O que ver em Portugal: lugares para ir na cidade do porto e mais!

O que ver em Portugal: lugares para ir na cidade do porto e mais!

Confira neste artigo, os principais pontos turísticos, praias, lagos e dicas do que mais ver e fazer em Portugal!


Já pensou em viajar para Portugal?

Cidade de Porto em Portugal

Se você está planejando sua próxima viagem internacional, saiba que Portugal deveria entrar em suas considerações. Tendo sido eleito como o “Melhor destino do mundo” pelo World Travel Awards nos anos de 2017, 2018 e 2019, o país é até hoje, um dos mais visitados de toda a Europa.

Conhecido também por suas cidades históricas, praias paradisíacas, gastronomia rica e grande vivacidade cultural, Portugal é um destino atrativo para todos os tipos de turistas. Além das belezas que se pode encontrar em seus pontos turísticos, uma das grandes vantagens para os brasileiros é a língua. A facilidade de comunicação e identificação cultural faz com que este destino europeu seja uma ótima opção para turistas brasileiros que gostariam de viajar para o exterior.

Se você tem vontade de conhecer esse maravilhoso destino, confira a seguir, algumas dicas do que ver em Portugal e monte seu roteiro de viagem!

O que fazer em Portugal?

Portugal é um país cheio de lugares incríveis para se conhecer, desde magníficas paisagens naturais até belos marcos históricos. Conheça alguns dos pontos turísticos mais visitados e apreciados por viajantes do mundo todo.

Faça uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos fica localizado em Lisboa, e é um dos marcos mais importantes da cidade. Fundado no século XVI pelo Rei D. Manuel I, sua construção se iniciou em 1502 e segue o estilo manuelino. Sua imponência e importância histórica concederam ao Mosteiro dos Jerónimos o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Próximo ao Rio Tejo, em uma das regiões mais turísticas de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos é parada obrigatória para aqueles que estão visitando a cidade. A entrada na igreja é gratuita, mas a visita ao claustro tem um custo de 10 euros, porém, a entrada é gratuita para menores de 12 anos.

Conheça a Torre de Belém

Torre de Belém

Se você ficou animado com o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém é indispensável no seu roteiro. Ambos os marcos estão relacionados por sua história e estilo artístico similares, datando do século XVI.

O monumento é um dos maiores símbolos do país, e a sua visita não é recomendada somente pela beleza da construção, mas também pela vista do rio e da cidade que se tem ao subir na torre. Os ingressos custam 6 euros e a entrada é gratuita para menores de 12 anos também.

Praticar canoagem no Lago das Furnas

Lago das Furnas

O Lago das Furnas está centrado no arquipélago de Açores, na Ilha de São Miguel, em meio a uma grande formação vulcânica, um dos maiores atrativos do local.

O lago pode ser apreciado do Miradouro do Pico do Ferro, que oferece uma vista privilegiada que abrange não apenas a lagoa, mas também seus arredores, onde se encontra a Caldeira da Lagoa das Furnas, local de alta atividade vulcânica.

Além de apreciar a paisagem, é possível praticar canoagem no lago e fazer caminhadas em seu entorno. Os praticantes destas atividades não podem deixar de visitar este ponto turístico!

Banhar-se na Praia de Albandeira

Praia de Albandeira

Se você não sabe o que ver em Portugal, vá para a Praia de Albandeira! O lugar é um ponto turístico paradisíaco localizado no Algarve, muito conhecido por suas formações rochosas que criam piscinas naturais, ideais para os banhistas, além de sua praia com ondas fortes, bastante apreciadas pelos praticantes do surfe.

Com uma praia pequena e tranquila, o local é ideal para aqueles que desejam relaxar em meio de uma paisagem maravilhosa e banhar-se em águas cristalinas. Em seus arredores, no alto das formações rochosas, há dois mirantes que oferecem uma vista de tirar o fôlego.

Explore o Palácio da Pena

O Palácio da Pena é uma curiosa obra arquitetônica e mais uma peça importante da história de Portugal. Localizado no alto da Serra de Sintra, a 500 metros de altitude, o palácio chama a atenção por seu estilo Romântico misturado com outras influências e suas cores vibrantes, o que dão a ele um ar de conto de fadas.

Além do edifício em si, em seu interior há diversas peças decorativas e utilitárias que fizeram parte da história de Portugal em várias épocas. Em seu entorno, há o Parque do Palácio, que conta com uma imensa variedade de espécies de plantas criando um ambiente natural que com certeza irá encantar aos visitantes.

Conhecer a Praia da Marinha

Praia da Marinha

Eleita uma das praias mais bonitas da Europa e do mundo, a Praia da Marinha é com certeza, um dos locais obrigatórios para quem gostaria de conhecer o litoral de Portugal. Situada no Algarve, um dos seus maiores atrativos são as águas cristalinas que banham essa praia, permitindo que os banhistas vejam o fundo do mar, ideal para a prática de snorkeling.

A praia também conta com formações de falésias bastante altas de cor dourada que compõem a beleza da paisagem. O acesso é feito através de uma longa escadaria, então, prepare-se para fazer um pouco de exercício. Apesar disso, vale a pena o esforço para desfrutar dessa maravilha da natureza.

Tirar fotos no Palácio de Queluz

Palácio de Queluz

O Palácio de Queluz é mais uma das obras arquitetônicas de Portugal com alto valor histórico que com certeza valem uma visita. Sua construção foi iniciada em 1747 e tinha como propósito servir como uma casa de veraneio para a Família Real Portuguesa, porém se tornou residência permanente até o ano de 1807, logo antes da partida da família para o Brasil.

O estilo da construção é o rococó e conta com salas extremamente luxuosas, dignas da Família Real. É possível tirar fotos incríveis dentro do palácio! A entrada para o palácio e seus jardins custa 10 euros para adultos e 8,50 para jovens entre 6 e 17 anos e idosos acima de 65 anos.

Fazer trilha no Castelo dos Mouros

Castelo dos Mouros

Próximo ao Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros é outra boa parada para quem está pela região de Sintra. Apesar da proximidade geográfica, seu estilo é bastante diferente das outras construções da região, contendo altas muralhas e torres de pedra que dão ao local um ar medieval.

O acesso ao Castelo dos Mouros é feito através de uma trilha que passa em meio à natureza, dando a oportunidade ao visitante de conhecer mais a fauna e flora locais. Entretanto, esteja preparado para uma caminhada longa com algumas subidas pelo caminho.

O bilhete de entrada custa 8 euros para adultos de 18 a 64 anos e 6,50 euros para jovens e idosos.

Conheça a Praia do Camilo

Palácio Nacional de Mafra

Seguindo o estilo das outras praias do Algarve, a Praia do Camilo é mais uma paisagem incrível com grandes formações rochosas e águas calmas e transparentes. Além da praia em si, aproveite para apreciar a caminhada até lá. O acesso se dá por meio de uma escadaria com cerca de 200 degraus.

Durante a descida, você poderá desfrutar não apenas da vista para a praia, mas também diversas plantas da flora local e algumas aves como gaivotas e corvos-marinhos, bastante comuns na região. Visitar esta praia no fim da tarde é uma boa opção também, a paisagem fica fantástica com o pôr do sol.

Visite a Ria Formosa

A Ria Formosa é considerada um parque nacional com cerca de 18.400 hectares, centrada no Algarve. A região é formada por um conjunto de cinco ilhas barreira e duas penínsulas, que se encontram protegidas do mar e abrangem uma grande diversidade de plantas e animais.

Uma vez lá, há diversas atividades a se fazer, desde visitar Faro, a cidade capital da região, até maravilhar-se com as inúmeras praias da região. Além de todas as belezas naturais do parque, o local é ideal para observadores de pássaros, sendo considerado um dos locais mais importantes do país para as aves aquáticas.

Uma tour pelo Palácio Nacional de Mafra

Palácio Nacional de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra faz parte do conjunto arquitetônico de Mafra, composto por, além do palácio, uma basílica e um convento. O monumento segue o estilo barroco português e foi idealizado por D. João V, no século XVIII.

O local conta com uma grande coleção de pinturas e esculturas italianas e portuguesas, além de uma impressionante biblioteca, com um acervo bastante único e valioso com mais de 40.000 obras. O valor do ingresso é de 6 euros, e crianças abaixo de 12 anos têm entrada gratuita.

Veja o pôr do sol no Rio Tejo

Pôr do Sol no Rio Tejo

O Rio Tejo é um dos símbolos mais icônicos do país, tendo cerca de 1100 quilômetros de extensão. O rio foi o inicio de diversas viagens marítimas históricas, desaguando no Oceano Atlântico e passando por diversas cidades importantes como Lisboa, Santarém, entre outras.

Se você está hospedado em Lisboa, é possível fazer um passeio de barco pelo Rio Tejo ao pôr do sol, proporcionando uma vista privilegiada dessa hora tão mágica do dia. São diversas as possibilidades de serviços a serem contratados que vão desde passeios guiados, degustação de vinhos e até jantares românticos no barco.

Explore o Algar de Benagil

Algar de Benagil

O Algar de Benagil é uma gruta localizada no meio do mar do Algarve e é considerado um dos locais mais bonitos de Portugal. A formação calcária chama a atenção pelo seu tamanho e formato, contendo um buraco no teto que permite a entrada do sol, que reflete na água e ilumina todo o Algar. É possível tirar fotos fantásticas neste ponto turístico!

O acesso ao Algar de Benagil é feito pelo mar, sendo possível alugar um caiaque, fazer um passeio de barco até o local ou até mesmo ir nadando, caso o mar esteja tranquilo, pois são cerca de 60 metros de distância da Praia de Benagil. Outra possibilidade é ver o Algar de cima, acessível através de uma trilha.

Curta a noite no Bairro Alto

O Bairro Alto, um dos mais conhecidos de Lisboa, conta com um grande número de bares, restaurantes e baladas, ideal para uma noite mais agitada na cidade. Com uma arquitetura tradicional e clima pacato durante o dia, o local se transforma a noite, atraindo jovens, artistas e boêmios de todo o mundo.

Por conta disso, o bairro contém uma grande concentração de hostels e apartamentos disponíveis para aluguel de temporadas, normalmente com um preço mais em conta que em outros locais de Lisboa.

Não deixe de visitar a Praia do Norte

Praia do Norte

A Praia do Norte, situada na região de Nazaré, é conhecida mundialmente por suas fortes ondas, que já chegaram até 30 metros de altura e foram consideradas as maiores ondas do mundo.

O local atrai surfistas de todos os lugares pelo desafio de pegar essas ondas gigantes e campeonatos ocorrem anualmente na Praia do Norte. De todo modo, para aqueles que não praticam o esporte, o espetáculo de ver essas ondas magníficas já é suficiente por si só.

O que fazer na cidade do Porto?

A cidade do Porto é uma das mais escolhidas por brasileiros para se visitar em Portugal. Localizada na costa do país, a cidade conta não apenas com uma linda paisagem, mas também possui diversos marcos históricos e culturais.

Veja abaixo alguns dos pontos turísticos mais procurados na cidade do Porto:

Ir para a livraria Lello

Situada no centro histórico da cidade do Porto, a livraria Lello é conhecida não apenas pelo seu imenso catálogo de livros, mas também pela sua bela arquitetura, sendo considerada uma das mais bonitas do mundo.

O edifício de estilo neogótico chama a atenção tanto por fora quanto por dentro. Sua história começa em 1869, quando foi inaugurada como uma casa-editora. Nos dias de hoje, se tornou muito conhecida por ter sido inspiração para um dos cenários do livro Harry Potter, da autora J. K. Rowling.

A livraria Lello é um dos pontos obrigatórios para amantes da literatura, cultura e arquitetura que estejam visitando Porto.

Visitar o Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal foi inaugurado em 1865, pelo Rei D. Luís, com o objetivo de sediar a Exposição Internacional do Porto. Após isso, o palácio abrigou diversos outros eventos até a sua destruição, no ano de 1951.

Em seu lugar, foi construído o Pavilhão Rosa Mota, lar de diversos eventos esportivos. Apesar disso, a população ainda se refere ao local como Palácio de Cristal, por não ter aceitado a destruição do mesmo.

Além do Pavilhão, que chama a atenção pela sua arquitetura em forma de redoma, em seu entorno há os Jardins do Palácio de Cristal, composto por diversos jardins temáticos de beleza inegável. O local também conta com uma vista privilegiada para o rio Douro.

Conhecer o Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa, como seu nome sugere, costumava ser abrigo da Casa da Bolsa do Comércio, mas hoje é palco de vários eventos e um dos mais visitados pontos turísticos de Porto. A construção se iniciou em 1842 e sua arquitetura chama a atenção pela mistura de estilos, sendo mais proeminentemente neoclássico.

No Palácio, o turista poderá visitar a biblioteca, o Pátio das Nações, a Escadaria Nobre, além de diversas salas, cada uma com uma história e design únicos. Além disso, o local ainda conta com uma loja e um restaurante para receber os turistas.

Passear pelos mercados Bom Sucesso e Bolhão

Os mercados do Bom Sucesso e do Bolhão são locais indispensáveis para os amantes da gastronomia. É possível encontrar produtos frescos em ambos os locais, além de diversos pratos que vão desde pratos típicos da cultura local até comidas mais populares.

O mercado do Bom Sucesso não é apenas um mercado e ponto turístico, como também abriga um hotel, um conjunto de escritórios, uma grande área comercial, além de contar com eventos culturais diversos que ocorrem semanalmente.

Já o mercado do Bolhão tem um estilo mais tradicional, contendo diversos espaços para a compra de produtos frescos, restaurantes e cafés onde é possível comer refeições variadas, e lojas de produtos diversos.

Passear pela Avenida dos Aliados

Avenida dos Aliados

A Avenida dos Aliados é a principal avenida da cidade do Porto, sendo palco dos principais eventos do local, como shows, exposições, manifestações e outros. Além dos eventos que ocorrem na rua, os edifícios ali presentes são praticamente todos voltados para o comércio, então se você deseja fazer compras, esse é o lugar certo!

A avenida também impressiona pela arquitetura de seus prédios, tendo destaque o edifício da Câmara Municipal do Porto com sua imponente torre que marca o final da avenida. Localizada no centro da cidade e próxima de diversos outros pontos turísticos, a Avenida dos Aliados é uma ótima opção para um passeio mais casual.

Contemple o Cais da Ribeira

O Cais da Ribeira é um dos locais mais movimentados da cidade, especialmente em datas comemorativas. Além da bela vista para o Rio Douro e os vistosos prédios coloridos que compõe a paisagem do local, o Cais da Ribeira conta com uma grande diversidade de bares, cafés e restaurantes, perfeito para quem busca um passeio mais agitado.

Para aqueles que preferem um programa mais tranquilo, há uma variedade de edifícios históricos e marcos importantes que cercam o local, além de ser possível fazer um passeio de barco pelo Rio Douro.

Provar o vinho de Caves Cálem

Vinhos de Caves Calem

O vinho Cálem é uma das principais e mais tradicionais marcas de vinho do Porto, sendo extensivamente premiada ao longo de sua história, que se iniciou em 1859, com a fundação da Porto Cálem.

A Caves Cálem, localizada próxima à margem do Rio Douro, está aberta a visitantes e é a mais procurada por amantes do vinho de todo o mundo. A cave oferece uma visita guiada pelo local, na qual você poderá aprender mais sobre a história do vinho do Porto e do Douro enquanto aprecia a adega.

Também é possível agendar uma degustação dos vinhos, visitar o museu interativo e fazer compras na loja oficial da Caves Cálem.

Faça bom proveito da sua próxima viagem à Portugal com as dicas!

Turismo em Portugal

Portugal é um país riquíssimo em história e cultura, mas como vimos aqui, suas belezas naturais não ficam nem um pouco para trás. O local conta com atrações para todos os públicos e propósitos, fazendo com que sua viagem possa ter dias de agitação e de tranquilidade tudo de uma só vez.

Se você ficou com vontade de conhecer Portugal com as informações disponibilizadas acima, será possível montar um itinerário de viagem que permita um maior aproveitamento de seu tempo na região, além de economizar em acomodações e transporte para os diversos pontos do país.

Para os turistas de plantão, Portugal é um destino que com certeza vale muito a pena investir. Portanto, siga essas dicas e comece já a planejar sua viagem!

Autor deste artigo

Formada em Letras pela USP, sou uma apaixonada pela leitura e pela escrita. Busco estar sempre em contato com a natureza e amo viajar.

Últimos posts


Os 10 Melhores Esmaltes de 2022: Impala, Risqué e muito mais!

Os 10 Melhores Esmaltes de 2022: Impala, Risqué e muito mais!

Está procurando pelos melhores esmaltes do mercado? Veja aqui quais os 10 melhores esmaltes de 2022 e confira como escolher o produto ideal para as suas unhas!


Os 10 Melhores Bastões de Caminhada de 2022: Guepardo, Trilhas e Rumos e muito mais!

Os 10 Melhores Bastões de Caminhada de 2022: Guepardo, Trilhas e Rumos e muito mais!

Quer conforto e estabilidade? Veja neste artigo um ranking com as 10 melhores opções de bastões de caminhada atualmente e dicas de como escolher o modelo ideal!


As 10 Melhores Sombras para Sobrancelhas de 2022: Ruby Rose, Max Love e mais!

As 10 Melhores Sombras para Sobrancelhas de 2022: Ruby Rose, Max Love e mais!

Quer a sobrancelha perfeita? Veja aqui dicas de como escolher a melhor sombra para sobrancelha e um ranking com as 10 melhores opções do mercado atualmente!


Os 10 Melhores Leite Condensado de 2022: Piracanjuba, Moça e muito mais!

Os 10 Melhores Leite Condensado de 2022: Piracanjuba, Moça e muito mais!

Quer fazer doces deliciosos? Veja neste artigo um ranking com as 10 melhores opções de leite condensado atualmente no mercado e dicas de como escolher o ideal!


As 10 Melhores Marcas de Tonalizante de 2022: Salon Line, Kamaleão Color, Amend e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tonalizante de 2022: Salon Line, Kamaleão Color, Amend e Mais!

Em busca do melhor tonalizante para seus fios? Veja neste artigo quais são as melhores marcas de tonalizante e aprenda como escolher a melhor opção para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Internet e Conexão Perfume Ar e ventilação