Fatbike: o que é, qual o preço, curiosidades da bike e muito mais!

Fatbike: o que é, qual o preço, curiosidades da bike e muito mais!

Sabia que existe um tipo de bicicleta com pneu difícil de furar? Conheça a Fatbike e suas principais características aqui.


O que é a Fatbike e sua origem

Silhueta de fatbike no pôr do sol

A Fatbike é um tipo de bicicleta que possui rodas mais resistentes que modelos convencionais. Com ela é possível passar facilmente por terrenos com muita lama, areia, pedra e outros obstáculos. Surgiu no século XX para resolver as dificuldades que ciclistas tinham ao andar em terrenos complexos.

Os percursos eram feitos por estradas e trilhas cobertas por neve, areia, lama, sujeira e pedras soltas. A Fatbike foi a solução e hoje é um equipamento de alta qualidade para ciclistas profissionais ou iniciantes irem onde quiserem com mais segurança. Confira mais detalhes dessa bicicleta neste texto e entenda melhor seu funcionamento.

Principais características de uma Fatbike

Close-up em fatbike

Nos últimos anos, com as mudanças e melhorias no estilo de vida de muitas pessoas, a Fatbike ganhou mais popularidade. No ciclismo praticado ao ar livre como o mountain bike, uma bicicleta robusta evita vários incômodos. Portanto, na sequência serão mostrados os atributos da Fatbike para você entender o motivo de ela ser tão resistente.

A Fatbike tem o garfo e quadro mais alargados

Basicamente, uma Fatbike tem um quadro de MTB que possui um tubo superior inclinado. Essa característica torna mais fácil para o usuário dobrar os joelhos e ter melhor controle da bicicleta. Sobretudo, quando é necessário saltar ou fazer alguma mudança rápida na direção ou inclinação.

O quadro tem garfo com escoras que permitem instalar pneus largos com largura de até 130 milímetros que caracterizam a Fatbike. Ela é projetada dessa maneira para que o ciclista consiga pedalar principalmente sobre pedras e areia. Contudo, o design exclusivo e a versatilidade também chamam atenção.

Fatbike tem uma menor pressão nos pneus

Normalmente ciclistas de montanhas costumam colocar uma pressão de cerca de 29.01 psi. Entretanto, a regra muda com os pneus da Fatbike. O motivo é que graças às rodas grandes que ela suporta a pressão é muito baixa. A medida ideal fica em torno de 7.25 a 14.50 psi, dependendo do terreno e se é câmara de ar ou Tubeless.

Isso ajuda a bicicleta ganhar uma aderência considerável. Também diminui os impactos causados pelas irregularidades do pavimento. Assim, as pedaladas se tornam tão confortáveis que em alguns trechos o ciclista terá a impressão de flutuar. Além disso, o pneu não entortará.

Os aros da Fatbike são largos

Geralmente as rodas da Fatbike têm aros que são de 26 polegadas. Elas possuem de 35 a 103 milímetros de largura. Os pneus normalmente apresentam de 64 a 130 milímetros. Como as rodas são desenvolvidas para serem utilizadas em caminhos com partes soltas, elas contém cravos e melhoram a tração.

Em geral, fazer uma corrida em terrenos com bastantes obstáculos é extremamente complicado para bicicletas de padrão comum. Assim, ou o ciclista contorna a região, ou desiste da viagem. Para quem usa uma Fatbike essa situação não é um problema, graças ao formato das rodas.

Uma Fatbike tem pneus mais extensos

Uma das diferenças mais óbvias que se pode observar entre a Fatbike e outras formas de bicicletas é o tamanho das rodas. Ela comporta pneus com largura que vai de 3.0 a 5.0 polegadas. Enquanto em uma mountain bike convencional a largura dos pneus fica geralmente entre 1.8 e 2.10 polegadas.

A espessura grossa da borracha e o talão da roda correspondem a mais uma vantagem. Isso fornece estabilidade e resistência em percursos desafiadores. Assim, embora não se possa dizer que seja impossível furar o pneu de uma Fatbike, com certeza é bastante difícil abrir um buraco nas rodas porque elas amortecem golpes.

Fatbike usam aros de tamanho 24, 26 e 27.5

Os tamanhos dos aros são projetados para comportar pneus largos e oferecer melhor conforto ao usuário. Para crianças de 8 a 11 anos com 1.40 a 1.60 metros de altura, o tamanho do aro de 24 se enquadra perfeitamente. A partir dos 12 anos, com pessoas com mais de 1.60 de altura, a Fatbike indicada é a de aro de 26 polegadas.

Graças ao peso reduzido, os pneus com 26 e 27.5 proporcionam boa aceleração e agilidade. Também possuem rigidez lateral e aumentam a precisão ao pilotar a bicicleta. Desse modo, fica melhor manobrar a bicicleta em trilhas estreitas e a capacidade de reação do ciclista diante de obstáculos é mais rápida.

Quais locais é possível andar com uma Fatbike?

Ciclista na neve com fatbike

A Fatbike serve para andar na neve, lama, pedras, rochas, areia etc., mas como é o desenvolvimento dela nesses terrenos? Também é possível pedalar com esse tipo de bicicleta em ruas e avenidas? Continue lendo, pois nos tópicos seguintes você saberá em quais lugares a Fatbike pode ser usada e como se comporta em diferentes solos.

Em terrenos rochosos

Pedalar em áreas com muitas pedras com pneus normais é inútil, não é divertido e pode causar danos. Nesses locais o tamanho das rodas da Fatbike gera um passeio suave. Graças ao maior contato que os pneus têm com a superfície e por funcionarem com baixa pressão o passeio se torna divertido.

Uma Fatbike é a opção ideal para fazer ciclismo quando você não gosta que o tipo de chão de um local impeça sua viagem, aonde quer que seja. Ela é a ferramenta perfeita para estender a sua diversão e chegar com segurança a regiões incríveis que outros meios de transportes dificilmente conseguem alcançar.

No asfalto

Evidentemente, a Fatbike também pode ser usada no asfalto. Contudo, seu melhor desempenho aparece em terrenos extremos, como falésias, colinas, desertos, dunas e encostas geladas. Para pedalar apenas por ruas e avenidas, as bicicletas convencionais são mais eficientes.

Apesar disso, você pode utilizar a Fatbike tanto em cenários urbanos como na natureza. A única diferença será quanto ao desempenho. No asfalto ir com a Fatbike a uma velocidade relativamente alta faz com que os pneus produzam barulho que, às vezes, algumas pessoas não gostam.

Em trilhas

Além de muita terra, as trilhas estão repletas de uma enorme quantidade de galhos, pedras e cascalho. Passar por esses locais com uma bicicleta comum se torna um transtorno e dependendo da situação toma horas do seu passeio. Então, ter uma bicicleta robusta que consiga superar essas adversidades como a Fatbike, é melhor.

O desempenho superior desse equipamento leva você em menos tempo onde pretende chegar e permite admirar mais as paisagens. Em vários trechos do caminho é possível ter a sensação de flutuar em superfícies macias, mesmo que o solo não seja tão amigável.

Pedalando na neve com a Fatbike

Mesmo que tenha nevado ou o chão esteja úmido, a Fatbike tem a vantagem de oferecer maior tração, controle e versatilidade na pedalada. Você pode se mover com facilidade e calma. Aliás, é por isso que é um dos equipamentos mais utilizados por exploradores e aventureiros em expedições extremas.

Se você gosta da ideia de experimentar algo que te dê conforto e liberte de limitações para poder andar estrada a fora e estar nos mais diversos lugares, a Fatbike é a indicação. Afinal, será bem complicado realizar esse tipo de trajeto com os modelos de bicicletas convencionais.

Na areia

Geralmente a areia costuma ser bastante fofa, e pneus mais estreitos com cravos ou slick (lisos) atolam. Por outro lado, quando a largura e a espessura das rodas são maiores, como ocorre com a Fatbike o desafio de atravessar essa forma de terreno fica mais fácil. As rodas apresentam alta estabilidade e não “escorregam” na areia.

Além disso, com um diâmetro maior se torna menos complicada a passagem de obstáculos. A Fatbike possui uma elasticidade que absorve o golpe, especialmente em terrenos acidentados que com outras bicicletas seria difícil de transitar. Ela cria sensações de liberdade para você poder circular tranquilamente.

O que distingue as Fatbikes?

Duas pessoas andando em fatbike

Uma Fatbike possui um custo diferenciado devido a suas características. Ela é um equipamento adequado tanto para ciclistas iniciantes quanto profissionais. Então, nas próximas linhas serão apresentadas algumas razões pelas quais as pessoas preferem pagar por uma Fatbike, ao invés de uma bicicleta convencional.

O preço das Fatbikes

O mercado das Fatbikes embora recente, por ser uma bicicleta feita principalmente para passeios em locais de difícil acesso, equivale ao mountain bike. A diferença está entre as variações de design, nos pneus grossos e consequentemente nos custos, que geralmente são mais elevados.

Os preços ficam na faixa de R$1400 a R$3000 ou até valem mais, dependendo dos recursos adicionais que o modelo oferecer. Tudo depende do tipo de bicicleta, por isso os valores variam muito, mas o que fica claro é que as de marcas de maior prestígio custam mais caro.

As Fatbikes são mais confortáveis

A Fatbike é ideal para quem gosta de desafiar a estrada, viver aventuras sobre duas largas rodas e, além disso, deseja ter conforto durante o trajeto. É uma bicicleta robusta e muito resistente, ideal para qualquer tipo de usuário, pois suporta até 160 kg. Portanto, funcionam muito bem para quem está acima do peso.

Você pode passar por diferentes barreiras facilmente. O conforto e a sensação de quase flutuar nesse tipo de bicicleta devido aos seus pneus largos tornam a travessia de caminhos hostis fácil e divertida. Afinal, com as limitações do terreno reduzidas, a viagem se torna simples e agradável.

As Fatbikes andam em qualquer lugar

A Fatbike é versátil. Ela permite que você pedale em várias condições que vão desde neve, lama, pedras e até areia. Você não terá que temer as descidas ou subidas trabalhosas de montanhas. A tração que os pneus proporcionam faz com que nenhuma barreira consiga reduzir a aderência e a estabilidade.

A Fatbike graças à baixa pressão oferece uma aderência dinâmica imensamente mais potente do que as bicicletas convencionais. Também supera as vibrações em locais que não são totalmente planos. Ela absorve as trepidações de estradas irregulares que com outras bicicletas seria impossível evitar.

Não necessita de muita manutenção

A Fatbike se destina a ser utilizada em regiões difíceis, onde as condições podem ser bastante extremas. Assim sendo, ela fica exposta a sofrer diversos danos ao ultrapassar as adversidades dos percursos e transitar por superfícies íngremes com várias pedras, por exemplo.

A Fatbike, no entanto, tem uma estrutura robusta e sólida. É capaz de suportar os impactos da estrada e o peso de quem a guia, sem comprometer a firmeza do quadro e dos pneus. Esse aspecto afeta o custo da Fatbike. Entretanto, não é algo considerado por quem deseja ter uma bicicleta que perdure por sua qualidade.

Fatbikes são perfeitas para iniciantes

A Fatbike consiste em um modelo projetado para pedalar com segurança e diversão em diversos trajetos. Até mesmo crianças podem andar nesse tipo de bicicleta. Ela realmente oferece resistência, principalmente nas descidas, graças à tração e à absorção dos pneus.

Além disso, a Fatbike é excelente para quem quer entrar em forma, pois, em condições tranquilas, pode-se queimar até 1.500 calorias por hora. Também traz diversão para qualquer ciclista. Mesmo os menos habilidosos podem correr certos riscos graças à sensação de controle e estabilidade que os pneus dessa bicicleta proporcionam.

Fatbikes são boas para usar em qualquer clima

Em países onde a neve é um evento normal, a Fatbike é um meio de transporte excelente. No Brasil, os múltiplos usos dessa bicicleta servem para vencer os desafios de pedalar durante o inverno. Ela ajudará você a se manter exercitado nos momentos em que a prática de exercícios é quase impensável.

Além disso, a Fatbike possui design moderno que combina com a imagem refletida por quem a utiliza, como pessoas totalmente confiantes que ousam se aventurar em diferentes oportunidades. Sem medo, elas querem continuar sorrindo ao ar livre, mesmo que seja no frio.

Os diferentes tipos de Fatbike

Estrutura forte e estável correspondem a alguns dos atributos comuns de todos os tipos de Fatbike. No entanto, um modelo ou outro dispõe de recursos próprios que se adaptam a diferentes necessidades. Assim, na sequência você conhecerá as principais categorias desse tipo de bicicleta.

Fatbike elétrica

Fatbike elétrica

A Fatbike elétrica tem um motor central geralmente bastante potente. As Fatbikes são mais pesadas que demais formas de bicicletas por causa de sua estrutura, como os pneus largos, por exemplo. É por isso que optar por um modelo com motor se torna interessante. Aliás, também existem vários tipos Fatbike elétrica.

Por outro lado, as bicicletas elétricas com rodas largas exibem características diferentes. Cada uma se destaca pelo material e pela modalidade que oferece. Então, antes de comprá-la, o usuário deve saber quais são suas necessidades para encontrar o modelo correto.

Fatbike rígida

Normalmente uma Fatbike com garfo rígido é mais leve. Também é importante destacar que uma bicicleta rígida tem maior simplicidade. Independentemente de todas as tecnologias e estruturas que os fabricantes anunciam. No final são quatro ou cinco tubos soldados entre si, ou uma peça feita em um único molde.

Isso permite economizar com peças e acessórios complexos. Quanto menos peças, menos coisas criam peso. Evidentemente, essa leveza não se trata da mesma que uma bicicleta convencional tem. No entanto, serve para você dar um impulso maior nas arrancadas.

Fatbike hardtail

Fatbike na praia

A Fatbike Hardtail ou bicicleta com suspensão dianteira destaca-se pela simplicidade e, portanto, pelo peso reduzido. Em geral, ela sofre mais nas descidas do que a Fatbike full suspension. Contudo, se você está acostumado a percorrer rotas com subidas longas, a leveza de uma hardtail é mais adequada.

Outro detalhe, é que ela exige mais técnica por parte do ciclista por não possuírem recursos que ajudem a pedalar como as bicicletas de suspensão total oferecem. Para alguns esse aspecto se torna uma desvantagem, principalmente para quem é iniciante. Por outro lado, alguns ciclistas veem isso como uma vantagem.

Fatbike de alumínio

Flatbike na neve

A Fatbike com quadro de alumínio tem uma durabilidade maior que a de carbono, pois é mais resistente a impactos. É para quem faz percursos por locais acidentados, pedregosos e que exige muita técnica. Trata-se de uma opção fantástica para ciclistas menos experientes, pois nem quedas e nem impactos fortes danificam o material.

Uma desvantagem pode ser que o alumínio não faz um trabalho tão bom na absorção de vibrações quanto o carbono. Embora essa diferença de conforto não seja tão perceptível. Além disso, é o material mais usado em bicicletas, ainda que o aço e fibra de carbono tenham melhor qualidade.

Fatbike full suspension

A Fatbike full suspension ou bicicleta com suspensão total gera mais segurança nas descidas. Ela ajuda na técnica, alinhamento, tração, travagem, estabilidade entre outros aspectos.

Tudo é melhor e mais fácil com este tipo de Fatbike e por isso é tão divertida. Se o orçamento não for um problema, esse modelo fornece a um ciclista inexperiente um grande impulso na confiança.

Comece a andar com uma Fatbike e se aventure!

Diferentes tipos de fatbike

Retornar com um pneu furado ou com a bicicleta quebrada, num dia que deveria ser de diversão e tranquilo, é frustrante. No entanto, quando se tem uma Fatbike as chances desses problemas ocorrerem são extremamente difíceis. Ela é resistente e oferece excelente aderência para que você flutue em terrenos adversos.

Você quer se sentir bastante confortável ao andar de bicicleta? Você gosta de superar desafios? Você quer ver paisagens incríveis em locais inexplorados? Então, considere ter uma Fatbike. A qualidade superior desse equipamento permitirá que você tenha mais segurança ao fazer passeios fantásticos!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto