Como planejar um banheiro quadrado: medidas, móveis e mais!

Como planejar um banheiro quadrado: medidas, móveis e mais!

Pensando em construir ou reformar seu banheiro? Veja medidas e como planejar um banheiro quadrado para aproveitar seu espaço com praticidade e sofisticação!


Quer um banheiro quadrado? Confira as dicas!

Banheiro de mármore com banheira

Um banheiro quadrado é ótimo para quem gosta de praticidade e funcionalidade dentro de casa. Normalmente, o tamanho mais utilizado é de 2 metros por 2 metros, o que garante um cômodo com melhor aproveitamento de espaço e torna suas peças ainda mais funcionais.

Mas, se um pouco mais de espaço está disponível na hora do planejamento, os banheiros quadrados grandes também costumam agradar quem deseja esse tipo de cômodo na sua casa. Se você está planejando construir o seu próprio banheiro quadrado, ou deseja reformar o seu, confira como deixar o ambiente mais agradável com as dicas abaixo.

Como planejar um banheiro quadrado

Banheiro rosa e branco

Ao planejar o seu banheiro quadrado, é importante pensar na disposição e no tamanho do box, do vaso sanitário e da pia, bem como da posição em que ficará a porta e a janela. Veja como planejar um banheiro quadrado na sua casa.

Posição da janela

A posição da janela deve ser pensada com cuidado ao planejar um banheiro quadrado. Atrás do vaso sanitário não é indicado, pois corre o risco de prejudicar alguma tubulação ou encanamento. Sobre a bancada ou pia também não é recomendado, pois se o pé direito da sua casa for baixo, será mais difícil de colocar um espelho nesse local.

O ideal é que a janela fique na mesma parede em que está o box, porém ao lado da parede em que está o chuveiro para, dessa forma, não bloquear nenhuma tubulação. A janela também pode ficar atrás da abertura da porta, ou ao lado da parede do vaso sanitário, mas sempre tomando cuidado com o encanamento.

Tamanho dos móveis

O tamanho dos móveis dependerá de qual for a metragem total do banheiro quadrado. Por exemplo, se for um banheiro de 2 metros de largura por 2 metros de comprimento, o ideal é que o box tenha 90 cm de largura e de comprimento, e que a bancada ou pia disponha de um espaço de cerca de 80 cm, assim como o vaso sanitário. Dessa maneira, os móveis ficarão bem dispostos e com área livre para poder ser utilizada tranquilamente.

Se o banheiro for maior, o tamanho dos móveis também pode aumentar. A bancada pode ocupar grande parte da parede em frente à porta, o box do chuveiro pode ter mais de 1 metro. Se desejar, o box não precisa ser necessariamente quadrado, mas retangular e estreito, e ocupar uma das paredes laterais.

Espaço para se movimentar

Pensar no espaço para se movimentar dentro do banheiro quadrado é fundamental ainda quando se está projetando. A melhor opção é deixar a pia ou bancada em frente à porta de entrada do banheiro, e ao lado da porta o vaso sanitário, e por fim, o box do chuveiro no canto contrário da porta.

Dessa forma, quem entra no banheiro quadrado tem a impressão de mais amplitude, caso tenha um espelho logo em sua frente, e também terá maior privacidade ao usar o vaso sanitário. Essa disposição dos móveis também traz mais área livre e espaço para se movimentar tranquilamente dentro do banheiro, pois cada peça está em seu canto.

Medidas para banheiro quadrado

O banheiro quadrado pode ter diversas metragens, podendo ser a mínima, em ambientes menores, ou até mesmo grande, que comporta uma banheira de hidromassagem. Confira quais são as medidas mais populares para um banheiro quadrado eficiente.

Medidas mínimas para banheiro quadrado

Banheiro pequeno

As medidas mínimas para um banheiro quadrado são de 1 metro e 80 centímetros de comprimento por 1 metro e 80 centímetros de largura. Esse tamanho é ideal para espaços pequenos, como em apartamentos ou quitinetes, e permite que todas as peças fiquem bem colocadas. O espaço interno do banheiro também consegue ser bem utilizado.

Metragens menores do que estas até podem ser utilizadas, porém impossibilitam a livre circulação e o melhor aproveitamento do ambiente.

Medidas para banheiro quadrado 2×2

Banheiro quadrado 2x2

O banheiro quadrado de 2 metros de largura por 2 metros de comprimento é o mais popular, pois consegue ser projetado em ambientes menores, porém o seu espaço interior é mais bem aproveitado. O box do chuveiro, por exemplo, pode ter 1 metro de largura por 1 metro de comprimento. O vaso sanitário e a bancada da pia podem variar de 70 centímetros a 90 centímetros, dependendo da posição em que serão colocados.

Ainda pode ser utilizada uma banheira que tenha chuveiro com cortina, por exemplo. Ela pode ficar disposta em um dos cantos, e ao lado do chuveiro fica o vaso sanitário em frente à bancada.

Medidas para banheiro quadrado grande

Banheiro quadrado grande

O banheiro quadrado grande é muito mais fácil de ser pensado e planejado, por há mais espaço de disposição das peças, maior área de circulação e também podem ser usados móveis e objetos decorativos. É sempre importante pensar no espelho da pia que, nesse caso, pode ser grande e aumentar ainda mais a perspectiva do banheiro.

As medidas dos móveis costumam variar no tamanho do box do chuveiro e da bancada, passando a metragem de 1,5m. Nichos, prateleiras e plantas trazem mais requinte ao banheiro e deixam o cômodo ainda mais sofisticado. Basta combinar com as outras peças e encaixar nos locais ainda vazios.

Medidas para banheiro quadrado moderno

Banheiro quadrado moderno

As medidas de um banheiro quadrado moderno podem ser todas as citadas acima, o que irá diferenciar será a decoração e a criatividade na hora de escolher os pisos e revestimentos. Paredes amadeiradas, por exemplo, trazem o ar de modernidade ideal para o banheiro quadrado. Caso queira deixar a impressão de amplitude, combine a mesma cor da bancada com a cor da parede, em tons claros.

Espelhos grandes deixam qualquer ambiente mais moderno, caso seu banheiro quadrado tenha as medidas mínimas, pense em colocar um espelho que vá até o teto, por exemplo. Azulejos e peças escuras também são extremamente modernos, e garantem sofisticação e requinte ao ambiente.

Medidas para banheiro quadrado com banheira

Banheiro quadrado azul com banheira

É possível, sim, ter uma banheira muito confortável em um banheiro quadrado, e aproveitar ainda mais a área do cômodo. Caso seja um banheiro grande, fica mais fácil dispor a banheira em um dos cantos, ao lado do box do chuveiro. Nessa opção, também é possível ser banheira de um ou mais lugares, com ou sem hidromassagem.

Caso o banheiro seja menor, pode-se usar a opção de manter a banheira abaixo do chuveiro e otimizar o espaço de ambos. A banheira retangular, de apenas um lugar, é o ideal para esse caso. Também pode ser utilizada com a opção de cortina, se preferir.

Planeje seu banheiro quadrado para um ambiente confortável!

Banheiro em tons pastéis com flores

O banheiro quadrado garante conforto e praticidade aos seus momentos de intimidade. Seja ele grande ou pequeno, com ou sem banheira, certamente é uma das melhores opções na hora de projetar seu espaço. A otimização do ambiente e das peças influenciam muito na hora de construir um banheiro quadrado, por isso, com as dicas acima ficará ainda mais fácil de planejar um ambiente bonito e confortável.

Autor deste artigo

Oi, eu sou a Carol! Sou Jornalista de formação, apaixonada por arte, livros, filmes, séries, fotografia e tudo que há de lindo por aí. Adoro estar ao ar livre, admirando a natureza e os animais. Amo escrever e contar histórias que me inspiram, para também poder inspirar as pessoas.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas