Comidas típicas do Rio Grande do Norte: ingredientes, pratos e mais!

Comidas típicas do Rio Grande do Norte: ingredientes, pratos e mais!

Você sabia que os pratos do Rio Grande do Norte levam uma grande variedade de frutos do mar? Veja a seguir os pratos mais conhecidos desse estado brasileiro!


A comida típica do Rio Grande do Norte é uma culinária apreciada por muitos!

Prato típico da culinária potiguar

O estado do Rio Grande do Norte está localizado na região nordeste do Brasil. Além de ser um local de clima muito quente e de paisagens paradisíacas, possui também uma culinária regional fantástica. A maior parte dos seus pratos típicos salgados são baseados em frutos do mar e levam temperos e ingredientes nordestinos, tais como o leite de coco e o azeite de dendê.

Muitos dos alimentos que acompanham essas iguarias da gastronomia potiguar nós conhecemos de outras partes do Brasil, como o feijão verde, a macaxeira, o arroz e o queijo coalho. Mas no quesito das sobremesas, podemos dizer que a sua maioria tem como protagonista as frutas.

A partir desse resumo feito sobre o que compõe a gastronomia do estado, podemos afirmar com certeza que você encontrará pratos típicos de todos os gostos. Para saber mais sobre eles, continue lendo o artigo a seguir.

Quais são as principais comidas típicas do Rio Grande do Norte?

De pratos salgados à doces, venha conhecer os principais pratos típicos potiguares e ainda mais, sobre seus ingredientes e o modo de preparo de cada um deles. Confira no artigo a seguir.

Ginga com Tapioca

Ginga com Tapioca

A Ginga com Tapioca é um dos pratos mais consumidos de Natal. "Ginga" é o apelido dado ao peixe que recheia a tapioca, o Manjubinha, que nessa receita é frito. Já a tapioca, prato de origem indígena, é feito com goma de mandioca.

Para fazer esse prato delicioso você deve fritar uma porção de cinco a seis fatias do peixe no azeite de dendê, o deixando bem crocante. E a tapioca, basta esquentar a frigideira, espalhar a goma em todo seu diâmetro e aguardar até que ela forme uma espécie de massa. Depois, é só recheá-la com a ginga e está pronto.

Cuscuz

Cuscuz

O cuscuz é um prato à base de massa flocada de milho, podendo servir de acompanhamento para diversos tipos de refeições, tanto para doces e salgados. Além disso, pode levar uma variedade de recheios, de carne seca, salsicha, frango ensopado e entre outros.

Essa receita muito simples de ser feita leva os seguintes ingredientes: fubá de milho flocado, água e sal a gosto. Para prepará-lo basta hidratar a farinha com água, salgá-lo e deixar descansar por 20 minutos. Depois, cozinhe a farinha na cuscuzeira por mais 10 minutos e ele já está pronto para servir.

Escondidinho de Carne Seca

Escondidinho de Carne Seca

O escondidinho é um prato muito popular em todos os estados do Brasil. Podemos dizer que Rio Grande do Norte ou na região do Nordeste em geral, se difere por seu recheio ser de carne seca e o purê ser à base de mandioca.

O seu modo de preparo é simples, mas fique atento ao preparo do recheio. Faça o purê de macaxeira e depois ferva a carne de sol para dessalgá-la. Corte-a em cubinhos, frite com os temperos desejados e, por fim, faça a montagem intercalando as camadas de recheio e purê. Leve ao forno para dourar o queijo polvilhado e sirva.

Caranguejada

A caranguejada é um prato pelo qual os turistas esperam comer quando viajam para o estado. Por ser uma região que o preço dos frutos do mar é muito acessível, é possível encontrar este prato em qualquer bar, restaurante ou quiosque.

O prato é caldoso e pode ser acompanhado de arroz, pirão ou batatas. Para prepará-lo, basta cozinhar o caranguejo com tomate, cebola e pimentão, sal e demais temperos e depois, acrescentar leite de coco no final. Ao fim do preparo, sirva e aproveite.

Baião de Dois de Camarão

Baião de Dois de Camarão

O Baião de Dois é um prato típico brasileiro, mas em cada estado do país é adicionado um ingrediente regional. É tradicionalmente preparado com feijão-de-corda seco ou verde, arroz branco e queijo coalho, porém a gastronomia potiguar escolhe servir esse prato com camarões e até mesmo outros frutos do mar.

Para realizar essa receita deixe o feijão escolhido de molho e cozinhe na mesma panela que o arroz. Normalmente ele leva bacon, cebola, alho, coentro, sal, queijo coalho e os camarões. Depois que o arroz e o feijão estiverem cozidos, finalize adicionando o queijo coalho e os camarões.

Bobó de Camarão

Bobó de Camarão

O bobó de camarão é uma receita muito apreciada no Nordeste em geral, principalmente nas regiões costeiras. No estado do Rio Grande do Norte, esse prato leva os camarões refogados no leite de coco e o creme que o acompanha leva purê de mandioca e outros temperos regionais.

Os ingredientes da receita são os camarões, cebola, alho, suco de limão, mandioca cozida, louro, azeite de oliva e de dendê, leite de coco, cheiro verde, molho de tomate, pimentões, sal e pimenta. Normalmente, o bobó acompanha arroz, farofa de coco e folhas de coentro a gosto.

Feijão Verde Cremoso

Feijão Verde Cremoso

Este prato é uma dentre as diversas receitas cremosas existentes na culinária do Rio Grande do Norte. Sendo feijão fradinho ou feijão-de-corda o protagonista, é adicionado a nata, a queijo coalho ou o creme de leite, dando a ele uma cremosidade incrível.

Para o seu preparo, cozinhe o feijão em uma panela de pressão contendo um pouco de óleo, caldo de bacon e água se for necessário. Depois de cozido, acrescente a ele os temperos, refogue-os e para finalizar adicione calabresa e bacon frito, nata, queijo coalho em cubos, creme de leite e o requeijão.

Escondidinho

Escondidinho

Além do tradicional escondidinho de carne de sol, a culinária potiguar também é conhecida por trazer como recheio dessa receita ingredientes diferenciados, como frutos do mar e o frango. Assim como os demais, o recheio é misturado com um purê cremoso de batatas ou de mandioca.

Para dar um toque especial nesse tipo de escondidinho que é feito com camarões e outros tipos de carne, é indicado adicionar uma camada de queijo junto às camadas de purê e de recheio, para que quando este saia do forno, esteja derretido e se misture com a cremosidade do escondidinho.

Cartola

Cartola

A Cartola é um prato doce que mistura quatro componentes que todo brasileiro tem em sua casa: banana, açúcar, queijo e canela. Trata-se de tiras de banana, prata ou pacovan, que podem ser fritas ou cozidas, cobertas por uma camada de queijo coalho e polvilhadas com açúcar e canela.

No estado, ela é consumida tanto no café da manhã, para começar o dia com muita energia, ou de sobremesa no depois do almoço ou jantar. Logo depois de levar ao forno para derreter o queijo coalho, é servida com uma bola de sorvete de creme para acompanhar.

Carne de carneiro

Arroz de carneiro

Depois da famosa carne de sol, a carne de carneiro é a mais consumida no estado nordestino. Os pratos que mais são recomendados nos restaurantes potiguares tem como protagonista essa carne que pode ser feita de diversas maneiras.

Temos o arroz de carneiro, que se usa a carne desfiada misturada com um arroz bem cremoso. Há também o carneiro assado no forno, estando temperado com condimentos tipicamente nordestinos e acompanhado de arroz e farofa de cuscuz. E por fim, a buchada, um prato muito típico não só no estado mas em todo o Nordeste, feito com as entranhas do carneiro.

Arroz de leite

Diferentemente do que é pensando, o arroz de leite é um prato salgado e é chamado assim por ser extremamente cremoso. Seus acompanhamentos mais indicados são carne de sol, camarão, peixe entre outros.

Para fazer essa receita típica potiguar é muito simples. Basta realizar o preparo do arroz branco com cebola, alho e sal a gosto. Mas, antes mesmo do arroz estiver pronto, deve-se acrescentar uma quantidade necessária de leite até que ele termine de cozinhar. Quando ele estiver macio e ao mesmo tempo cremoso, já está finalizado para servir.

Peixe à moda potiguar

Peixe à moda potiguar

Como um bom estado que possui peixes e crustáceos como base de sua gastronomia, não poderia faltar um bom preparo de peixe à moda norte-rio-grandense. O peixe tradicionalmente utilizado é o Pargo ou o Cioba e ambos são indicados a serem preparados na grelha.

Dentre os seu acompanhamentos indicados temos arroz branco, mandioca frita, uma salada de sua preferência, farofa e até mesmo rodelas de abacaxi e melão. Para o tempero do peixe os potiguaras utilizam cebola, salsinha, cebolinha e sal e de acordo com eles, o seu ponto de cozimento é estar dourado por fora e macio por dentro.

Linguiça do sertão

Como já diz o seu nome, essa linguiça é muito típica nas cidades do interior do Nordeste. Feita de forma artesanal, pode ser encontrada nos restaurantes menores que ainda priorizam a gastronomia nordestina caseira. Esta se diferencia das demais pelo seu sabor surpreendente e por precisar ser consumida no dia da feitura.

A linguiça do sertão possui muito mais sal do que a convencional, por isso deve-se fervê-la antes do consumo. Depois de fervida e frita, é recomendado acompanhá-la com uma boa farofa, feijão verde, arroz de leite, paçoca de carne de sol, entre outros.

Paçoca

Do contrário de outros estados brasileiros, a paçoca potiguar não é a feita à base do amendoim, e sim, de uma farofa composta de pedaços de carne de sol desfiada, farinha de mandioca e temperos, como cebola e alho. Este prato faz muito sucesso na região , sendo considerado uma tradição na culinária local.

Para fazer a paçoca, é necessário que a carne de sol já esteja assada para ser triturada. Deve ser refogada com cebola e manteiga e depois adicionada à farinha, ao cheiro verde e queijo coalho. Como acompanhamento são indicados feijão verde ou arroz de leite.

Sobre comidas típicas Rio Grande do Norte

Close em bobó de camarão

Como você pode ver até agora, o que não falta na gastronomia do potiguar é riqueza e diversidade nos pratos típicos. Continue lendo o artigo para saber mais sobre sua origem.

Quais são as principais influências da gastronomia do Rio Grande do Norte?

Na gastronomia do Rio Grande do Norte é possível encontrar tradições de diversas partes do mundo: europeias, africanas e indígenas. Da culinária europeia podemos encontrar a recorrência do arroz e da batata-inglesa.

Já a influência indígena e africana está presente no preparo dos peixes (tanto que, muitos peixes da região levam nomes indígenas) e de raízes, como a mandioca. E junto disso tudo, temos algumas iguarias que foram adicionadas e aprimoradas com o tempo, como por exemplo o azeite de dendê e o leite de coco.

O que mais encanta os turistas na culinária do Rio Grande do Norte?

O que deixa os turistas mais admirados diante da culinária do estado é a capacidade de inserir frutos do mar em quase todas as receitas. Sejam eles fritos, assados, refogados ou cozidos, os peixes se juntam com os temperos especiais nordestinos e provocam uma explosão de sabores especial.

Além disso, outro ponto que também surpreende os turistas é a diversidade de frutos e de outros produtos um tanto diferentes do usual. E também, a flexibilidade para misturar ingredientes que vivem em "mundos diferentes", como por exemplo a tapioca recheada de peixe, o arroz salgado temperado com leite e a paçoca feita com carne de sol.

Alimentos típicos da região do Rio Grande do Norte

Dentre os alimentos típicos do estado destacam-se alguns frutos, como o ingá, a mangaba, a araçá cajá, a fruta-pão, o caju, a carambola, a graviola, a goiaba, a acerola, o umbu, o tamarindo, as morangas e o mamão camu-camu. Estes podem ser consumidos tanto na sua forma in natura como compondo deliciosas sobremesas, compotas e sucos.

Além dos frutos, há também alguns produtos que são conhecidos em outras partes do Brasil, mas na culinária potiguar possuem diferentes nomes e usos, como o azeite de dendê, o aipim (ou mandioca) e o cará (ou inhame).

Não deixe de provar as comidas típicas do Rio Grande do Norte!

Close em cartola

Em resumo, a culinária do Rio Grande do Norte é rica em diversidade, detalhes, ingredientes e em história. Caso você seja uma pessoa que preza por um refeição caprichada e feita com uma boa mão para tempero, tenha certeza que a comida potiguar não irá te decepcionar.

Como vimos no artigo, o estado tem a tradição de que toda refeição seja à base da proteína dos frutos do mar, já que tanto a história como a gastronomia do povo potiguar tenha sido construída a partir da pesca. E podemos ver isso também em seus condimentos: pratos feitos com produtos simples mas que são considerados iguarias, como a mandioca, farinha, o feijão, azeite de dendê e o leite de coco.

Caso você o Rio Grande Norte seja o destino da sua próxima viagem, não se esqueça das dicas oferecidas neste artigo, já que ele pode te ajudar a aproveitar o melhor dessa gastronomia tão incrível.

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo