Piscina verde: o que fazer, como limpar a água, pH, filtro e muito mais!

Piscina verde: o que fazer, como limpar a água, pH, filtro e muito mais!

Procura dicas e maneiras de manter a sua piscina limpa, sem esse aspecto esverdeado? Confira aqui as melhores dicas, os motivos da sujeira e como limpar!


Descubra o que fazer com a piscina verde

Piscina com água esverdeada e suja

A piscina é um lazer queridinho para aqueles que amam se refrescar e aproveitar uma calorosa tarde na companhia de amigos e familiares. Assim, muito brasileiros possuem a mesma em seus quintais oferecendo um ótimo conforto e qualidade de vida para quem gosta de nadar e socializar neste mesmo ambiente.

No entanto, a piscina, como qualquer outro item de casa, precisa de cuidados para mantê-la limpa e possivelmente livre de proliferação de fungos. Neste artigo você irá encontrar um manual completo sobre como cuidar da sua piscina e evitar o aspecto sujo esverdeado que ela pode ficar, caso fique muito tempo sem limpá-la.

O que fazer e como limpar a piscina?

Homem cuidando da piscina

Segue abaixo pontos importantes para manter sua piscina limpa e bem cuidada!

Verifique a areia do filtro da piscina

A areia é um componente principal usado nos filtros das piscinas, ela basicamente retém as impurezas que passam por ela. Portanto, é necessário realizar a manutenção do filtro uma vez por semana, caso seja muito usada, com a lavagem e contra lavagem do mesmo. Assim, com uma boa manutenção do filtro, a areia se mantém em funcionamento por até 7 anos.

Caso contrário, há alguns tipos de testes para verificar a qualidade da areia, como se mesmo ela quimicamente equilibrada e bem filtrada, continuar com o aspecto esverdeado, ou, se a areia já está rala com um aspecto endurecido. Saiba que é hora de trocá-la!

Remova detritos sólidos com uma peneira

A peneiração é um dos processos mais simples, rápidos e importantes para manter a sua piscina limpa. A sua função basicamente é evitar que os detritos sólidos, que estão na superfície, se dissolvam e desçam para o fundo e paredes da piscina, tornando a água esverdeada com o tempo.

Logo, quando isso ocorre é ser necessário mais trabalho e mais uso de produtos. Então, com a peneiração frequente da sua piscina você pode evitar maior gasto e mais tempo gasto limpando. É importante destacar que para manter a água cristalina a peneiração deve ser realizada no mesmo sentido em todos os usos.

Faça um teste de pH

Realizar o teste de pH em sua piscina é importantíssimo para manter a água em um nível que não atinja a saúde de quem a utiliza e para evitar a corrosão dos equipamentos metálicos. Assim, para medir o nível de pH da água, é necessário utilizar de estojos para testes que contém um reagente e um tubo medidor com uma escala de cores e números.

O nível ideal é entre 7,2 e 7,6, pois é o pH mais próximo da lágrima humana, evitando assim desconforto para os olhos dos banhistas e os produtos químicos utilizados na limpeza agem com maior eficácia neste nível. Assim, se após o teste dê alterado o resultado, é possível corrigir: em caso de pH abaixo de 7,2 utiliza-se um alcalino sólido e em caso de pH acima de 7,6 utiliza-se produtos feitos de ácidos fortes.

Aplique cloro granulado

O cloro granulado é utilizado pela maior parte das famílias brasileiras, pois garante uma ótima desinfecção da água sem correr risco de saúde para os banhistas. Ao aplicar o cloro é necessário verificar se a água está em estabilidade com o kit para pH, logo após recomenda-se utilizar 100 gramas de cloro granulado para cada 1000 litros de água.

O cloro granulado é o mais utilizado devido a sua praticidade e poder de desinfecção. O uso incorreto do cloro faz com que ele seja nocivo para os banhistas, então é importante respeitar a quantidade indicada. O cloro granulado basicamente agirá oxidando e livrando a água de microrganismos que causam doença.

Escove pisos e paredes

A escovação dos pisos e paredes das piscinas é importante para atingir uma limpeza completa e para retirar partículas grudadas nessas regiões, como algas e sujeiras. O equipamento mais utilizado nesse processo é a escova de nylon próprio para piscina que evita o desgaste interno da mesma, alguns modelos possuem uma curvatura que facilita limpar cantos e bordas.

A escovação deve ser realizada no mesmo sentido e após finalizada recomenda-se esperar um tempo para a sujeira ser decantada. Logo após, religue o filtro da piscina e utilize o cloro para terminar a limpeza. Este processo evita o aspecto esverdeado de algas na piscina e reassegura a saúde dos banhistas.

Utilize um algicida

O algicida é o produto principal para evitar a água turva e esverdeada, sua função é deter a formação de algas. A formação de algas torna a piscina imprópria para banho, pois serve de alimento para bactérias que causam doenças e irritações na pele dos banhistas, além de possíveis acidentes já que o fundo da piscina fica escorregadio com a presença das algas.

O surgimento das algas geralmente é causada pelas chuvas, então piscinas em locais aberto merecem maior atenção. O uso do algicida é entre 3 a 5 ml para cada 1000 litros de água, podendo ser aplicado uma vez por semana. O algicida também pode ser utilizado para tratamento de choque em piscina já verdes com proliferação de algas.

Aposte em clarificante para uma água cristalina

Como o próprio nome já diz, o clarificante vai servir como um agente para deixar a água da piscina cristalina e transparente. Assim, o clarificante age decantando a água da piscina, ele agrupa os resíduos sólidos que estão na superfície da água, após a ação essas partículas se tornam mais pesadas e vão para o fundo da piscina.

Esse processo facilita o trabalho do filtro ou da aspiração da piscina. Recomenda-se que o uso do clarificante seja uma vez por semana e deve ser adicionado em um balde e misturado com a água da própria piscina, com a medida de 5 ml a cada 1000 litros de água. O produto deve ser espalhado por toda a superfície.

Manutenção da água da piscina

A manutenção da água da piscina é de extrema importância para evitar fungos e bactérias que podem causar doenças e irritações de pele e olhos para os banhistas. Logo, todos os tópicos citados acima servem de manual para realizar a manutenção e manter a piscina limpa e livre de microrganismos nocivos.

Após realizar todos eles, inicia o processo físico da manutenção. Logo, ligue o filtro e o deixe ligado por duas horas, depois espere 24 horas para que a sujeira seja depositada no fundo para assim realizar a aspiração desses resíduos.

Motivos da piscina ter ficado verde

Piscina com água suja

Já vimos como podemos limpar a piscina que estiver com a água esverdeada. Mas porque ela fica dessa forma? Veja abaixo os dois motivos principais para a sua piscina estar com o aspecto esverdeado!

Acúmulo de metais

O acúmulo de metais presente na água da piscina, geralmente, ocorre quando ela é abastecida com água de poço, trazendo uma tonalidade verde para marrom. Essa coloração é provocada minutos após o uso do cloro no tratamento da piscina que contém os metais.

Para eliminar faça uma supercloração na água, depois aplique o clarificante, isso fará com que os metais decantem no fundo da piscina e depois é só realizar a aspiração. Assim, faça todo o processo no mesmo dia para melhor resultado.

Proliferação de algas

Outro fator é a proliferação de algas causadas pela chuva, vento e vegetação próxima a piscina. Ela ocorre quando o pH da água é alterado e fica abaixo de 4,7. O uso da piscina nesse estado pode ocasionar doenças e irritações nos banhistas, além do aspecto sujo esverdeado.

Para seu tratamento é necessário corrigir o pH, aplicar o algicida, aplicar o clarificante e realizar a cloração. Assim, você terá um ótimo resultado combatendo as algas e deixando a piscina cristalina e limpa.

Problemas que a água verde pode causar

Mão com reação alérgica e lupa

Como já citado anteriormente, tratar a piscina é questão de saúde. Veja abaixo quais consequências podem causar!

Reações alérgicas

As reações alérgicas podem ser causadas em banhistas que utilizam piscinas que contém excesso de cloro ou até mesmo o mau tratamento da água, como piscinas que tem a presença de água esverdeada, turva, embranquecida e oleosa.

Essas reações podem apresentar sintomas na pele como coceiras e vermelhidão, mas também podem irritar os olhos com a presença dos mesmos sintomas.

Irritações na pele

As irritações na pele são causadas pelos mesmos fatores das reações alérgicas, algumas dessas irritações são a dermatite e a micose. A dermatite provém de uma bactéria chamada Pseudomonas aeruginosa que se desenvolve em meio a piscina mau tratada, ocasionando erupções no tronco, pernas, braços e axilas.

Já a micose provém de fungos e além de irritar a pele, afeta o couro cabeludo, a virilha e as unhas. Os principais sintomas são coceira e descamação da pele. Assim, destaca-se a importância de manter a limpeza da água a fim de evitar problemas mais graves de saúde.

Saiba como evitar que a piscina fique verde

Piscina com água verde e oleosa

Nada melhor como prevenir o aspecto esverdeado da piscina e o acúmulo de sujeira, e assim, consequentemente diminuir o custo e o trabalho a ser realizado. Veja abaixo dicas práticas para a prevenção!

Não deixe a água parada e com folhas

A água da piscina, ao permanecer um período de tempo sem uso e cuidado, pode ser um risco para a saúde dos moradores da casa. Além do aspecto esverdeado, o acúmulo de folhas e a água parada da piscina abrem espaço para insetos como o Aedes aegypti, agente transmissor da dengue, febre amarela, entre outros.

Dessa forma, destaca-se a importância de realizar a limpeza adequada. Logo, é recomendado utilizar da peneiração sempre que a piscina apresentar algum detrito sólido na sua superfície. Com isso evita que as folhas se dissolvam e vão para o fundo da piscina, dificultando a limpeza, mudando a cor e alterando a qualidade da água.

Cuide do pH e cloro

Como citado anteriormente, o uso do kit de manutenção do pH e do cloro são pontos cruciais para manter a água da piscina tratada. No entanto, a utilização dos produtos químicos sem o tratamento correto de peneiração, escovação e aspiração, não resolve o aspecto verde, e assim, vice versa.

Por isso é recomendado com o auxílio de medidores manter o pH da água entre 7,2 e 7,6. Já o cloro é indicado em piscinas residenciais o nível de 1,0 e 3,0 ppm. Com o uso correto de ambos é possível manter a piscina sem o aspecto esverdeado e sem algas, por muito mais tempo.

Utilize um método auxiliar de desinfecção

Chega em um momento que com o excessivo acúmulo de sujeira, o cloro já não faz mais efeito, mesmo sendo utilizado da maneira correta. Dessa maneira, quando você perceber que o cloro não está dando resultado, não se desespere, pois existem outros métodos auxiliares de desinfecção. Como por exemplo os geradores de ozônio e a desinfecção ultravioleta.

O gerador de ozônio ou ozonador, é um aparelho que você instala no sistema de circulação. À medida que a água passa, ela é higienizada pelo ozônio antes de retornar à piscina. Já a desinfecção ultravioleta ocorre por um aparelho instalado na tubulação, emitindo raio de luz ultravioleta C, provocando danos no DNA dos microrganismos presente na água.

Utilize algicida na manutenção

A algicida é apresentada no mercado em dois tipos de produto químico, o primeiro que é utilizado na limpeza da piscina quando as algas já estão infestadas, como vimos anteriormente. Já o segundo é na forma de prevenção, a algicida de manutenção da água da piscina, que tem como objetivo evitar a proliferação desses fungos.

É recomendado que você siga as informações do rótulo do produto para aplicar de acordo com a necessidade. Após a aplicação, continue com os outros processos de manutenção da piscina, como esfregar a parede e o fundo, recircular a água, deixar descansar por um período de tempo, e por fim, realizar a aspiração.

Sempre faça a manutenção da piscina para que não fique verde!

Homem fazendo manutenção da piscina

Como foi apresentado neste artigo a piscina esverdeada, além de ter um aspecto sujo e nada atraente aos olhos dos banhistas, pode causar doenças perigosas. Para evitar isso, é importante manter o equilíbrio do pH da água da piscina, sua limpeza e cuidado periodicamente.

Por fim, todo esse trabalho trará resultados importantes para o bem estar da pessoa e maior conservação dos equipamentos da piscina. Agora que você já leu essas dicas completas de como evitar a piscina esverdeada, corre para cuidar da sua e aproveitar para se refrescar nela!

Autor deste artigo

Psicóloga, bailarina e amante da natureza. Tenho apreço em atividades ao ar livre e uma boa leitura.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos