Muda de Cannabis: saiba como cuidar, seus tipos e muito mais!

Muda de Cannabis: saiba como cuidar, seus tipos e muito mais!

Quer aprender a cultivar Cannabis em casa? Veja a seguir como ter uma muda legalmente no Brasil, como plantar e colher corretamente, tipos e mais informações!


O que é Cannabis?

Folha de Cannabis verde nas mãos em um fundo escuro.

Cannabis é uma planta de origem asiática pertencente à família da Cannabaceae. A planta possui um ativo químico conhecido como THC, produto responsável pelos efeitos alucinógenos após o uso e também para fins medicinais. Segundo estudiosos, a planta é usada para tratamentos terapêuticos há mais de 10 mil anos.

O THC da Cannabis possui diversos componentes químicos que são benéficos ao corpo humano. Tanto que muitos pacientes conseguem aliviar problemas de saúde por meio do uso controlado de Cannabis. Afinal, a planta tem substâncias capazes de aliviar dores, vômitos, distúrbios neurológicos, convulsões e asma.

Uma pessoa sentirá os efeitos do THC no organismo de acordo com a forma de consumo do produto. Por exemplo, pessoas que fumam a Cannabis sentem os seus efeitos de maneira rápida, mas você também pode usar Cannabis mastigando a planta ou consumido o óleo. Veja a seguir outras informações sobre a planta.

Informações básicas do Cannabis

Cultivo da planta Cannabis sativa em vaso.


Nome CientíficoCannabis sativa L.
Outros NomesMaconha, marijuana, erva, haxixe, grama, gambá, entre outros.
OrigemCentro e sul asiático
Porte1,2 a 4 metros, dependendo da espécie
Ciclo de VidaAnual
Floração
Outono e inverno
ClimaTropical, subtropical e equatorial


A muda de Cannabis é uma planta originária da Ásia. Ela é chamada popularmente de maconha, erva ou haxixe, embora a planta possua várias formas de consumo. Apesar de existir mais de uma subespécie, esse gênero de plantas possui folhas pontudas e estreladas muito características.

Quanto ao tamanho, a muda pode alcançar de 1,2 a 4 metros, dependendo da subespécie. A maioria das Cannabis prefere clima quente e com bastante luz para se desenvolver. E se bem cuidada, a planta fornece um produto de ótima qualidade.

Como cuidar da muda de Cannabis

Sobre o solo ferramentas de jardinagem e vasos.

O cultivo da muda em casa pode ser desafiador, mas não é algo impossível de fazer. A fase da muda é delicada e a planta jovem precisa de atenção. Se você quer colher uma planta saudável e madura, aprenda a seguir, como cuidar da sua muda de Cannabis:

Recipiente certo para a muda de Cannabis

A muda de Cannabis precisa de um recipiente com tamanho adequado para favorecer o seu crescimento. Se você colocar a muda em um vaso muito grande, as raízes não absorverão a água do solo por completo. Em vasos pequenos as raízes da Cannabis podem enrolar com facilidade.

Portanto, você deve colocar a muda em um vaso com espaço suficiente para o sistema radicular da planta. Dessa forma, a Cannabis absorverá a água que precisa para crescer. Além disso, o vaso escolhido deve ter orifícios para drenar o excesso de água, pois o excesso de água pode matar a planta.

Rega da muda de Cannabis

Assim como qualquer outra planta, a muda de Cannabis precisa de água para crescer. Entretanto, o excesso de água pode prejudicar o crescimento das plantas. Além disso, um solo encharcado cria um ambiente favorável para parasitas crescerem e matarem a planta.

Já que as raízes da muda são pequenas, basta borrifar água de 1 a 2 vezes ao dia. Desse modo, a planta jovem terá a água necessária para o seu desenvolvimento. Se você tiver em dúvida a respeito do nível da rega, deixe o seu solo úmido, evitando que a terra fique encharcada.

Iluminação para muda de Cannabis

Quem cultiva de muda de Cannabis precisa expor a planta a luz para que ela cresça. Se você cultiva Cannabis ao ar livre, deve colocar a planta sob o sol todos os dias. Porém, você precisa lembrar que não controla a iluminação externa e que dias nublados vão dificultar o crescimento da planta.

Você pode cultivar as mudas dentro de um cômodo usando luzes artificiais. Assim, você manterá o controle sobre a iluminação da Cannabis em casa. Escolha lâmpadas fluorescentes que emitem luzes do espectro azul e mantenha a iluminação ativa por 18 horas todos os dias.

Temperatura e umidade para muda de Cannabis

Se você quer cultivar uma muda de Cannabis forte e sadia, precisa controlar a temperatura e umidade. A princípio, você deve evitar que a temperatura ambiente do cultivo não ultrapasse os 80 graus Fahrenheit. Durante a noite, a temperatura não deve exceder os 70 graus Fahrenheit.

Quanto à umidade do ambiente, você deve mantê-la próxima aos 70%. Desse modo, a muda absorverá a umidade que precisa para criar raízes mais firmes. Um benefício de manter a umidade ambiente em níveis altos é que você não precisa regar a planta em excesso.

Esteja atento aos sinais de deficiência de nutrientes

A muda de Cannabis com deficiência de nutrientes não crescerá como o cultivador espera. Portanto, você deve aprender a reconhecer os sinais de deficiência nutritiva da planta. Os mais comuns são mudas com coloração muito escura, folhas amareladas e queimadas e pontas onduladas.

A princípio, a deficiência de nutrientes na planta pode ser consequência do excesso de nutrientes. Outro indicativo de desnutrição é a rega insuficiente que prejudica o desenvolvimento da planta. Caso você note esses sinais de deficiência, mude a sua estratégia de cultivo para recuperar a saúde da muda.

Fertilizante para a muda de Cannabis

Nas primeiras semanas a muda só precisará de água e luz. A aplicação do fertilizante deve começar entre a terceira e quarta semana do cultivo da Cannabis. Você deve aplicar o fertilizante em doses baixas para não sobrecarregar a sua muda. À medida que a planta cresce você poderá aumentar as doses conforme orientação do fabricante.

Você aprenderá a identificar a fase de crescimento da Cannabis a fim de entender as necessidades nutricionais da planta. Por exemplo, a fase de crescimento precisa de fertilizante com Nitrogênio enquanto a fase de floração precisa de Fósforo. Você deve escolher fertilizantes que forneçam todos os nutrientes adequados à planta.

Nível de PH do solo para Cannabis

Assim como o fertilizante, o nível de pH do solo é importante para o cultivo produtivo da muda em casa. O nível de Potencial de Hidrogênio no solo indica a disponibilidade de nutrientes para a Cannabis. A escala varia entre 0 e 14, sendo os números abaixo de 7 considerados ácidos e acima de 7 considerados alcalinos.

Como as plantas preferem um solo com pH entre 6 e 7, mantenha a terra mais neutra. Alguns nutrientes só estão disponíveis em pH específicos e precisam de um solo e água mais neutros para serem mantidos. Dê preferência as misturas de solo com pH equilibrado.

Como colher Cannabis

Homem de avental azul colhendo a planta de Cannabis.

Para muitos cultivadores a colheita da muda de Cannabis é, sem dúvida, a melhor parte. Contudo, você deve conhecer as ferramentas adequadas a fim de garantir uma colheita satisfatória. Sendo assim, veja a seguir o que você precisará, para o cultivo e como fazer a colheita:

Ferramentas necessárias para colher a Cannabis

Você deve utilizar luvas de látex ou nitrilo que não contenham pó para evitar contaminação na planta ou que a resina grude em você. Além disso, use uma tesoura de poda esterilizada e toalhetes de limpeza para limpar o local. Use etiquetas para catalogar cada muda colhida e cordões para pendurar a planta.

Você sempre deve usar roupas confortáveis, pois a colheita pode demorar dependendo do número de plantas. O espaço para acomodar e secar a muda de Cannabis deve ser arejado. Caso a umidade no ambiente esteja fora dos padrões, o processo de colheita pode ser prejudicado.

Quando colher a Cannabis?

Você deve ser paciente e esperar o momento adequado para colher a muda de Cannabis já amadurecida. Se você fizer a colheita muito cedo terá uma Cannabis com sabor denso, desagradável e efeito alucinógeno forte. Caso você demore, as flores da planta terão uma concentração exagerada de canabidioides.

Observe se os pistilos das flores estão cobertos por resina e com coloração marrom ou avermelhada. Durante a última semana de floração as folhas ganham uma coloração amarelada e morrem. Segundo cultivadores experientes, esse é o momento de colher a Cannabis. A consistência, sabor e efeitos devem ser equilibrados.

Aparar antes da colheita

Ao passo que o momento da colheita se aproxima você deve examinar a muda de Cannabis com cuidado. Essa vistoria tem o objetivo de localizar e retirar folhas doentes ou que já estão mortas. Logo que você localizar as partes mortas da planta, apare os galhos com cuidado. Basta que você dê um puxão leve no galho adoecido.

Além disso, você também deve procurar por infestação de fungos e insetos que podem matar a planta. Nesse sentido, corte as folhas e hastes que não podem mais ser salvas. Essa aparagem deve ser feita com duas semanas de antecedência à colheita.

Aparar as hastes que tem botões

Use uma tesoura de poda para que você consiga retirar galhos e folhas com agilidade. Você pode usar outra tesoura maior para aparar as hastes mais grossas da muda. E você também manterá as suas tesouras afiadas para fazer cortes mais precisos, além de mantê-las limpas. Afinal, as tesouras limpas evitarão que a planta adquira infecções.

Comece a aparar os galhos maiores em primeiro lugar. Dessa forma, você terá uma visão melhor da planta antes de fazer uma aparagem mais delicada. Corte os galhos que crescem no meio da planta, pois eles não recebem tanto sol quanto as hastes externas. Não se preocupe, pois os galhos não costumam produzir flores completas.

Aparar a folha em volta dos botões

Alguns cultivadores têm o hábito de aparar somente as bordas das folhas próximas aos botões. Eles acabam deixando a parte do limbo e haste da planta junto as flores secas. Ainda que esse corte garanta um volume maior à planta, a qualidade da Cannabis não será das melhores.

Assim, a poda da muda de Cannabis deve ser feita em mais de uma etapa. Quando você começar o corte apare as folhas ao redor dos botões florais. Você deve manter as folhas pequenas em meio aos botões por mais algum tempo. Dessa forma, elas secarão e você pode removê-las com facilidade.

Tipos de Cannabis

Segundo cultivadores, a Cannabis possui mais de uma subespécie, cada uma com concentração química diferente. Tanto espécies naturais quanto artificiais, já que especialistas fazem a manipulação dos genes para obter concentrações maiores e melhores. Nesse sentido, confira a seguir os tipos de Cannabis mais cultivadas:

Cannabis indica

Planta Cannabis indica em um fundo escuro.

Cannabis indica é uma planta nativa da Ásia central, com origens no Afeganistão, Índia e Paquistão. A Cannabis indica é bastante comum na cordilheira Indoluche, pois lá é um ambiente favorável ao seu crescimento. Essa subespécie é bastante adaptada aos climas mais secos e severos das montanhas.

Essa espécie de muda possui uma estatura baixa, porém é uma planta larga. Além disso, a Cannabis indica cresce mais rápido do que a espécie sativa. Embora possua um índice menor de THC, a planta possui níveis de CBD mais altos, substância que evita convulsões em pacientes. Por fim, a floração da Cannabis indica dura entre 45 e 65 dias.

Cannabis sativa

Planta Canabis sativa cultivada no jardim.

Sendo a subespécie mais popular, a Cannabis sativa é abundante em locais ensolarados e de clima quente. Logo, essa muda de Cannabis é comum na América Central, África, na Ásia ocidental e sudeste asiático. A sativa é bastante requisitada por causa do efeito psicoativo que causa euforia.

A Cannabis sativa leva mais tempo para ficar desenvolvida, sendo uma planta fina e de estatura alta. Mesmo que a sativa possua doses baixas de CBD, ela é rica em THC, substância bastante utilizada em tratamentos terapêuticos. O cultivador deve esperar a floração completa da planta entre 60 e 90 dias para colhê-la.

Cannabis ruderalis

Planta Cannabis ruderalis cultivada em um jardim.

A Cannabis ruderalis é a subespécie menos abundante desse gênero de plantas. Essa planta também tem como característica marcante uma taxa de crescimento muito baixa, sendo a menor planta do gênero de Cannabis. Entretanto, a ruderalis resiste aos climas rigorosos do Himalaia, Sibéria e Europa Oriental, sendo ideal para climas frios e com pouco sol.

A muda de Cannabis rudelis tem níveis de CBD altos enquanto os níveis e THC são baixos. Segundo cultivadores, a floração dessa planta é automática e depende do seu ciclo de vida. Você pode ter as primeiras flores de ruderalis em 48 dias.

Cannabis híbrida

Planta Canabis híbrida no vaso cultivada em casa.

A muda de Cannabis híbrida foi desenvolvida a partir do cruzamento entre a Cannabis indica e sativa. Por isso, a sua aparência dependerá das plantas progenitoras. A princípio, essa subespécie híbrida foi criada para ter uma porcentagem maior de THC, embora cada produto final tenha uma concentração diferente.

Quanto aos efeitos, a Cannabis híbrida é capaz de aliviar a ansiedade e sintomas de tratamentos de quimioterapia. Além disso, a essa subespécie demonstrou efeitos positivos no alívio de sintomas da radioterapia. Ela é classificada como predominância sativa, indica ou equilibrada.

Principais formas de uso para efeitos psicoativos

As pessoas costumam cultivar a muda de Cannabis e processar a planta de várias formas. Desse modo, os cultivadores exploram o seu potencial psicoativo de forma completa e variada. Para entender melhor como os efeitos acontecem, vamos conferir algumas formas do uso da Cannabis:

Maconha

Três juntas de maconha medicinal enroladas em um fundo branco.

Sendo a forma de uso mais comum da planta, a maconha possui uma potência psicoativa baixa. Tanto que o nível dos efeitos causados dependem da quantidade consumida, tolerância do usuário e qualidade da planta, entre outros. A maconha é uma mistura de flores e folhas secas de Cannabis.

A maconha é usada por meio de inalação por fumo e após 30 minutos atinge seus efeitos no corpo humano. Muitas pessoas também consomem a maconha mastigando a erva. Entretanto, o consumo exagerado e a longo prazo da maconha pode fazer mal à saúde.

Haxixe

Brownies de haxixe de Cannabis com folha de Cannabis na mesa.

O haxixe nada mais é do que um produto seco de Cannabis, lembrando uma farinha escura e grossa. Ao contrário da maconha, o haxixe produz efeitos psicoativos mais poderosos, já que a taxa de THC é maior. Nós estamos falando de uma concentração de 14% de THC contra 4% de THC na maconha.

Para conseguir o haxixe, os cultivadores extraem a substância de folhas da Cannabis sativa. Para consumir o haxixe, o usuário pode consumir o produto por meio de chás, fumando cachimbos ou a resina extraída das folhas.

Óleo de haxixe

Óleo de haxixe, produtos de maconha medicinal, incluindo as folhas de Cannabis.

O óleo de haxixe é líquido bastante concentrado, sendo um produto muito utilizado para tratamentos terapêuticos. Para obter esse produto o cultivador deve extrair a substância da Cannabis, obtendo um óleo espesso de cor escura.

Na área medicinal, o óleo de haxixe possui efeito analgésico poderoso em pacientes com casos graves de saúde. Além disso, a substância demonstrou ter grande eficácia no tratamento de tumores e outros problemas mais delicados. O nível de THC no óleo de haxixe varia de 20% a 60%.

Como plantar legalmente no Brasil?

Vários vasos com a planta Cannabis sativa.

Apesar dos efeitos benéficos à saúde, o cultivo da muda de Cannabis no Brasil ainda é proibido. Contudo, pacientes e associações podem cultivar a planta caso façam um pedido de habeas corpus. Entenda a seguir, como fazer a solicitação para plantar Cannabis legalmente em casa:

Prescrição e laudo médico

Em primeiro lugar, você deve buscar atendimento médico para atestar a sua necessidade em relação ao uso da Cannabis. O profissional deve fornecer um documento onde constará o Código Internacional de Doenças, o CID.

Além disso, no documento deve constar o CRM do profissional e a posologia necessária para o seu tratamento. A prescrição médica servirá como um atestado legal da sua necessidade de usar a Cannabis em casa, protegendo o seu direito como cultivador e usuário.

Solicitação para a Anvisa

Após obter o laudo, você deve fazer a solicitação do pedido na Anvisa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é quem vai autorizar o seu pedido de importação da Cannabis para o tratamento.

Você deve ter um documento atual e recente para fazer a solicitação do seu pedido. Dessa forma, você evitará implicações ou qualquer dificuldade em relação a validade do seu laudo médico. Ainda que seja um processo burocrático, é o caminho necessário para cultivar muda em casa.

Conhecimento sobre o Cannabis e o plantio

Você deve comprovar que sabe como cuidar de Cannabis antes de pedir o seu Habeas Corpus. Ou seja, você precisa fazer cursos que ensinam como fazer a colheita e extração do óleo de Cannabis em casa. Assim, você pode comprovar que possui o conhecimento a respeito do plantio.

Ter conhecimento de como cuidar de Cannabis será decisivo para a aprovação do seu pedido. Afinal, a Anvisa jamais dará a permissão para quem faz o cultivo inadequado de Cannabis.

Comprovação de que o Cannabis é essencial para o tratamento

Você deve apresentar um laudo com informações a respeito do seu histórico de saúde, comprovando a necessidade de uso da Cannabis. O laudo deve conter informações a respeito dos tratamentos que você já fez, bem como os efeitos colaterais dessas abordagens. Ademais, o laudo indicará se você sofreu ao realizar esses tratamentos.

Esse laudo tem o objetivo de demonstrar que você não melhorou utilizando outras abordagens terapêuticas. Além disso, o documento indicará o grau de severidade da sua doença, bem como os efeitos positivos que a Cannabis trazer para a saúde.

Orçamento

Um ponto importante para conseguir a autorização do plantio de muda de Cannabis no Brasil é levantar os custos dos tratamentos. O cultivador deve comprovar que plantar a Cannabis em casa é mais barato do que importar outras medicações e que possui orçamento para o cultivo. Caso o contrário, o pedido não receberá aprovação da Anvisa.

Logo, você deve indicar os custos com medicações importadas e apresentar na sua solicitação. Se necessário, procure ajuda de um profissional para te ajudar com esse pedido. Busque por um advogado habituado com esse tipo de solicitação na Justiça.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de uma muda de Cannabis

Neste artigo apresentamos diversas informações sobre a Cannabis e seus tipos, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cannabis: uma planta medicinal!

Médico segurando Cannabis medicinal seco e um frasco de remédio.

Aprender a cuidar de uma muda de Cannabis pode transformar a sua vida. Tudo porque a planta possui efeitos benéficos capazes de melhorar a sua saúde. Caso mais cultivadores tenham acesso legal ao cultivo, mais pessoas terão uma qualidade de vida melhor.

Contudo, os cultivadores ainda precisam superar desafios, como o tabu do uso medicinal e recreativo. Por isso que muitas associações desenvolvem uma trabalho de conscientização para incentivar a legalização do produto. Afinal, a Cannabis ajuda a salvara vida de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Se você quer entender como fazer a colheita e não matar a planta, faça cursos de capacitação. Quando o seu pedido for aprovado, você terá o conhecimento e materiais necessários para cultivar uma plantação de Cannabis forte e saudável no seu quintal.

Autor deste artigo

Ilustrador e redator apaixonado pela escrita, dedicado a desvendar os segredos da jardinagem, decoração, atividades outdoor e viagens.

Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos