Opuntia microdasys: como cuidar, dicas de plantio e muito mais!

Opuntia microdasys: como cuidar, dicas de plantio e muito mais!

Conheça a Opuntia microdasys e descubra porque ela é chamada de cacto orelha de coelho. Veja também dicas de cultivo, espécies e características deste cacto.


O que é uma Opuntia microdasys?

Cactos Opuntia microdasys

Opuntia microdasys, também conhecida como cacto orelha de coelho e cacto Mickey Mouse, é um cacto da família Cactaceae. Seus nomes populares derivam de sua aparência, pois a planta possui uma grande folha central e duas outras folhas menores grudadas nos dois cantos superiores, parecendo duas orelhinhas.

Neste artigo, falaremos sobre os cuidados que se deve ter ao cultivar uma Opuntia microdasys, a frequência de regas, fertilização e poda, também abordaremos sobre solo ideal, propagação da planta, entre outros. Confira todos esses assuntos detalhadamente em nosso artigo a seguir.

Como cuidar de uma Opuntia microdasys

Pessoa cuidando de plantas

Nos próximos tópicos falaremos sobre alguns cuidados importantes para manter a Opuntia microdasys sempre saudável. Você vai conhecer sobre luz e temperatura ideais, frequência de rega, fertilização, solo propício, propagação por estaca e por semente, poda e as doenças mais comuns que podem atingir a planta. Confira!

Luz e temperatura para Opuntia microdasys

A Opuntia microdasys gosta muito de sol, ela precisa de cerca de 6 luz solar direta diariamente e suporta temperaturas de até 30º C. Se preferir plantar a sua oOpuntia dentro de casa, escolha um local onde ela fique bem iluminada, próximo a uma janela voltada para o sul é ideal. Já o inverno é uma estação ruim para ela, pois a planta entra em estado de dormência.

Essa espécie não tolera temperaturas abaixo de 7ºC, por isso, nas estação de frio, proteja sua planta abrigando-a dentro de casa. As Opuntias que foram expostas à uma temperatura de até 12,5º C durante o inverno florescem mais durante a primavera.

Rega e umidade para Opuntia microdasys

A Opuntia microdasys é um a planta que não necessita de regas frequentes, nem de muita umidade. Quando a for regar, certifique-se de que a terra esteja completamente seca, se você não tiver certeza, deixe secar por mais um dia e depois regue deixando a água escorrer pelos orifícios do vaso, o excesso de água pode carretar em uma Opuntia opaca e sem vida.

Na parte da umidade é parecido, ela não pode ter a terra úmida por muito tempo, se observar que o solo não está drenando bem, a transfira para um vaso de barro, pois esse material possui uma superfície porosa que permite que a água evapore através dela.

Solo para Opuntia microdasys

A Opuntia microdasys precisa de um solo de drenagem rápida para se manter saldável, usar materiais como perlita ou casca de pinus ajuda bastante na drenagem da água, a areia também pode ser utilizada misturada ao solo para deixá-lo menos compacto.

Se não quiser fazer sua própria mistura, você pode estar comprando solo próprio para cactos, eles já veem com uma mistura desses materiais que irão proporcionar à sua planta um ambiente mais livre para estender suas raízes.

Fertilização da Opuntia microdasys

A frequência da alimentação da Opuntia microdasys pode ser periodicamente da primavera ao outono ou algumas vezes durante o verão, ela nunca deve ser fertilizada durante o inverno. Uma boa regra de alimentação é fertilizar a cada duas regas.

O fertilizante ideal é o líquido de baixo teor de nitrogênio, sendo apenas metade do valor dos outros nutrientes como potássio e fósforo (5-10-10). Ele precisa ser diluído em água até ½ da força, ou você pode optar por comprar um pronto já diluído.

Transplante da Opuntia microdasys

A Opuntia microdasys é uma planta de crescimento lento, mas que se espalha com o tempo. Para a transplantar, escolha um vaso grande, que permita que ela cresça bem sem ficar apertada. Escolhendo o tamanho certo, você precisará replantá-la somente depois de 1 ou 2 anos.

O período correto para realizar esse procedimento é após a floração da planta, no verão, pois se feito antes, pode atrapalhar o seu desenvolvimento na primavera. Quando a Opuntia já tiver sido transplantada para outro recipiente, lembre-se de regá-la regularmente até as raízes ficarem bem estabelecidas.

Propagação por estacas da Opuntia microdasys

Para propagar uma Opuntia microdasys por estaca você vai precisar de uma parte da planta, pode ser uma das orelhinhas, quanto maior a estaca, maior as chances de sucesso. Para fazer a retirada dessa estaca, você pode utilizar as mãos, protegidas com luvas, pegar na base de uma orelha e girar, ela costuma sair facilmente, ou você também pode estar utilizando uma tesoura esterilizada para isso.

Depois, deixe a estaca cicatrizar por no mínimo 24 horas, em seguida, a plante em solo propício totalmente seco, espere por 1 semana antes de umedecê-la. Por fim, passado a primeira semana, borrife um pouco de água no solo para hidratar a muda, mas sem encharcar, e repita o processo toda vez que a terra secar completamente.

Somente depois de 6 semanas é que a muda terá raízes mais fortes e poderá começar a ser cultivada como uma Opuntia adulta.

Propagação por sementes da Opuntia microdasys

A propagação da Opuntia microdasys por sementes também apresenta bons resultados. As sementes da planta são grandes e envolvidas em uma película dura e grossa. Para fazê-la germinar de modo efetivo, basta retirá-la da planta e deixar por imersão em água por 2 dias, depois colocá-la em solo propício e úmido, misturado com um pouco de areia.

Cubra com uma película plástica ou chapa de vidro e deixe em lugar iluminado, mas não em sol direto, onde a temperatura seja de 20ºC para cima, quanto maior o calor do ambiente, maior as chances de sucesso. O processo de germinação pode levar em média de 40 a 45 dias.

Poda da Opuntia microdasys

De maneira geral, as Opuntia microdasys não necessitam de poda para se manterem saudáveis, mas ela também não sofrerá danos com isso se você precisar podá-la para fins estéticos, por exemplo. Com uma faca afiada ou uma tesoura, ambas devidamente esterilizadas, corte de forma limpa a estaca desejada.

Mantenha o corte seco e limpo até que ele cicatrize completamente. As estacas podadas podem ser utilizadas para a propagação, como já falamos anteriormente.

Doenças da Opuntia microdasys

As doenças mais comuns que podem vir a afligir a Opuntia microdasys são o apodrecimento das raízes por excesso de água ou infeção bacteriana. Se sua planta apresentar sintomas de podridão, opacidade, ficar pastosa ou pegajosa, pode ser sinal de doença. Verifique se o solo está bem drenado, e se não, adicione componentes que ajudarão na drenagem como areia, perlita ou pedra-pomes.

Você também precisará retirar as partes afetadas da planta. Retire a planta da terra e cheque suas raízes, se estiverem podres, retire todas e deixe o corte cicatrizar por 24 horas, em seguida, a replante em solo novo.

Se a superfície da planta também tiver sido atingida, retire as estacas podres utilizando um utensilio limpo de poda, deixando apenas as saudáveis. Por fim, se a planta estiver toda contaminada, remova a estaca que estiver mais saldável e propague em novo solo.

Pestes na Opuntia microdasys

Cacto Opuntia microdasys

Vamos agora para as pestes que podem vir a surgir na Opuntia microdasys. Falaremos sobre as mais comuns como: Coccoidea, cochonilha-farinhenta e as formigas, daremos dicas de como removê-las de maneira fácil e eficaz e o que fazer para elas não surgirem novamente. Acompanhe a seguir!

Coccoidea

Coccoidea, também conhecida como cochonilhas-de-escama, são pequenos insetos que se alojam nas plantas e se alimentam de sua seiva, sendo uma ameaça a saúde delas. Na Opuntia microdasys, em específico, elas podem acarretar em folhas murchas e amarelas, na interrupção do crescimento e até na morte da planta.

Para remover esses insetos utilize álcool isopropílico 70% em cada um individualmente com um cotonete. Sprays inseticidas e óleo de nim também são eficientes quando se trata de remover e prevenir pragas.

Cochonilha-farinhenta

Cochonilha-farinhenta ou Mealybugs em inglês, são um tipo de inseto que também se alimentam da seiva de plantas. Esses insetos podem deixar manchas brancas em sua Opuntia microdasys e ir a deteriorando aos poucos. Para retirá-los basta seguir os mesmos passos citados anteriormente.

Utilize álcool isopropílico 70% em cada um com um cotonete ou borrife inseticidas em sprays e óleo de nim, tudo isso irá ajudar a tratar e prevenir o aparecimento deles novamente. Você também pode tratar as pestes com insetos do bem como joaninhas, por exemplo, que além de acabarem com todas as cochonilha-farinhentas, ainda são fofas e não prejudicam sua planta.

Formigas

As formigas são outra praga que você deve ficar atento se quiser manter a saúde de sua Opuntia microdasys em dia. Elas se alimentam da melada que os insetos cochonilhas produzem, ou seja, se elas aparecerem, há uma grande chance de as cochonilhas já estarem atacando a planta, e se isso realmente estiver acontecendo, você precisará remover as duas pragas juntas, já que uma protege a outra.

Elas podem ser removidas com uma lavagem no cacto com uma mistura de sabão líquido e água, ou sabão inseticida, procure evitar qualquer produto que contenha alvejante. Deixe a solução agir por um dia fora da luz do sol, antes de removê-la.

Variedades da Opuntia microdasys

Para este último assunto preparamos algumas variedades de espécies da Opuntia microdasys. Falaremos sobre a Opuntia rufida, a Opuntia microdasys var. albispina, a Opuntia microdasys var. pallida, e por último, a Opuntia microdasys var. pallida f. Cristata. Confira as características e curiosidades sobre cada uma delas a seguir.

Opuntia rufida

Cacto Opuntia rufida

Essa espécie de Opuntia se diferencia pouco da Opuntia microdasys, tendo seus pelos glochídeos em tom marrom-avermelhado, lembrando cor de canela, por isso, ela também é conhecida como "Cinnamon Bunny ", ou em português "orelha de coelho canela".

Ela costuma crescer em encostas rochosas no sudoeste do Texas e norte do México. Essa espécie pode ficar mais alta do que a Opuntia comum e seus pelos contém uma substância capaz de danificar os olhos de animais a ponto de cegá-los.

Opuntia microdasys var. albispina

Cacto asas de anjo

A Opuntia microdasys var. albispina tem algumas características diferentes, como glochídeos brancos e minuciosamente farpados que se destacam facilmente ao serem tocados e grudam na pele. Como eles são bem pequenos e finos, não são fáceis de serem vistos a olho nu, dificultando assim sua remoção, mas quem não conhece a espécie, acha que o cacto é fofinho, macio e peludo.

Outra característica é que ela cresce em formato de asas, o caule central é mais fino e as estacas laterais são grandes e redondas, fazendo lembrar asas, e como a superfície é branquinha alguns a chamam de "Angel Wings" ou traduzido "Asas de anjo".

Opuntia microdasys var. pallida

Cacto Opuntia microdasys pallida

A Opuntia microdasys var. pallida é uma espécie de aparência muito semelhante à da Opuntia microdasys comum, pois ela também possui a característica de orelhas de coelhinho, mas seus glochídeos são da cor amarelo vivo.

Suas flores também são bem parecidas com as da sua espécie, com pétalas leves, quase transparentes, da cor verde limão, e no centro, ela possui uma haste de ponta verde com várias outras hastes lateria mais finas de ponta amarela, onde fica armazenado o pólen.

Opuntia microdasys var. pallida f. Cristata

Opuntia microdasys var. pallida f. Cristata é uma espécie de aparência diferenciada, pois ao invés de suas estacas serem retas, elas são todas curvadas lembrando muito um coral marinho. Por conta disso, ela ganhou o apelido de "coelhinho engraçado", mas ao contrário das outras, sua característica de orelha de coelho não pode ser facilmente identificada.

Seus glochídeos também se diferenciam, mas somente na cor, eles são de um tom de amarelo-alaranjado, lembrando ferrugem.

Aproveite as dicas e cultive uma Opuntia microdasys em casa!

Cacto Opuntia microdasys

A Opuntia microdasys é linda e vai deixar sua casa ou jardim mais colorido e diversificado. Suas flores são vivas e cativantes e seus frutos rosa se destacam na cor verde da planta. Escolha a espécie preferida e cultive a sua, você também pode dar uma muda para aquela pessoa especial, ou fazer trocas de espécies com conhecidos.

Mesmo parecendo bem inofensiva, tome bastante cuidado ao manuseá-la, principalmente a Opuntia rufida, que tem pelos glochídeos tóxicos.

Aproveite as dicas e escolha sua variedade de Opuntia microdasys favorita!

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos