Flores para jardim que florescem o ano todo: conheça as principais espécies!

Flores para jardim que florescem o ano todo: conheça as principais espécies!

Se você quer ter um jardim colorido o ano todo, confira este artigo e saiba quais espécies você pode cultivar para ter flores em todas as estações


Como ter flores que florescem o ano todo

Jardim com flores

Se procura por flores que tenham um bom desenvolvimento, são fáceis de plantar e ainda florescem o ano todo ou duram por bastante tempo, você as encontrará neste artigo. Entenda primeiro as principais características e as que melhor atendem as necessidades do seu jardim ou do ambiente que gostaria de colocar a flor. E isso tudo, independentemente da época do ano em que se encontra.

Flores como a peônia, a lavanda, a aster, são plantas que tem florescimento no ano todo. Além disso, são fáceis de encontrar suas mudas e sementes. Veja a seguir como você pode plantar essas e outras flores no conforto da sua casa.

Espécies de flores que florescem o ano todo

Nos próximos tópicos você irá conhecer as principais espécies de plantas que florescem o ano todo, veja suas principais caraterísticas e dicas de cultivo. Confira.

Rudbeckia

Flores Rudbeckias

Rudbeckias são algumas das plantas mais robustas e atraentes que existem. São plantas simples que requerem pouco mais do que solo normal e pleno sol. O pólen e o néctar dessas plantas sustentam muitos polinizadores diferentes e insetos benéficos. Elas são plantas com flores perenes que são resistentes.

Como muitas plantas, elas possuem vários nomes comuns, entre eles: Susana-dos-olhos-pretos, Margarida-Gloriosa e Olho-de-boi-amarelo. Eles são membros da família Asteraceae e são nativos de florestas úmidas e pradarias secas na América do Norte.

Amsonia

Flores Amsonia

Com uma sazonalidade bem marcada, considere o cultivo de plantas de Amsonia. A flor é nativa da América do Norte e tem uma longa temporada de florescimento. Ela surge na primavera com folhagem esguia que forma um monte arredondado e organizado. No início do verão, cachos soltos, flores azuis em forma de estrela cobrem a planta, dando origem ao nome comum de estrela azul.

Depois que as flores murcham, a planta continua a ter uma boa aparência no jardim e no outono a folhagem torna-se amarelo-ouro brilhante. As plantas da estrela azul Amsonia ficam em confortáveis ao longo dos riachos da floresta ou em jardins de casas de campo, e também se dão bem em canteiros e bordas. Amsonia também é um complemento ideal para esquemas de jardins azuis.

Baptisia

Flores Baptisia

Se você está procurando uma planta perene, marcante, que precisa de cuidados mínimos para produzir bons resultados, a planta que você procura para o seu jardim é a Baptisia. Também conhecida como falso índigo, as flores já foram usadas pelos nativos americanos e pelos primeiros colonizadores europeus como corante antes que o verdadeiro índigo se tornasse disponível.

As plantas Baptisia precisam de muito sol e, uma vez estabelecidas, são extremamente tolerantes à seca. Nenhuma poda é necessária, embora alguns jardineiros prefiram remover as vagens de sementes escuras como parte de seu regime de cuidados com as plantas Baptisia. Outros gostam da aparência dos frutos escuros e os deixam como contraste no jardim.

Astrantia

Flores Astrantia

Astrantia (Astrantia major) é um tipo de flor, também conhecida como masterwort, que é bonita e incomum. Esta planta perene que adora sombra não é comum na maioria dos jardins, mas deveria ser, uma vez que não precisa de poda, floresce com constância e não exige outros maiores cuidados. Ela prefere ser plantada em sombra parcial a sombra total.

Astrantia cresce melhor em solo úmido com bastante material orgânico. Esta planta não gosta de solo seco, a sua necessidade principal é ser regada com frequência durante os períodos de seca, caso contrário, ela morrerá. Deve ser fertilizada uma ou duas vezes por ano para um melhor crescimento.

Sedum

Flores Sedum

Existem poucas plantas mais tolerantes ao sol e ao solo impróprio do que as plantas Sedum. Cultivar Sedum é fácil, tão fácil que até o jardineiro mais novato pode se destacar nisso. Com um grande número de variedades para escolher, você encontrará uma que certamente funcionará para o seu jardim. As plantas Sedum precisam de pouca atenção ou cuidado.

Elas se desenvolvem em condições em que muitas outras plantas não conseguem. São ideais para a parte do seu quintal que recebe muito sol ou pouca água para cultivar qualquer outra coisa. Um nome comum para Sedum é stonecrop, devido ao fato de muitos jardineiros brincarem que só as pedras precisam de menos cuidados e vivem mais.

Hemerocallis

Flores Hemerocallis

O Hemerocallis, significa "beleza por um dia" porque a maioria das flores tende a florescer pela manhã e morrer ao anoitecer. Mas, embora as flores individuais desabrochem apenas no decorrer de um dia, os vários botões que se formam nos caules (conhecidos como escapos) significam que elas podem abrir em dias sucessivos, levando a uma exposição contínua de cores.

Os lírios preferem sol pleno (seis ou mais horas por dia) e solo úmido e bem drenado para prosperar. Emendar o solo com composto antes de plantar. Prefira plantar essa flor no outono ou início da primavera, quando as temperaturas ainda são baixas.

Digitalis

Flores Digitalis

A Digitalis, também conhecida como Foxglove, é uma planta bienal (aquela que demora 24 meses para florescer), o que significa que elas formam uma roseta e saem no primeiro ano, florescem no segundo ano e depois morrem. Assim, elas semeiam facilmente, então plante-as dois anos consecutivos. Além disso, novas variedades perenes da Digitalis foram desenvolvidas para florescer no primeiro ano.

A Digitalis prefere solo úmido e bem drenado com alto teor de matéria orgânica e cresce melhor em pleno sol com sombra clara à tarde. Se você não tiver solo rico, adicione composto e cubra bem a área. Defina plantas de contêiner maiores na primavera ou no outono.

Sálvia-comum

Flores Sálvia-comum

A Sálvia-comum é um arbusto perene e aromático, bastante lenhoso, da família das hortelã (Lamiaceae), nativo das margens do norte do Mediterrâneo. Seus nomes comuns incluem sábio culinário, sábio de jardim comum ou sábio de jardim. A palavra "sábio" passou a significar "sábio" ou "uma pessoa sábia ou erudita". Seu nome científico, Salvia, significa "estar com boa saúde", "salvar" ou "salvação".

Produz brácteas rosadas que lembram flores e são excelentes cortadas ou secas, mas não tem uso à base de ervas. Deixe as plantas crescerem sem ser colhidas no primeiro ano, para que possam se estabelecer. A sálvia fica muito bem crescendo em contêineres. Se quiser experimentar o cultivo de sálvia culinária em ambientes fechados, você precisará fornecer luz forte e direta.

Flor-de-cone

Flor-de-cone

Echinacea, comumente chamada de “flor-de-cone” por suas inflorescências em forma de cone cobertas por uma cúpula espinhosa de sementes, crescem bem na horta doméstica, quando as condições certas são fornecidas. Elas são fontes importantes de néctar para borboletas e muitos pássaros. Além disso, você pode apreciar as flores lindas, bem como a vida selvagem colorida que elas atraem.

Plante as mudas na primavera ou no outono, em solo bem drenado, totalmente ao sol. A equinácea também é fácil de crescer a partir da semente, mas requer um período frio e úmido - chamado de estratificação - para germinar. A maioria das plantas florescerá durante o segundo ano - um dos motivos pelos quais é vantajoso começar com os transplantes de mudas do que com sementes.

Lavanda

Flor de Lavanda

Lavanda é uma erva com muitos usos culinários, também é um acréscimo impressionante às bordas e jardins perenes, proporcionando grandes variações de cor do início do verão ao outono. Com sua folhagem verde prateada, espigas de flores verticais e forma compacta semelhante a um arbusto, a lavanda é ideal para criar sebes informais. Você também pode colher para arranjos florais perfumados, sachês e potpourri.

A planta durará vários anos nas condições certas. Por causa de sua origem mediterrânea, a lavanda adora sol escaldante e solo seco. Se sua lavanda não prosperar, é mais provável que seja devido ao excesso de água, muita sombra e altos níveis de umidade. Cultivar lavanda é fácil e ela pode ser cultivada em canteiros de jardim ou em vasos tranquilamente, é uma planta de baixa manutenção.

Helleborus

Flores Helleborus

As flores de Helleborus são uma visão bem-vinda quando florescem no final do inverno ao início da primavera. Diferentes variedades da planta oferecem uma gama de cores de flores, do branco ao preto. As flores são curvilíneas, costumam ser perfumadas e duradouras. Além de flores lindas e incomuns, elas têm uma folhagem verde atraente que é esteticamente agradável na paisagem.

Uma vez estabelecido, o cuidado é mínimo. Todas as partes da planta são venenosas, portanto, tome cuidado e mantenha crianças e animais de estimação afastados.

Aster

Flores de Aster

As flores de Aster adicionam cor à paisagem de outono ao mesmo tempo que oferecem beleza e dão pouco trabalho. A planta tem crescimento, geralmente, no final do verão e no outono, mas o Aster alpino oferece flores na primavera. Suas florada é anual. Aprender a cultivar Aster é fácil e gratificante quando as flores em forma de estrela desabrocham na paisagem.

A planta precisa de pouca manutenção. O cuidado pode incluir mudá-las de lugar, caso aparentem estar morrendo e para mais flores, ocasionalmente, inclui o controle do oídio. Esta doença é mais facilmente prevenida pelo outono ou primavera.

Peônia

Flores Peônia

As plantas de peônia oferecem flores grandes, fofas e perfumadas em uma ampla variedade de cores, formas e tamanhos. Esses arbustos perenes e resistentes têm uma história de popularidade como planta de jardim. A peônia é escandalosamente bela com as flores mais vistosas, de folhagem verde exuberante. Plante peônias no outono para estabelecer um bom sistema de raízes.

Em seguida, desfrute de flores de tirar o fôlego da primavera ao verão. As peônias são perenes que voltam todos os anos. Na verdade, as plantas podem viver mais do que você - sabe-se que algumas delas prosperam por pelo menos 100 anos.

Nepeta

Flores Nepeta

Nepeta é uma erva aromática que é comumente cultivada no jardim. Produz cachos de flores azul-lavanda em meio a montes de folhagem verde-acinzentadas. Esta planta de fácil cultivo tem uma história interessante no que diz respeito às suas várias utilizações na paisagem. Por exemplo, acredita-se que a erva tenha sido cultivada pela primeira vez na cidade romana de Nepeti, onde era usada como chá de ervas e repelente de insetos.

Essas plantas são boas para plantio em massa ou borda e são adequadas perto de vegetais como um dissuasor de insetos. Ela pode ser cultivado ao sol ou sombra parcial com solo médio e bem drenado. Além disso, essas plantas são tolerantes ao calor e à seca, tornando-os excelentes plantas para áreas de jardim seco. A floração dura quase cinco meses, normalmente de junho a outubro.

Penstemon

Flores Penstemon

Os Penstemons se dão melhor em solos bem drenados e ligeiramente alcalinos e até crescem em solos que são compostos principalmente de areia ou cascalho. Eles são extremamente sensíveis a solos mal drenados e à umidade do inverno. Plante-os em canteiros elevados ou áreas inclinadas, isso os ajudará a sobreviver em condições de chuva. A flor tem cinco pétalas em tons de lavanda, salmão, rosa, vermelho e branco.

Os caules são triangulares e as folhas são dispostas opostas com tons verdes acinzentados. Existem várias espécies diferentes. Se trata de uma planta perene facilmente encontrada, que também pode crescer anualmente em regiões frias ou excessivamente quentes.

Monarda

Flores Monarda

A monarda é nativa da América do Norte, prosperando em áreas florestais. Também conhecida pelo nome "bálsamo de abelha" é muito atraente para abelhas, borboletas e beija-flores. A flor tem forma aberta, semelhante a uma margarida, com pétalas tubulares em tons de vermelho, rosa, roxo e branco. As plantas são perenes, voltando ano após ano para adicionar cores alegres ao seu jardim.

Esta espécie prefere solo úmido e rico e um local ensolarado. Além disso, elas toleram sombra. Portanto, plante-a em qualquer local protegido do sol. Colha as flores com frequência para estimular a produção de novos brotos.

Tradescantia

Flores Tradescantia

Nativas dos climas tropicais do México, América do Sul e Caribe, algumas plantas de Tradescantia são consideradas ervas daninhas nocivas. São apreciadas como plantas de jardim, e outras, como Tradescantia zebrina, são cultivadas principalmente como plantas de interior, com seus padrões ousados e folhagem colorida.

As variedades de plantas de casa produzem flores com três pétalas, embora não sejam particularmente vistosas nessas espécies. As flores são brancas, roxas ou rosa - dependendo da espécie e variedade - e florescem regularmente.

Armeria maritima

Flores Armeria maritima

Armeria maritima é uma planta herbácea perene, pertencente à família Plumbaginaceae. Nativa de áreas costeiras temperadas e montanhas no hemisfério norte, principalmente no norte da Europa, também pode ser encontrada na América do Norte. As flores tem várias subespécies geográficas que diferem principalmente na estrutura do pólen e na morfologia da flor.

É uma planta perenifólia compacta, de baixo crescimento, que produz cachos de pequenas flores. Ela cresce melhor em solo bem drenado. Portanto, é tolerante à seca. Por fim, se tiver um ambiente adequado a pleno sol para crescer, pode sobreviver por vários anos com manutenção mínima.

Pulmonária

Flores Pulmonária

Pulmonária ou Lungwort recebe esse nome pelo fato de que os herbalistas de muito tempo atrás pensavam que as folhas da planta pareciam um pulmões e, portanto, tratariam doenças pulmonares. Os supostos efeitos medicinais da planta há muito tempo foram refutados, mas o nome permaneceu.

Essas plantas são cultivadas por suas folhas interessantes, que são verdes com manchas brancas aleatórias. Frequentemente, as flores começam com uma cor antes de eventualmente desbotarem para outra cor com o envelhecimento da flor.

Astilbe

Flores Astilbe

As flores de astilbe podem ser reconhecidas por suas plumas altas e fofas que se elevam acima da folhagem com babados semelhante a uma samambaia no jardim sombreado. Essas flores são atraentes e ótimas companhias para outras plantas tolerantes à sombra, como hosta e heléboros, com folhagens contrastantes e flores coordenadas. Além disso, precisam de solo e umidade corretos para florescer.

Astilbes prefere solo rico e orgânico. O material orgânico, como o composto, enriquece o solo e adiciona drenagem. Assim, a floração de cores vivas ilumina as zonas mais sombrias do seu jardim.

Thymus vulgaris

Flores Thymus vulgaris

O Thymus vulgaris ou tomilho é uma erva maravilhosa com um sabor agradável e pungente de trevo.
É uma planta perene e resistente de baixo crescimento. O tomilho é uma erva perfumada com folhas pequenas e caules finos e lenhosos. É uma espécie que possui mais de cinquenta variedades com diferentes fragrâncias e sabores.

Originária da região mediterrânea, esta erva é resistente à seca, por isso não tem grandes necessidades de irrigação. Por fim, o melhor momento para colher é logo antes de florescer, quando o teor de óleo essencial nas folhas está no auge.

Dianthus

Flores Dianthus

Os Dianthus são admirados por suas flores com perfume de cravo. Esta planta de baixa manutenção floresce em quase todas as cores, do branco ao quase preto. As plantas têm uma variedade de formas e tamanhos, desde coberturas baixas que formam um tapete até variedades verticais de 90cm de altura.

Seus usos no jardim são quase infinitos, desde exibições de bordas e jardins ornamentais à contêineres e jardins de corte. As plantas Dianthus atraem borboletas e beija-flores, bem como insetos polinizadores.

Heuchera

Planta Heuchera

Heucheras são plantas que adoram sombra, nativas das florestas da América do Norte. Cultivadas por causa de sua folhagem, suas folhas vêm em uma grande variedade de cores, desde vermelho, roxo, verde vivo e até prata, e elas também apresentam flores atraentes no verão. Heucheras são excelentes plantas de cobertura do solo.

Plante-as em solo úmido, mas bem drenado, ou em um composto à base de argila. Verifique regularmente as Heucheras cultivadas em vasos para ver se há larvas do gorgulho da videira, pois são particularmente suscetíveis à esta praga.

Camomila-romana

Flores de Camomila-romana

A camomila romana (Chamaemelum nobile) é verdadeira camomila. Também é conhecida como camomila russa e camomila inglesa. É uma cobertura rasteira que cresce como uma esteira. Possui pequenas margaridas como flores com centros amarelos e pétalas brancas. As folhas são emplumadas. É uma espécie perene.

Plante camomila na primavera a partir de sementes ou plantas. A planta cresce melhor em condições frias e deve ser plantada parcialmente à sombra, mas também crescerá em pleno sol. O solo deve estar seco.

Crisântemo

Flores de Crisântemo

Os crisântemos florescem em uma incrível variedade de cores. As formas das flores também podem variar, desde reflexas, simples ou pompom e muito mais. De floração precoce, podem ser plantadas em bordaduras ornamentais e florescerão do final do verão ao outono. Os crisântemos de floração tardia florescem no inverno e são cultivados como plantas caseiras.

Para obter um crisântemo perene, escolha variedades de jardim resistentes que podem ser deixadas no solo durante todo o ano.

Tenha uma destas lindas flores para decorar sua casa o ano todo!

Jardim com flores

De baixa manutenção e cores lindas, não falta opção de flores que atendam as suas necessidades. Escolha a flor que melhor se adapta ao que você pode oferecer e não ocupe tanto o seu tempo em ter que procurar compostos, fertilizantes e mais produtos para manter sua planta. Além disso, flores como Camomila, Dianthus, Pulmonárias e etc. são tolerantes à seca, clima que predomina no Brasil.

Portanto, se gostaria de deixar a sua casa florida o ano todo, observe o ciclo de flores (desenvolvimento, florescimento e período de vida) para encher a sua casa de beleza.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Palavras-chave relacionadas


Espécies Flores

Artigos relacionados


Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Você sabia que a tumbérgia tem formato de trombeta? Descubra neste artigo demais curiosidades, espécies e como cultivá-la!


Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Sabia que o Filodendro é uma planta venenosa? Veja neste artigo, oito espécies, dicas de cuidados e curiosidades, desta planta que possui folhagens exuberantes!


Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Você sabia que a flor da quaresmeira é símbolo do amor incondicional? Conheça neste artigo, dicas de cuidados e características dessa espécie nativa do Brasil!


Tipos de jasmim: descubra espécies da cor branca e muito mais!

Tipos de jasmim: descubra espécies da cor branca e muito mais!

Você sabia que o jasmim branco possui diversos tipos? Descubra neste artigo os principais tipos, curiosidades e dicas de cuidado dessa linda planta!


Como plantar couve-flor: em vaso, solo, variedade e muito mais!

Como plantar couve-flor: em vaso, solo, variedade e muito mais!

Você sabia que é possível plantar couve-flor em casa? Leia esse artigo para saber como plantar, seus principais cuidados e os tipos de couve-flor!


Últimos posts


Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2021!


Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Veja aqui os melhores binóculos de 2021, como escolher o mais adequado para você, principais marcas, vantagens e desvantagens e mais curiosidades.


Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!