Terracota: cor, decoração, combinações, ambientes e mais!

Terracota: cor, decoração, combinações, ambientes e mais!

Descubra como utilizar a terracota, cor tendência para interiores desde 2018. Veja dicas de decoração, como essa cor surgiu e como combiná-la em casa.


Saiba como usar a terracota na decoração!

Cor terracota

Num tom entre o laranja e o castanho, a terracota é uma cor acolhedora que ajuda a aquecer a casa com apenas alguns pinceladas dela no ambiente. A cor da terra e da natureza que, embora pareça difícil, é fácil de combinar de diferentes maneiras, com cores quentes e materiais como a madeira, mas também com cores frias como os azuis e materiais como concreto, criando um efeito de contraste interessante.

Apesar das cores frias como cinza e azul serem opções seguras, a terracota quando usada para objetos de design e interiores, ela cria um resultado moderno e aconchegante ao mesmo tempo. E além disso, cria um ambiente que remete a natureza, nas viagens, no deserto, na cor do solo africano.

Espaços para usar a cor terracota

Veja a seguir em quais espaços você pode e deve utilizar a terracota sem peso nenhum na consciência e criando um ambiente único na sua casa.

Cor terracota para fachadas

A terracota, embora seja considerada para ambiente anteriores, pode ser usada na fachada da sua casa ou comércio. É uma cor que deixará a fachada bem interessante e elegante, especialmente se for combinada com detalhes em branco, azul ou amadeirado. Como se trata de uma cor viva, essa cor que transita entre o laranja, o marrom e o castanho, deixará a sua fachada mais viva.

Além disso, aproveite para combinar com elementos mais rústicos, isso pode ser feito através do tijolinho à vista ou mesmo da cor de tinta terracota, tudo depende da proposta do projeto. Para uma fachada mais moderna, combine a cor terracota com cores frias, um exemplo seria o cinza.

Cor terracota para salas

A terracota é especialmente utilizada em salas que tem um conjunto de elementos do estilo rústico. Isso se dá, pela combinação de móveis de madeira, mais naturais ou reutilizados. Dessa forma, o ambiente fica mais aconchegante e convidativo para descansar, para um reunião de amigos ou para um jantar. No entanto, essa não é a única forma de combinar essa cor que também combina com outros estilos.

Se o seu ambiente tem como objetivo ser mais clássico, combine a terracota com, branco, bege e o cinza claro. Entretanto, se você aposta em um ambiente moderno opte pela cor de parede terracota ou por usar essa tonalidade em objetos de decoração. Assim, combine com móveis com uma linha mais clean e com cores como azul e bege.

Cor terracota para quarto

No quarto, esta tonalidade não precisa ser utilizada só na parede, pode ser usada através dos móveis, da roupa de cama, cortinas, almofadas, pequenos vasos de plantas. No quarto de solteiros e crianças, essa cor trás mais aconchego e sobriedade ao ambiente, sem deixar pesado demais para a hora de dormir. No quarto de casais, a ideia é que seja atemporal e que combine com tudo.

Por isso, o quarto para duas pessoas deve ter uma decoração mais clássica, envolvendo não só a cor terracota, mas o bege, o marrom e o branco. Deixando o ambiente mais amplo e também, neutro para combinar com os outros objetos.

Cor terracota para cozinha

Para a cozinha, essa cor pode ser utilizada nos móveis, com destaque para os que são feitos sob medida e também no piso. Além disso, elementos decorativos como vasos de planta e pequenas esculturas também pode ganhar o tom da terracota. Na cozinha, detalhes como o metal e o alumínio são um ponto comum. Entretanto, a terracota combina muito bem com esses detalhes.

Aposte em uma cozinha moderna, com detalhes metálicos e elementos em terracota para deixar o ambiente elegante e mais iluminado com a parede em tons de branco.

Cor terracota para banheiro

No banheiro utilize revestimentos na cor terracota tanto nas paredes como no piso e em outros elementos decorativos. Opte sempre por ter uma decoração mais personalizada, e também, utilize pastilhas ou azulejo terracota apenas na área do box e mantenha o restante do banheiro com outras cores que combinam com terracota.

Cores que combinam com a terracota são as paletas de cores frias e também, cores neutras como o branco e o bege são fundamentais. Um banheiro decorado com pastilhas na cor terracota e branco, é sempre charmoso e não tem erro.

Cor terracota para estofados

Os estofados como cadeiras, poltronas, sofás estão presentes em quase todos os ambientes da casa. Por isso, ao pensar em comprá-los, procure por eles na cor terracota ou faça sob medida combinando com os outros elementos do seu ambiente. Isso fará com que seus móveis tenham um apelo de aconchego e transmitirá uma sensação de ambiente acolhedor.

Não se esqueça de combinar os seus estofados com o restante do seu ambiente, apostando em cores que sejam legais com o estilo que você escolher para o restante da sua casa.

Cor terracota para tecidos

Os tecidos em terracota são elementos chaves para a sua decoração, são pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. Por exemplo, utilize na sua mesa de jantar, especialmente se ela for amadeirada, ficará charmoso. Além disso, utilize na sua cama, em fronhas, cobertas ou nas almofadas da sua sala.

O importante é encontrar uma tonalidade de terracota em tecido que combine com os outros elementos do seu ambiente para que fique elegante.

Cores que combinam com a terracota

Agora que você viu quais são os melhores ambientes para utilizar essa cor, saiba a seguir combinações que farão a diferença nos seus ambientes para um encontro perfeito de cores e a terracota.

Azul

Essa combição pode ser um pouco mais difícil, mas muito chique e vale o desafio. Ela pode lembrar muito o clima das casas e riads marroquinas. A terracota ajuda a aquecer uma cor fria como o azul e obtém um efeito gráfico interessante que joga com contrastes. A combinação é uma das mais bonitas, elegantes e modernas entre as cores possíveis de combinar.

Se quer algo mais delicado, utilize o azul claro. Se optar por algo mais sofisticado e com mais personalidades, o azul marinho é a opção ideal. No entanto, essa combinação de um azul mais forte com terracota pode ficar melhor em ambientes mais amplos.

Branco

Branco

O branco é uma cor neutra que combina com qualquer outro elemento no ambiente. Por isso, é uma combinação perfeita para ambiente que tenham como ponto de partida o clássico. Então, use o branco sempre que quiser que o ambiente seja atemporal e também para casos de ampliação. O branco também é sempre uma boa alternativa para ambientes pequenos já que irá deixá-los maiores.

Isto é, a decoração unindo o branco com a cor terracota é interessante caso seus ambientes sejam pequenos. O branco criará uma sensação de amplitude, enquanto a cor terracota garante sensação de aconchego e elegância.

Verde

O verde e a cor terracota é ideal para decorar ambientes que se deseje mais frescor e suavidade. Isso quando se trata de um estilo mais leve ou mesmo para uma decoração rústica, tudo depende da tonalidade escolhida para o verde.

O verde mais escuro é uma cor que marcará mais o ambiente, deixando em destaque os móveis e detalhes que podem ser em terracota. O verde claro dá a sensação de bem-estar e calmaria, remetendo a natureza.

Cinza

Cinza

O resultado da combinação dessas duas cores é muito contemporâneo e elegante, talvez mais fácil de dosar do que outras. A terracota combina bem com o cinza escuro, mas acima de tudo, com um cinza mais claro para um efeito mais sóbrio, elegante e luminoso. Nesse caso, a terracota ajuda a aquecer uma cor fria como o cinza.

Além disso, o ambiente fica com uma cara mais contemporânea e como o branco, pode ser um coringa, inclusive para dar a sensação de ampliação do ambiente.

Bege

Bege

Como o branco, a cor bege é um tom neutro mais adequado para iluminar o ambiente. No entanto, ao contrário do branco, o bege pode fechar um pouco o ambiente, deixando-o mais aconchegante. De fácil combinação com a terracota, o bege é muito clássico e a chave principal para ambientes mais sofisticados ou mesmo para quem quer mais luz ambiente.

O bege é a cor ideal para neutralizar elementos de cor forte e móveis amadeirados, criando equilíbrio e não deixando nenhum objeto brigar entre si.


Rosa

Rosa

Uma combinação que é uma tendência forte e é possível encontrar em catálogos de várias marcas é o rosa e a terracota. Um resultado muito moderno, elegante e feminino. Se trata de uma combinação tom sobre tom ideal para quem adora decorar brincando com camadas nos objetos de decoração. Bege e branco são os tons neutros mais adequados para iluminar esta combinação.

O rosa é um complemento perfeito para a terracota, quase um tom sobre tom que pode deixar o ambiente bem mais moderno e divertido.

Sobre a terracota

Cor terracota

Descubra a seguir, algumas curiosidades sobre essa cor, sua origem, significado e quais são as suas tonalidades.

Origem

A palavra terracota origina-se literalmente da tradução italiana "terra cozida" e seu uso em todo o mundo tem um lugar de destaque na história e continua a ser amplamente usado hoje, pois se trata de uma argila. Um de seus primeiros pontos de referência estava na arte pré-histórica, com algumas das cerâmicas mais antigas da época sendo encontradas já em 24.000 aC.

Talvez o uso mais famoso da argila terracota na arte tenha sido na China, onde é possível encontrar estatuetas e pisos, até mesmo datadas do período Paleolítico. A terracota também tem uma ligação estreita com a arquitetura, mais comumente em telhas e alvenaria, pois é incrivelmente durável, tem uma cor bonita e uma das argilas mais baratas para se trabalhar.

Significado da cor

A terracota não é uma cor única, mas uma família de cores que se assemelha ao barro cozido. A própria palavra significa “terra queimada” e as cores dos componentes são tipicamente laranja e marrom. Como a argila é terrosa, uma representação mais fiel de terracota é obtida usando pigmentos de tom de terra, mas pigmentos de coloração universais regulares também podem ser usados.

A cor que a maioria das pessoas associa à terracota é o tom marrom enferrujado de siena queimada, portanto, é natural incluir esse pigmento em qualquer mistura.

Tons de tinta da cor terracota

A razão para essa cor seja distinta, é que o conteúdo de ferro no corpo de argila da terracota reage com o oxigênio e lhe dá uma tonalidade que varia entre vermelhos, laranjas, amarelos e até rosas. Além disso, a terracota é um dos tipos mais distintos de argila que você encontrará, devido à sua rica coloração vermelho-ferrugem / laranja.

Por isso, os vários tons que podem ter a terracota, caem bem com diversos ambientes e dependendo para onde você opta que a cor vá, pode ser mais forte, mais claro, um tom próximo do marrom ou laranja. Assim, essa família de cores abraça diversos gostos e olhares.

A cor terracota está se tornando uma das tendências da moda!

Parede cor terracota

Se pretende dar um toque único e original à sua decoração de interiores, a terracota é a cor que procura, dando à sua casa uma sensação de aconchego, elegância e harmonia. Com seu efeito delicado e calmante, e sobretudo, a sua capacidade de combinar perfeitamente com toda uma gama de cores diferentes, faz com que esta cor se torne cada vez mais popular no mundo do design de interiores.

Use esse tipo de cor em sua casa para ter mais vantagens na hora de combinar, deixar o ambiente mais bonito e harmonioso. A própria terracota pode criar uma estética interessante e é uma ótima maneira de dar à sua casa aquele toque de originalidade. Se você puder criar o diálogo certo entre todos os diferentes elementos, essa cor pode criar um visual incrível.

Portanto, esta cor deve ser o centro das atenções em sua decoração. Não funciona bem com tons mais intensos e precisa ser a estrela indiscutível da sala. Combine com cores frias e neutras como o branco, o bege, o cinza, o rosa, o azul e o verde para deixar o seu ambiente amplo, charmoso e com um contraste perfeito.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos