Cinerária: seus tipos como marítima, centaurea e muito mais!

Cinerária: seus tipos como marítima, centaurea e muito mais!

Conheça a planta cinerária e seus diferentes tipos para deixar a decoração da sua casa muito mais viva e alegre! Veja também dicas de cultivo e curiosidades.


Cinerária: conheça a planta com folhas que vão transformar seu jardim!

Flores de cinerária

A cinerária é uma planta herbácea bem incomum, com caule pequeno e muito ramificada. As suas folhas são mais arredondadas, quase em formato de coração, tomentosas na sua parte inferior do caule e pubescentes em sua parte superior. Além disso, possui bordas serrilhadas em uma coloração verde escuro, ficando bem abaixo da inflorescência na forma de um buquê.

As inflorescências da cinerária são bem retas e compactas, compostas por diferentes combinações de cores bem vivas, como roxo, rosa-claro, rosa forte, púrpura e branco, sendo extremamente chamativas. O seu florescimento acontece no fim do inverno até o começo do verão.

É possível cultivar essa planta em quase todo o país, apesar de ser muito mais encontrada nas regiões Sudeste e Sul. Nesse artigo vamos conhecer tudo sobre a cinerária para deixar o seu jardim ainda mais bonito.

Conheça a cinerária e suas variações

A seguir, você vai conhecer os tipos de cinerária, como a cinerária marítima e a cinerária centaurea. Veja principais informações sobre estas plantas e aprenda a cultivá-las corretamente. Confira!

Cinerária marítima

Cinerária marítima

A cinerária marítima possui folhagens alternadas que podem ser profundamente recortadas e com uma textura mais aveludada. A sua coloração costuma ser um verde acinzentado, tornando uma aparência mais esbranquiçada se for cultivada em sol pleno.

Sendo possível também ser cultivada em vasos e em floreiras, essas plantas formam incríveis maciços com bordaduras ao longo dos jardins. Além disso, possui inflorescências ramificadas com pequenas flores amarelas, que se formam geralmente em climas quentes e com ainda mais frequência em climas frios.

Essa planta é cultivada em diferentes composições junto com flores coloridas, causando um efeito de contraste bem bonito e interessante. Normalmente é também utilizada para criar forrações ao plantar várias dessa espécie bem próximas uma da outra.

Cinerária centaurea

Cinerária centaurea

Essa planta cinerária centaurea é muito usada para opções ornamentais por causa de suas folhas brancas e felpudas. Quando são utilizadas para uso hortícola, costumam ser chamadas de moleiro empoeirado. Esse nome é em razão do fato de sua folhagem parecer polvilhada por uma cobertura branca ou prateada.

Na realidade, esse revestimento é um conjunto de tricomas, ou seja, cabelos que envolvem a superfície dos brotos. Essa cobertura dos tricomas pode ser branco ou prateado, e serve para impedir a radiação solar na planta e protege-la de superaquecimento. Além disso, assim como as suas variações, a cinerária centaurea causa desconforto abdominal se for ingerida.

Como cuidar da cinerária?

Mulher cuidando de plantas

A cinerária é uma planta bem delicada e fácil de ser cuidada, e apesar de muitas pessoas a considerarem uma espécie anual, o seu cultivo costuma ser feito durante longos anos. Confira a seguir o modo ideal para cuidar da cineraria em vasos ou em jardins.

Iluminação ideal para a cinerária

A cinerária precisa ser cultivada em um lugar com bastante incidência solar, então deixe-a em torno de 4 horas no sol por dia até que comece a florescer, em seguida, pode colocá-la em uma sombra com boa luminosidade. Nunca deixe a planta recebendo luz solar direta por muito tempo, já que isso pode causar queimaduras em suas folhas e flores.

Se ela for plantada dentro de apartamentos ou casas, é indicado colocá-la na varanda ou em janelas. Uma iluminação indireta é o suficiente para que a cinerária se desenvolva saudavelmente.

Temperatura ideal para a cinerária

A cinerária é uma planta que não suporta um clima extremamente frio, portanto, uma temperatura menor do que 10ºC pode causar à sua decomposição. Porém, ela também não se dá bem com o calor excessivo. Se o clima for muito acima dos 15ºC, é possível que as suas lindas flores comecem a cair. Então, o ideal é deixar a cinerária em um lugar com uma temperatura estável e amena.

Rega da cinerária

A cinerária necessita ser regada frequentemente, já que é uma espécie que gosta do solo um pouco úmido, mas nunca de modo muito exagerado. É recomendável colocar o vaso da planta em cima de um prato com água para que ela consiga absorver bem e evitar que molhe as suas folhas e flores.

Muito cuidado para não causar muita umidade e encharcamento, pois pode provocar o apodrecimento de suas raízes e, em razão disso, à morte prematura da cinerária. Sempre verifique a umidade do solo para regar novamente.

Solo ideal para a cinerária

O solo recomendável para a cinerária deve ser fértil e levemente úmido para que se desenvolva de modo mais saudável, também é importante adicionar matéria orgânica rica em nutrientes para enriquecer a terra antes de começar a cultivar. Além disso, a cinerária é uma planta que também consegue se desenvolver muito bem em solos mais ácidos e de boa drenagem.

Adubos e substratos para cinerária

A adubação da cinerária costuma ser durante a sua época de floração, então adicione um fertilizante líquido junto à água na hora da rega a cada duas semanas. Em relação ao substrato, é necessário fazer uma mistura com composto orgânico e areia, na proporção de 3:1.

Adicione uma colher de adubo granulado tipo N-P-K, misturando bem com uma formulação de 4-14-8. Na hora que for plantar a cinerária, coloque um bom punhado de areia para proteger o furo de drenagem. Depois de incluir o substrato, acomode a planta e preencha com o resto da mistura.

Vasos para plantar cinerária

A planta cinerária é pequena e bem adaptável a diversos ambientes, portanto, pode ser plantada em diferentes tipos de vasos, sendo mais comuns os vasos de cerâmica, plástico e cimento. Apesar disso, também são ótimas opções para serem cultivadas em floreiras, jardineiras e em jardins.

Pragas e doenças da cinerária

A cinerária pode acabar sendo incomodada por certas pragas como ácaros, moscas brancas, afídeos e entre outras. Esses insetos costumam sugar a energia das plantas, deixam restos ou dejetos inadequados e se multiplicam rapidamente. A utilização de produtos não tóxicos encontrados no mercado diminuirá ou eliminará a infestação.

Sempre use esse tipo de tratamento de acordo como foi indicado por especialistas ou nas embalagens, repita semanalmente até que a planta fique livre da praga.

Além disso, também evite escassez ou excesso de água ou da temperatura nas folhas para não surgir doenças fúngicas que causam manchas foliares e mofo. Uma ótima opção é cultivar sempre mantendo um espaço apropriado entre uma planta e outra, procurando regar geralmente de manhã e deixando que o orvalho noturno as mantenha úmidas.

Propagação da cinerária

A cinerária se multiplica através de sementes e estaquia, sendo que a primeira opção é a mais comum. Colha as sementes dos capítulos secos e plante-as no começo do outono em caixas ou vasos com bocas largas, misturando em um substrato com composto orgânico e mantendo levemente umedecido, além disso, peneire com areia seca.

Quando a planta crescer em torno de seis folhas já é hora de transplantar para um vaso de sua preferência.

Como fazer mudas de cinerária?

Para fazer uma muda de cinerária é preciso cortar as estacas logo depois do fim da sua floração. Retire os capítulos secos e corte as folhas pela metade, assim vai diminuir a quantidade de água perdida durante a respiração e fortalece a planta para a sua fase de enraizamento.

É possível enraizar a ponta da estaca, apenas plante em uma areia úmida e mantenha longe do sol direto durante o processo de enraizamento. Quando notar que começou a emissão de folhas novas, significa que a muda já enraizou. Em seguida, transplante a cinerária para o solo e o substrato indicado.

Conheça o ciclo de vida da cinerária

O ciclo de vida da cinerária costuma ser mais bienal e perene. Na bienal, a planta se completa em cerca de duas estações de crescimento, ou seja, o seu ciclo de desenvolvimento se divide em duas partes. O primeiro ano é focado na parte vegetativa, enquanto o segundo ano se concentra na floração.

Em relação ao ciclo de vida perene, a planta dura por muito mais tempo e suas folhas não caem, em torno de 3 a 4 anos, conforme os cuidados oferecidos a ela.

Curiosidades e informações da cinerária

Flores de cinerária

Além de ser uma planta linda para o paisagismo por causa de suas cores, a cinerária também possui o seu próprio significado e é muito útil para usos medicinais. Veja a seguir algumas curiosidades sobre essa planta tão exuberante.

Usos medicinais

O extrato das folhas da cinerária é oftálmico e, portanto, utilizado na preparação de colírios, já que contém um efeito que aumenta o fluxo sanguíneo na área, fortalecendo a resistência e eliminando infecções. São muito usadas nos olhos para remover cataratas e no tratamento de conjuntivite.

No entanto, a planta em si possui alcaloides pirrolizidínicos que são extremamente tóxicos para o fígado, então não deve ser ingerida. A cinerária proposis contém uma casca que é muito utilizada para fazer remédios, ela é bem amarga e seca, possuindo uma propriedade anti-helmíntica usada muito no tratamento de asma, bronquite, estacas e entre outros.

Cores da cinerária

A floração da cinerária possui uma variedade de cores e um tom esbranquiçado no interior de suas flores, podem conter cores como rosa, vermelho, violeta, azul e púrpura. Em razão de combinações de espécies, as pétalas dessa planta podem ser dobradas ou simples.

Além disso, a cinerária exala um aroma delicado e sua aparência se assemelha muito com pequenas margaridas.

Significados da cinerária

Assim como outras espécies de plantas, a cinerária também possui um significado específico e, nesse caso, está relacionado com o seu anel cheio de flores que simboliza proteção. As suas flores costumam representar o prazer, especialmente se elas são presenteadas para alguém.

Aquele que presenteia alguém com cineraria deixa subtendido que sente prazer ao estar ao lado da pessoa que recebeu essas flores. Além disso, essa planta também significa “você é o meu deleite”.

Faça um jogo de cores com as plantas do seu jardim e a cinerária!

Vaso com cinerárias

A cinerária é uma planta pequena que necessita de vários cuidados essenciais para se tornar uma planta bonita, saudável e florida, igual a todas as outras espécies. Apesar disso, o seu manuseio é simples e fácil para quem busca seguir as informações corretas.

Sendo muito apreciada por pessoas que gostam de dar mais cor ao seu jardim, é uma opção maravilhosa para ser cultivada em canteiros ou até mesmo em vasos grandes com folhagens verdes. No entanto, a cinerária se torna muito mais chamativa decorando ambientes internos, seja dentro de casas ou em apartamentos com uma boa luz natural.

Uma dica incrível é usar cachepots de madeira, louça ou bambu para complementar ainda mais a decoração. Então, siga todas essas dicas e deixe o seu ambiente mais especial com toda essa coloração tão viva e alegre das cinerárias.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas