Flor rosa de saron: conheça as variações, como plantar, dicas e muito mais!

Flor rosa de saron: conheça as variações, como plantar, dicas e muito mais!

Você conhece a Rosa de Saron? Veja neste artigo dicas de como plantar essa bela flor, suas variações e curiosidades!


Rosa de saron: conheça esta maravilhosa flor!

Rosa de saron branca com interior vermelho

A magnífica Rosa de saron deve ser a sua primeira escolha, se você estiver procurando uma explosão de cor em seu quintal ou jardim. O significado do nome desta planta é amor, beleza e cura. Curiosamente, o nome é citado em algumas religiões como sendo "semelhante a Deus". Além disso, ela é fácil de cultivar, mesmo para jardineiros iniciantes.

As cores das flores incluem branco, vermelho, rosa, azul e elas podem ser bicolores, com formas simples ou duplas. Cientificamente, a Rosa de Saron é conhecida como Hibiscus syriacus. Estudos mostram que ele pertence à família Hibiscus ou Mallow, que é cheia de flores vistosas. A beleza dessa planta ganha muitos adeptos, principalmente os que gostam de paisagismo.

Informações básicas da Rosa de saron

Rosa de saron rosa com céu azul ao fundo


Nome científicoHibiscus syriacus
Outros nomesRosa de Saron, Arbusto Althea, Malva rosa, Malva síria, Hibisco sírio
OrigemÁsia
PorteMédio
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoPrimavera/Verão
ClimaEquatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical


A rosa de saron é originária da China e outras regiões da Ásia. A planta se desenvolve de maneira rápida em climas mais amenos e quentes, mas aguentam bem temperaturas mais baixas, inclusive negativas.

A rosa de saron é lindíssima para ornamentar seu jardim e suas cores podem ter um efeito terapêutico, devido à extrema beleza de se apreciar.

Como cuidar de Rosa de saron

Jardineira cuidando das plantas

Descubra a seguir como é fácil cultivar a Rosa de saron, mesmo para quem não sabe nada sobre os cuidados. As roseiras de Saron são tolerantes a uma ampla gama de condições, incluindo solo pobre, calor, umidade, seca e poluição do ar.

Iluminação para Rosa de saron

A Rosa de saron prefere sol pleno, o que significa pelo menos seis horas de luz solar direta na maioria dos dias. Mas também pode crescer em sombra parcial. No entanto, muita sombra pode minimizar a floração e contribuir para doenças, como problemas com fungos.

Outras variedades da rosa podem ser cultivadas em recipientes dentro de casa. Ainda assim, elas precisam de boa circulação de ar e luz solar direta para prosperar. Portanto, é melhor levar sua planta ao ar livre durante os meses mais quentes.

Temperatura ideal para Rosa de saron

Ao contrário dos hibiscos tropicais, a Rosa de saron pode suportar temperaturas frias. Ainda assim, para produzir as melhores flores, mantenha-a em salas com temperatura moderada de 30-35 graus. Essa temperatura, também ajudará a diminuir a ingestão de água e a prevenir qualquer infestação de insetos.

As temperaturas mais quentes são obviamente melhores para a Rosa de saron, mas este arbusto é bastante resistente. No mais, a depender da espécie, a rosa ficará bem em temperaturas abaixo de 20ºC e podem suportar temperaturas negativas do inverno.

Umidade para Rosa de saron

Essa rosa pode lidar bem com alta umidade, desde que tenham boa circulação de ar. Caso contrário, as condições úmidas podem promover o crescimento de fungos, o que não é bom para a planta, uma vez que pode atrapalhar o seu desenvolvimento. Embora não seja particularmente exigente com relação à umidade, condições muito secas também podem fazer com que seus botões caiam.

A baixa umidade também pode causar o amarelamento das folhas e estimular a proliferação de insetos. Considere o uso de um umidificador ou bandeja de umidade para combater o ar seco.

Solo ideal para Rosa de saron

Localize em seu jardim ou na sua casa, um espaço potencial de crescimento para as sementes. A planta Rosa de saron precisa de pleno sol para uma produção incrível de flores. Depois de fazer isso, verifique o tipo de solo. A rosa requer solo úmido e bem drenado para crescer. Você pode verificar facilmente o tipo de drenagem do solo cavando um buraco no jardim.

Deve ter 12 centímetros de profundidade e largura. Em seguida, despeje água nele e deixe escorrer. Faça isso duas vezes e calcule quanto tempo leva para que toda a água seja drenada para o solo. Solo bem drenado absorve toda a água em um tempo total de 12 horas. Se o seu solo atingir o alvo, você está pronto para plantar a sua Rosa de saron.

A rega da Rosa de saron

As plantas recém-plantadas precisarão de rega e nutrição de forma regular para ajudá-las a se desenvolver. Mas os arbustos maduros geralmente não requerem muito cuidado. Planeje regar durante períodos prolongados de seca, uma vez que a Rosa de saron gosta de solo úmido. No entanto, ela não vai prosperar em condições muito secas ou muito úmidas.

Portanto, planeje regar para evitar que o solo seque totalmente e certifique-se de que o arbusto não esteja totalmente encharcado.

Adubos e substratos para Rosa de saron

O Adubo é recomendado, embora não seja obrigatório para as rosas já desenvolvidas, a menos que você tenha um solo pouco nutritivo. Uma cobertura de composto orgânico ou um adubo pode beneficiar a roseira de Saron. Se você deseja que ela cresça organicamente, aplique o adubo no solo ao redor da zona da raiz do arbusto na primavera.

Quanto ao substrato, ele deve ser ligeiramente ácido a alcalino. Solos arenosos ácidos e pobres geralmente resultam em formação de flores fracas e o arbusto envelhece mais rápido.

Floração da Rosa de saron

A rosa de saron floresce ano após ano no jardim, desde que haja sol e nutrientes adequados e umidade do solo. As flores vistosas começam a aparecer do início ao meio do verão e podem se estender por meio do outono ou mesmo até a geada. As cinco pétalas proeminentes são ligeiramente franzidas e o estame tubular no centro é muito aparente.

As flores atraem abelhas, borboletas, beija-flores e outros polinizadores. Detalhe, a remoção de flores gastas não é necessária para promover a continuação da floração. No entanto, isso impedirá a formação de vagens de sementes, por isso é recomendado não remover.

Manutenção da Rosa de saron

Essa flor tolera uma variedade de condições de cultivo e não precisa de muita manutenção. A poda para manter a forma desejada do arbusto e limitar sua propagação é muitas vezes a tarefa que leva mais tempo. Já desenvolvida, as rosas podem ter uma taxa de crescimento moderada, ganhando cerca de 30 a 60 centímetros por ano.

Além disso, a Rosa de Saron pode ser plantada no conforto do seu lar, sem qualquer impedimento. Apenas se atente a quantidade de sol e água que ela precisa.

Vasos para Rosa de saron

A rosa de saron não cresce selvagemente e fora de controle, o que significa que pouca poda é necessária para manter uma forma bonita e uniforme. No entanto, podar os galhos de volta para cerca de três botões na primavera resulta em uma floração mais intensa durante a estação de crescimento. Sempre faça um corte em ângulo de 45 graus em relação ao galho ao podá-la.

Se você deseja manter a Rosa de saron no tamanho certo para caber em um vaso, é melhor cortar um terço das raízes nas laterais e na parte inferior do torrão. Replantá-la uma vez por ano na primavera com mistura de envasamento fresco funciona bem. Replante a rosa mais cedo se notar que ela está crescendo além do seu vaso.

Propagação da Rosa de saron

O primeiro passo e o principal, acontece no final da temporada, no outono. Seu arbusto vai se encher de vagens de sementes e isso será muito importante para todo o processo. Espere até que as vagens de sementes estejam totalmente formadas e pareçam que estão prestes a explodir. Então, com muito cuidado, sem perturbar a planta, apenas deixe as sementes caírem e façam seu trabalho.

A outra opção para propagar este arbusto é por meio de estacas, produzindo uma nova muda. Esta não é apenas uma forma barata de obter uma nova planta, mas também permite que você tenha uma nova muda a partir de uma planta existente. Atente-se, a melhor época para colher mudas é no meio do verão.


Pragas e doenças da Rosa de saron

A principal praga que afeta a Rosa de saron, é o besouro japonês. Os besouros japoneses são um pouco mais fáceis de controlar do que muitas outras pragas de insetos porque seu grande tamanho os torna perceptíveis. Isso significa que você provavelmente os localizará antes que causem muitos danos à sua planta.

A maneira mais fácil de matá-los é pegá-los ou sacudi-los da planta com as mãos e jogá-los em um recipiente com água e sabão. O inseto respira pela pele, de modo que uma camada de sabão sobre seu corpo o sufocará.

Dicas e curiosidades da Rosa de saron

Hibiscus syriacus em foco

Saiba a seguir algumas dicas para que a sua plantação de rosas de saron se desenvolva perfeitamente. Além disso, descubra algumas curiosidades interessantes sobre essa planta.

Uma das plantas mais utilizadas no paisagismo

Se estiver planejando seu jardim, a Rosa de saron é uma flor estratégica que pode fornecer cores maravilhosas e privacidade em seu jardim. Além disso, é uma planta que exige baixa manutenção, pouca água e um solo bem drenado, apesar de suportar bem a umidade e o frio excessivo.

Se você estiver adicionando as rosas de saron ao seu jardim, deve plantá-las na primavera ou no outono. Assim, plante-as de 1,8 a 3 m de distância, dependendo de seus objetivos de paisagismo.

Cores da Rosa de saron

As cores das flores incluem a sua típica cor branca. Além disso, há flores nas cores vermelha, rosa, lavanda, azul, verde-limão, salmão e roxo. A rosa é uma das cores mais populares da planta, uma vez que suas pétalas são duplas e com um rosa-púrpura. O branco é outra cor popular para as flores rosa de Sharon e, nesta categoria, existem algumas opções verdadeiramente bonitas.

Já aqueles que procuram flores de cores mais escuras podem achar atraentes as variedades roxa e azul da rosa de Sharon. Ela oferece um deleite mais incomum: uma flor azul-celeste com um toque de vermelho profundo concentrado em seu centro. Ideal para quem gosta de cores fortes e deixar o ambiente da sua casa mais vibrante.

O que o feng shui diz sobre a Rosa de saron?

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que equilibra a energia dos cômodos com o objetivo de equilibrar o ambiente e atrair harmonia para ele. Os chineses dizem que essa arte é "como o vento que não se pode entender, e como a água que não se pode agarrar". Portanto, nesta técnica são utilizadas algumas ferramentas para que esse equilíbrio ocorra, como as Rosas de saron.

As rosas atraem energia positiva para a casa, ajudando-a a ficar mais iluminada, criativa, lúdica e acolhedora. Portanto, ter rosas na sua casa, é um bom sinal e fortalecedor da energia vibratório do ambiente. Além disso, você pode plantar algumas rosas na varanda do quarto, porque as rosas em feng shui ajudam o casal a criar mais laços e o relacionamento familiar se desenvolver melhor.

A Rosa de saron é comestível?

Curiosamente, as flores são comestíveis e é possível fazer delas saladas e geleias. Suas folhas também podem ser utilizadas para fazer chá aromático. Nos últimos anos, as folhagens são utilizadas na área ornamental e gastronômica internacional. Além disso, a Rosa de Saron está ganhando espaço no mercado de flores comestíveis não convencionais na alimentação alternativa.

Além da beleza, é extremamente requintado um prato ornado com essas flores. As suas propriedades antioxidantes melhoram a pele, combatem radicais livres causadores de doenças como artrite, câncer e catarata.


Flor nacional da Coréia do Sul

A Rosa de Saron é tão popular que seu nome, em coreano, faz referência ao que é eterno. Além disso, a planta é capaz de suportar diferentes situações climáticas, mantendo sua floração até o outono. A flor ganhou espaço na literatura, na cultura e no cotidiano do coreano. Assim, como sempre foi importante, o governo a adotou como a flor nacional depois que a Coreia foi libertada do domínio colonial japonês.

A flor nacional está presente por toda a Coréia do sul e os coreanos consideram a rosa como uma flor celestial desde os tempos antigos. Até mesmo os antigos chineses se referiam a Coreia como “a terra de cavalheiros onde Mugunghwa florece”. Os coreanos valorizam e cuidam da flor, uma vez que simboliza as muitas glórias e as lutas que o país têm superado.

Decore seu jardim com a Rosa de saron!

Jardim ornado com Rosas de Saron

A Rosa de Saron tem todas as características para que o seu jardim fique bonito, cheio de significado e com o bônus de baixa manutenção. Isso tudo devido a planta ser pequena, crescer de forma vertical, ocasionalmente espalhada, com vários troncos. Os ramos crescem eretos e não se inclinam, exceto quando estão florescendo. A sua floração é sempre na primavera, excelente época para plantá-la também.

As folhas são de um verde médio a escuro no verão, com pouca ou nenhuma cor amarelo quando o outono chega. As flores em forma de trombeta têm 2-4 de diâmetro nas cores branca, rosa, vermelha, violeta, azul ou púrpura. Essas plantas, dependendo da variedade são resistentes a geadas. Quanto ao solo, essa planta é bem tolerante a muitos tipos de solo, condições de umidade e pH ácido a alcalino.

Ela requer bastante umidade e alguma proteção do meio-dia ao sol da tarde para florescer no seu melhor. O arbusto manterá sua forma vertical à medida que cresce, portanto, pouca poda é necessária. Portanto, uma planta excelente para formar um belo jardim, com um paisagismo ornamental.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos