Cadeiras famosas: conheça as mais icônicas no design e mais!

Cadeiras famosas: conheça as mais icônicas no design e mais!

Sabia que as cadeiras não servem apenas para sentar? Confira 18 versões famosas que unem o conforto desse móvel ao fascínio e ao melhor do design!


Você conhece as cadeiras mais famosas?

Cadeira branca com fundo amarelo

As cadeiras surgiram há milhões de anos e sofreram diversas variações ao longo dos tempos e a principal função não mudou, nem vai mudar. Apesar desse aspecto, diferentes designers conseguiram levar a qualidade e o fascínio por esses objetos a um nível superior, capaz de enriquecer, renovar e trazer novas perspectivas aos ambientes.

Ao observar as cadeiras famosas criadas por diferentes mentes brilhantes da arquitetura e decoração de interiores, é possível entender o quanto um assento pode ser maravilhoso. Então, continue lendo, pois neste texto está uma lista de ótimos designs desse objeto criados nos últimos séculos para casas e escritórios.

Cadeiras famosas do design

Cadeiras são peças do mobiliário que nem sempre recebem a merecida importância que tem. Afinal, descansar em um assento feito há 5 mil anos, com certeza, é menos agradável do que permanecer 8 horas sobre uma cadeira de escritório. Assim sendo, na sequência você verá 19 versões famosas desse objeto. Confira!

Thonet - Designer Michel Thonet

Cadeira Thonet

Em 1859, Michael Thonet criou uma das cadeiras mais famosas do mundo. Ela se tornou popular, porque antes nenhum assento utilizava tanta tecnologia na produção. Construída com seis peças, o modelo 14 de Michael Thonet foi produzido em massa. Também ficou conhecido como cadeira de café vienense.

No entanto, essa cadeira embeleza vários ambientes com decoração clássica. Ela não ocupa muito espaço e é fácil de ser transportada. As opções de cores evoluíram desde a criação, assim como o formato, embora mantenha o visual inconfundível. Hoje, existem modelos de cor creme ao convencional preto, com variados detalhes.

Eames lounge chair - Designers Charles and Ray Eames

Eames lounge chair

O casal Charles and Ray Eames transformou várias de suas cadeiras famosas através do cinema. O design inovador fez com que cada poltrona praticamente se convertesse em um protagonista dos filmes. Aliás, foi isso o que aconteceu com a maravilhosa Lounge Chair e Ottoman em A Sunday in New York (1963).

Essa cadeira corresponde a um lugar perfeito para escapar do estresse. Ela fornece conforto e aconchego ao corpo, e elegância para um ambiente. Está disponível em uma variedade de folheados e tem diversas opções de estofamento. Os principais são distintos tipos de couros e mohair. Também apresenta dois tamanhos diferentes.

Womb Chair - Designer Eero Saarinen

Na década de 1940, o designer e arquiteto americano de origem finlandesa Eero Saarinen recebeu uma encomenda de Florence Knoll. Esse pedido consistia em desenvolver um assento que fosse como uma grande cesta com almofadas e que servisse para relaxar e ler um livro.

Assim nasceu uma das cadeiras mais famosas do mundo, a Womb Chair. Em português esse nome pode ser traduzido como “poltrona do útero”. Como o próprio nome sugere, as formas dessa cadeira destinam-se a recolher seu corpo com comodidade, enquanto você desfruta de um filme, de um livro ou de uma sesta.

LC2 - Designer Le Corbusier

A LC2 passou a ser uma das cadeiras mais famosas de todos os tempos depois que rompeu as convenções do design tradicional das poltronas. Em 1928, o grupo Le Corbusier não só inovou colocando a estrutura da moldura à vista como também revolucionou a estética desse tipo de móvel.

A LC2 foi projetada para ser um “cesto de almofadas” com almofadas grossas e elásticas apoiadas em armações de aço que se estendem na parte externa. Atualmente, é fabricada por várias empresas que alteraram o design (cores, estofos, dimensões e materiais) e muitas dessas peças são vendidas com o nome de Le Corbusier Style.

Wassily - Designer Marcel Breuer

A Wassily também conhecida como Modelo B3 foi desenvolvida, em 1926, especialmente para uma casa localizada na Alemanha, a Kandinsky. Contudo, é uma das cadeiras mais famosas e um dos itens de mobiliário de escritório mais procurados na atualidade. Graças a versatilidade e originalidade que possui.

A utilização desse móvel concede uma grande beleza estética às salas de negócios. Além disso, leva uma imagem de modernismo e progresso ao ambiente. Dado o seu conforto, é adequado tanto para salas de reuniões como espaços reservados ao desenvolvimento do trabalho. O design se adapta a esses lugares facilmente.

Bertoia Diamond - Designer Harry Bertoia

Harry Bertoia arquitetou em 1950 uma das cadeiras mais famosas do mundo atual. Ele dobrou várias barras de metal e produziu um assento com formato e resistência que lembra um diamante. Por essa razão, esse móvel recebeu o nome de Bertoia Diamond ou “Diamante de Bertoia” como seria traduzido em português.

A Bertoia Diamond é inovadora, aconchegante e admiravelmente bonita. Essa sutileza da aparência é combinada com uma boa resistência e durabilidade. Além disso, como seu criador comentou quando você olha para a cadeira, percebe que é feita principalmente de ar, como uma escultura, pois o espaço passa por ela.

Egg Chair - Designer Arne Jacobsen

Egg Chair

A Egg Chair surgiu da ideia de criar algo novo e diferente a partir de uma única peça. A estética original e o grande conforto fizeram dela uma das cadeiras mais famosas. Arne Jacobsen foi o designer que projetou esse móvel. Em 1958, ele criou esse assento para o Hotel Radisson em Copenhagen.

Como a tradução do nome indica, a “cadeira de ovo” tem um formato ovalado inconfundível. A maioria foi criada exclusivamente para o hotel, mas graças ao impacto que esse objeto teve algumas edições especiais foram feitas. Assim, nos dias atuais, ela continua com estilo único a oferecer conforto e funcionalidade em qualquer espaço.

Panton - Designer Verner Panton

A Panton é uma daquelas cadeiras famosas que tem em qualquer manual de design clássico contemporâneo. Foi a primeira cadeira feita numa única peça e com apenas um material (plástico). Verner Panton desenhou esse formato entre 1959 e 1960, mas a produção formal em série pela empresa Vitra aconteceu somente em 1967.

Conforme Verner Panton já comentou, o objetivo principal dessa cadeira é provocar a imaginação das pessoas que a usarem e tornar o ambiente mais emocionante. Trata-se de uma peça incrível que dá um ar de vanguarda a qualquer local. Simplesmente, atrai a atenção de um jeito fascinante, onde quer que seja acomodada.

Barcelona - Designer Ludwig Mies van der Rohe

Barcelona

Ela foi elaborada para somente fazer parte da mobília do Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona. Contudo, em 1929, o designer Mies van der Rohe produziu uma cadeira que é um símbolo do século 20. Ainda nos dias atuais, ela leva o estilo clássico a diferentes locais onde permanece, graças ao seu modelo incomum.

Cada peça de tecido é costurada para dar a aparência única de tabuleiro de xadrez. O uso de materiais de elevada qualidade gera ao espaço um toque muito elegante e confortável. Essa poltrona se integra com perfeição em diferentes estilos de decoração. Por esse motivo, é uma das cadeiras incríveis e famosas de todos os tempos.

Louis Ghost - Designer Philippe Starck

O Louis Ghost ou “fantasma de Louis” é um móvel que foi arquitetado por Philippe Starck, em 2002. Esse assento consiste em policarbonato (plástico) trabalhado em um único molde e segue um estilo moderno Luís XVI. Então, graças à transparência do material e ao design recebeu esse nome.

Assim, também se tornou uma das cadeiras mais cobiçadas e famosas da atualidade. Nesse formato original, está disponível em diferentes cores transparentes. A estética desse objeto se adapta a diversos contextos tanto dentro de uma casa quanto em ambientes externos. Com decoração clássica ou moderna ele se ajusta bem.

Papa Bear - Designer Hans J. Wegner

A Papa Bear é a peça mais exclusiva e uma das cadeiras mais famosas de Hans J. Wegner. Ele a projetou em 1959, com a ideia de que quando você é pequeno, senta em uma cadeira e abraça seu ursinho de pelúcia. Quando você fica mais velho, a cadeira te abraça. Por isso, o nome se traduz como papai urso.

Não poderia ser chamada de outra forma, afinal essa poltrona tem grandes dimensões, fibra natural e almofadas de espuma para melhor acomodação. Os braços de madeira maciça nas extremidades combinando com as pernas envolvem o corpo quase como num “abraço”. Desse modo, aparece uma sensação de aconchego e tranquilidade.

Metropolitan - Designer Jeffrey Bernett

Em 2003, Jeffrey Bernett projetou para a B & B Italia uma das peças que rapidamente ingressou na lista das cadeiras mais famosas. A poltrona Metropolitan surgiu para representar as mudanças em andamento do mundo contemporâneo. É esse aspecto que leva para os diferentes lugares onde é colocada.

O formato do assento lembra um grande “sorriso” e não deixa de ser um belo convite a quem quer repousar por alguns instantes. Além disso, o estofamento pode ter revestimento de tecido ou couro com acabamentos diferenciados. Enfim, é uma cadeia que serve para você sentar, descansar e relaxar.

Swan - Designer Arne Jacobsen

Swan

Arne Jacobsen projetou a Swan bem como a Egg chair para o lobby e áreas de estar do Royal Hotel em Copenhagen em 1958. A Swan se tornou uma das cadeiras tecnologicamente inovadoras e famosas por não ter linhas retas. Ela é feita com a maior parte dos contornos em formato de curvas.

Além do formato diferente, o assento tem uma camada de espuma estofada que pode ser de tecido ou couro. A base é giratória de alumínio em forma de estrela. Com esses feitios, ela cabe perfeitamente na decoração de salas de estar ou espera tanto em uma casa como num escritório. É uma peça versátil que se ajusta bem a vários espaços.

Wegner Wishbone - Designer Hans Wegner

Também chamada de "CH24" ou "Y" devido ao formato do seu encosto, a Wishbone pertence à série "cadeiras chinesas". Em 1949, Hans J. Wegner criou as famosas peças da coleção inspirado nos retratos de comerciantes dinamarqueses que posavam sentados em bancos da dinastia Ming.

A cadeira Wishbone se destaca pela leveza e funcionalidade, por isso fica perfeita em qualquer espaço onde for colocada. Ela possui diferentes acabamentos de madeira como faia, carvalho e nogueira. Também tem versões com lacado, além de variadas cores. É um assento que pelo seu design escultural nunca passará despercebido.

Cone - Designer Verner Panton

Entre as cadeiras mais famosas do mundo de design de interiores está a Cone chair ou “cadeira cônica”. Verner Panton apresentou esse modelo em meados da década de 1950. Inicialmente, deveria apenas manter-se nas dependências de um restaurante dinamarquês, porém sua magnitude ganhou o mundo.

A figura geométrica clássica de um simples cone sobre uma base giratória de aço inoxidável impressionou até experts. Esse assento desafia a gravidade e transporta o espaço para um momento futurista. Além disso, é surpreendentemente confortável e o assento acomoda bem o corpo. Contudo, a forma é o que mais se sobressai.

Ro - Designer Jaime Hayón

Ro traduzido do dinamarquês significa tranquilidade e isso é exatamente o que uma das cadeiras mais incríveis e famosas da história do design oferece. Em 2013, Jaime Hayon teve a intenção de desenvolver essa poltrona esbelta e elegante para aliviar o estresse do cotidiano. Com essa ideia ele conseguiu criar a admirável e agradável Ro.

O encosto da cadeira é estofado e amplo, assim quem senta nela encontra um agradável momento de reflexão. O material de qualidade combinado com as curvas ainda torna esse assento extremamente sofisticado. Com cores variadas é um móvel que traz requinte e conforto para diferentes espaços.

Cherner - Designer Norman Cherner

A Cherner chair foi esculpida pelo designer americano Norman Cherner, em 1958. A originalidade logo fez dela uma das cadeiras mais cobiçadas e famosas. A delicadeza com que os contornos foram trabalhados nesse móvel foi inovadora. Ela fica perfeita em lugares com estilo cafés vintage ou simplesmente, em uma cozinha.

Os braços curvados e alongados parecem envolver quem senta, eles são a maior marca dessa cadeira. Contudo, o encosto em formato de triângulo invertido com as pontas ovais não passa despercebido. Feita de madeira laminada contém variedade de espessuras. Há várias opções que combinam com o mobiliário de diversas cozinhas.

Poäng - Designer Noboru Nakamura

A Poang se trata de uma das cadeiras mais famosas do mundo contemporâneo. O designer Noboru Nakamura projetou o modelo nos anos 80 para a empresa IKEA. O design sofisticado, porém, com formas simples, fazem desse móvel uma bela combinação para distintos espaços. Ele se encaixa tanto em escritórios como em uma sala de estar.

Esse assento é composto por lâminas de madeira prensadas e coladas. Contém uma armação arqueada com ótima resistência e inclinação agradável. Noboru Nakamura desenhou a poltrona pensando no conforto que poderia oferecer às pessoas que sofrem com estresse diário. Por isso, é que você tem um pouco de sossego ao sentar nela.

Qual a sua cadeira famosa preferida?

Cadeiras Barcelona brancas

As cadeiras não servem somente para sentar, independentemente de serem famosas ou não. Nelas, muitas pessoas passam horas trabalhando todos os dias. Também são úteis para agradar e bem recepcionar visitas. Da mesma forma, se tornam perfeitas para relaxar quando o cansaço toma conta do corpo.

Os designers mencionados na lista desse texto mostraram claramente com suas inovações que assento é sinônimo de conforto e beleza. Sabendo disso, você já pode começar a ver esse objeto com um novo olhar. Então, você agora provavelmente está sentado, certo? Como é a cadeira que você está?

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos