Como plantar alface: em vaso, no canteiro, na garrafa e muitas mais!

Como plantar alface: em vaso, no canteiro, na garrafa e muitas mais!

A alface é um dos alimentos mais populares na mesa dos brasileiros. Veja neste artigo mais sobre o cultivo, benefícios, tipos e curiosidades dessa verdura!


Quer aprender a plantar alface? Saiba mais!

Alface

A alface é, sem dúvidas, um dos tipos de hortaliça mais consumidos pelos brasileiros e a mais produzida no país, estando na dieta regular de muitos e sendo um dos principais ingredientes de toda salada. A alface é uma planta originária do leste do Mediterrâneo e foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI.

Com diversos benefícios, a alface é uma planta pouco calórica e muito nutritiva, com alto teor de vitaminas A e C, importantes para o bom funcionamento do corpo. A alface pode ser encontrada em diversos tipos, possibilitando que seu consumo seja feito regularmente sem nunca enjoar.

Apesar de fácil de encontrar, a alface produzida em casa é muito mais fresca, além de livre de agrotóxicos que podem ser prejudiciais a saúde. Com isso, se você deseja iniciar o cultivo de alface, veja as dicas a seguir. Além disso, aqui você encontrará mais informações sobre os tipos de alface, seus benefícios e curiosidades.

Como plantar alface

Pessoa plantando alface

Plantar alface é uma ótima opção se você deseja ter essa planta disponível em sua cozinha, sempre fresquinha e direto da horta. Simples e sem muitos segredos, o plantio pode ser feito até mesmo por iniciantes da jardinagem e pessoas que não tem muito espaço para o cultivo em horta. Leia abaixo como fazer o cultivo dessa planta.

Solo para alface

Se você deseja plantar alface em um canteiro, jardim, horta ou até mesmo em um vaso, é possível utilizar a terra comum, desde que esteja bem adubada, com bastante material orgânico, para garantir uma boa nutrição para sua planta, e seja bastante fértil.

Idealmente, o pH do solo deve estar entre 6 e 6,8, ou seja, um pouco ácido. Também é importante que o solo tenha uma consistência fofa e uma capacidade de drenagem eficiente, para garantir que a planta não fique encharcada nas raízes.

Substrato para alface

Para fazer o substrato ideal para a alface, é importante garantir que os materiais sejam bastante nutritivos, resultando em um solo bastante fértil, rico em matéria orgânica. Caso sua terra não seja tão rica com esses materiais, é possível fazer isso através da adubação.

Como adubo, o esterco e o húmus são bastante recomendados, pois aumentam a qualidade do solo. Outros tipos de adubo orgânico também podem ser utilizados, apenas atente-se para a composição deles. Os adubos ricos em fósforo, potássio e nitrogênio são os mais indicados.

Melhor período para plantar alface

O período de plantio de alface irá variar a depender da espécie de alface que você deseja plantar. Boa parte dos tipos de alface pode ser plantada em qualquer época do ano, sem nenhum prejuízo em seu desenvolvimento e qualidade final.

Entretanto, de uma forma geral, recomenda-se fazer o plantio da alface nos primeiros meses do ano, entre janeiro e março, quando o clima está ainda quente, porém já ficando mais ameno, uma vez que as plantas podem não suportar um calor muito intenso, mas necessitam de bastante sol.

Luminosidade e temperatura ideal para alface

A alface é uma planta que aprecia temperaturas mais quentes e exposição ao sol. Um clima entre vinte e vinte e cinco graus Celsius é o mais recomendado para a alface se desenvolver bem e saudável. Entretanto, algumas espécies aguentam temperaturas mais baixas ou mais altas do que isso.

Em relação à luminosidade, a exposição à luz direta é muito importante para a alface, exceto no início de seu ciclo de vida. A planta pode ficar exposta a até 8 horas de sol direto, mas caso o local tenha temperaturas mais altas, a meia sombra também é aceitável.

Quando e como colher sua alface

Se feita de forma correta, sua planta poderá continuar crescendo e produzindo, sem que você tenha necessidade de replantar a alface cada vez que fizer a colheita. A partir de 50 dias após o plantio da alface é possível que sua planta já esteja pronta, a depender das condições as quais ela foi submetida.

Para garantir que a planta continue a crescer, faça cortes nas folhas que deixem ao menos três centímetros de caule na base. Você pode cortar as folhas externas apenas e deixar que algumas folhas menores continuem se desenvolvendo. Também é possível retirar a alface por inteiro, deixando apenas o caule principal.

Pragas e doenças da alface

Assim como toda planta, a alface está submetida ao ataque de pragas ou desenvolvimento de doenças. Porém, se você mantém todos os cuidados corretos, garantindo que a planta esteja bem nutrida e forte, dificilmente ela apresentará algum desses problemas.

Um dos problemas mais frequentes da alface é o ataque de lesmas e caracóis, em especial no começo do ciclo de vida da planta. Para evitá-los, além de manter a planta saudável, é recomendado também diversificar as plantas que estão em sua horta ou utilizar repelentes naturais.

Conheça o ciclo de vida da alface

O ciclo de vida da alface dura, em média, entre 70 e 90 dias. A partir de seu plantio, a planta levará por volta de uma semana para começar a germinação, vinte dias para a fase de desenvolvimento e crescimento, quando o pé de alface começa a se formar, e 60 dias para a formação completa.

Entre 50 e 90 dias é quando ocorre a fase de colheita. Como vimos anteriormente, essa irá depender das condições a que a planta está submetida. Após a colheita da alface, são cerca de 120 dias para que o pé comece a rebrotar.

Locais para plantar alface

A alface é uma planta bastante versátil, que pode ser plantada em diversos locais. Sendo assim, mesmo que você não tenha um jardim ou horta, ainda é possível cultivar essa nutritiva e deliciosa hortaliça. Confira abaixo quais são os locais e formas possíveis de se plantar alface:

Vaso

Alface em vaso

O vaso é uma boa alternativa para aqueles que não contam com muito espaço externo ou até mesmo desejam plantar uma alface em um local fechado, como dentro de casa ou apartamentos. O vaso deve ser de tamanho médio, para garantir que haja um bom desenvolvimento das raízes. Não há material específico para o vaso.

Prepare o recipiente com uma boa camada de drenagem no fundo para que o substrato e, consequentemente a planta, não fiquem encharcados. O vaso deve conter buracos no fundo para que a água possa escorrer sem problemas.

Canteiro

Alface em canteiro

Se você deseja plantar a alface em um canteiro, o mais importante é atentar-se para as condições do local e se ele fornece a luminosidade e temperatura ideais para sua planta. A muda de alface deve ser transplantada para o canteiro quando estiver apresentando entre três e quatro folhas pequenas, para garantir que o seu ciclo seja normal.

Idealmente, esse transplante deve ser feito no final da tarde para que a planta não pegue muito sol logo de início. Se pretende cultivar mais de um exemplar, o espaçamento ideal deve ser de por volta de 30 centímetros entre cada uma delas.

Garrafa

Alface em garrafa pet

Uma forma bastante original e prática de se plantar alface é em garrafas pet. Barato e acessível, essa é uma ótima opção para quem não tem muito espaço disponível e deseja ter um exemplar em sua horta caseira. Além de tudo, é uma forma incrível de se reutilizar essas garrafas que de outra forma provavelmente virariam lixo.

Para preparar a garrafa, basta cortá-la ao meio e fazer furos no fundo, para que a água possa escorrer. Preencha o fundo com um material de drenagem e preencha o resto da garrafa com o substrato, igual se faz no vaso.

Hidroponia

Alface plantada em hidropinia

A hidroponia é uma técnica de plantio que consiste em fazer o cultivo das plantas dentro da água. Ao utilizar essa técnica, as plantas são menos expostas a pragas e doenças, além de poder ter a produção aumentada. A alface é uma das plantas mais comuns de serem cultivadas com essa técnica.

Para o cultivo hidropônico, é necessário ter uma estrutura de canos de PVC, onde as plantas serão dispostas em buracos com cerca de 25 centímetros de distância, além de uma bomba e um depósito de água. Esse método é melhor aproveitado em estufas, onde as condições climáticas podem ser controladas.

Em apartamento

Alface em apartamento

Para o plantio em apartamentos, tanto o vaso quanto a garrafa pet são boas escolhas, pois não ocupam muito espaço e podem ser colocados em qualquer lugar. Se o seu apartamento tem uma varanda, esse é o local ideal para deixar seu pé de alface.

Entretanto, mesmo sem uma varanda ainda é possível se plantar alface. Apenas garanta que o pé esteja recebendo bastante sol e luz direta. A planta pode resistir bem estiver em um local de clima mais quente com apenas três horas de sol diário.

Principais tipos de alface e suas propriedades

A alface é uma planta com bastante diversidade e pode ser encontrada em inúmeros tamanhos, formatos, cores e com diferentes propriedades. Abaixo, você verá mais informações sobre algumas das inúmeras variedades de alface e quais suas principais características físicas e de cultivo.

Crespa palmas

Alface crespa palmas

A alface crespa palmas é um tipo de alface com folhas com aspecto crespo que são de tamanho grande e de cor verde mais escuro, bastante intenso. Além disso, as folhas ficam eretas na planta, fazendo com que seu armazenamento seja fácil.

Seu ciclo de vida pode durar entre 40 e 65 dias, a depender da estação, e pode ser cultivada durante o ano todo. Seu tamanho em diâmetros fica entre 25 e 30 centímetros. A temperatura ideal para essa espécie de alface é por volta de 25ºC.

Crespa itapuã super

Alface crespa itapuã super

A variedade crespa itapuã super é apresenta folhas mais soltas, de cor verde clara, além do característico aspecto encrespado, que dá nome a variedade. Essa planta gera um pé de alface bastante volumoso e é bastante produtiva.

Seu ciclo de vida dura entre 45 dias, na época do verão, e 65 dias, durante o inverno. Isso quer dizer que essa variedade também pode ser cultivada durante o ano todo. A temperatura ideal para o cultivo da alface crespa itapuã super é de 25ºC, porém ela agüenta temperaturas entre 4ºC e 27ºC.

Mimosa verde brava

Alface mimosa verde brava

A alface mimosa verde brava é uma variedade bastante vistosa, com uma cor verde clara intensa, quase brilhante. O pé dessa alface é de tamanho grande e com muitas folhas, além do seu aspecto “recortado”, característico das mimosas. Seu sabor é bastante apreciado.

Essa é uma variedade bastante resistente ao calor, sendo ideal para o plantio nas estações mais quentes, mas podendo também ser cultivada durante o ano todo. Seu ciclo de vida dura entre 50 e 60 dias e seu diâmetro fica entre 20 e 35 centímetros.

Mimosa prado

Alface mimosa prado

A alface mimosa prado chama a atenção por sua coloração arroxeada e verde. Apesar de também apresentar as folhas recortadas, o pé tem a cabeça fechada, fazendo com que essa planta seja mais compacta do que as outras.

Essa alface também pode ser plantada o ano todo, com um ciclo de vida que pode durar entre 45 e 60 dias. Da mesma forma que as outras, a temperatura ideal para essa variedade fica em torno dos 25ºC. Seu diâmetro é de 20 a 25 centímetros.

Mimosa pipa roxa

Alface mimosa pipa roxa

Ainda dentro das mimosas roxas, temos a variedade pipa. De porte grande, a mimosa pipa roxa apresenta folhas soltas, bem recortadas nas bordas e repicadas entre si. Sua coloração é de um roxo bastante escuro.

O cultivo dessa variedade é feito entre os meses de fevereiro a setembro e suporta temperaturas entre 4ºC e 27ºC. Seu ciclo de vida dura entre 50 e 60 dias.

Mimosa rubi

Alface mimosa rubi

A alface mimosa rubi tem uma coloração muito atraente, com tons de vermelho que ficam bonitos em qualquer prato. Suas folhas são bem recortadas e são ideais para a produção de baby leaf. As baby leaf são plantas colhidas antes do tempo e esse tipo de colheita com essa variedade faz com que a planta mantenha sua coloração intensa.

Seu cultivo também deve ser feito entre os meses de fevereiro e setembro e o seu ciclo de vida completo dura entre 60 e 80 dias. Seu tamanho em diâmetros varia de 20 a 25 centímetros.

Lisa gamboa

Alface lisa gamboa

A alface lisa gamboa apresenta folhas de coloração verde bastante intenso e de textura mais espessa. O aspecto geral das folhas é liso, o que quer dizer que elas não apresentam recortes e são mais inteiriças que as mimosas.

Essa variedade pode ser plantada durante o ano todo, porém sua temperatura ideal é menor, girando em torno dos 22ºC. O tamanho do pé fica entre 25 e 30 centímetros. O ciclo de vida dessa planta é de 55 dias no verão e 65 dias no inverno.

Americana delícia

Alface americana

A variedade de alface americana delícia apresenta um aspecto repolhudo, ou seja, suas folhas são fechadas em si mesmas. Sua coloração é verde clara, com o centro mais esbranquiçado, e sua textura é crocante, sendo uma ótima opção para diversos tipos de pratos.

Essa variedade é ideal para o plantio em locais mais quentes, mas ainda pode ser cultivada durante o ano todo, em especial no Brasil que é um país com temperaturas mais elevadas em todas as estações. Seu ciclo de vida dura entre 70 e 90 dias e seu tamanho fica entre 20 e 30 centímetros de diâmetro.

Grega cerbiatta

Alface grega cerbiatta

Diferentemente das outras, as folhas da variedade grega cerbiatta tem um aspecto serrilhado bastante irregular e são estreitas, ficando caídas no pé e formando um belo buquê. Sua coloração é verde e pode ser uma boa opção para o cultivo baby leaf.

Novamente, o plantio dessa variedade pode ser feito durante o ano todo, sem restrições, podendo resistir a temperaturas mais baixas. A variação de temperatura ideal fica entre os 4ºC e 27ºC. O pé chega a um tamanho de 20 a 30 centímetros.

Repolhuda carminia

Alface repolhuda carminia

A alface repolhuda carminia também apresenta folhas fechadas em si mesmas, de coloração verde no centro e marrom nas bordas, o que faz com que elas pareçam queimadas, porém é normal da variedade. As folhas são lisas e bastante firmes.

Seu ciclo de vida gira em torno de 60 a 65 dias, podendo ser plantada o ano todo. Seu tamanho é médio e o diâmetro do pé é de 20 a 30 centímetros. A variedade repolhuda carminia aguenta temperaturas entre 4ºC e 29ºC.

Benefícios da alface

Alface

A alface é um alimento extremamente benéfico, pois contém diversos componentes que auxiliam no bom funcionamento do corpo. Agora que você já conhece mais sobre as diversas variedades de alface, veja a seguir quais são benefícios de se manter a alface sempre em sua dieta. Você irá se surpreender!

Aliada na dieta

A alface é um alimento muito indicado para aqueles que estão fazendo dietas com a intenção de perder peso, uma vez que apresentam um baixo teor calórico. Além disso, o consumo de alface faz com que tenhamos a sensação de saciedade, por conta das fibras e da água contidas nesse alimento.

Além disso, a alface é uma ótima base para diversos tipos de salada, proporcionando uma refeição nutritiva e saborosa. Apenas tenha atenção para os acompanhamentos e molhos que utiliza se deseja de fato perder peso.

Ajuda no sistema imunológico

A alface apresenta diversas propriedades que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Algumas dessas propriedades são: um alto teor de vitamina A e vitamina C, vitamina K, antioxidantes, potássio e magnésio.

Para obter os benefícios dessas propriedades, é necessário que o consumo de alface seja regular, por isso a incorporação da alface em sua dieta é muito importante. Ao fortalecer o sistema imunológico, você fica menos suscetível a doenças como os resfriados, inflamações, entre outras.

Faz bem para a visão

Além de melhorar o sistema imunológico, a vitamina A presente na alface também é uma grande aliada na saúde dos olhos. Com o envelhecimento, é provável que nossa visão vá se deteriorando, por conta da ação dos radicais livres.

A vitamina A age contra as doenças causadas por esses processos, como a catarata e a degeneração macular. Além disso, a alface também apresenta luteína e zeaxantina que igualmente ajudam na prevenção de doenças oculares.

Melhora funcionamento do intestino

Os alimentos mais indicados para a melhora do funcionamento do intestino são aqueles ricas em fibras, uma vez que previnem a constipação e a prisão de ventre, assim como as diarréias.

Apesar de não ser um fato muito conhecido, a alface é um desses alimentos ricos em fibras, que podem colaborar para o seu trânsito intestinal.

Ajuda na hidratação

Além de todos os componentes citados anteriormente, que fazem com que a alface seja um alimento tão bom para a saúde em geral, um de seus principais compostos é a água, sendo cerca de 95% de toda a sua composição.

Dessa forma, o consumo de alface pode ajudar na hidratação do corpo, diminuindo a sede. Porém lembre-se: o consumo de alface não substitui o consumo de água. A desidratação pode causar sérios problemas, por isso mantenha-se sempre bem hidratado.

Efeito calmante

A alface pode ser considerada uma planta com efeitos calmantes devido a presença de uma substância chamada lactucina. A lactucina, também conhecida como o “ópio da alface”, apesar de não ter nada a ver com essa substância, é um composto natural conhecido justamente por proporcionar a sensação de calma e levemente sedativa.

Por essa razão, o consumo de alface pode ajudar no combate dos sintomas de ansiedade e estresse, assim como também pode auxiliar em casos de insônia e promover um sono melhor.

Diminui a pressão arterial

Por último, mas não menos importante, a alface é uma ótima aliada quando se trata da diminuição da pressão arterial. Isso se deve pela presença do potássio, que é uma substância importante de se ter na dieta, em especial no caso de pressão alta. O potássio atua na diminuição dos efeitos do sódio e na dilatação dos vasos sanguíneos.

Além do potássio, a alface também apresenta nitrato, que se converte em óxido nítrico durante a digestão, um composto que também atua na dilatação dos vasos sanguíneos. A pressão alta pode ser uma condição perigosa, por isso sua prevenção é muito importante. Uma dieta rica em potássio será um fator muito relevante para tal.

Curiosidades da alface

Tipos de alface

Além de todas as dicas de cultivo de alface, informações sobre quais tipos existentes de alface, suas diferenças e peculiaridades, e mesmo quais benefícios podemos obter através de seu consumo regular, ainda separamos aqui algumas curiosidades sobre essa incrível planta. Confira abaixo quais são elas:

Formas de consumo

De uma forma geral, a alface é mais comumente consumida crua, em forma de saladas frias, como acompanhamento ou base da mesma. Também é comum que a alface seja um elemento componente de lanches, tanto os mais leves e naturais quanto os mais pesados, como no caso de hambúrgueres e semelhantes.

O que muitos não sabem é que a alface também pode ser bastante apetitosa se feita refogada, sozinha ou acompanhando outros legumes e vegetais, ou em forma de pesto, que pode servir para passar em pães e rechear massas, além de também ser um dos elementos possíveis de se acrescentar em um suco verde.

Contra indicações

Apesar de muito benéfica, a alface, assim como qualquer outra coisa, se consumida em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Não há nenhuma contra indicação de fato, porém a alface contém uma substância chamada manganês, que pode acabar atrapalhando o bom funcionamento da tiróide.

Além disso, alfaces compradas em supermercados, hortifrutis e afins podem vir com uma grande concentração de agrotóxicos e pesticidas, que podem acabar prejudicando a sua saúde em geral. Por isso é importante sempre higienizar corretamente as folhas antes de consumi-las. Ter uma plantação em casa também já evita esse problema.

Saiba como plantar alface e tenha sempre salada fresca direta do quintal!

Alface

Como pudemos ver, o cultivo de alface é bastante simples e não requer muitos cuidados, sendo ideal tanto para hortas quanto vasos e até mesmo garrafas pet, uma opção incrível para quem não tem muitos recursos disponíveis e ainda contribui para um planeta mais limpo. A alface é um alimento muito importante e a possibilidade de ter um exemplar em casa de ato não tem preço.

Além disso, são diversas as variedades de alface, sendo possível experimentar todas e ver qual agrada mais o seu paladar, combina mais com os pratos que deseja fazer ou simplesmente se adapta melhor ao ambiente que você tem a oferecer para o cultivo da planta.

Quanto aos benefícios da alface, não há dúvidas de que esse é um alimento que deve ser incorporado em sua dieta regular, oferecendo diversos nutrientes importantes para o funcionamento do corpo e até mesmo da mente. Ademais, se você se cansar do consumo em forma de salada, há diversas outras receitas que utilizam a alface para você explorar.

Portanto, se você gostou das informações desse artigo, considere começar um cultivo de alface em sua casa. Seguindo essas dicas, você poderá ter uma planta sempre saudável e produtiva em sua casa, para alimentar a você e toda a sua família!

Autor deste artigo

Formada em Letras pela USP, sou uma apaixonada pela leitura e pela escrita. Busco estar sempre em contato com a natureza e amo viajar.

Últimos posts


Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Procura algo que realce seus traços e garante aquele brilho lindo na pele? Confira neste artigo os melhores iluminadores e como encontrar o perfeito para você!


As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Você está em busca de relaxamento ao ar livre? A resposta está nas espreguiçadeiras. Conheça neste artigo os principais modelos do mercado e dicas de compra!


As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

Buscando a poltrona para leitura perfeita? Confira neste artigo as dez melhores poltronas para leitura, como escolher a mais confortável, preços e onde comprar!


Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Procura por um cabelo dos sonhos com muito brilho, força e maciez? Então veja neste artigo os melhores shampoos sem sal do mercado e dicas para comprar o ideal!


Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Em busca do melhor fixador para o cabelo? Confira neste artigo as principais opções do mercado e dicas infalíveis para escolher o melhor produto.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Limpeza Produtos de cozinha Ar e ventilação Cabelo Higiene e saúde