Dracena arbórea: em vaso, dicas de paisagismo, como cuidar e muito mais!

Dracena arbórea: em vaso, dicas de paisagismo, como cuidar e muito mais!

Você sabia que a Dracena arbórea é utilizada para purificar ambientes? Confira aqui dicas de cultivo, características e curiosidades sobre essa planta!


Dracena arbórea: saiba tudo sobre esta planta!

Uma grande dracena arbórea e um céu azul

A dracena arbórea é uma árvore de crescimento moderado, mas que pode ficar bem extensa se plantada em solo livre. Seu nome deriva da palavra grega "drakaina", que significa "dragão fêmea", isso se dá pelo fato dela possuir uma resina vermelha em textura de goma que foi comparada ao sangue de dragão pelo povo e cultura da época.

Durante muito tempo sua resina foi utilizada na fabricação de materiais como: pasta de dente, tinturas e remédios, hoje é mais utilizada na confecção de vernizes e fotogravuras. Neste artigo, falaremos sobre os cuidados necessários para se cultivar uma dracena arbórea.

Abordaremos temas relacionados ao cultivo como iluminação, frequência de rega, entre outros, também algumas características e curiosidades da planta. Confira nosso artigo completo.

Informações básicas da Dracena arbórea

Muitas Dracena arbórea ao ar livre


Nome CientíficoDracaena arborea
Outros NomesDracena arbórea, Dragoeiro Africano, Planta de fita
OrigemÁfrica, Madagascar
Porte2~10 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera
ClimaEquatorial, Subtropical, Tropical 


A Dracaena arborea, mais conhecida como dracena arbórea, é uma árvore muito comum no continente Africano, essa espécie em específico é encontrada em grande quantidade na ilha de Madagáscar. Há em média 40 espécies diferentes de dracena, todas elas gostam de lugares quentes e ensolarados como é o caso dos climas equatorial, subtropical e tropical.

Essa árvore, se plantada em solo livre e espaçoso, onde ela possa se desenvolver plenamente, pode chegar até 10 metros de altura, já envasada, chega no máximo a 2 metros. Seu ciclo de vida é perene, portanto, ela é bastante duradoura e seu período de floração acontece na primavera como a maioria das plantas tropicais.

A seguir, mostraremos várias dicas de cultivo interessantes para você manter sua plantinha sempre linda e saudável.

Como cuidar da Dracena arbórea

Uma pessoa colocando a dracena arbórea no vaso

Nos tópicos a seguir falaremos sobre todos os cuidados que você deve ter ao cultivar uma árvore dracena arbórea. Explicaremos o passo a passo da rega, fertilização, iluminação, temperatura, umidade, solo, entre outros assuntos. Vamos nessa?

Vasos para Dracena arbórea

Os vasos corretos para uma dracena arbórea são os compridos e estreitos, pois suas raízes se estendem para baixo não necessitando de muito espaço lateral. Não existe um material de vaso exato para cultivar a árvore, ela se adapta tanto em vasos de terracota ou barro, quanto em vasos de vidro ou porcelana, que são mais decorativos.

Quando em muda, ela pode ser cultivada em vaso com terra ou com água doce, porém, se escolher a opção do vaso com água doce você precisará trocar a água a cada dois dias para evitar estagnação e transplantá-la para solo quando as raízes estiverem medindo em torno de 2,5 centímetros de comprimento.

Iluminação para Dracena arbórea

A dracena arbórea é uma árvore que precisa de uma iluminação indireta para se manter saudável, pois mesmo sendo uma espécie tropical, a exposição à luz solar diretamente em sua superfície pode causar queimaduras em suas folhas. Se você a cultiva dentro de casa, o melhor seria deixá-la em um ambiente que tenha sol, mas com pouca intensidade.

Você pode posicioná-la em uma mesa próxima a um vidro que permita a entrada de luz, mas que seja coberto por uma cortina leve, para amenizar a intensidade dos raios solares. Se cultivada externamente, o ideal é que seja fixada em um local que seja banhado pela luz fraca da manhã e evite o sol intenso da tarde.

Temperatura ideal para Dracena arbórea

A temperatura ideal para a dracena arbórea varia entre 15ºC e 21ºC, ela se sente bem em temperaturas mais neutras, assim como nós seres humanos. Essa espécie suporta o frio do inverno sem sofrer grandes danos, porém, são sensíveis a mudanças de temperatura muito bruscas, por isso, evite as correntes de ar de janelas, ar-condicionado e ventiladores.

Umidade para Dracena arbórea

A dracena arbórea em seu ambiente natural recebe bastante umidade, por isso, ela precisa de um alto teor de umidade no ar para ser cultivada de modo saudável, tanto externa, quanto internamente. Para melhorar a umidade na dracena externa, basta borrifar um pouco de água filtrada em sua superfície, não precisa ser muito próximo da planta, para não acabar sufocando seus poros.

Já na planta interna, você pode utilizar umidificadores de ambiente, assim, sua dracena ficará feliz e úmida, como na natureza. Uma curiosidade importante é que essa árvore não gosta de flúor, componente presente na água da torneira, por isso, ao regá-la ou umidificá-la, utilize água filtrada ou água mineral.

Solo ideal para Dracena arbórea

A dracena arbórea precisa de solo drenado e arenoso para se desenvolver bem, por isso, usar uma mistura para solo é ideal. Você pode misturar pedra- pomes ou areia, esses componentes deixarão a terra super drenada e com bastante fluxo de ar, para as raízes poderem crescer livremente sem nenhum problema.

O vaso também é importante, já que nem todos permitem a saída de água tão bem. Os de barro são os mais indicados para esse tipo de espécie, seus poros possibilitam que a água saia com mais facilidade evitando acúmulo de líquido na planta.

A rega da Dracena arbórea

A dracena arbórea precisa de uma frequência de rega de pelo menos 1 vez por semana, porém, as dracenas cultivadas em ambientes internos podem precisar de uma frequência menor de apenas duas vezes por mês. Para saber se já está na hora de regá-la, basta pegar um espeto de madeira e fincar na terra, com cuidado para não machucar as raízes, se o palito sair completamente seco, já pode regar.

Por último, a frequência de rega de uma dracena muda deve ser de pelo menos 1 vez por semana, já que a água ajuda as raízes a se desenvolverem grandes e fortes.

Adubos e substratos para Dracena arbórea

O fertilizante ideal para a dracena arbórea é o completo NPK líquido com proporções iguais para cada nutriente, o fertilizante líquido vai ajudar a planta a absorver melhor os componentes do que o sólido.

Você pode optar por alimentá-la a cada rega com um fertilizante de rápida absorção diluído em 1/4 da concentração, ou optar por administrar uma vez por mês com fertilizante líquido de lenta absorção, ele deve ser diluído em 50% de sua concentração original.

Quando for escolher um fertilizante, prefira os que menos contenham aditivos químicos, pois eles podem prejudicar a saúde da planta, vá para opções mais orgânicas e naturais, como o bokashi, por empelo, inclusive temos um artigo completo sobre ele aqui em nosso site.

Floração da Dracena arbórea

A dracena arbórea não costuma dar flores, principalmente se cultivada em ambientes internos, mas pode acontecer, tudo vai depender do clima, temperatura, alimentação, entre outros cuidados. As flores da dracena possuem fragrância doce como a de um lilás, mas não são muito importantes para uso ornamental.

Seu formato lembra uma estrela, elas nascem todas juntas em uma longa haste cheia de ramificações e podem ser encontradas na coloração branco ou rosa e branco. Sua floração acontece na primavera e se estende por toda estação.

Manutenção da Dracena arbórea

Para fazer a manutenção de sua dracena arbórea e deixá-la bonita em formato arredondado você terá que podá-la da maneira correta. Pegue uma tesoura de poda devidamente esterilizada e corte apenas a parte de cima do tronco, procure não cortar muito mantendo de 1/4 a 3/4 da árvore. Esse processo irá estimular o nascimento de novas folhas.

Você pode podá-la também quando surgirem folhas amareladas ou marrons, porém, antes você deve procurar saber o que a deixou assim e resolver o problema, do contrário, podar só irá amenizar algo que acontecerá com frequência.

Problemas que as folhas da Dracena arbórea podem ter

Dracena arbórea com folhas verdes e uma castanha

Abordaremos agora alguns temas referentes a problemas que a dracena arbórea pode vir a ter ao longo de sua vida, alguns deles são: folhas moles e marrons, manchas marrons nas folhas, interior da folha amarelado, entre outros. Confira!

Pontas das folhas castanhas

Algumas vezes a dracena arbórea pode apresentar a coloração castanha na ponta de suas folhas, a causa mais provável para isso ocorrer é o ar seco. Essa espécie de árvore gosta bastante de umidade por conta de seu habitat natural. Por isso, procure fornecer uma boa umidade para ela, ainda mais, se plantada em ambiente externo e durante as estações quentes como primavera e verão.

Nessas épocas, você deve borrifar um pouco de água destilada nela, isso vai ajudar na hidratação. Se você a mantém dentro de casa, um umidificador de ar será ideal para deixar no cômodo em que ela está fixada.

Folhas moles e marrons

Outro problema que pode vir a ocorrer com a dracena arbórea ao longo de sua vida é a mudança da aparência das folhas, de resistentes e verdes para moles e marrons. Esses sintomas irão surgir quando a árvore estiver com excesso de água e infecção fúngica, uma coisa sempre leva a outra.

Para evitar esses problemas, você deve isolar a árvore e removê-la do vaso ou onde estiver plantada, retire todo o excesso de terra das raízes e apare todas as partes que tenham sido afetadas. Em seguida, trate a árvore com um fungicida e a transfira para um novo recipiente com terra limpa e fresca.

Continue a mantendo isolada em lugares quentes, com boa iluminação e ventilação, e não esqueça de diminuir a frequência de rega, isso irá resolver o problema.

Manchas marrons nas folhas

Um motivo para surgir manchas marrons nas folhas da sua dracena arbórea é a contaminação por fungos e pragas. Os fungos podem deixar a planta com várias manchas cor ferrugem em sua folhagem, o melhor jeito de tratar é com fungicida, mas se ela já estiver toda contaminada, inclusive as raízes, você deve retirar as partes boas que restaram da planta e propagá-la em novo solo.

Já as pragas, que geralmente são ácaros da aranha e cochonilhas de escama, devem ser retiradas com um forte banho, eliminando assim grande parte delas. Em seguida, trate a árvore com sabonetes inseticidas e uma solução de óleo de Neem, ou até mesmo uma solução fraca de permetrina. Se você fez tudo isso, mas não resolveu ou se ela já estiver totalmente machucada, o melhor a fazer é podá-la.

Interior das folhas amarelado

Por último, as folhas da dracena podem apresentar um amarelado interno, isso pode ocorrer por alguns motivos, mas os mais comuns são má qualidade da água e excesso de sódio. Muitas vezes utilizamos água diretamente da torneira para regar nossas plantas, mas isso é um erro, pois essa água contém um alto teor de flúor em sua composição, o que acaba danificando a planta de dentro para fora.

Quando for regar sua planta utilize água destilada, ela é mais pura e melhor para elas. Já o excesso de sódio pode ocorrer pelo tipo de fertilizante ou mistura para solo que você utiliza, as misturas com perlita podem conter um alto teor de sódio, o mesmo ocorre com alguns fertilizantes.

Por isso, fique atento às embalagens, e para retirar o sódio, basta lavar a terra com água abundante até sair pelos orifícios e depois deixar secar.

Conheça mais sobre a Dracena arbórea e curiosidades

Várias árvores de dracena arbórea e um céu azul

Em nosso último tópico falaremos sobre as curiosidades da dracena arbórea, você vai conhecer sobre seu uso no paisagismo e na purificação do ar, as crenças que a rodeiam, a forma da dracena e sua toxicidade para humanos e animais. Vamos nessa?

A Dracena arbórea no paisagismo

A dracena arbórea é bastante utilizada no paisagismo por ser uma espécie fácil de cultivar. Seu uso maior se encontra em alpendres, terraços e varandas, pois é resistente ao vento e aprecia luz brilhante indireta. Ela também funciona muito bem como decoração em ambientes internos como casas, escritórios, clínicas, lojas, entre outros lugares, desde que tenha uma iluminação adequada para sobreviver.

Uma ótima planta para purificar o ar

Uma curiosidade sobre a dracena arbórea é que ela purifica o ar, deixando ele limpo e sem impurezas que atrapalham nossa respiração e sujam o pulmão. Para fazer com que sua dracena purifique o ar de forma mais eficaz procure a deixar sempre limpa, passando um pano úmido em suas folhas na parte superior e inferior, delicadamente para não ferir a planta.

Se você fuma ou mora com alguém que fuma, ter uma dracena em casa é essencial, pois ela vai remover todo o cheiro forte do tabaco e deixar o ar mais puro.

Sorte e boas vibrações

Segundo a tradição chinesa Feng-Shui a dracena é fonte de energia positiva e transmite boas vibrações, porém essa dracena é a Dracena sanderiana, uma outra espécie e um pouco diferente da dracena arbórea. A dracena sanderiana também é conhecida como bambu-da-sorte, pois seu caule se assemelha muito a um bambu e por isso ela é apreciada pela cultura chinesa.

Eles também acreditam que a planta é associada à longevidade e que seu simbolismo transmite sorte, prosperidade e sucesso.

Forma da Dracena arbórea

A dracena arbórea lembra bastante um coqueiro, ela tem um caule fino, mas resistente, de aparência amadeirada e cor marrom. Já suas folhas são longas e finas, parecendo fitas, por isso, ela também é conhecida pelo nome de planta de fita. Todas as suas folhas nascem do centro da planta e ela pode ter as folhas em pé ou mais caídas, quanto mais folhas ela tiver mais caída ela será.

Mesmo sendo uma planta simples, ela é linda e traz um ar de elegância, combinando muito com decorações de casas e apartamentos mais modernos.

A Dracena arbórea é venenosa

A dracena arbórea é uma planta extremamente tóxica, principalmente para pequenos animais de estimação e crianças. Os sintomas causados pela ingestão da planta são: depressão, fraqueza, vômito, diarreia, anorexia e babando, se seu filho ou pet apresentar qualquer um desses sintomas e você achar que ele possa ter ingerido a planta, procure ajuda médica imediatamente.

O ideal mesmo é deixá-la em um cômodo separado, onde você possa fechar a porta e evitar que acidentes aconteçam, um ótimo lugar é o banheiro, pois a espécie gosta da umidade deste ambiente.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Dracena arbórea

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da Dracena arbórea, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Decore seu ambiente com a Dracena arbórea!

A dracena arbórea em um vaso e em um fundo  branco

A dracena arbórea além de linda, irá purificar o ar de qualquer ambiente, o deixando mais agradável e eliminar possíveis odores. Ela também é perfeita para decorar aquele cômodo meio caído de sua casa ou escritório e você ainda tem uma infinidade de vasos decorativos para escolher, já que ela pode ser cultivada tanto em terra como em água.

Se você já possui uma dracena aproveite para dar uma mudinha para aquela pessoa especial, mas não se esqueça de avisá-la sobre sua toxicidade, isso irá ajudar a evitar acidentes. Espero que tenha gostado de nossas dicas e que elas tenham sido uteis para você e sua planta.

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto muito de ler e escrever, sou formada em Letras e apaixonada pela área. A leitura me proporciona bem estar e tranquilidade, é um dos meu hobbies favoritos.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos