Iguape (SP): o que fazer, onde ficar, os pontos turísticos e mais!

Iguape (SP): o que fazer, onde ficar, os pontos turísticos e mais!

Trilhas, festas e eventos religiosos são algumas das principais coisas para se fazer em Iguape - confira aqui as atrações da 5ª cidade mais antiga do Brasil!


Conheça mais sobre Iguape

Relógio da basilica do Bom Jesus vista de perto

Localizada no litoral sul de São Paulo, a cidade de Iguape é tombada como patrimônio nacional. Apesar de ser pequena, ela é o maior município por extensão territorial do estado de São Paulo. A região é bastante conhecida por causa de suas festas - Carnaval, Festa de Agosto e Réveillon. Mas, não é só isso. Por lá também é possível encontrar pontos turísticos e atrativos, sendo um deles o Centro Histórico que possui um casario preservado do fim do século 18.

Iguape é aquele tipo de lugar ótimo para descansar e curtir a paz e tranquilidade. Considerada o berço das tradições caiçara, Iguape é um poço de história, afinal é a quinta cidade mais antiga do Brasil e tem uma importante reserva ecológica. É um lugar para todos. Por lá, é possível encontrar desde passeios religiosos até aventuras. Não importa qual tipo de viajante você seja, vai ser possível se divertir.

O que fazer em Iguape

Coisas para fazer em Iguape é o que não falta. Isso porque a região atraia tanto aqueles que são mais aventureiros quanto os que só querem conhecer a história da cidade. Por estar em uma região litorânea, você ainda pode conhecer duas praias: Ilha Comprida e a Praia de Juréia. Confira quais são os principais pontos da cidade.

Passear pelo Centro Histórico

Como toda cidade pequena ou de interior, uma coisa que não pode faltar no roteiro de viagem é conhecer e passear pelo Centro Histórico. Afinal, é nesse local que fica a maior parte das pessoas, principalmente durante à noite. O centro de Iguape concentra alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

Tem a Basí­lica do Senhor Bom Jesus de Iguape, a Praça da Basí­lica, o Museu de Arte Sacra na Igreja do Rosário, Museu Municipal e o í€ Fundação S.O.S. Mata Atlântica. Se busca entretenimento noturno, este é o ponto ideal. Cercado por bares e restaurantes que vão desde pizzaria até japonês, é o local mais movimentado da cidade e onde acontecem os eventos.

Mirante do Cristo Redentor

Se você é amante de uma bela vista, gosta de olhar a cidade de cima ou acompanhar o nascer e o pôr do sol, não pode deixar de passar no Mirante do Cristo Redentor. Localizado no Morro do Espia, o mirante da vista para três locais: Iguape, o Mar Pequeno e Ilha Comprida.

Para chegar até lá existem três opções. A primeira é subindo a escadaria, mas, já se prepara porque ela é grande e há diferença entre os degraus, sendo alguns maiores e outros menores. A segunda é indo de carro. Já a terceira, é seguindo o mesmo trajeto a ser feito se for de veículo, porém, a pé. Independente da escolha, vai ser necessário enfrentar uma subida íngreme.

Passar o dia na Praia da Juréia

Apesar de ser um pouco afastada do centro e ser necessário pegar uma balsa para chegar até a Praia da Juréia, ela pertence ao município de Iguape. Se tiver tempo, é mais uma opção de destino que os turistas precisam conhecer. Para aproveitar melhor a região, é recomendado tirar um dia só para ficar por lá.

Bem estruturada, é possível encontrar pousadas, restaurantes além de construções da época da colonização. A Praia da Juréia faz parte da área de proteção ambiental em meio a Mata Atlântica. Por ficar mais afastada da cidade, é comum que ela seja mais tranquila.

Conhecer a Ilha Comprida

Outra opção de praia para quem não perde a chance de pisar na areia ou tomar um banho de mar, é ir até Ilha Comprida. A cidade que só tem 29 anos fica a uma ponte de distância de Iguape. Antes era necessário pagar pedágio para ir até lá, mas hoje, só basta fazer a travessia, que pode ser feita de carro, a pé, bicicleta e até mesmo de ônibus.

Ilha Comprida possui 74 km de extensão. Por lá, é possível encontrar trilhas, praias preservadas, piscinas naturais e até mesmo dunas. Assim como na Juréia, para aproveitar bem a região, é recomendado tirar um dia só para passar lá. Se não quiser voltar para Iguape no mesmo dia, não tem problema, a cidade conta com hospedagens e restaurantes.

Comprar o artesanato local

Artesanato é o que não falta por lá. Seja nas ruas ou em lojas específicas, você vai encontrar boas peças tradicionais da região e que fazem parte do folclore, costumes e possuem características típicas dos iguapenses. Algumas dessas peças são marcadas pela cultura indígena, europeia e negra.

E alguns dos artesanatos que podem ser encontrados são: trabalhos de junco e sisal, cesteira em taquara, objetos em madeira talhada, panelas pretas entre outros. Se quiser dar lembrancinha para alguém ou comprar para você, não deixe de ir até o Mercado de Artesanato e Cultura.

Fonte do Senhor

Dizem que se você tomar água da Fonte do Senhor você vai sempre retornar para a cidade. Essa é uma brincadeira que roda entre os moradores de Iguape e faz total sentido já que é mais um dos locais importantes de lá.

Situada no Parque Municipal do Morro do Espia, é um ótimo espaço de lazer. Você pode ir lá jogar bola, passar a tarde em meio a Mata Atlântica, nadar na fonte, se refrescar na bica, e o melhor de tudo, é que você não precisa pagar nada. A fonte também é a entrada de uma das várias trilhas que existem por lá.


Horário de Funcionamento8h às 18h
Telefone(13) 3841-1118
EndereçoAvenida Maestro Moacir Serra, s/nº
ValorGrátis
Sitehttps://www.aciguape.com.br/fonte

Toca do Bugio

Iguape por si só já é uma cidade tranquila e calma. Entretanto, se você busca paz e sossego e de sobra ter a chance de apreciar uma bela vista para o Mar Pequeno, não pode deixar de ir até a Toca do Bugio. Um paraíso natural em meio a cidade, não se tem muitas coisas para fazer por lá a não ser curtir a natureza, como:ouvir os pássaros enquanto sente a brisa fresca, olhar os peixes e siris. Tudo isso por ser feito sentado no pier ou nas mesinhas, cadeiras e balanços que existem na região.

Trilha Ecológica do Morro do Espia

Os amantes de aventura não podem deixar de fazer as trilhas que existem na região. Uma delas é a Trilha Ecológica do Morro do Espia. Ao todo, são 2km de caminhada em meio a Mata Atlântica. Durante o trajeto você ainda consegue apreciar algumas das principais plantas da região, como: figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas.

Apesar de ser uma trilha curta, para fazê-la completa é preciso reservar duas horas do seu dia. Tempo que vale a pena para apreciar os cenários encantadores. Há quatro pontos de partidas: a sede do Ibama, a Fonte do Senhor, o Mirante do Cristo Redentor e a antiga Fazenda da Porcina.

Trilha Ecológica da Vila Alegria

Estrada de trilha em uma floresta

Outra opção de trilha que se pode encontrar em Iguape é a Trilha Ecológica da Vila Alegria. Em relação a anterior, essa é bem menor, possui apenas 300 metros e foi construída sobre o mangue e em uma passarela de madeira.

Mais do que andar em meio a natureza, o passeio ainda inclui visita a uma casarão construído no século XIX. Para conseguir fazer essa trilha, é necessário ir até o bairro Barra do Ribeira, pois é lá que ela se inicia.

Trilha do Imperador ou do Telégrafo – Juréia

Pessoas em uma trilha na floresta

A terceira opção de trilha da região de Iguape fica na Juréia e é conhecida como Trilha do Imperador ou do Telégrafo. Ela leva você de uma cidade a outra. Você inicia o percurso na Juréia, em Iguape, e vai até o Guaraú, localizado na região de Peruíbe.

Diferente das outras duas, essa aqui, por ser mais longa e estar um uma área de proteção ambiental e fechada ao público, exige que tenha uma autorização e um monitor. Por isso, caso queira fazê-la, é preciso agendar.


Horário de FuncionamentoAgendar horário - ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br
Telefone(13) 3257-9243 – (13) 3257-9244
EndereçoEstr. do Guaraú, 4164 - Guaraú, Peruíbe - SP, 11750-000
ValorEntrar em contato
Sitehttps://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/trilha/trilha-do-imperador/

Sí­tio Arqueológico Caverna do Ódio

O Sítio Arqueológico Caverna do Ódio guarda vestígios de ações de grupos de pessoas que se instalaram ali para pescar e coletar moluscos. A região servia de abrigo de curta duração. Esses vestígios são representados por meio da estratigrafia que possibilitam a leitura de camadas correspondentes às ocupações juntos às manchas de carvão das fogueiras de restos ósseos de peixes, pequenos animais e carapaças de moluscos e crustáceos.

Visitar Cananéia e as outras ilhas

Iguape está próxima a outras cidades que merecem estar no roteiro de viagem de quem resolver conhecer o Vale do Ribeira. Um desses destinos é Cananéia, a cidade mais antiga do Brasil e que está a 1h e 20 min de distância de Iguape.

Assim como outras regiões, é um local bem estruturado e com variadas opções de pousadas, restaurantes e pontos históricos. É um dos melhores roteiros ecológicos do mundo. Quem vai para lá pode fazer passe de barcos, trilhas, estar em contato com a natureza e curtir a paz e tranquilidade.

Réveillon em Iguape

Pessoas festejando o réveillon

O Réveillon é uma das épocas em que a cidade está mais cheia. Apesar de não ser o principal destino de quem desce para lá, quem resolve ficar por Iguape consegue encontrar locais para passar a virada. Na praça da cidade é possível conferir alguns shows realizados pela prefeitura e a queima de fogos.

É uma festa mais calma, destinada para pessoas que não querem ficar em suas cidades mas procuram um espaço tranquilo. A festa mesmo fica concentrada em Ilha Comprida.

Carnaval em Iguape

Amigos fantasiados e felizes nas ruas em época de carnaval

Sem sombra de dúvidas a época mais movimentada da cidade é o Carnaval. Considerado um dos melhores carnavais de rua do estado de São Paulo, tem festa para todos os gostos, desde que só quer aproveitar o trio elétrico e se divertir no centro, até aqueles que buscam festas.

Por ser uma cidade pequena, existem alguns desfiles que são tradicionais e mais conhecidos, como: Boi Tatá e Dorotéia que guardam a origem das festas carnavalescas. Mas, se quiser festas open bar, vai ser possível encontrar e elas duram todos os dias e ainda contam com atrações.

Basílica do Bom Jesus de Iguape

Panorama da Basilica do Bom Jesus vista de fora

Localizada na região central da cidade, a Basílica do Bom Jesus de Iguape é um dos destinos mais visitados de Iguape, principalmente durante o mês de agosto, quando acontece a festa do padroeiro. Durante o mês, várias missas são celebradas e a região fica lotada durante vários dias.

A Basí­lica é um templo católico que remete a 1647, quando o Brasil estava no auge da riqueza proporcionada pelo outro. Além de visitar a igreja, você não pode deixar de ir até a sala dos milagres, local onde estão expostas várias peças, fotos e outros objetos que representam o pagamento das promessas que os fiéis pediram a Bom Jesus.


Horário de Funcionamento6h às 18h
Telefone(13) 3841-1131
EndereçoPraça da Basílica, 114 - Centro, Iguape - SP, 11920-000
ValorGrátis
Sitehttps://www.senhorbomjesusdeiguape.com.br/

Museu Histórico e Arqueológico de Iguape

Se você gasta de cultura e não abre mão de conhecer a história da cidade, o Museus Histórico e Arqueológico de Iguape precisa ser presença garantida no seu roteiro de viagem para Iguape. Também localizado no centro da cidade, ele concentra a 1ª Casa de Fundição de Ouro do Brasil e conta com painéis gráficos, fotográficos, objetos e documentos sobre a escravatura e os ciclos do ouro e do arroz.

Mas, não é só isso que pode ser encontrado. Pelo contrário, na parte arqueológica encontram-se ocupação Pré-Colonial, de grupos da Pré-história Brasileira e os “Pescadores Coletores do Litoral”.


Horário de Funcionamento10h às 12h - 14h às 18h
Telefone(13) 38413012
EndereçoRua das Neves, 45 - Centro
ValorEntrar em contato
Site

https://www.iguape.sp.gov.br

Dicas de viagem para Iguape

Uma mulher feliz em uma cadeira de ônibus de viagem

Apesar de ser uma cidade bem estruturada e contar com locais para comer, se hospedar e se divertir, é preciso escolher os espaços certos para sua estada durante o tempo que estiver por lá. Assim, como selecionar a data ideal faz com que você tenha um melhor proveito do que Iguape tem a oferecer.

Onde ficar

Iguape conta com várias opções de pousadas espalhadas por vários pontos da cidade. Sejam as mais centrais ou as que ficam um pouco mais afastadas, é possível encontrar a acomodação certa para você.

Se não está a fim de ficar em pousada ou hotel, você ainda tem a chance de alugar uma casa na região e ter o espaço todo a sua disposição. Isso porque são várias as opções de aluguel por temporada que existem por lá. E, assim como a outra forma que foi apresentada, tem aquelas que são mais centrais e as mais afastadas.

Onde comer

Hambúrguer, lanche, pizza, japonês, esfiha são algumas das opções de alimentação que se encontra por Iguape. Lá, tem comida para todos os gostos. Se quiser apreciar uma boa comida local, é possível ir a restaurantes que servem pratos mais tradicionais. Já adiantamos que a maioria deles vão peixes, principalmente manjuba, pescadas diretamente na região.

Mas, se gosta mais das comidas mais tradicionais, também é possível achar. E, não se preocupe, se a fome bater de madrugada vai ser possível encontrar lugar para comer. Pela cidade existem trailers que vendem ótimos lanches e são boas opções para se alimentar.

Como chegar

Iguape está a aproximadamente três horas de São Paulo, mas pode ser mais rápido dependendo da forma que você escolher para ir até lá. Para chegar na cidade existem algumas opções. Você pode ir de ônibus, saindo da Rodoviária Barra Funda, de carro, seguindo pela Régis Bittencourt e na sequência o Rodoanel Mário Covas.

Se é dos mais aventureiros, também pode achar uma carona em grupos de viagens e aplicativos que existem. Se optar por ir de ônibus, será necessário desembolsar um valor de R$: 82,65. Mas fique atento aos horários, pois, devido a pandemia, a frota foi reduzida e agora só existem dois ônibus que vão para lá.

Quando ir

Não tem data certa para conhecer Iguape, tudo vai depender do que você quer fazer na cidade. Se seu interesse for em aproveitar a diversão e a movimentação, as melhores datas para ir são as festivas, ou seja, janeiro, fevereiro, março, agosto e dezembro.

Mas, se quer realmente aproveitar a essência da cidade e curtir a tranquilidade e sossego que ela oferece, escolha as demais épocas do ano, pois não haverá tanto movimento mas, da mesma forma, será possível aproveitar tudo que Iguape oferece. Uma dica, escolha bem a época de ir lá, porque quando é verão é bem quente e quando é inverso a temperatura é bem baixa.

Aproveite as dicas e tenha uma viagem perfeita em Iguape!

Turistas felizes em passeios turísticos

Uma cidade aconchegante, com moradores receptivos e uma ótima opção para todas as datas do ano, Iguape é a opção ideal para quem busca um contato com a natureza, paz, tranquilidade e sossego. Cheia durante as épocas festivas e vazia nos outros meses do ano, ela tem um clima que atrai todos: jovens, adultos, idosos e crianças.

É um lugar cultural, mas ao mesmo tempo cheio de entretenimento. Uma cidade religiosa, mas que também tem festas que animam a região. É aquele destino para você se encontrar, descansar e se divertir ao mesmo tempo. Seja nas paisagens naturais, na praia ou até mesmo no centro vai ser possível encontrar o que você procura por lá.

Autor deste artigo

Uma jovem jornalista apaixonada pela escrita e por criação de conteúdos para blog. Apaixonada por esporte, música, natureza e estilo de vida, gosta de estar sempre embarcando em um novo desafio e buscado novas formas de conhecimento.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos