Como plantar maçã: com sementes, em casa, cuidados, clima e mais!

Como plantar maçã: com sementes, em casa, cuidados, clima e mais!

Sabia que cultivar maçãs é muito mais fácil do que parece? Aprenda neste artigo as principais formas de cultivo, tipos, benefícios e mais informações da maçã!


Descubra como plantar maçã em casa!

Árvores macieiras

As macieiras são árvores incrivelmente fáceis de serem cultivadas e não necessitam de muito espaço como muitos pensam. Há diversas variedades de macieiras com tamanhos e porte diferentes, com tipos que podem ser plantados até mesmo dentro de apartamentos, como a macieira anã.

O cultivo de árvores de maçã é uma atividade incrivelmente recompensadora e gratificante. Além dos benefícios para a saúde devido à excelente qualidade nutricional do fruto, você pode utilizar a fruta para diversas receitas no dia a dia.

Infelizmente, as árvores frutíferas também têm um lado negativo porque apresentam problemas de pragas e doenças, mas com os cuidados certos, sua macieira poderá durar anos, se propagar e crescer de forma muito saudável. Aprenda mais dicas aqui de como plantar a maçã, os cuidados necessários em relação a irrigação, poda, clima, os benefícios nutricionais, os melhores tipos para cultivar no Brasil e muito mais!

Como plantar a maçã

Árvores macieiras

Confira aqui as diversas possibilidades de cultivo com a maçã através da semente, por muda, no vaso ou diretamente no solo, além de dicas e informações relevantes para garantir o crescimento saudável de sua macieira.

Por semente

Uma pergunta comum feita pelas pessoas interessadas no cultivo próprio de macieira é se é possível simplesmente plantar a semente de uma maçã ao invés de comprar uma árvore jovem. Felizmente, é possível cultivar uma macieira a partir de uma semente orgânica, mas a macieira provavelmente produzirá frutos de outro tipo.

Além disso, pode levar de 8 a 10 anos para que uma muda de maçã cresça o suficiente para produzir maçãs, ou seja, não é a opção mais apropriada para quem busca resultados rápidos. No entanto, cultivar uma muda de maçã ainda pode ser uma experiência divertida.

Para isso, sementes de maçã precisam ser expostas a condições frias e úmidas antes de estarem prontas para germinar e crescer, e quando germinarem, estarão prontas para o plantio definitivo.

Por muda

As mudas de macieiras podem ser compradas em lojas de jardinagem ou serem feitas através da germinação das sementes. Para a preparação da muda, você pode semear as sementes na terra ou colocar as sementes na areia umedecida em um recipiente de plástico, mantendo-o na geladeira por 3 a 4 meses.

Em seguida, plante no local desejado, e assim que a muda brotar, certifique-se de mantê-la bem regada e protegida de pragas. A partir daí, a mudas de maçã pode ser transplantada em vasos até que as árvores jovens tenham pelo menos 10 cm de altura.

Quando as mudas de maçã forem transplantadas para o solo, elas começarão o trabalho de crescer e se tornar uma árvore de tamanho real. Uma boa poda pode manter as macieiras menores, mas as maçãs de tamanho normal ainda devem ser plantadas a pelo menos 6 metros de distância.

Como cultivar a maçã em vaso e no solo

Árvores macieiras

Aprenda nesta seção as principais dicas de como cultivar a árvore de maçã em diferentes recipientes, como o vaso ideal e os cuidados necessários em relação ao solo, rega, fertilizantes e muito mais.

Escolha um vaso para maçã

Inicialmente, a macieira não deve ser cultivada em um vaso muito grande, mas sim de 30 cm de profundidade e de 18 a 22 litros. O tamanho do vaso deve ser alterado conforme a expansão das raízes. A preparação da terra para o vaso também é um fato importante.

Coloque um pouco de cascalho ou fragmentos de barro quebrados no fundo do recipiente para facilitar a drenagem antes de plantar a árvore. Não esqueça de sempre manter os nutrientes da terra para a planta durante o período de crescimento, especialmente porque alguns nutrientes saem dos duros durante a drenagem. A água é muito importante ao cultivar macieiras em vasos, pois tendem a secar muito mais rápido.

Clima para maçã

As maçãs geralmente não crescem bem em ambientes extremamente quentes, onde as temperaturas permanecem moderadas a escaldantes na maior parte do ano. Portanto, o plantio deve ser feito no outono ou inverno no Brasil, mas apenas em áreas onde o clima de outono e inverno é geralmente mais ameno e úmido.

Alguns tipos de macieira podem tolerar temperaturas até mesmo negativas, mas é necessário sempre evitar geadas. Em áreas onde o inverno é menos severo, recomenda-se o plantio no início da primavera ou no final do outono. Escolha uma macieira adequada para as temperaturas onde você mora.

As maçãs crescem melhor com uma maior quantidade de sol, já que uma macieira plantada em luz solar parcial não produzirá tantos frutos quanto uma maçã plantada em pleno sol. Lembre-se de manter a sua plantação de maçã protegidas do vento ou brisa predominante. Evite plantar maçãs em um local baixo, onde o ar frio ou a geada podem assentar.

Espaçamento entre as mudas de maçã

Ao planejar o local de plantio de sua macieira, deixe espaço suficiente entre as árvores para que elas espalhem seus galhos, com espaço sobrando também entre as árvores para a poda, o desbaste e para a época de colheita.

O espaçamento depende do tipo de árvore: uma fileira de árvores de tamanho real e já amadurecido deve ser plantada com 15 a 18 pés de distância; as variedades anãs podem estar mais próximas, de 2 a 2,5 metros de distância em uma fileira.

Solo para maçã

As maçãs crescem melhor em solo argiloso bem drenado, embora cresçam em solo mais arenoso ou com um pouco de argila. Além disso, as macieiras crescem melhor em um solo com pH neutro de 6,0 a 7,0.

Você deve fazer um teste de solo se estiver pensando em como cultivar um pomar de macieiras, caso contrário, suas árvores podem não sobreviver. Adicione a terra com o substrato preparado na profundidade de 30-46 cm para que as raízes obtenham o pH na quantidade adequada.

Rega da maçã

A rega da maçã depende do tipo e do estágio de crescimento da macieira. As macieiras jovens precisam de muita água. Elas precisam ser regadas com frequência e ao redor das raízes para evitar fungos. As árvores recém-plantadas devem ser regadas até três vezes por semana, com três baldes grandes de água de cada vez. Isso é cerca de 15 litros de água com o solo argiloso que retém água.

Se você tiver solo arenoso, pode precisar regar com ainda mais frequência. Três ou quatro meses após o plantio de macieiras, você pode começar a regar um pouco menos - talvez uma vez por semana ou mais. Neste ponto, as árvores se acomodaram e se tornaram um pouco mais independentes.

As macieiras mais antigas e bem estabelecidas são muito mais independentes. Eles têm sistemas de raízes enormes que absorvem muita água e nutrientes do solo. Regue as árvores mais velhas apenas durante uma seca ou quando o tempo estiver muito quente e seco.

Fertilizantes para maçã

Os fertilizantes para as macieiras devem ser escolhidos com cautela, pois muitos dos fertilizantes prontos para uso podem danificar irreversivelmente sua árvore e seu solo se não forem personalizados de acordo com suas necessidades específicas de solo. O melhor fertilizante para macieiras é uma cobertura vegetal rica em nutrientes.

Espalhe no solo sobre as raízes de sua macieira uma vez por ano, no início da primavera. Isso fornecerá a nutrição adequada para sua árvore e você não correrá o risco de sofrer danos associados à fertilização excessiva.

Replantar a maçã

Se uma maçã jovem precisa ser movida de um local para outro ou deseja realizar a propagação, esta deve ser transplantada no outono ou no final do inverno, se possível.

Mudas de maçã transplantadas debaixo da árvore-mãe são as mais vulneráveis ao transplante por causa de suas longas raízes principais. Para isso, cave até cerca de uma vez e meia a altura da muda e tente transplantar todo o sistema radicular sem danificar as raízes.

Poda da maçã

Se você está cultivando suas árvores frutíferas organicamente, provavelmente não vai querer usar muitos sprays para proteger suas árvores frutíferas de pragas e doenças. É por isso que a poda é uma ferramenta importante para os produtores orgânicos, usada para manter suas árvores saudáveis ​​e livres de doenças.

Para isso, melhore a circulação do ar dentro dela. Uma boa circulação de ar evita os problemas de pragas e doenças da macieira, porque muitas pragas e a maioria dos esporos de fungos precisam de condições escuras, úmidas e quentes para prosperar.

A poda anual correta garante que todos os galhos da árvore tenham acesso à luz do sol, para que as maçãs em cada galho possam amadurecer e colorir adequadamente, além de construir uma estrutura frutífera forte e robusta para sua árvore. Portanto, em vez de ter uma árvore com centenas de galhos fracos, sua árvore frutífera terá menos galhos mais fortes. E cada um desses ramos será capaz de suportar uma colheita pesada.

Polinização da maçã

A maioria das maçãs precisa do pólen de outra macieira para produzir frutos. Isso é chamado de polinização cruzada. Uma segunda árvore deve ser de uma cultivar diferente, mas também de uma que florescerá ao mesmo tempo. A presença de abelhas será muito importante, pois a má polinização pode reduzir o número de frutos e causar frutos deformados.

Além disso, é possível alugar ou manter colmeias nos pomares para uma polinização efetiva. O uso excessivo de inseticidas de amplo espectro pode reduzir o número de abelhas e de outros agentes polinizadores.

Pragas e doenças da maçã

As maçãs são propensas a insetos e doenças, incluindo larvas da maçã, vermes verdes da fruta e mariposas. Muitos jardineiros que abandonam os pesticidas descobrem que precisam encontrar, no mínimo, um tratamento de pulverização anual aceitável para uma safra decente.

Uma ideia para evitar pesticidas é selecionar variedades de macieiras resistentes a doenças. A maioria das variedades exigem pulverização periódica a cada primavera e verão após o plantio. Você também pode experimentar opções mais naturais, como um óleo anti-inseto, encontrado em lojas de jardinagem.

Pulverize na primavera, quando as macieiras estão no estágio de aglomerado compacto: depois que as folhas se desdobram do cacho de frutificação, mas antes que os botões comecem a ficar rosados.

Sobre a maçã

Maças na árvore

Descubra aqui as principais características da maçã, como efetuar um enxerto corretamente e quando e como as maçãs devem ser colhidas, além dos diversos benefícios gerados pelo consumo da fruta.

Características da maçã

Existem milhares de variedades de maçãs, mas as características básicas das macieiras são as mesmas. As macieiras são decíduas, com folhas alternadas, dentadas e ovais de 2,53 a 6 centímetros de comprimento e 2 a 5 centímetros de largura. As árvores geralmente permanecem um pouco pequenas, entre 1 a 11 metros.

As flores de macieira, talvez a mais bela e perfumada característica da árvore, florescem na primavera e são brancas com uma leve coloração rosa. As maçãs são os frutos da macieira e, quando maduras, estão prontas para serem colhidas no outono. As frutas doces são populares para crescer e comer, o que significa que as macieiras são muito populares ao redor do mundo.

Existem cerca de 30.000 variedades em todo o mundo, mas a maioria dos supermercados vendem uma pequena variedade.

Quando colher as maçãs

As maçãs estão prontas para ser colhidas quando puder ser apanhada com facilidade, nunca devendo ser arrancada dos ramos. Além disso, pode indicar o momento certo de ser colhida quando estiverem com as sementes castanhas. A alta temporada para frutas cultivadas em hortas domésticas ocorre exatamente na transição do auge do verão para o outono.

As maçãs desenvolvidas no verão estão prontas para serem colhidas a partir do início de agosto, enquanto as maçãs do outono estão prontas no final do ano, começando no início de setembro.

Benefícios da maçã

Graças aos produtos químicos vegetais chamados flavonóides, as maçãs podem fazer muito bem ao organismo. Possuem também pectina, uma fibra que se decompõe em seu intestino. Se você tirar a casca da maçã antes de comê-la, não obterá tanta fibra ou flavonóides.

A fibra pode retardar a digestão, fazendo com que você se sinta satisfeito depois de comer e consequentemente ajudar as pessoas que buscam emagrecer ou que buscam combater o refluxo ácido. A fibra de uma maçã também pode ajudar com diarreia e prisão de ventre.

Alguns estudos mostram que os produtos químicos das plantas e a fibra da casca da maçã protegem contra danos aos vasos sanguíneos e ao coração. Eles também podem ajudar a reduzir seu colesterol, câncer e diabetes tipo 2.

Uso do enxerto

Para realizar o enxerto de galhos, será necessário inicialmente deixar apenas um galho central da muda macieira. Ter as ferramentas certas garantirá um maior sucesso com seus enxertos. Abra uma fenda nesse galho principal e enxerte um novo galho (também com um corte na diagonal para encaixar no galho principal).

Para fazer cortes limpos e precisos, você precisará de uma tesoura de poda afiada para remover o rebento (a parte da árvore que você pretende enxertar). Ter também uma faca afiada que possa aparar o enxerto e a raiz é essencial. Junte os galhos com uma fita de enxerto para manter as peças juntas à medida que se unem.

Tipos de maçã

Saiba nesta seção as maçãs mais fáceis de serem cultivadas no Brasil, como a Argentina, a maçã verde, a Fuji, a Ambrosia e a Gala. Veja também as principais características de sabor, porte, textura desses tipos de maçã e muito mais.

Red ou Argentina

Maça argentina

A maçã Red, também conhecida como maçã Argentina possui uma coloração bem avermelhada e é um pouco maior que as outras. Pode ser também chamada de Red Delicious. A maçã Red tem um sabor doce, mas muito suave, lembrando um pouco o melão maduro demais.

A polpa é suculenta e ligeiramente crocante. A casca pode ser bastante dura e muito brilhante. No geral, o Red Delicious pode ser uma maçã refrescante para comer, mas sua principal característica é que quase não tem sabor algum.

Verde

Maça verde

As maçãs verdes são de tamanho médio e a polpa branca da maçã verde é dura, crocante e suculenta. O sabor das maçãs verdes é extremamente ácido, mas muito refrescante. A maçã verde é uma versão menos madura da tradicional maçã vermelha.

A maçã verde possui diversos benefícios nutricionais e é excelente para quem busca uma dieta mais saudável, assim como a maçã vermelha. A maçã verde não é muito popular no Brasil, mas é muito utilizada para sobremesas e preparação de balas sabor maçã.

Fuji

Maça fuji

A maçã Fuji é uma das mais saudáveis, pois é bastante rica em antioxidantes, além de ser considerada a variedade mais vendida no Brasil. As maçãs Fuji são frutas de tamanho moderado, com média de 6 a 8 centímetros de diâmetro e têm formato redondo a ovalado com aparência levemente torta.

A casca semi-grossa é lisa, cerosa, crocante e tem uma base verde-amarelada, coberta com listras rosa-avermelhadas. Abaixo da superfície, a polpa é densa e aquosa. As maçãs Fuji tem baixo teor de ácido, criando um sabor agridoce suave e equilibrado com notas de mel e frutas cítricas.

Ambrosia

Maça ambrosia

A maçã ambrosia é uma maçã muito encontrada nos EUA e no Canadá por ser mais resistente ao frio. A maçã leva esse nome, significando “Comida dos deuses”, pois possuem um doce sabor, além de uma polpa macia e agradável. Elas são facilmente encontradas no Brasil, e são muito consumidas devido sua refrescância e crocância.

Também possuem pouca acidez. A ambrosia é uma maçã que naturalmente não oxida rapidamente após ser fatiada, sendo perfeita para lanches ou saladas.

Gala

Maça gala

A maçã gala é outra variedade muito consumida no Brasil. As maçãs Gala têm casca fina de tonalidade amarelada a laranja com reflexos vermelhos. Sua polpa é densa, crocante e amarela cremosa com uma mistura entre o sabor doce suave e acidez. Devido a essas características marcantes, é muito procurada mundialmente.

As maçãs Galas tendem a ser bastante compridas. Além disso, oferecem muitos antioxidantes que promovem a saúde ao longo de seus estágios de amadurecimento. Estudos em humanos e animais sugerem que elas podem proteger a saúde do coração.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar das maçãs

Neste artigo apresentamos dicas de como plantar e cuidar de maçãs, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

A maçã gosta de ser cultivada em clima frio!

Árvore macieira

A única coisa melhor do que comer uma boa maçã é cultivar sua própria árvore, pois cultivar macieiras pode ser uma tarefa muito divertida e gratificante. As macieiras são uma excelente opção para embelezar o ambiente, gerando belas flores na primavera e uma deliciosa colheita de frutas comestíveis.

O resultado pode ser demorado, sendo necessário também tomar os devidos cuidados com a luz, temperatura, fertilização do solo e ter em mente as melhores formas para o controle de pragas. No entanto, seguindo as recomendações e sabendo escolher a variedade correta, é possível ter belas árvores de maçã até mesmo dentro de casa.

Aproveite nossas dicas para cultivar a sua macieira e desfrute de todos os benefícios da maçã!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos