Você conhece a planta aspargo?
A planta aspargo, apesar do nome que remete apenas à hortaliça, é de fácil cultivo e é usada para fins ornamentais. As espécies variam quanto às suas folhagens: algumas de aparência mais fina enquanto outras são um pouco maiores e pendentes. Além de pequenas frutas, de tons avermelhados.
A maioria das espécies da planta aspargos são originárias da África do Sul e por serem de fácil cultivo são altamente recomendadas para áreas internas, de forma que o seu uso mais frequente é a decoração. Outro motivo para isso é a sua capacidade de se adaptar muito bem a estes ambientes, visto que preferem ser cultivadas à meia sombra.
Aspargo planta e seus tipos
As espécies de aspargo planta variam quanto à aparência e alguns detalhes que destacam umas das outras. Mas, em geral, as suas folhas são bem pequenas, delicadas e chamam a atenção em decorações com vasos suspensos que dão um ar muito mais alegre para o ambiente. Veja mais a respeito delas!
■Aspargo alfinete
Os aspargos alfinete são conhecidos por este nome devido a sua aparência, pois possuem folhas muito finas que se assemelham a este objeto. Chegam a atingir cerca de 60 cm altura máxima, e são ideais para plantio em vasos e jardineiras. Costumam contar com o aparecimento de flores, na cor branca, ao longo do ano.
Para que cresçam, é necessário que sejam colocados à meia-sombra ou em locais que não contem com sol direto em suas folhas. A exigência é que se tenha um substrato rico em matéria orgânica e que receba adubação constante.
■Aspargo vela
O aspargo vela é originário da África do Sul, mas é muito encontrado em vários jardins brasileiros como planta ornamental, sendo também usado pela prática de paisagismo, devido à facilidade de cultivo e adaptação a diversos locais. Para se desenvolver, é necessário que esteja em um local com meia sombra, sem incidência direta de sol.
Possuem folhas em formato de agulha que formam ramos. Por não serem muito grandes, são plantados em vasos e até mesmo em jardineiras. Costumam ser colocados de forma pendente para fins decorativos. Apesar de possuírem flores na cor branca, elas são tidas como secundárias em questões ornamentais.
■Aspargo pendente
O aspargo pendente é uma herbácea nativa da África do Sul e de crescimento perene, que chega a no máximo 1,50m. As suas pequenas folhas são hastes pendentes, fibrosas e que formam ramos secundários curtos. Possuem flores pequenas e brancas com cachos alongados, que aparecem ao longo de todo ano, mas não contam com importância ornamental.
É recomendado que seu cultivo seja feito em vasos ou jardineiras suspensas, que podem ser agrupados em canteiros. Dessa forma, elas podem formar um grande e maciço arranjo floral. Portanto, são muito utilizadas para fins paisagísticos. Necessitam de regas constantes e de cultivo a meia-sombra.
■Aspargo zigue-zague
Essa espécie forma um arbusto perene muito ramificado e é originária da África do Sul. De fácil cultivo, a planta tem um crescimento vigoroso e gera vários ramos. As suas hastes são bem delicadas, finas e por isso a espécie é altamente recomendada para fins ornamentais. As suas flores aparecem de forma ocasional, mas não possuem muita importância.
Devem ser cultivadas em jardineiras e vasos. Também costumam ser plantadas em pequenos jardins e devem ser isoladas em uma área somente para seu plantio, pois como crescem de forma vigorosa podem tomar o espaço de outras plantas. Essa espécie tolera o frio e até mesmo as geadas.
■Aspargo bambuzinho
Conhecido também pelo nome de aspargo samambaia, o aspargo bambuzinho é um arbusto escandente, nativo da África do Sul, de crescimento perene e considerado como semi-herbácea, usado para fins ornamentais. A planta conta com caules muito delicados e chega a atingir cerca de 3 metros de comprimento.
Portanto, mesmo que seja usada para fins decorativos, deve ser utilizada em ambientes mais abertos e de preferência de forma pendente devido ao seu crescimento. As folhas dessa espécie são chamadas de cladódios e são bastante afiadas com pequenos espinhos rígidos. Possuem flores que aparecem em alguns momentos, como primavera e verão, de importância ornamental secundária.
Como cuidar do aspargo
O aspargo para ornamentação precisa de alguns cuidados especiais para o seu crescimento e também pelo fato de que costuma permanecer em ambientes internos. É necessário se considerar esses cuidados para que a planta continue crescendo de forma saudável e viçosa. Continue lendo para aprender como cultivar e cuidar dessa planta!
■Iluminação ideal para o aspargo
A maioria das espécies de aspargo precisa de luz adequada para o seu crescimento. Entretanto, como possuem pequenas folhas que podem ser sensíveis ao sol, o mais indicado é que sejam cultivadas em locais onde, ao longo do dia, há incidência de sol indireta na planta.
Essas espécies podem tolerar ambientes com pouca incidência de luz durante algum tempo, mas o resultado disso não é o ideal porque as folhas se tornam muito mais fracas e com o tempo perdem a sua beleza e viço. Portanto, o ideal é que ao longo do dia recebam boas quantidades de luz indireta.
■Temperatura ideal para o aspargo
Por mais que precisem de sol para sobreviver, mesmo que com uma incidência indireta, e consigam resistir a ambientes de baixa luminosidade durante algum tempo, o ideal é que essas plantas sejam cultivadas em locais que contem com climas mais amenos ou quentes.
Porém, como são altamente resistentes, algumas espécies de aspargos planta conseguem suportar as baixas temperaturas sem que isso prejudique o seu desenvolvimento. O aspargo pluma, por exemplo, é indicado para áreas externas e também para jardins verticais porque consegue suportar geadas. Sendo assim, mesmo que suas condições ideias não sejam estas, os aspargos planta conseguem prosperar em ambientes mais frios.
■Rega do aspargo
A rega do aspargo não precisa ser muito vigorosa. Essas plantas precisam de umidade para conseguir se desenvolver manter o verde de suas folhas, mas o exagero de água pode acabar apodrecendo as suas raízes e danificando a planta de modo irreversível.
O ideal é que se note quando o substrato de onde ela estiver inserida estiver seco. Caso aparente estar, esse é o momento indicado para novamente regar a planta. O solo deve permanecer úmido, mas não encharcado. Por isso, é preciso cuidado com a quantidade de água que se coloca nos vasos e jardineiras dos aspargos planta.
■Solo ideal para o aspargo
Os solos ideais para que os aspargos sejam plantados são os mais profundos e que possuam uma boa drenagem, pois caso a água das regas se acumule nesses solos, as plantas podem acabar sendo prejudicadas e até mesmo morrendo devido ao apodrecimento de raízes e também por locais úmidos em excesso favorecem o surgimento de fungos, por exemplo.
Esses solos também precisam conter uma porcentagem de areia, pois os aspargos plantas precisam desse tipo de substrato para o seu bom desenvolvimento. Alguns outros pontos podem também ser levados em consideração, como o pH do solo, mantido entre 6,2 e 6,7.
■Adubos e substratos para o aspargo
O ideal para que os aspargos planta prosperem precisam ser substratos com grande quantidade de matéria orgânica para que estes garantam às plantas os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Podem ser usados alguns fertilizantes que ajudam no crescimento e favorecem nesse sentido, garantindo mais nutrição para que as folhas cresçam e se desenvolvam saudáveis.
O importante é que se mantenha o solo nutrido. Por isso existe essa necessidade de matéria orgânica inserida constantemente: para garantir mais nutrientes. Os aspargos podem ser plantados em uma mistura de areia, humos e o substrato, em quantidades iguais, e na parte superior, palhinhas protetoras.
■Aspargo dá flor?
Os aspargos planta são usados para fins ornamentais pelas suas folhas, que são diferentes e muito apreciadas para estes fins. Apesar disso, ao longo do ano em momentos como primavera e verão, acabam florescendo. As flores dessas espécies são pequenas e, em geral, brancas, mas não possuem finalidade ornamental e nem mesmo são muito levadas em consideração.
Junto com as flores também aparecem algumas pequenas frutinhas nesses momentos, mas que não são próprias para consumo e são utilizadas para o plantio de aspargos novamente. Essas frutinhas, vale ressaltar, são tóxicas e possuem cores vivas em tons avermelhados.
■Manutenção do aspargo
Para que os aspargos planta continuem crescendo de forma saudável, é preciso que haja uma manutenção constante das suas folhas. Elas devem ser regadas constantemente, com uma quantidade razoável de água, para evitar um solo encharcado. Ao longo do inverno, o ideal é que as regas sejam em menor quantidade ainda, pois podem acabar sendo prejudiciais para a saúde do aspargo.
Ao longo do processo de manutenção, também é indicado que se utilize um fertilizante mineral NPK 10-10-10 uma vez por mês. Isso se torna ainda mais necessário ao longo da primavera e do verão.
■Qual o melhor lugar para plantar o aspargo?
O melhor local para se plantar os aspargos planta são aqueles que possuem meia sombra e que não recebam luz direta do sol. A luminosidade é muito importante no processo de crescimento, mas o sol pode queimar as folhas do aspargo e prejudicar o seu crescimento.
Sendo assim, mesmo que a planta seja cultivada em locais externos, como em jardins, por exemplo, é necessário que haja uma avaliação da área antes do plantio, se esta recebe muito incidência de sol ao longo do dia. O local escolhido também deve contar com um bom espaço. Isso porque algumas espécies acabam crescendo quase 2 metros.
■Poda do aspargo
A poda dos aspargos planta deve ser feita ao notar que estes estão com algumas folhas velhas que podem prejudicar o seu desenvolvimento. As folhas velhas e mortas devem ser retiradas com a finalidade de garantir o viço da planta.
Mas essa poda também pode ser adotada como forma de conter o crescimento. Algumas espécies de aspargos ornamentais podem crescer muito e caso você esteja mantendo-as em uma área interna, esse processo facilita para o cultivo da planta sem maiores problemas. Sendo assim, a poda deve ser feita em duas ocasiões: folhas amareladas e velhas e para manter a planta contida e saudável.
■Pragas e doenças comuns do aspargo
Muitas vezes, as doenças que afetam os aspargos planta são causadas por pragas que conseguem destruir totalmente a estrutura da planta se isso não for evitado logo de início. Os aspargos são afetados pelo conhecido mofo-branco, que é capaz de causar necrose e podridão nas plantas na região do caule. O efeito, se não for reparado no início, pode acabar matando a planta.
Os primeiros sinais dessas doenças são indicados pelas folhas, que passam a ficar mais murchas e com o tempo assumem um tom amarelado. Isso também causa a redução do crescimento porque as folhas perdem a força e não conseguem mais se desenvolver.
■Propagação do aspargo
A propagação dos aspargos planta pode ser feita com o uso de sementes que foram recém-colhidas para que consigam ter mais sucesso no plantio. Essas plantas também podem ser propagadas através de pequenas mudas, que são retiradas dos aspargos adultos e saudáveis e serão inseridas em outros ambientes, como vasos ou jardineiras. Podem ser também levadas para jardins abertos, com espaço adequado ao seu tipo de crescimento.
Outras formas de realizar a propagação dessas espécies é através da divisão das touceiras, por meio dos seus rizomas e também por micropropagação, que são as mudas muito pequenas, plantadas em outros vasos que lhes garantam espaço.
■Como fazer mudas de aspargo
Para a propagação das plantas através de mudas, primeiro, é necessário que o aspargo que será repartido dessa forma seja retirado do local que se encontra para que seja a feita a retirada das mudas. Em seguida, é preciso que se selecione quantas mudas serão retiradas porque o sucesso do procedimento depende dessa seleção.
Por isso, é essencial que as mudas contem com 4 ou mais galhos e também que tenham sistema radicular. Na hora da divisão, é preciso se atentar a essas questões, de forma que não retire uma muda com poucas raízes porque assim elas não vão se desenvolver.
■Quando posso começar a colher?
No caso dos aspargos que são usados para o consumo e na culinária, e não para os fins ornamentais, como algumas espécies citadas, a melhor época de colheita é ao longo do mês de setembro. É ideal que seja nesse período porque é o final do inverno e começo da primavera.
A colheita dos aspargos próprios para consumo e alimentação ocorre com a retirada dos touriões, que deve ser feita com muito cuidado para que não os quebre. O corte para que seja correto precisa ser rente à raiz para não prejudicar e machucar a planta.
■Como cultivar aspargo no vaso?
O plantio de aspargos para consumo é uma excelente opção para ter em casa. Isso acontece porque se receberem os cuidados adequados para o crescimento, podem continuar crescendo até 15 anos. A época melhor para o cultivo dessas espécies é entre os meses de março e agosto.
Para o cultivo, é necessário um vaso que forneça drenagem e o escoamento da água, de forma que ela não se acumule nas raízes. Ao fundo do vaso, coloque um pouco de cascalho porque ele auxiliará na questão da umidade. Use mudas de no máximo 10cm. Faça um buraco no solo usado e coloque as raízes, cobrindo com o resto do substrato.
Curiosidades e dicas sobre o aspargo
Os aspargos, tanto os usados para o consumo quanto os ornamentais, são excelentes plantas para ter em casa devido aos seus benefícios particulares. Os usados para alimentação, em algumas culturas, eram considerados até mesmo afrodisíacos. Continue lendo e veja mais algumas curiosidades sobre os aspargos e as suas propriedades a seguir!
■O aspargo é tóxico?
Os aspargos planta contam com alguns frutos avermelhados que são tóxicos e não devem ser ingeridos de forma alguma. Eles são apenas usados para que a planta seja novamente plantada e precisam estar nas mudas para que se tenha o sucesso do plantio.
Já os aspargos que são próprios para consumo, estes contam com uma combinação de vários compostos, inclusive o enxofre, que são altamente tóxicos, como, por exemplo, a neutotoxina dimetil sulfóxido. O alto consumo dessa planta, entretanto, pode ser prejudicial à saúde devido às toxinas, que podem ser metabolizadas caso haja consumo em excesso.
■Animais também podem consumir o aspargo?
Os aspargos não são perigosos para os cães, por exemplo, e estes podem ser alimentados com a hortaliça de forma moderada. Podem ser consumidos tanto crus quanto cozidos, mas essa última forma se torna muito mais fácil para a digestão do animal. Por contarem com fibra dietética, os aspargos facilitam muito quanto à evacuação dos animais.
Esse também é um nutriente muito importante para os cães, que acabaram sofrendo algum tipo de perda de peso para que se recuperem. Outro fator importante é que a alimentação dos cães com aspargos pode garantir que estes tenham menos riscos de ter câncer.
■Aspargo e o feng shui
Algumas plantas são mais indicadas para o feng shui e possuem o poder de trazer mais harmonia e sensação de bem-estar para o ambiente. Os aspargos podem ser usados para essa finalidade.
Espécies como aspargos samambaia ou conhecido também como bambuzinho, podem ser usados em jardins verticais junto com outras plantas, que também garantem o bem-estar buscado pelo feng shui, como o lírio-da-paz, a columeia, a samambaia e outras. Podem ser plantados em vasos feitos com fibra de coco, o que dá um ar muito mais rústico para o ambiente, além de ser muito agradável aos olhos por se tratar de uma bela decoração.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar do aspargo
Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da planta aspargo, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Aproveite as dicas e cultive a planta aspargo!
O plantio de aspargos é uma excelente opção, tanto as suas versões usadas para fins ornamentais quanto os que são usados para consumo. Os primeiros são excelentes para a decoração e garantem um ambiente muito mais vivo devido às suas folhas muito verdes e pela forma pendente que as plantas crescem.
Já os que são usados para consumo, são deliciosos e muito usados na culinária. Se você está em busca de cultivar uma pequena horta no seu jardim, essa é uma ótima opção porque são muito resistentes e podem durar ao longo de anos. Dessa forma, vale muito a pena cultivar as diversas espécies de aspargos na sua casa!