichurri etc. Por fim, o preço dessa carne a deixa ainda mais atraente.

Acém

Acém

O acém pode ser visto como uma carne de segunda, por fazer parte da dianteira do boi, mais especificamente do pescoço. No entanto, ele é a carne mais macia dessa região e é muito utilizado em churrascos, ainda mais por conta do seu preço ser um pouco mais baixo que os outros cortes.

Por mais que o acém tenha certa maciez, é interessante prepará-lo bem para os espetinhos, utilizando algum amaciante ou martelo para carnes, por ele ser um pouco mais duro e fibroso que os cortes traseiros. No mais, utilizar sal grosso, chimichurri e temperos apimentados ou com alho, faz os espetinhos de acém ainda mais saborosos.

Cordão de filé mignon

Cordão de filé mignon

Assim como a aranha, este também é um subcortes, como o próprio nome indica, do filé mignon, um dos cortes mais nobres do boi, juntamente com a picanha. O cordão possui muitas fibras e é um corte com espessura mais fina que o filé.

É recomendando para o uso em espetinhos, por ser uma carne macia, ótima para ser cortada em cubos e assar na brasa. Geralmente se utiliza apenas sal grosso para temperar este corte, que além de tudo possui um valor mais acessível que o filé mignon.

Coxão mole

Coxão mole

O coxão mole, também chamado de chã de dentro, é uma carne da parte traseira do boi, com um preço mais em conta que as outras, que possui fibras curtas e uma maciez característica.

Mesmo tendo certa maciez, ainda assim não se compara com carnes mais nobres, a dica está no amaciamento da carne, o que a torna perfeita para os melhores espetinhos. Se for utilizado um amaciador industrial, não é preciso nem salgar, mas em caso de necessidade, o sal grosso é muito bom para não deixar a carne muito salgada.

Dicas de como fazer um bom espetinho

Espetinho de churrasco

Um espetinho é uma ótima comida de rua, mas fazê-los no churrasco garante um ótimo petisco para acompanhar a bebida. Então, agora que você conhece boas opções de carne, aprenda como preparar seus espetinhos da melhor maneira.

Como escolher uma boa carne

Já foi citado aqui algumas das melhores opções para fazer um bom espetinho. Mas a questão é: o que é realmente uma boa carne? A carne ideal para o espeto é aquela que está sem excessos, não possui nem muita e nem pouca gordura, tem uma espessura média, nem muita fina e nem muito grossa.

Além disso, é importante escolher carnes mais macias, os cortes traseiros do boi geralmente têm essa característica mais forte que as carnes dianteiras. Por isso, atenção à gordura, espessura e maciez para escolher uma boa carne para os melhores espetinhos.

Como cortar

O corte da carne é uma verdadeira arte. Isso é um dos fatores importantes para deixar a carne mais fácil de mastigar e consequentemente deixar o espetinho melhor. A melhor maneira de saber o jeito certo de cortá-las, é verificando as fibras da carne.

As fibras são as linhas que estão na superfície da carne. O primeiro passo é encontrar a direção em que elas estão, após isso, basta cortar de maneira perpendicular, ou seja, no sentido contrário às fibras. Dessa forma, os espetinhos ficarão melhores de mastigar e mais macios.

Como fazer um bom tempero

Um bom tempero depende da carne que será utilizada para o espetinho. A maioria dos cortes do boi levam apenas sal grosso, para preservar o sabor característico da carne e da gordura. Ainda assim, em alguns cortes mais duros, são utilizados temperos como chimichurri, azeite, molhos prontos com amaciador, etc.

Em carnes de porco e frango, os espetinhos podem ser marinados, utilizando cebolas, pimentas, cominho, alho e outros condimentos saborosos. O tempero é algo bastante particular, o importante é não exagerar na mistura de ingredientes e não usar em excesso, o que pode comprometer o sabor.

Tente utilizar temperos pastosos

Os temperos pastosos são ótimos para temperar carnes, principalmente frango e porco. Esses temperos geralmente são misturas de alguns condimentos, envolvendo pimenta, sal, alho, cominho, chimichurri, entre outros.

A vantagem do seu uso é a praticidade para marinar a carne, basta colocar numa vasilha junto com a carne, tampar e agitar, pronto, depois é só deixar descansando. Além da praticidade, esses temperos possuem ótimos sabores, o que deixará os espetinhos ainda melhores.

Não exagere no sal

Como foi dito acima, um dos principais pontos dos temperos de espetinhos é não exagerar, com o sal não é diferente. Muito sal deixará a carne intragável, além dos riscos à saúde de consumir alimentos muito salgados.

Então, é necessário ter cuidado até mesmo com o tipo de sal utilizado. O sal fino é o que tem mais “potencial”, ele salga as carnes com mais facilidade, então, utilize-o em menor quantidade. Os sais parrillero e o grosso são ótimos para não ressecar a carne e deixar os espetinhos no ponto, e podem ser usados em maior quantidade que o fino, por serem sais granulados.

Se quiser use um amaciador de carne

Uma boa forma de economizar é comprar uma carne mais barata, não tão macia e utilizar um amaciador de carne, isso deixará os espetinhos mais saborosos e cabendo melhor no bolso.

Os amaciantes de carne podem ser industrializados ou naturais, os industriais amaciam e temperam a carne de uma só vez, pois possuem sabores e condimentos. Após aplicar o amaciador, é importante deixar descansar por algum tempo.

Algumas opções de amaciadores naturais são: abacaxi, vinagre, café, cebola e o martelo de carne, que é um amaciante mecânico. Vale lembrar que, mesmo sendo um ótimo condimento, as carnes naturalmente macias são bem melhores que as amaciadas.

Conheça alguns produtos para ajudar no churrasco

Neste artigo você descobriu quais são as melhores carnes para espetinho, assim como como prepará-las. Agora que já conhece essa variedade, que tal conhecer alguns outros produtos que vão te ajudar no churrasco, e na cozinha no geral? Se tiver um tempo livre, não deixe de conferir. Veja abaixo!

As 10 Melhores Churrasqueiras para Espetinho de 2022: Mor, Mondial e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2348

Em dúvida sobre qual churrasqueira para espetinho comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!

As 10 melhores facas para churrasco de 2022: da Tramontina, Mundial e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2284

Leia este artigo e saiba tudo sobre como escolher uma boa faca ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores modelos de facas para churrasco atuais.

As 10 Melhores Tábuas de Corte de 2022: Tramontina, Oikos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1995

Está procurando uma tábua de corte ideal para você? Então veja dicas de como escolher sua tábua, as 10 melhores disponíveis no mercado e onde comprar!

Aproveite as dicas e faça um bom espetinho!

Espetinho de churrasco

O espetinho é uma ótima forma de consumir o famoso churrasco, tanto que também é conhecido por churrasquinho. É importante conhecer algumas carnes e saber quais comprar para preparar os melhores espetinhos. Além disso, ter noções de corte, tempo de cada carne, tempero, também são coisas muito importantes para deixar os espetos da melhor forma.

Por isso, agora que você conhecer os melhores e mais baratos cortes de carne, que são ótimos para espetinhos, aproveite as dicas de preparo e comece a produzir os seus espetinhos, inove no churrasco em família ou invista num novo negócio.

Autor deste artigo

Olá, eu me chamo Miro e sou estudante de direito e freelancer na área de escrita e marketing.
Aqui no portal vida livre me interesso por escrever sobre turismo, treinos, cotidianos, atividade e automotivos.

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação