Jardim de inverno: na sala, quarto, embaixo da escada e muito mais!

Jardim de inverno: na sala, quarto, embaixo da escada e muito mais!

Pretende montar um jardim de inverno em casa? Veja neste artigo as vantagens de ter um, quais os melhores ambientes e plantas para ele e dicas para construí-lo.


Jardim de inverno: dicas para montar o seu!

Mulher sorrindo e cuidando das plantas dentro de casa.

O jardim de inverno é uma das maiores tendências em se tratando de decoração de uma casa, pois deixa um ambiente muito aconchegante e possibilita um contato mais próximo com a natureza.

Além desse contato, esse espaço tem se tornado um aposento funcional, visto que ajuda na circulação do ar dentro de casa. Jardins de inverno podem ser colocados em vários espaços como por exemplo salas, áreas de serviço, varandas, sala de reuniões entre muitos outros.

Por não saber por onde começar a montar esse projeto, pois são muitos pontos que se devem levar em consideração, veja a seguir as melhores dicas para te ajudar a compor um jardim de inverno e deixá-lo um ambiente confortável, aconchegante e muito charmoso.

Os melhores ambientes para seu jardim de inverno

Ainda que o jardim de inverno seja versátil, é necessário um certo cuidado para escolher um ambiente adequado. Seja na sala, vãos abaixo das escadas ou outro espaço, atente-se com a iluminação solar, direta ou indireta. Acompanhe a seguir, os melhores ambientes para fazer um jardim de inverno muito aconchegante.

Salas de estar

Sala de estar com um sofá, objetos de decoração e plantas.

O jardim de inverno na sala de estar traz a natureza para dentro de casa e pode ser feito em um espaço pequeno ou grande, seja ela contendo várias espécies de plantas ou até mesmo árvores, formando assim uma decoração muito inspiradora. Um jardim de inverno na sala com uma parede de pedras deixa o espaço rústico, porém sofisticado também.

Como também pode investir em um jardim de inverno suspenso, com suportes, esse modelo além de moderno é diferenciado, ainda mais se utilizar nichos hexagonais de madeira. A sala de estar é ideal para montar um jardim de inverno, pois ganha vida, cor, elegância e o ambiente fica muito agradável e aconchegante.

Cozinha

Mulher separando lixo, na cozinha branca decorada com plantas.

Podemos passar tempo demais em uma cozinha, por ser um ambiente acolhedor e familiar. Contudo, por ser esse espaço aconchegante, montar um jardim de inverno na cozinha deixará o local ainda mais inspirador. Além do mais, é muito importante uma abertura para uma área externa, por conta do cheiro de comida, para que fique melhor a ventilação do espaço.

Assim como também é preciso inserir uma porta de vidro, para que haja a divisão dos ambientes, principalmente em dias de chuva ou de muito vento, para que não atrapalhe na hora das refeições ou de cozinhar.

Embaixo da escada

Casa moderna com escada e sofá aconchegante decorado com plantas.

Montar um jardim de inverno embaixo da escada é uma escolha muito interessante, pois dá para aproveitar aquele espaço que sempre sobra no ambiente. Sendo perfeito para quem ama o verde e não possui um quintal grande, um jardim de inverno nesse local deixa um clima muito mais alegre e convidativo.

Ademais, pode-se optar tanto por plantas naturais como pelas artificiais. Caso você queira um jardim de inverno com plantas naturais, garanta que ela esteja perto de alguma fonte de luz natural, como portas e janelas. Já no caso de a luz solar não alcançar a área do jardim ou até mesmo não tenha tempo para cuidar do espaço, a opção é investir em plantas artificiais.

Corredor

Corredor estreito em mansão de estilo clássico, decorada com vários vasos de plantas.

Há quem imagina que um pequeno corredor não possui a mínima chance de se transformar em um lindo jardim de inverno, mas está enganado. Um corredor interno pode sim virar um jardim de inverno, sendo decorado com plantas baixas, para que não atrapalhe na circulação das pessoas.

Os corredores chamam muita atenção com jardins de inverno. Contudo, decorar essa área com o verde, dependerá da dimensão do espaço e da estrutura da casa também. Sendo possível optar por realizar uma faixa com canteiros vivos, dispostos com vasos das suas plantas favoritas ou até mesmo com as plantas trepadeiras, que ocuparão toda a parede.

Varanda

Varanda Europeia tradicional com flores e vasos.

Montar um jardim de inverno na varanda têm sido uma opção para quem tem casa ou apartamento pequeno, porém ainda assim, é capaz de deixar essa área linda e aconchegante. Para a montagem do jardim de inverno na varanda, opte por um modelo de piso, para deixar o ambiente mais parecido com jardim.

São ótimas escolhas pedras, decks de madeira ou cascalhos, podendo ser utilizados sozinhos ou misturados. Já na decoração, invista em vasos de plantas, cascatas ou fonte d’água, além de móveis em madeira, pois complementam toda a decoração, deixando muito charmoso.

Quarto

Quarto decorado com objetos de madeira e vasos de plantas.

Um jardim de inverno no quarto, seja ele de casal ou de solteiro, pode deixar o ambiente muito mais encantador e belo. É possível até que a respiração durante o sono melhore, por conta de estar bem perto do ar puro da natureza. Vale lembrar também de não esquecer de inserir uma divisória, como uma porta de vidro com tranca, assim nos dias mais frios não atrapalhe o conforto térmico do ambiente.

Dicas para seu jardim de inverno

Ferramentas de jardinagem e mudas de plantas em um fundo de madeira.

Os jardins de inverno são tidos como ótimos pontos de paz dentro de casa. Para montar um belo jardim de inverno na sua casa, é preciso de alguns cuidados básicos, principalmente com as plantas. Veja a seguir, algumas dicas de como fazer um jardim de inverno lindo e aconchegante, independente do ambiente que escolher.

Escolha um local coberto ou descoberto

Opte por um local descoberto com uma ótima luminosidade natural, pois possibilita uma ventilação muito melhor, impedindo assim que se transforme em uma estufa, especialmente em regiões muito quentes. Contudo, caso queira investir em um local coberto, usufrua de coberturas de vidro laminado ou até de policarbonato de resistência máxima.

Não esquecendo de deixar saídas de ar para que assim a cobertura não acabe condensando a água. Para áreas descobertas, coloque janelas para a proteção da casa, visto que em dias de chuva, sua casa esteja bem fechada para não correr o risco de ficar inundada.

Dê uma função para seu jardim de inverno

Todo jardim de inverno necessita de uma função, seja ela para simplesmente decorar, seja apenas um espaço para relaxamento, é preciso estabelecer uma função, para assim te nortear sobre o que inserir nesse ambiente. Caso a opção seja um área de relaxamento depois de um dia exaustivo, pondere sobre dispor alguns bancos para sentar, descansar e contemplar a bela paisagem.

Já se a opção for apenas decoração, considere inserir alguns móveis específicos para harmonizar a paisagem. Contudo, independentemente do espaço ser aberto ou não, a mobília deve ser planejada com cautela, para que a durabilidade seja por muito tempo e assim deixe sua casa linda.

Faça uma parede diferenciada

Para deixar um jardim de inverno bem original, opte por inovar na parede revestindo-a de pedras ou até de madeira, dando um ar mais rústico, ao mesmo tempo em que será o grande destaque no ambiente.

Pode ainda optar por colocar treliças feitas em madeira com suportes para vasos de parede, pois transformam todo o ambiente, especialmente se for um jardim de inverno pequeno, visto que não apenas garante uma decoração toda diferenciada, ainda otimiza o espaço assegurando muito mais cultivos.

Capriche no piso do seu jardim de inverno

Assim como a parede, o piso também será responsável pelo sucesso e destaque do seu jardim de inverno. Para espaços já delimitados, a opção é utilizar pedras, cascalhos e lascas de madeira, independente de ser interno ou externo. Já para jardins de inverno em qualquer espaço, opte por um piso de grama sintética.

É muito fácil instalar e sugerido para todo tipo de jardim, seja ele embaixo de escadas, na sala, na varanda ou outro ambiente, pois o piso sintético é uma alternativa versátil que se adapta a qualquer lugar. Além do mais, o piso de grama sintética não retém a água e muito menos a sujeira, protegendo também de fungos e bactérias, sendo perfeito para a limpeza do seu jardim de inverno.

Tenha uma boa iluminação

Para uma boa luminosidade no seu jardim de inverno, esteja ele sem teto ou com teto de vidro, é recomendável que receba iluminação natural, para manter o jardim o mais saudável quanto possível. Uma boa dica é a utilização de claraboias, visto que é um modo elegante para manter o jardim de inverno na sala com uma lareira por exemplo.

Pode também fazer uso de arandelas para iluminar as paredes e uma iluminação de LED para o chão. Juntando esses dois elementos, seu jardim de inverno ficará muito requintado e moderno.

Invista em vasos

Um jardim de inverno já é suficientemente belo, contudo ainda pode ficar melhor. Invista na decoração com vasos de plantas. Nos jardins de inverno pequenos ou cimentados, seja em ambientes externos ou internos, os vasos são praticamente fundamentais para compor a decoração.

Assim sendo, vale tudo. Independente de suas plantas serem pequenas ou grandes, pode fazer uso dos vasos de várias formas. É um objeto bem versátil, portanto agregando diversos tamanhos, estilos, cores e texturas, deixará seu jardim de inverno bem interessante e divertido.

Tenha uma fonte de água

Enriquecendo um belo jardim de inverno inserindo uma fonte d’água, transforma qualquer projeto paisagístico, adicionando características mais próximas da natureza. A sugestão para um jardim no ambiente externo é trazer uma fonte d’água de canto, para aproveitar melhor o espaço e assim poder formar uma espécie de lago artificial pequeno.

Além do elemento água, essa área com uma cascata traz várias plantas, deixando a sugestão de jardim de inverno no estilo tropical juntamente com as plantas que acompanham essa tendência, como as palmeiras e as bromélias por exemplo.

Vantagens de se ter um jardim de inverno

Mulher desfrutando de plantas no interior da casa.

Não basta apenas a diversidade de formatos, cores e texturas correspondentes de plantas de espécies variadas, decorar a casa com um jardim de inverno traz bem-estar e muitas vantagens para os moradores da casa. Acompanhe a seguir, as vantagens de ter um jardim de inverno dentro de casa.

Mais luz natural

Em relação à iluminação, deve ser principalmente natural. Neste ponto, é necessário investir em uma janela ou espaço que possa receber muita luz solar. É possível construir um jardim de inverno em uma área ao ar livre, mas também precisa cultivar plantas que resistam ao vento e a chuva.

Uma outra alternativa é colocar seu jardim de inverno em um espaço que possa ser artificialmente complementado com luz natural. Instalar focos de luz para plantas pode ser uma ótima forma de decorar e iluminar o ambiente.

Melhora a qualidade do ar

Algumas espécies de plantas podem ajudar a limpar o ar do ambiente, absorvendo toxinas. Mesmo outros tipos que não podem filtrar substâncias nocivas ajudarão de algum modo através da fotossíntese.

Portanto, caso você deseja uma decoração funcional que auxilie na melhora da qualidade de vidam aposte em um jardim de inverno. Especialmente em cidades com poluição atmosférica severa e a vegetação esparsa nas proximidades, nesses casos é praticamente aconselhado ter um jardim de inverno.

Local para descansar

O jardim de inverno é um lugar para quem quer relaxar e entrar em contato com a natureza, mesmo que more em uma cidade grande. Você pode colocar móveis, como bancos e poltronas, para torna-lo um lugar mais confortável.

Este modelo de jardim deixa um ambiente natural relaxante, perfeito para descansar, meditar ou ler. Para quem estuda ou trabalha modelo home office, ter um contato com a natureza é muito diferente quando se inspira ou faz uma pausa para clarear a mente.

Decoração e estética


O jardim de inverno pode ser incorporado ao resto da casa, porque suas paredes são de vidro e acabam se tornando parte de um conjunto muito maior. Por mais que seja pequeno, o jardim de inverno é uma paisagem de contemplação para quem for visitar sua casa e para quem é morador.

É fundamental fazer uma combinação de plantas selecionadas com o estilo da casa e as escolhas do dono da casa. Elementos que criam um ambiente mais agradável incluem cascatas ou fontes, flores, cascalho e árvores. O jardim de inverno possibilita que você tenha itens que geralmente ficam de fora.

Maior qualidade de vida

A ventilação e a luminosidade natural colaboram para a saúde a qualidade de vida de quem possui um jardim de inverno. No entanto, ao exercer a jardinagem, você encontrará outras vantagens, pois plantar já é visto como uma terapia.

A chamada “jardinagem terapêutica” diminui o estresse e a ansiedade. Trabalhar a terra, plantar e colher os frutos do seu trabalho trará satisfação e tranquilidade. É um modo de não estar atento aos problemas do dia a dia e focar somente no contato com a natureza.

As melhores opções de plantas para seu jardim de inverno

Por conta do jardim de inverno, em grande parte das vezes, serem dispostos em um ambiente fechado, é necessário dispor de alguns cuidados quando for escolher as plantas para inserir no espaço. Veja a seguir, quais os tipos de plantas ideais, para compor a decoração do jardim de inverno.

Orquídea

Orquídea branca com rosa vista de perto.

Essa planta é muito delicada, sendo uma peça coringa na decoração interna de uma casa, especialmente no jardim de inverno. É uma planta versátil e muito simples de cuidar. As suas pétalas trazem um pouco da natureza para dentro da residência, podendo mudar entre branco, rosa, amarelo, purpura e várias outras colorações.

Por ser uma planta muito frágil, o ideal é deixa-la ficar à meia sombra, com luminosidade indireta, para não afetar a planta. São boas opções para dar de presente, como também deixam qualquer ambiente sofisticado com sua presença. Além do mais, por ser uma planta de clima tropical, no inverno é necessária uma atenção especial.

Bromélia

Bromélia com coloração vermelho intenso.

Essa planta pode permanecer tanto em vasos quanto no solo, pois deixa qualquer jardim mais belo com sua presença exuberante, não somente com sua flor, como também com suas folhagens.

É uma planta que necessita de rega a cada dois dias, pelo menos, e para crescer, deve estar em um espaço onde não haja muita incidência direta da iluminação do sol. Faz parte de uma das plantas mais usadas para decoração em um jardim de inverno.

Samambaia

Fundo repleto de folhas verdes de Samambaias.

Já essa planta é recomendada para compor a decoração e o ambiente arborizado interno. É uma planta que melhor se adequa a ambientes de pouca luz, necessitando de rega frequentemente, porém sem fazer com que o solo fica encharcado.

Em um jardim de inverno vertical interno, abuse da planta junto a parede, pois é uma planta perfeita para fazer com que o ambiente fique mais fresco para se aproveitar uma sombra.

Espada de São Jorge

Uma planta espada de São Jorge em um vaso metálico.


Essa planta é de uma folhagem dura e bem escura, se adequando bem as condições do ambiente interno além de facilitar para quem não entende muito de plantas. É uma planta que não requer muita manutenção constantemente, possuindo uma boa resistência, mesmo em espaços que não dispõem de muita iluminação.

Uma planta fácil de se encontrar e de cultivar, muito comum no uso para decoração, principalmente em jardins de inverno. E há quem diz que ter essa planta em casa traz sorte, prosperidade, abundancia e coragem para os moradores.

Palmeira leque

Uma Palmeira leque com a luz natural refletida.

Para quem quer decorar a casa com um jardim de inverno embaixo da escada, o uso dessa planta é ideal. É uma planta que prefere ambientes bem iluminados e necessita de adubo no verão. Seu cultivo precisa de alguns cuidados básicos, como impedir que a planta fique exposta ao ar condicionado e ventos fortes.

Essa planta possui apelo ornamental, devido as folhagens grandes, plissadas e no tom verde brilhante. Quem tem esse tipo de palmeira em um jardim interno, deve se preocupar em retirar folhagens secas e replantá-la em períodos de dois anos.

Jibóia

Uma Planta Jibóia vista de perto, em um fundo de madeira.

Essa planta é uma espécie de planta trepadeira, muito usada para compor a decoração de paredes em um jardim de inverno, pois suas folhagens são grandes e as cores são vivas, nos tons verde e amarelo. É uma planta que requer alguns cuidados básicos, como falta de iluminação, caso fique sem incidência de luz, formará somente folhagens pequenas, e a rega deve ser frequentemente.

É ideal para ambientes abertos como sacadas e vãos de escada, visto que é uma planta que pode chegar a medir 15 metros, porém também pode se adaptar em ambientes internos, se cultivada em vaso pequeno, podendo medir no máximo 20 centímetros.

Lírio da paz

Um Lírio da paz visto de perto.

Caso opte por uma planta que floresça na sombra, o Lírio da paz é uma boa alternativa. É uma planta que não se adapta bem na luz solar, se desenvolvendo bem nos jardins internos, necessitando somente de baixa incidência de luz para dar flores brancas, formando uma visão esplendorosa.

É uma planta delicada, com suas folhagens verde escuras e flores brancas. Para que seu desenvolvimento seja saudável, a rega deve acontecer dia sim dia não e evitar que a iluminação natural recaia sobre suas folhagens ao entardecer.

Zamioculca zamiifolia

Vista superior da Zamioculcas Zamiifolia em um vaso branco no chão.

Por fim, essa planta muito usada para decorar ambientes internos ou externos, podendo ser posta em qualquer espaço do jardim de inverno, pois consegue sobreviver com iluminação ou sem. Além do mais, evite que a planta receba luz solar por muito tempo, pois a luminosidade do sol danifica as folhagens.

As folhagens dessa planta são no tom verde escuro e a textura é um pouco dura, contudo não necessita de manutenção com muita frequência. A rega deve ser semanalmente para que as folhagens se mantenham vivas, podendo até ser cultivada diretamente no solo ou em vasos.

Jardim de inverno: deixe sua casa mais acolhedora!

Menina descansando na rede, com vasos de plantas ao redor.

Na era da selva de concreto, quem possui um canto verde é rei. À medida que o espaço vai ficando cada vez menor, as casas e apartamentos têm conseguido dar um toque natural ao seu ambiente, razão pela qual muitas pessoas investem em jardins de inverno.

É uma tendência de decoração, o jardim de inverno é um verdadeiro oásis em casa. Entre eles, você pode optar por cultivar plantas, flores, decorar com o uso de pedras, madeira, vasos, móbiles, fontes d’água ou qualquer outros ornamentos decorativos que sua imaginação permitir.

Escolha um ambiente de sua preferência e invista em um jardim de inverno lindo, confortável, acolhedora, seja para decorar sua casa ou um espaço para relaxar, o que vale é o contato com a natureza e a sensação maravilhosa de bem-estar.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo