Peixe porco: pesca, características, alimentação, coloração e mais!

Peixe porco: pesca, características, alimentação, coloração e mais!

Quer saber como reconhecer, pescar ou preparar peixe porco? Veja dicas de pescaria e pratos com esse peixe agressivo e nutritivo.


Peixe porco: come tudo o que estiver na frente!

Peixe porco de lado na água

Ele não faz muita cerimônia se estiver com fome, porém não engole qualquer tipo de isca. Além disso, o peixe porco pode mordiscar a sua pele quando se sente ameaçado numa tentativa de defesa. Contudo, a carne dele tem uma excelente qualidade e, por essa razão, vale a pena correr o risco de ganhar algumas mordidas ao pescá-lo.

Nas refeições o sabor agradável desse peixe encanta frito como assado ou em outros pratos. Entretanto, por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, você também pode devolver a natureza após a captura. Neste artigo estão mais detalhes sobre as características, maneiras de pesca e preparo do peixe porco, então, continue lendo.

Sobre o peixe porco

Um peixe porco nadando no mar

Por que o peixe porco tem esse nome? Como reconhecer ou onde encontrar essa espécie? Na internet existe uma história de que esse peixe foi nomeado assim devido à aparência dele ser semelhante a um porco. No entanto, isso é falso. Na sequência, você verá as características do peixe porco que esclarecem essas dúvidas.

O que é peixe porco?

Ele foi cientificamente batizado de Balistes capriscus. No entanto, se tornou conhecido como peixe porco, porque quando “sai” da água para agarrar as presas produz um grunhido parecido com o dos porcos. Outros nomes populares são peroá, porquinho e carapicu.

Ele tem olhos e boca pequenos, apresenta lábios carnudos e dentes fortes capazes de abocanhar ouriços, dominar caranguejos ou furar uma roupa de mergulho. Trata-se de uma espécie agressiva que embora não ofereça tanto risco, causa uma certa dor de cabeça para capturar.

Características física do peixe porco

Ele contém barbatanas dorsal e traseira que facilitam o nado. No peito elas são curtas, arredondadas e transparentes. As da cauda apresentam formato longo e o contorno lembra uma lira. O corpo do peixe porco é bastante redondo e não costuma ultrapassar mais de 66 cm de comprimento e 44 cm de altura.

Normalmente os machos possuem tamanho maior do que as fêmeas. Apesar do tamanho médio, o peso varia entre 90 e 2 kg. Portanto, a pesca-lo não exige tanto esforço físico, mas sim de habilidade. Por outro lado, quando corresponde a uma refeição rende um bom prato.

Coloração do peixe porco

A cor dele é cinza e quando exposto ao sol exibe reflexos marrons com pequenas manchas azuis na parte superior do corpo. Há ainda curtos reflexos num tom azulado no ventre e nas escamas. Então, com essas informações fica simples identificar o peixe porco.

Basicamente, se você avistar um peixe redondo, olhos pequenos na altura da cabeça e de cor cinza com reflexos dourados e azuis pode desconfiar de que se trata dessa espécie. Contudo, a melhor forma para saber se é realmente o peixe porco preste atenção no barulho que ele faz fora da água.

Habitat do peixe porco

O peixe porco gosta de permanecer em águas mornas, com temperaturas entre 18 e 24 graus Celsius. Costuma caçar as presas em profundidade de 1 a 50 metros, porém também desce até 100 metros abaixo do nível do mar, às vezes. Os adultos andam tanto em grupo como individualmente, mas preferem nadar no fundo.

Enquanto os mais jovens da espécie são localizados próximos às superfícies. As fêmeas quando não estão no período de reprodução tendem a circular por recifes para encontrar moluscos ou crustáceos. Elas fazem isso principalmente entre o final de tarde e começo da noite.

Onde encontrar o peixe porco

Em todo litoral brasileiro existe a possibilidade de você pescar peixe porco. Já que é uma espécie que gosta das águas do oceano Atlântico. Especificamente do norte do Golfo do México até a Argentina é onde prefere ficar. Apesar disso, alguns peixes porcos vivem no Canadá, Angola e Bermudas.

Com um pouco de sorte é possível ver essa espécie em portos, recifes e baías. Durante o dia o peixe porco vai para esses lugares na maioria das vezes em cardume. Então, desde que você acerte a profundidade e o tipo de isca será descomplicada a tarefa de fisgá-lo.

Reprodução do peixe porco

O peixe porco tem por hábito se reproduzir na época que a temperatura das águas sobe. Como esse aspecto muda conforme a região, pode-se dizer que em locais mais próximos ao norte do Brasil, a procriação acontece entre julho e setembro. Já no sul do país ocorre entre novembro e abril.

Assim, nesse período as fêmeas preparam ninhos na areia para depositar os ovos. Elas também se tornam extremamente agressivas e ao sinal de qualquer movimento partem para o ataque, em defesa das suas crias. Portanto, caso cruze o caminho delas, seja bastante cuidadoso.

Alimentação do peixe porco

O melhor momento para o peixe porco se alimentar é durante o dia, assim consegue escolher bem o tipo de refeição que lhe interessa. Nesse período, ele vai atrás de camarão, caranguejos, pepinos marinhos, moluscos bivalves, estrelas e ouriços do mar. No entanto, pode perseguir mergulhadores também.

Para agarrar as presas esse peixe nada até o fundo do mar e fica na vertical. Assim que a vítima se aproxima sobe em direção à superfície com tanta agressividade que até faz o fluxo da água mover a areia acima. Apesar disso, quando não encontrar nenhum alimento interessante, ele nada mais 3 metros e repete o mesmo processo.

Predadores do peixe porco

Essa espécie possui uma espinha dorsal que serve como mecanismo de defesa contra predadores. Então, quando ele é abocanhado a espinha tenta travar a mordedura, além de evitar também que ele fique preso entre duas pedras. Entretanto, essa estratégia nem sempre funciona.

Um peixe porco jovem vira facilmente comida de atum, marlim e dourado. Na fase adulta, por outro lado, esse aspecto já não é muito uma preocupação, mas ele ainda teme garoupas e tubarões. Portanto, caso você pretenda pescar onde existe grande circulação desses predadores, eles podem frustrar sua pescaria.

É um peixe considerado vulnerável (IUCN)

O peixe porco está na lista da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). Isso significa que se trata de uma espécie que corre o risco de sofrer extinção. Os cientistas estimam que quase 70% da população no habitat natural dessa espécie não existe mais.

A situação no Brasil é uma das que gera maior preocupação entre todas as regiões do habitat do peixe porco. A pesca, que começou na década de 1960, foi se intensificando tanto que, por volta dos anos 2000, o Espírito Santo ficou sem estoque devido à ausência dessa espécie no mar.

Pesca do peixe porco

É fácil achar e pescar o peixe porco, porém é isso que torna a caça interessante e divertida. Contudo, você não conseguirá capturá-lo se não estiver com os itens necessários para essa tarefa. Assim sendo, confira na sequência os melhores equipamentos e iscas para a pescaria do peixe porco.

Equipamentos para pescar peixe porco

Equipamentos de pesca

Geralmente o peixe porco possui tamanho médio, então uma vara entre 10 a 25 libras já serve. Da mesma forma, a carretilha não precisa ser robusta, uma de perfil baixo é útil. Quanto aos molinetes use de 3000 a 4000 e a linha com a resistência de 15 a 25 libras. Por fim, anzóis pequenos ou chicotes completam o equipamento de pesca.

O peixe porco não será nada amigável ao ser embarcado, manter algumas ferramentas no barco para recolher a isca sem levar mordidas, é melhor. Portanto, leve também para a pescaria um alicate de contenção e outro de bico. Também faz bem ter um par de luvas nessa situação.

Iscas artificiais e naturais para peixe porco

Isca de peixe com sardinha e camarão cortados

O peixe porco possui um apetite amplo por pequenas coisas que se movem no fundo do mar. Especialmente as sardinhas e os camarões cortados em pedaços. Então, quando ele avistar essa isca natural “nadando”, é praticamente certo que você conseguirá pegar essa espécie.

Quanto às iscas artificiais, as Jumping Jig são as melhores opções para usar na pesca deste animal. No entanto, elas apenas devem ser utilizadas em último caso. É mais aconselhável lidar com iscas naturais, pois o peixe porco desanima facilmente com refeições artificiais.

Peixe porco na gastronomia

Ele pode ser consumido fresco, defumado, salgado, entre outras formas. Caso você decida após a pesca levar o peixe porco para saborear no almoço. Saiba que ele é bastante nutritivo e você tem a opção de experimentar variadas receitas. Então, confira algumas dicas de culinária para o peixe porco.

Como limpar o peixe porco

Uma mulher com uma faca e limpando o peixe porco

Se você limpou qualquer espécie de peixe, não terá dificuldade em preparar o peixe porco para fazer alguma receita. Basta pegar uma peixeira com a ponta bastante afiada. Primeiro, raspe as escamas. Depois, remova as barbatanas e a espinha dorsal realizando pequenos cortes laterais.

Em seguida, elimine a cauda e, por fim, retire a cabeça. O peixe porco tem a vantagem de conter poucas espinhas pequenas e ter um espinhaço enorme no centro. Por esse motivo, você não terá que levar muito tempo e nem empecilho para extraí-las como acontece com sardinhas, por exemplo.

Peixe porco frito

O preparo de uma receita à moda praiana começa com a repartição de 1 quilo de carne de peixe porco em pedaços. O próximo passo consiste em acrescentar temperos como alho, sal e pimenta. Depois, junte 1/2 quilo de fubá e farinha de trigo. Cubra os pedaços de peixe com essa mistura e frite no óleo quente.

Também há uma versão para quem gostar com limão. Nesse caso, será necessário deixar descansando por 2 horas 1 quilo de pedaços de peixe porco temperado com sal, pimenta do reino e 3 limões. Em seguida, bata 2 ovos e adicione o peixe e um pouco de farinha de trigo. Por fim, faça a fritura com óleo quente.

Peixe porco no forno

Uma das maneiras mais rápidas de fazer essa receita consiste em cortar o peixe porco em filete. Em seguida, acrescente uma cebola cortada em rodelas no fundo de uma forma. Depois, adicione o peixe e tempere com pimenta, colorau, sal, alho e coentro. Despeje o suco de um limão inteiro sobre os filetes.

Deixe em repouso por alguns minutos para que o tempero fixe bem a carne do peixe. Por fim, cubra todos os pedaços com azeite. Coloque no forno a temperatura média de 180º C. O tempo de assadura varia e pode levar de 30 a 40 minutos para começar a dourar.

Peixe porco grelhado

Pedaço de peixe porco grelhado em um prato com limão e molho ao lado

Uma das melhores ideias de pratos que você pode experimentar é preparar o peixe porco na grelha com legumes. Para fazer isso, além de limpar você terá de tirar toda a pele do peixe. A partir daí, a etapa seguinte corresponde a temperá-lo com o suco de um limão inteiro, sal e alho.

Reúna, descasque e divida pela metade algumas batatas. Também separe alguns ramos de brócolis. Depois, coloque tanto a batata quanto o brócolis para cozinhar com água e sal. Enquanto isso, asse o peixe porco na grelha virando várias vezes de lado. O último passo é juntar a batata, o brócolis e o peixe no mesmo recipiente e servir.

Moqueca com peixe porco

Panela com uma moqueca com peixe porco

Para esta receita você irá precisar cortar o peixe porco em dois pedaços. Posteriormente, cubra-os com um pouco de vinagre e deixe reservado. Depois, pique 1 cebola, 2 tomates e coentro. Pegue 2 dentes de alho e amasse até virar um creme. Aqueça em óleo quente o alho até dourar.

Em seguida, despeje na panela os ingredientes que foram picados. Acrescente a essa mistura um pouco de colorau, pimenta e 1 xícara de água. Cozinhe em temperatura média até ganhar o formato de um creme. Por fim, deposite os pedaços do peixe porco e mantenha em fogo alto por mais 15 minutos.

Cuidado ao pescar o peixe porco, ele é agressivo!

Um peixe porco no mar e bem perto da câmera

Embora tenha o porte médio, o peixe porco não é tão fácil de capturar. É um animal ágil e forte principalmente quando vai à caça de suas presas. Por outro lado, se torna bem seletivo no momento em que encontra uma refeição. Portanto, nem toda isca serve para fisgá-lo.

Ele faz parte de uma espécie em extinção, por isso também é aconselhável realizar pesca esportiva com peixe porco. Na gastronomia está entre várias opções deliciosas de pratos que são simples de montar. Então, aproveite as dicas desse texto e se divirta com a captura dessa espécie.

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos