Como arrumar uma mesa de jantar: decoração simples, enfeites e mais!

Como arrumar uma mesa de jantar: decoração simples, enfeites e mais!

Está com dificuldade em montar uma mesa de jantar? Veja aqui as principais dicas e ideias para você arrasar na decoração com diferentes estilos e complementos!


Como arrumar uma mesa de jantar com o básico!

Pessoas jantando na mesa de jantar

Antes de juntar a família e os amigos para um jantar, é necessário ter ideias sobre o que preparar, certo? Para disponibilizar um jantar, você também precisa de um conceito de decoração, pois uma boa mesa, por mais simples que seja, deixará seu jantar muito mais especial. Perante vários estilos de talheres, copos e pratos, fica difícil saber como colocar a mesa corretamente.

De modo geral, o anfitrião deve respeitar as regras básicas de etiqueta ao recepcionar as visitas para uma refeição. Uma mesa de jantar deve ser cuidadosamente decorada e organizada. Cada detalhe faz a diferença, pois é importante estar atento na colocação dos talheres, para escolher as toalhas de mesa e até nas decorações que aparecem no centro da mesa.

Por mais agitado que seja o trabalho diário, algumas sugestões podem ser postas em prática todos os dias. Confira mais a seguir.

Como arrumar uma mesa de jantar

Para receber visitas de amigos ou familiares, tudo o que queremos é fazer bonito e deixar tudo bem organizado e perfeito. Arrumar bem a mesa de jantar fará com que os convidados se sintam especiais. Confira a seguir nossas dicas e veja como deixar uma mesa de jantar espetacular.

Centro de mesa

Vaso de flor no centro da mesa de jantar

Uma alternativa eficiente e muito complexa é decorar o centro da mesa com um belo arranjo de flores. É uma decoração versátil que pode ser combinada com qualquer tipo de mesa, pratos e toalhas de mesa. Porém, vale ressaltar que a tonalidade das pétalas deve estar em contraste com as cores mais evidentes da mesa sem chamar muita atenção.

As velas também são bem comuns, invista nas cores neutras. Para quem quer se livrar da tradição, recipientes de vidro com suculentas, castiçais e vegetação fresca são ótimas escolhas também.

Pratos e talheres

Pratos e talheres

Para jantares diários, você pode utilizar um jogo americano para compor a mesa, no lugar de cada convidado, e o prato a ser utilizado ficará no centro. Em um jantar mais requintado, você pode oferecer mais de um prato.

A abordagem correta é colocar um prato sobre o outro, sempre na seguinte ordem: sousplat, prato raso, prato fundo e tigela, caso utilizar. Caso opte por pratos de pão, devem permanecer no canto superior esquerdo da mesa, com a faca de pão por cima do prato.

Quanto aos talheres, estes devem ser colocados sempre do mesmo modo na mesa. O garfo fica à esquerda, a faca à direita e o corte fica voltado para o prato. Se for oferecer sobremesa, coloque a colher horizontalmente em cima do prato. Caso ofereça sopa, a colher ficará do lado direito do prato.

Taças

Taças organizadas na mesa

As taças e os copos devem sempre estar localizados no canto superior direito da mesa. A ordem das taças deve ser, sempre da esquerda para a direita: taça para água, para vinho tinto e para vinho branco, porém sempre dispostas na diagonal.

Não esquecendo de um detalhe: o padrão das taças e dos copos precisa seguir cuidadosamente o mesmo padrão dos talheres, sempre levando em consideração as combinações das bebidas e dos pratos.

Guardanapos

Guardanapo vermelho dobrado

O guardanapo é um detalhe muito importante. Para o uso diário, os guardanapos com bordas em relevo são uma boa escolha. Este modelo deixa qualquer decoração mais completa. Para obter mais efeitos especiais, invista nas dobras mais elaboradas. Os guardanapos de pano são as melhores opções para jantares requintados.

Por outro lado, os guardanapos de papel só podem ser usados em jantares informais de amigos ou familiares. Ao escolher guardanapos de pano, escolha por linho ou outros tecidos. Caso a toalha de mesa seja colorida, escolha um guardanapo de tecido neutro. Em contrapartida, guardanapos que possuem cores vivas entram em harmonia com toalhas de mesa neutras.

Enfeites

Mesa de jantar enfeitada

Para uso diário, invista em decorações neutras, mas não se esqueça de decorar a mesa. Os vasos de flores são sempre uma boa escolha, pois trazem frescor e vitalidade ao espaço. Para um jantar mais requintado, invista em arranjos de flores grandes, sendo esta uma boa escolha, optar pela maior peça para o centro da mesa e uma peça menor nas laterais.

Ainda assim, não esqueça: as comidas nunca ficam em panelas. Utilize travessas que harmonizem com o restante da prataria e assegure que a mesa estará perfeita, possuindo toda a sofisticação que merece.

Toalha de mesa

Mesa de jantar com toalha listrada

Assim como todos os outros itens, a decoração da mesa de jantar também deve ser estabelecida escolhendo a toalha de mesa, porém os jogos americanos podem ser selecionados, que normalmente não estão incluídos na decoração. No caso de um jantar formal, a toalha precisa ser clara , seu caimento deve ser de 25 cm em cada lado, e bem passada.

Os jogos americanos podem ser usados nos jantares informais, mas todas as decorações de mesa precisam ser escolhidas e investidas em materiais de alta qualidade, evitando assim o estilo despojado. Entretanto, uma tendência tem surgido que é a de deixar a mesa à mostra, dispensando a utilização de toalha, sendo esta uma ideia muito comum combinando perfeitamente com decorações rústicas.

Estilos de decoração para usar

Qual o estilo de decoração que você vai escolher em seu próximo jantar? Independente da escolha de estilo, lembre-se que a decoração da mesa de jantar costuma ser o centro das atenções. Por isso, acompanhe a seguir os estilos mais comuns em jantares e arrase na sua próxima decoração.

Simples

Mesa de jantar simples

Se você quer montar uma mesa de jantar simples, porém bela, aposte em uma toalha mais leve e curta. Um design floral ou com delicados detalhes listrados são a melhor opção para a ocasião. Para deixar tudo bem harmonizado, de preferência para os pratos simples, de uma cor só.

Com os talheres não precisa se preocupar, pois será necessário somente garfo, faca e colher de sobremesa. Já para beber, copos do modelo long neck deixam a decoração da mesa perfeita para um jantar em família.

Informal

Mesa de jantar informal

Em um jantar informal, não é necessário usar vários talheres, somente organize na mesa o básico para uma refeição com uma decoração simples. Aposte em toalhas mais alegres e coloridas, sendo o mesmo para os jogos americanos.

Caso prefira, invista também em taças informais, as que são coloridas e bem detalhadas. Já os guardanapos podem possuir detalhes e estarem organizados no porta guardanapo mais simples, sem muito exagero, para que o jantar seja bem agradável.

Chique

Mesa de jantar chique

Nesse estilo, o jogo americano é item obrigatório, deve conter um toque mais formal, sem colorido ou desenhos. Precisa combinar com a toalha de mesa selecionada. O guardanapo, seja de pano ou outro mais sofisticado, precisa ser posto ao lado do jogo americano, estando dobrado em forma de triângulo.

O prato tem que ser posto ao centro do jogo americano e os garfos de jantar e de salada acima do guardanapo, que precisa estar com a ponta do triângulo virado para fora. A faca é do lado direito do prato, com a ponta para dentro. Ao lado da faca, precisa estar a colher de chá. Já a colher de sopa conclui os talheres, sendo posta ao lado da colher de chá. Concluindo, na ponta do jogo americano, sempre a direita do convidado, uma taça de vinho e uma taça de água.

Romântico

Decoração de mesa de jantar romântica

Esse estilo é perfeito para quem quer fazer uma decoração mais intimista e romântica. Aposte em cores neutras para a toalha de mesa. Os pratos podem seguir nessa mesma direção, em tons claros e neutros, assim como os guardanapos e os jogos americanos. Para um ambiente mais aconchegante, a sugestão é colocar pequenos vasos de flores e luz de velas. Caso queira, deixa o ambiente à meia luz, ficará perfeito.

As louças com detalhes florais ou corações são bem vindos para compor a decoração da mesa. Para as bebidas, não esqueça das taças de água e de vinho, que farão parte da decoração. Contudo, não esqueça de que deve haver harmonia entre as louças e a cor da toalha de mesa.

Dicas de complemento para a mesa de jantar

Mesa de jantar decorada

Para montar uma mesa de jantar especial, seja para amigos, familiares ou um jantar mais formal, existem alguns complementos que podem dar aquele toque a mais no jantar. Veja a seguir quais são esses elementos e deixe seu jantar ainda melhor.

Música ambiente

Caso a intenção seja ouvir música durante o jantar, coloque uma mais romântica para jantares intimistas. Em um jantar mais sofisticado, é recomendado colocar uma musica mais calma e tranquila. Já em um jantar informal e mais simples, pode inserir músicas do seu gosto.

Todavia, é muito importante que, em qualquer ocasião, a música não esteja alta demais, permitindo assim que os convidados possam interagir entre si sem a necessidade de erguer o tom de voz.

Cuidado com o excesso

Todos sabem que tudo o que é em excesso, faz mal. Portanto, seja um jantar simples, informal ou até jantares mais sofisticados, é necessário estar atento para que não deixe tudo colorido demais, a fim de não se transformar em um carnaval.

Revise tudo nos mínimos detalhes, caso vá utilizar uma toalha de mesa colorida e cheia de detalhes, opte por um jogo americano de cores neutras, assim como um jogo de pratos de tons neutros.

Conforto dos convidados

Independente do estilo de jantar que planeja executar, tenha sempre em mente o conforto de seus convidados. Mesmo em um jantar para duas pessoas, é necessário que tenha um local para que a pessoa possa se servir e provar sua comida sem que ela esteja se sentindo limitada.

Portanto é preciso estar atento no momento da preparação da mesa. Deixe sobre a mesa somente o que será necessário, incluindo os pratos que serão oferecidos. Se caso houver mais convidados, a distância entre os assentos deve possibilitar que eles consigam mexer os braços sem encostar nos cotovelos um dos outros.

Local para deixar as bebidas

Planeja colocar as bebidas na mesa? Prepare então um balde de gelo para tê-las em boa temperatura. O balde necessita de um espaço onde não dificulte os convidados, porém disponha que possam se servir com boa vontade.

Invista em algo que possa harmonizar com o resto da decoração da mesa. Em jantares mais sofisticados, o balde de gelo é possível ser dourado ou prateado. Em jantares românticos arrisque no vermelho. Já nas ocasiões mais descontraídas você pode apostar em balde com slogan de bebidas.

Origami com guardanapo

Os detalhes tornam a decoração única. O dobramento de guardanapos criativos para decorar a mesa de jantar, seja no café da manhã, almoço ou jantar, criará um bom impacto em todo os tipos de momentos, terá um grande impacto em várias ocasiões.

Eles podem ser combinados com cores de mesa e cadeira, cores contrastantes ou com toalhas de mesa para se destacar. Algumas dobragens de guardanapos são práticas, como envelopes para talheres.

Dessa forma, aneis e presilhas são apetrechos associados com dobras e guardanapos: harmonizando cor, textura e tamanho para produzir obras que possam se modificar em adornos na mesa. Uma direção indicada é utilizar tons variados da mesma cor ao fazer uso de um anel em conjunto do guardanapo.

Cores agradáveis

A arte do enfeitamento não se define somente a separar utensílios e itens exóticos para formar a decoração. Enfeitar é observar coisas simples, tais como formatos, colorações e organização de objetos específicos de determinados locais. O restante transforma-se exclusivamente em um complemento, todavia obviamente impacta e enriquece.

Colorações passam sentimentos e sensações, e, por essa razão, são parceiros poderosos no momento de renovar um cômodo. As cores têm o poder de deixar qualquer ambiente bem mais acolhedor e alegre, por isso, aposte em cores neutras e sutis, para que assim o ambiente inteiro possa brilhar.

Conjunto de flores são bem vindas

Arranjos florais geralmente são um pedido correto em uma mesa colocada e o mais excepcional é que, graças à diversidade, combinam perfeitamente independente de qual seja o estilo de decoração. Porém atente-se quanto ao tamanho e o bom senso a fim de que os arranjos não revelem mais do que é preciso e nem impeçam a interação dos convidados.

Contudo, há outro detalhe: tenha cautela ao selecionar os tipos de flores para o arranjo, pois no caso das flores naturais, são capazes de exalar aromas muito intensos que vão induzir no bem-estar dos convidados e na respectiva prova dos pratos oferecidos.

Arrume a mesa de jantar para ter um ambiente aconchegante para os convidados!

Pessoas reunidas na mesa de jantar

É ótimo surpreender sua família e amigos com uma mesa de jantar bem arrumada, não é? Caso você tenha o costume de receber convidados em casa ou gosta de planejar um jantar romântico, uma bela mesa é imprescindível. Além de tornar este momento mais requintado, o jantar organizado, bem caprichado e criativo também ganhou um toque especial.

Vários momentos felizes são estabelecidos ou lembrados durante as refeições. Almoço em família, jantar com os amigos, independente da ocasião, quando nos sentamos à mesa com as pessoas que amamos, sempre haverá risos e conversas agradáveis.

A fim de ajudá-lo a criar mais desses momentos, preparamos este artigo com dicas muito interessantes que podem ser usadas na composição de uma mesa de jantar. Ao colocá-las em prática, tenha a certeza de que estará eternizando mais histórias a cada refeição que fizer, pois ao arrumar a mesa de jantar, terá um ambiente muito agradável e aconchegante para você e seus convidados.

Autor deste artigo

Formada em Jornalismo, com um blog e um livro em andamento. Sou apaixonada pela escrita e por histórias. Nas horas vagas, amo ouvir músicas ou ver o pôr-do-sol para recompor as energias.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos