Jasmim-árabe: uma das mais belas e cheirosas flores!
O Jasmim-árabe é uma planta exótica e muito atraente, é nativa do Sudeste da Ásia e suas flores são extremamente cheirosas e por isso são tão valorizadas. Nas Filipinas e na Indonésia existem fábricas para utilizar o seu perfume, e na China o seu aroma floral é usado para perfumar os chás de jasmim.
Além disso, o jasmim-árabe também é considerada um verdadeiro tesouro no jardim, já que suas flores perfumadas adicionadas ao ambiente além de trazer beleza, deixam seu aroma pelo ar. Seu visual é muito atraente, então se você quer um jardim perfumado e exuberante, certamente vai considerar o jasmim-árabe.
Informações básicas do Jasmim-árabe
Nome científico | Jasminum sambac |
Outros nomes | Bogari, Mosqueta, Sampaguita |
Origem | Índia, Oriente Médio |
Porte | 2.4 a 3.0 metros |
Ciclo de vida | Perene |
Floração | Primavera e Verão |
Clima | Continental, Tropical, Mediterrâneo, Subtropical, Oceânico |
Popularmente conhecida como jasmim-árabe, também pode ser conhecida como sampaguita, bogari e mosqueta, mas seu nome científico é Jasminum sambac. Ela é um planta do tipo arbusto trepadeira muito perfumada e também decorativa, podendo alcançar até 3 metros de altura. Ela é considerada símbolo nas Filipinas, já que as suas flores compõem os colares utilizados na cultura do país.
Se originou na Índia, mas se dispersou pelo Oriente Médio, conseguindo sobreviver em diversos climas, como o tropical e mediterrâneo. Seu ciclo de vida é perene e ela pode florescer durante o ano todo, mas o seu pico de floração irá ocorrer entre os meses mais quentes.
Como cuidar do Jasmim-árabe
Com os cuidados certos, com certeza você terá um jasmim-árabe florido o ano inteiro. Ela é uma planta muito fácil de cuidar, embora aprecie o ambiente tropical. Aqui você vai aprender como fazer para manter as flores coloridas desabrochando.
■Floração do Jasmim-árabe
O ciclo de vida do jasmim-árabe é perene, ou seja, ela poderá florir o ano inteiro, mas como a maioria das plantas, ela prefere florescer nas estações e meses mais quentes. O pico de sua floração ocorre na primavera e no verão, já que durante o inverno as temperaturas são baixas para o seu desenvolvimento.
Um fato muito interessante sobre o jasmim é que ela abre suas flores apenas à noite e elas se fecham pela manhã, na cultura hindu ela costuma ser chamada de "bosque da meia noite". Portanto, se você quiser apreciar sua beleza, saiba que ela só se expõe de noite.
■Iluminação para o Jasmim-árabe
Você precisa se certificar de que sua planta pegue bastante luz, assim quando for cultivar o seu jasmim, selecione um local onde ela possa receber o Sol pleno ou uma sombra parcial, caso ela fique sempre na sombra é aconselhável colocá-la para pegar Sol pela manhã em um ambiente bem ventilado.
O jasmim-árabe necessita de no mínimo 4 horas de Sol por dia, pois isso garante o seu crescimento e florescimento de forma saudável, mas evite o Sol extremo do verão, pois essa luminosidade forte pode danificar suas folhas e flores. O jasmim-árabe ficando em uma janela bem iluminada, mas que não bata o Sol diretamente, já está ótimo para o seu desenvolvimento.
■Temperatura ideal para o Jasmim-árabe
Plantas tropicais como o jasmim-árabe adoram as temperaturas amenas, portanto o ideal para o cultivo dela é uma temperatura entre 14 °C e 29 °C, mas ela é capaz de tolerar bem tanto o frio quanto calor intenso. Evite expor ela a situações de frio extremo, como geadas, quando ela for uma planta nova, pois as chances de que sobreviva são menores, já que está no início do seu desenvolvimento.
■Rega do Jasmim-árabe
A rega regular é necessária para manter o solo úmido. O jasmim prefere pelo menos uns 16 mililitros de água por semana a mais se estiver calor ao ar livre. Verifique a umidade do solo antes de regar, se o adubo estiver seco , é hora de regar. Evite regar em excesso, pois pode resultar no apodrecimento do caule ou da raiz.
Esta planta adora condições úmidas. Mesmo se você não estiver em um ambiente úmido, manter o solo úmido deve fornecer umidade suficiente para o jasmim-árabe. Quando chegar o inverno a rega deve ser feita com uma menor frequência, mas fique sempre verificando o solo, assim saberá quando deve realizar a próxima rega.
■Solo ideal para o Jasmim-árabe
Um solo mais solto, leve e úmido é o ideal para o jasmim-árabe, ele também deve ser bem drenado e de preferência que consiga reter água o suficiente sem danificar as raízes. Os solos com mais compostos irão ajudar para um desenvolvimento mais rápido.
O pH do solo deve estar entre 4,9 e 7,5, mas ficando entre 5,5 e 6,0 já está ótimo para o jasmim-árabe. Fique de olho e tenha cuidado para o solo não ficar muito ácido, pois geralmente quando o pH está acima de 6,5 o ferro presente no solo fica menos disponível.
■Adubos e substratos para o Jasmim-árabe
O jasmim-árabe gosta de adubos ricos em compostos orgânicos, uma dica para deixar o solo bastante fértil é utilizar esterco de galinha curtido e mais um composto orgânico de folhas, isso ajudará na floração da planta. Se você for cultivá-la em um vaso os substratos indicados são: terra vegetal, terra de jardim, composto orgânico de folhas ou o húmus de minhoca. Coloque no fundo do vaso uma manta e pedras de brita, isso poderá aumentar a qualidade do substrato da planta.
■Manutenção do Jasmim-árabe
A manutenção do jasmim-árabe é simples e fácil de fazer. Assim que a floração terminar e o inverno chegar, é hora de fazer sua poda principal. Você deve aparar todas as videiras mortas e remover todas as flores gastas, use tesouras de poda limpas e afiadas para fazer cortes limpos. Tente cortar acima de nós ou botões sempre que possível, pois isso irá estimular o crescimento de novas flores mais tarde.
Se você está cultivando seu jasmim como uma videira de jardim, a poda de inverno é a poda mais profunda do ano. No resto do ano, você pode podar na ponta se desejar para obter flores brancas mais perfumadas durante a estação de crescimento. Você também pode aparar para manter uma altura específica. Aqueles que cultivam a planta de jasmim árabe como um arbusto precisam permanecer no topo de sua poda. Ele vai crescer rapidamente durante o ano.
■Vasos para plantar o Jasmim-árabe
O jasmim-árabe não gosta de ficar em vasos grandes, os recipientes mais largos ou mais profundos podem ser bons para fincar suas raízes, lembre-se que os vasos precisam conter em seu fundo furos para que a água das regas não fique acumulada, caso aconteça poderá apodrecer as raízes da planta.
Quando for trocá-la de vaso plante na mesma profundidade em que estava no vaso anterior. Não adicione solo extra em cima disso, pois isso poderá danificar o caule.
■Pragas e doenças do Jasmim-árabe
Os insetos que podem acometer o jasmim-árabe geralmente são três pragas bem específicas, todas elas pragas do tipo sugadoras, que são: pulgões, ácaros de aranha, insetos de escama negra (Saissetia oleae). A eliminação de pragas pode ser feita através do controle biológico, manual ou químico.
No controle biológico podem ser inseridas outras espécies de insetos que poderão predar as pragas. Você pode optar por retirar as pragas manualmente com maços de algodão e pinças ou utilizar inseticidas de ação rápida, mas lembre-se de escolher produtos que não sejam tão danosos para o meio ambiente.
Manchas na folha e podridão da raiz são as doenças mais comuns no jasmim-árabe. Evite regar excessivamente para prevenir a podridão das raízes por fungos, já que eles adoram umidade excessiva. Água na base da planta para pode ajudar a evitar manchas nas folhas e também podem ser usados fungicidas para corrigir as manchas.
■Propagação do Jasmim-árabe
O jasmim-árabe geralmente são propagadas por estacas, para isso é indicado que você utilize mudas de crescimento da floração anterior para obter um melhor resultado. Corte logo abaixo de um nó na folha e remova todas, exceto as três folhas superiores do corte. Se houver botões ou flores velhas, remova-os também.
Mergulhe a muda na água, depois no hormônio do enraizamento, e coloque-a no solo preparado para envasamento. Prepare tudo com antecedência e plante imediatamente após colher as mudas de jasmim!
■Como fazer muda do Jasmim-árabe
Para fazer as mudas de jasmim-árabe primeiramente você precisa de uma pá, para cavar a raiz da planta com mais facilidade, mas só para o caso de tê-la sozinha no jardim, se ela estiver acompanhada de outras flores jasmim-árabe, é melhor apenas cortar o caule, na diagonal, do ramo que você quiser replantar.
Após utilizar um vaso maior do que o inicial, coloque terra rica em nutrientes e adicione a muda na terra colocando terra por cima até que ela fique bem estabilizada. Para finalizar, regue sempre até que a planta comece a crescer de forma saudável.
■Conheça o ciclo de vida do Jasmim-árabe
As sementes de jardim-árabe podem demorar cerca de 30 dias para germinarem por completo, após este período já é possível ver o início do crescimento da planta. Por ser um arbusto, primeiro o caule e folhas crescerão de forma robusta e somente após isso surgirão os primeiros botões de flores.
Por ter um ciclo de vida perene, ou seja, seu crescimento é permanente, contínuo. Assim, após a floração você poderá sempre fazer novas mudas e aumentar o seu jardim de jasmins.
Sobre o Jasmim-árabe
Além da beleza, o jasmim-árabe chama muito a atenção pelo perfume que emana, sendo utilizada até mesmo em essências e óleos da indústria estética. Agora você verá as principais características desta flor tão cheirosa.
■Características do Jasmim-árabe
A flor jasmim-árabe tem folhas verdes escuras de formato ovalado, possuindo sulcos marcados e são dispostas em ramos compridos. As suas flores brancas exalam um perfume magnífico e ao longo do tempo podem adquirir tonalidade mais rosada, o seu formato pode ser simples, dobrado ou semi dobrado.
■Uso das flores para aromatizar chás
As flores de jasmim quando desidratadas podem servir para a produção de chás ou também para automatizá-los. O chá de jasmim tem muitos benefícios e tem um potencial calmante e sedativo, a presença da flor ou do seu aroma oferece estímulos que acalmam o organismo, pois o seu perfume estimula o corpo a liberar sensações de calma, tranquilidade e bem-estar. O aroma ajuda com a ansiedade e o estresse.
■Uso do óleo essencial do Jasmim-árabe
O jasmim-árabe é utilizado para fabricação de óleos essenciais, sendo considerado o "rei dos óleos", pois se distingue dos demais pelo aroma suave, floral e doce. É um óleo raro, nobre e difícil de obter. O óleo de jasmim tem inúmeras propriedades e pode ser usado em problemas de ansiedade, depressão, problemas menstruais, letargia, tosse e catarro. Auxilia no relaxamento e pode ser usada durante a meditação.
Os óleos também podem ser usados em difusores que irão liberar o aroma no ambiente, o perfume do jasmim-árabe pode ser utilizado para deixar o ambiente mais tranquilo e suave, trazendo leveza e doçura.
■Conheça a canção chinesa dedicada ao Jasmim-árabe
No folclore Chinês, a música Mo Li Hua foi feita em homenagem à flor jasmim-árabe, a música é do século XVIII e ao longo dos anos muitas variações da música foram feitas. A seguir, confira a letra da Mo Li Hua.
Que flor de jasmim!
De todas as flores e grama perfumadas no jardim,
não há nada tão perfumado quanto ele.
Eu quero arrancar um e usá-lo,
mas o jardineiro me repreendia.
Que flor de jasmim!
Quando o jasmim floresce.
nem mesmo a neve é mais branca.
Eu quero arrancar um e usá-lo
Mas temo que aqueles ao meu redor zombem de mim.
Que flor de jasmim!
De todas as flores no jardim,
nenhum se compara a isso.
Eu quero arrancar um e usá-lo
Mas temo que não brotaria no próximo ano.
■Época para plantar Jasmim-árabe
O jasmim-árabe floresce o ano todo, mas a melhor época para o seu plantio é durante a primavera e verão, pois são as estações onde ela se desenvolverá bem. O inverno não é uma boa época devido às baixas temperaturas, que podem danificar as folhas e raízes do jasmim-árabe.
Embeleze seu ambiente com Jasmim-árabe e aproveite o aroma das flores!
Você acabou de aprender todas as características e curiosidades sobre o jasmim-árabe, além de receber as melhores dicas para realizar o plantio dela. Aproveite todas as informações e vá adquirir a sua! Com uma beleza encantadora e tão perfumada, o jasmim-árabe traz beleza à qualquer ambiente.
Ela será ótima para decorar sua casa, podendo ser usada em vasos como centro de mesa ou em mesas de canto, certamente além de embelezar o ambiente, trará um perfume doce e natural. Seu aroma age como se fosse um calmante, por isso use e abuse dos óleos essenciais da flor quando estiver passando por momentos estressantes. Cuide de um jasmim-árabe e se apaixone pela flor símbolo das Filipinas.
Bióloga, professora e mestranda em Bioquímica. Apaixonada pela Biologia e pelo universo das letras.