Lagoa Azul em Tanguá (RJ): uma vista bonita, porém com muitos riscos de vida!
A Lagoa Azul que fica na região metropolitana do Rio de Janeiro, no município de Tanguá atrai a curiosidade de muitas pessoas. Afinal, não se encontra em qualquer lugar um fenômeno da natureza como esse. Ela é impressionantemente linda e tem águas num tom azulado turquesa que fica perfeito debaixo do sol.
Contudo, para chegar até o local onde a lagoa está existem vários desafios. É possível realizar trilha, no entanto, isso exige que diversos cuidados sejam adotados. Assim, para algumas pessoas esse esforço pode não fazer tanto sentido. Então, neste texto será informada como a região é e os perigos que há nessa viagem.
Sobre a região da Lagoa Azul em Tanguá (RJ)
É fundamental saber alguns detalhes antes de viajar para a Lagoa Azul em Tanguá. Isso evitará que você passe por algum transtorno e já tenha uma ideia do que esperar. Portanto, nos tópicos seguintes você obterá informações de como é feito o percurso e qual a importância dessa lagoa para o ecossistema. Confira agora!
■Origem da Lagoa Azul
A Lagoa Azul se formou através da ação de uma empresa mineradora que atuou na cidade de Tanguá por 30 anos. A extração de minérios como Fluorita e o Sienito onde fica atualmente o lago gerou uma enorme cratera no chão. Com o passar do tempo, as águas das chuvas encheram esse espaço.
Na Lagoa Azul ainda restam produtos químicos, aliás, é por causa deles que ela possui essa cor. Os elementos alumínio, manganês e flúor em contato com água produzem a coloração azul turquesa do lago. Evidentemente, tomar banho com esses minerais faz mal à saúde. Portanto, ninguém pode mergulhar, mas é possível apreciar a Lagoa Azul.
■Geografia da região
A Lagoa Azul fica no meio de um paredão cheio de rochas, mais conhecido como costa alta. Essa encosta, que foi formado a partir de terreno de arenito, possui um tom meio avermelhado e ainda tem um pouco de vegetação. Contudo, esses elementos apenas deixam a paisagem mais maravilhosa.
Aliás, toda a área de Tanguá que fica próxima e em volta ao lago é extremamente bonita. Lá estão pequenos morros e planícies cobertos de plantas e o verde suave delas também produz um visual agradável. A cidade tem apenas 30 mil habitantes e boa parte deles trabalham na agricultura, por isso há tanta natureza ao redor.
■Como chegar à Lagoa Azul
Dependendo de onde você mora, terá de viajar até a cidade do Rio de Janeiro e pegar um ônibus para chegar ao município de Tanguá. A partir daí, o jeito mais fácil de se aproximar da Lagoa Azul consiste em seguir uma rota em direção à estrada de chão do bairro Minério. Neste lugar haverá placas sinalizando por onde você deve continuar.
Caso você não tenha veículo e esteja disposto pode fazer uma caminhada de cerca de 50 minutos. Basta ir pelo viaduto do Centro de Tanguá que fica perto da rua da agência dos Correios. Tanto de automóvel como a pé, a última etapa corresponde em continuar por uma trilha que leva até o lago, após passar pelas placas de sinalização.
■Como é a trilha até a Lagoa Azul
Para começar o trajeto, primeiro tem de se atravessar uma cerca de arame. A trilha que permite a visita a Lagoa Azul em Tanguá acontece através de uma subida com trechos bastante inclinados. O caminho é cheio de terra com arbustos em volta que, às vezes ajudam, outras vezes atrapalham a passagem.
Também existem pedras e pedaços de chão solto que num descuido poderão fazer você escorregar. Contudo, após 10 minutos de andança já é possível avistar o primeiro mirante, mas se você quiser ter acesso as melhores vistas terá de continuar subindo até alcançar os 5 mirantes que ficam a frente.
■Roupas recomendadas para usar na região
Use calçados que não escorreguem e nem saiam do pé facilmente. O caminho é curto, porém oferece alguns riscos. Ser cuidadoso com a escolha do sapato ajuda prevenir que algum acidente aconteça. Tênis são as melhores opções para manter a estabilidade durante a trilha.
Calças também protegem as pernas de arranhões causados por arbustos. Além disso, boné e chapéu servem para diminuir a intensidade do calor do sol (em dias de chuva não dá para subir a trilha). Fora isso, é importante levar água e comida, pois não haverá nenhum local onde comprar.
■Por que a Lagoa Azul de Tanguá chama tanta atenção?
Quando você finalmente passar por todo o esforço da subida, avistará um lago difícil de encontrar em outro lugar do mundo. Antes do meio-dia a Lagoa Azul em Tanguá permanece com a coloração azul escuro no centro e as margens levemente esverdeadas.
Após o horário do almoço a cor fica azul turquesa, graças ao sol que ilumina as águas e produz um espetáculo sem igual. Os paredões completam a imagem paradisíaca do lago. Além do mais, os diferentes mirantes fornecem vários ângulos para tirar ótimas fotografias.
Perigos da Lagoa azul em Tanguá (RJ)
A Lagoa Azul em Tanguá é realmente linda, mas, por outro lado, também corresponde a uma região perigosa. Antes que você decida arrumar suas malas e partir para visitar esse lago, é importante saber que a área não se destina ao turismo. Na sequência, será explicado os principais motivos da Lagoa Azul proporcionar riscos aos visitantes.
■Por que não é mais recomendado ir para a região?
O terreno onde está a Lagoa Azul em Tanguá ainda pertence à mineradora. Portanto, trata-se de uma propriedade particular. A empresa também não regularizou o turismo, embora exista alguma especulação sobre esse assunto. Assim, com exceção das placas sinalizando a localização do lago, não há mais nada.
O paredão ao redor da Lagoa Azul e regiões próximas podem desmoronar. Então, mesmo que você decida visitar o lugar é melhor ficar distante dessas partes. Outra questão que dificulta o turismo nesse lago é a situação das águas. Embora sejam belas, não são benéficas para o ser humano.
■É seguro tomar banho na Lagoa Azul?
No fundo da Lagoa Azul em Tanguá estão quantidades significativas de alumínio e manganês. O contato frequente com esses elementos químicos contribui para o enfraquecimento dos ossos. Além disso, a alta concentração de Flúor causa a Fluorose, doença que afeta os dentes.
Evidentemente, as águas da lagoa da mesma maneira são impróprias para beber. Nas redes sociais algumas pessoas exibem fotos em que tomam banho no lago. No entanto, saiba que esse é um péssimo exemplo a ser seguido. Portanto, evite cometer esse equívoco.
■Porque a Lagoa Azul tem essa cor?
O fenômeno da água azul turquesa é devido à dissolução de alumínio, manganês, flúor e principalmente, fluorita. A água em estado puro não tem cor, mas em contato com esses elementos ganha a coloração deslumbrante que dá para ver na Lagoa Azul em Tanguá.
O sol também está envolvido no modo como visualizamos o lago. Quando a luz branca dos raios incide sobre a Lagoa Azul, ela geralmente absorve apenas um determinado grupo de cores. O resto da coloração que não é captado reflete ou espalha no entorno produzindo o efeito verde azulado das águas.
■Existe perigo de acidente na Lagoa Azul?
Tanto na trilha como no espaço perto da Lagoa Azul em Tanguá as pedras soltas são motivo de preocupação. Contudo, o maior problema está no deslizamento que pode ocorrer nos paredões. Sem nenhum equipamento especial é possível ver resquícios dos últimos desmoronamentos.
É uma área afastada cercada por apenas sítios e propriedades distantes. Em caso de acidente será mais complicado conseguir ajuda. Assim, a torção de um tornozelo, por exemplo, se tornará um enorme problema. Diferentemente do que aconteceria em um lugar turístico bem estruturado.
A Lagoa Azul em Tanguá não é um local indicado para passeio!
O percurso para apenas chegar até o lago favorece a acidentes, sem falar do perigo de deslizamento da encosta. Não existem agências de turismo e nem comércio por perto, além da região estar em uma área particular. Além disso, as águas cristalinas de cor azul turquesa são tóxicas, faz mal à saúde o contato com a pele e não pode ser bebida.
Por outro lado, a Lagoa Azul em Tanguá é um lago artificial que a imagem lembra o paraíso. Ela é extremamente linda e perfeita para se ver. Por isso, se tornou um ímã para turistas em busca da fotografia perfeita. Entretanto, cabe a você decidir vale a pena correr os riscos dessa viagem ou apenas admirar Lagoa Azul por fotos...
É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.