Tagetes: tipos como a erecta, patula, minuta e muito mais sobre essa flor!

Tagetes: tipos como a erecta, patula, minuta e muito mais sobre essa flor!

Descubra como os Tagetes vão deixar o seu jardim ainda mais lindo e livre de pragas. Confira também como cuidar destas flores e suas características.


Planta Tagetes: é ela quem irá proteger o seu jardim

Planta Tagetes

Seus nomes populares não são tão agradáveis, ela pode ser chamada tanto de dia-dos-mortos quanto cravo-de-defunto. Os Tagetes são conhecidos desta forma pelo seu forte cheiro, e pela presença confirmada nas decorações do dia dos mortos no México. Embora essas características não sejam tão atrativas, iremos mostrar como essas plantas são maravilhosas e você também desejará ter uma em seu jardim!

Tagetes é o nome científico dado a um gênero composto por 56 plantas ornamentais, com flores coloridas, brancas, amarelas, laranjas e vermelhas, que crescem parecendo com pequenos buquês de cores mistas sobre seus ramos. Elas são fáceis de cultivar e se adaptam aos mais diversos ambientes, atraem aves, como beija-flor, mas principalmente os insetos, como borboletas e abelhas.

Além de todas essas características elas ainda possuem uma toxina, prejudicial para algumas pragas comuns em hortas e jardins, e como se não bastassem elas são consideradas PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ou seja, você pode comer partes dela.

Quer saber mais? Então continue conosco e conheça essas plantas magníficas, as próximas que você, com certeza, vai querer cultivar!

Tipos de Tagetes

Embora o gênero Tagetes seja composto por plantas de características específicas, como o ciclo de vida igual para a maioria das espécies, a coloração de suas flores e o fato da maioria ser herbácea, ainda existem aspectos únicos que ajudam a distinguir cada uma delas. Confira a seguir as características dos principais tipos de Tagetes.

Tagetes Erecta

Tagetes Erecta

O Tagetes erecta é uma planta anual, com flores grandes e muito belas, formada por inúmeras pétalas arredondadas ou ovaladas, com tonalidade de cores que variam do amarelo ao laranja. São flores lindas, que atraem muita atenção, não à toa é muito utilizada como flor de corte.

Sua floração se dá durante a primavera e o verão, podendo se prolongar até o outono, mas em regiões mais quentes chega a perdurar até o inverno, ela floresce um pouco mais tarde que a maioria das espécies do gênero, todavia é uma das mais populares e comuns, principalmente nas festividades mexicanas.

Tagetes Patula

Tagetes patula

Sendo uma das mais populares aqui no Brasil, a Tagetes patula é principalmente cultivada como companhia de outras plantas, para agir como repelente de pragas devido ao seu cheiro e as toxinas lançadas no solo, prejudiciais para alguns parasitas, mas não para plantas. Ainda que este seja seu principal propósito de cultivo por aqui, elas são plantas exuberantes.

Comercializadas também como flor de decoração e enfeite, elas possuem cores que variam de amarelo, laranja ou vermelho, sendo que suas bordas são marcadas de amarelo, destacando cada pétala individualmente.

Tagetes Graveolens

As Tagetes graveolens são mais populares no Peru e na Bolívia, mais conhecidas como Suico ou Chicchipa, onde sua principal função é atribuída ao uso culinário. Suas folhas são ótimos temperos e ajudam a dar sabor nos mais diversos pratos, como sopas e carnes, e quando não, são utilizadas no preparo de chás.

Tagetes Lucida

Tagetes lucida

Em questão de estética, as flores da Tagetes lucida se diferencia das apresentadas anteriormente. Ela não possui tantas pétalas em uma única inflorescência, mas possui algumas flores próximas que formam um pequeno buquê naturalmente, sendo que a cor predominante é o amarelo, mas não é difícil encontrar tons alaranjados.

Essa espécie é mais popular no México, onde é utilizada principalmente no preparo de alimentos, servindo de tempero. Uma peculiaridade desta planta é que, alguns povos mexicanos a utilizam misturada ao tabaco, com finalidades relaxante e terapêutica devido aos seus efeitos alucinógenos.

Tagetes Filifolia

Se a Lucida é um pouco diferente da Erecta, da Patula e da Graveolens, a Tagetes filifolia é ainda mais diferente. Ela possui flores modestas, pequenas e delicadas, de cores brancas, que a primeira vista não chama muita atenção, mas são um charme quando florescem. Embora não cresçam na Irlanda, elas são popularmente conhecidas como renda irlandesa.

O doce perfume desta planta é o seu maior atrativo, um dos motivos de ser comumente utilizada como tempero, aromatizante e principalmente no preparo de chás.

Tagetes Minuta

Assim como a Filifolia, a Tagetes minuta possui uma floração modesta, com flores pequenas e delicadas, com pétalas brancas e seu miolo amarelo, todavia, suas múltiplas ramificações criam buquês de flores pequeninas. Embora o gênero possua plantas pequenas com cerca de 40 centímetros, a Tagetes minuta é o maior, mesmo o seu nome dizendo o contrário, podendo chega até os 3 metros.

Sobre as flores Tagetes

Flores da planta tagetes

As Tagetes são plantas maravilhosas, lindas e versáteis. Se fossemos falar individualmente das suas 56 espécies ficaríamos um bom tempo e vocês iriam ver que muitos aspectos se repetem entre umas e outras espécies, por isso separamos as principais características predominantes nas Tagetes. Veja a seguir!

Tagetes protege seu jardim

Cultivadas principalmente nos canteiros, jardins, hortas e gramados, essas plantas são destaque pela sua beleza, mas não é por isso que elas são as queridinhas nesses locais. O seu forte odor, muito dos quais podem ser desagradáveis, mas outros são como perfumes, servem como repelente natural para muitas pragas e insetos indesejados, embora o mesmo seja um ótimo atrativo para borboletas e abelhas.

Nematoides

Os nematoides são pequenos parasitas que atacam principalmente as raízes, tubérculos, bulbos e rizomas das plantas, absorvendo seus nutrientes e as deixando murchas e defeituosas, é comum que essas pragas sejam confundidas com a simples falta de nutrientes no solo, o que dificulta ainda mais na identificação e eliminação, mas é aí que os Tagetes se mostram grandes aliados dos cultores.

As raízes dos Tagetes produzem uma substância chamada alfatertienil, extremamente tóxica para os nematoides, mas indiferente para as plantas. Essa toxina se espalha pelo solo e cria um ambiente seguro contra esses parasitas para as demais plantas.

Tagetes é comestível

PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), é um termo criado para designar as plantas que podem surgir espontaneamente, e tenham excelente potencial nutritivo, mas que seu consumo é pouco difundido e conhecido.

O Tagetes, por exemplo, é um gênero formado por PANCs, seu consumo não é muito popular aqui no Brasil, mas em outros países, como México, Peru e Bolívia, são utilizados principalmente no preparo de chás e no preparo de alimentos, servindo de tempero e muitas vezes substituindo até mesmo o açafrão, mas também são utilizados para compor saladas e sopas.

Características da flor

As diversas espécies que compõe este gênero possuem flores distintas, a maioria chama a atenção por suas cores vibrantes de amarelo, laranja e vermelho, com muitas pétalas e bem volumosas, como a Tagetes patula, mas também há aquelas mais tímidas, com flores pequenas e delicadas, geralmente brancas, como a Tagetes filifolia.

A maioria são plantas anuais, ou seja, precisam de replantio ao menos uma vez por ano. Elas florescem durante a primavera e duram até o verão, algumas podendo perdurar até o outono, como o Tagetes Erecta.

Benefícios de Tagetes em seu jardim

Essas plantas são perfeitas para os mais diversos jardins, a exuberância de suas flores acrescenta elegância e suas cores dão charme ao ambiente, seu aroma atrai, borboletas e abelhas, acrescentando beleza e vida ao cenário, além de afastar muitas pragas indesejadas como os pulgões e cochonilhas, e combatem até mesmo pragas menos perceptíveis, como os nematoides, com sua toxina.

Os Tagetes também são pouco exigentes, seu cultivo é simples e requer poucos cuidados. Eles podem ser propagados facilmente, sendo comum que eles cresçam espontaneamente em outros cantos do jardim.

Tagetes é medicinal, mas também venenoso

Embora seja muito utilizada por povos mexicanos para fins terapêuticos devido seu potencial alucinógeno, os benefícios dos Tagetes também são reconhecidos pela medicina convencional. Segundo um dos periódicos da Universidade Federal de Pelotas, que você pode acessar aqui, a Tagetes minuta foi cientificamente testada, comprovando eficácia:


  • Antibacteriana;
  • antifúngica;
  • inseticida;
  • antiparasitária;
  • nematicida;
  • antihiperglicêmica;
  • antitumoral;
  • biocida;
  • antioxidante.

Ainda que sejam muitos os benefícios apresentados por essa planta, a sua seiva é tóxica e o contato, ou até mesmo o seu odor, para os mais sensíveis, pode causar:


  • Vermelhidão na pele;
  • dor;
  • queimação;
  • bolhas;
  • irritação nasal;
  • irritação ocular.

Como cuidar de Tagetes

Ferramentas de jardinagem

Nós já falamos sobre a beleza do Tagetes, os diversos benefícios que eles possuem e já falamos que essas plantas são fáceis de cultivar, mas é fácil mesmo? Veja a seguir como será simples cuidar dos seus próprios Tagetes.

Plantio de Tagetes com sementes e onde comprar

O Tagetes é um gênero de plantas que se reproduzem naturalmente através de sementes, inclusive, elas podem surgir espontaneamente em jardins, terrenos baldios e canteiros. Quando cultivadas em vasos e jardineiras não é incomum que novas mudas apareçam sem terem sido plantadas. Suas sementes são encontradas no interior de suas flores.


Se você ainda não tem nenhum Tagetes em seu jardim, é hora de cultivar o seu. Você pode comprar suas sementes em sites como o Plantei, eles possuem uma variedade grande de sementes a um preço muito acessível.

Qual solo usar para Tagetes

Após comprar suas sementes é importante conhecer o terreno em que essas plantas gostam de crescer. Embora não sejam muito exigentes e cresçam nos mais variados tipos de solo, o Tagetes tende a se desenvolver melhor em um substrato simples, que você facilmente pode preparar.

O fator mais importante para todo solo destinado ao plantio é a drenagem, isso irá eliminar o excesso de água e sedimentos, acrescente matéria orgânica, como húmus ou esterco animal curtido, misturado à terra fértil e você terá um excelente substrato para sua planta crescer.

Melhor clima para Tagetes

Por mais que o gênero Tagetes seja muito versátil, o clima é um fator crucial para ele, em temperaturas muito baixas suas folhas podem secar e seu período de floração ser alterado. Então lembre-se de escolher um local que tenha exposição ao sol pelo menos durante uma parte do dia, afinal, essas plantas são nativas de regiões tropicai, subtropicais, mediterrâneas e equatoriais, onde a média oscila acima dos 20° C.

Rega de Tagetes

Além de versáteis, o Tagetes também é resistente aos períodos de seca, todavia, esse cenário não é o ideal, essas plantas gostam de solo úmido e de irrigação frequente. Um longo período de seca prejudicará o crescimento da sua plantinha, suas folhas e flores ficarão murchas e frágeis.

Procure regá-la diariamente, de preferência pela manhã, mas lembre-se de primeiro checar se o solo já não está úmido suficiente e evite encharca-lo para não acabar apodrecendo a raiz da sua plantinha, faça isso afundando a ponta do dedo no substrato e confira se ele está molhado ou não.

Iluminação para Tagetes

A luminosidade dessas plantas é profundamente relacionada com a temperatura e o clima ideal. O gênero Tagetes é formado por plantas que gostam de calor e boa iluminação, sendo que, a iluminação é um fator muito importante para a fotossíntese, a saúde da planta e para que suas cores se mantenham vibrantes.

Desta forma, procure cultivá-las em um local com boa incidência de luz solar pelo menos durante um período do dia. O ideal é que seu cultivo seja realizado diretamente no jardim ao ar livre, onde ela fica mais exposta ao sol e contribui diretamente com o controle de pragas na área, porém, em regiões extremas, onde a temperatura média é superior aos 30°C proteja-a durante o período mais quente do dia.

Melhor época para se plantar Tagetes

O período ideal para o plantio do Tagetes é na primavera ou no verão, mesmo período em que florescem. Como ela é uma planta anual, plantar ela durante esse período permitirá que cresça e desenvolva até o seu auge, inclusive passando pelo inverno, e então possam florescer. Quando suas flores murcharem o replantio deve ser feito logo a seguir.

Uma dica boa é realizar o plantio durante o período da manhã ou em um dia nublado, isso previne o choque causado pelo calor excessivo do sol durante o processo.

Cultivo de Tagetes em vasos

O cultivo do Tagetes em vasos ocorre igualmente ao cultivo em jardins ou canteiros. Deve-se ter atenção com a drenagem do solo, irrigação, iluminação e a temperatura, todavia, você deve se atentar ainda mais ao local onde sua planta ficará posicionada.

Evite manter seu Tagetes dentro da sua casa, ele é uma planta venenosa, seu odor pode causar irritações nasais e oculares, crianças e animais domésticos podem se envenenar ao ingerir algumas de suas partes venenosas, e o simples contato com sua seiva pode causar irritações e bolhas na pele.

Tenha um jardim sem pragas com Tagetes!

Flores da planta tagetes

Se você esta cansado das pragas invadirem seu jardim e acabarem com suas plantas, o Tagetes é a opção ideal que vai te ajudar nessa batalha. Suas toxinas combatem os nematoides presentes no solo, muitas vezes não percebidos por nós, e seu odor é um repelente natural contra pulgões, cochonilhas e outras pragas do tipo.

Essas plantas também são uma ótima fonte de nutrientes, suas folhas servem principalmente como tempero e dão um bom chá nas noites frias, porém, lembre-se de tomar cuidado com sua seiva, um veneno que pode causar muitos problemas, principalmente se ingerido.

Agora que você já conheceu essa planta incrível e sabe muito bem os cuidados que deve ter com ela, escolha um bom local para cultivar e tenha um Tagetes para manter o seu jardim lindo e longe das pragas!

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Procura algo que realce seus traços e garante aquele brilho lindo na pele? Confira neste artigo os melhores iluminadores e como encontrar o perfeito para você!


As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Você está em busca de relaxamento ao ar livre? A resposta está nas espreguiçadeiras. Conheça neste artigo os principais modelos do mercado e dicas de compra!


As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

Buscando a poltrona para leitura perfeita? Confira neste artigo as dez melhores poltronas para leitura, como escolher a mais confortável, preços e onde comprar!


Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Procura por um cabelo dos sonhos com muito brilho, força e maciez? Então veja neste artigo os melhores shampoos sem sal do mercado e dicas para comprar o ideal!


Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Em busca do melhor fixador para o cabelo? Confira neste artigo as principais opções do mercado e dicas infalíveis para escolher o melhor produto.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Limpeza Produtos de cozinha Ar e ventilação Cabelo Higiene e saúde