Margaridas amarelas: seu significado, como cuidar e muito mais!

Margaridas amarelas: seu significado, como cuidar e muito mais!

Pensando em cultivar margaridas amarelas? Descubra neste artigo como cuidar, características, curiosidades e como utilizar esta encantadora flor.


Já pensou em decorar a casa com as margaridas amarelas?

Lindas margaridas amarelas no jardim de uma casa antiga.

As margaridas amarelas são nativas de áreas rochosas da África do Sul e uma das flores silvestres mais populares para cultivar dentro de casa ou em seu jardim. Elas tendem a cobrir os campos abertos, muitas vezes surpreendendo com sua beleza amarelo-dourada.

Além disso, elas podem ser anuais, bienais ou perenes de curta duração. As alturas de muitas margaridas pode variar entre 0,5 cm e 2 m. Caso não tenha tanto espaço, variedades anãs estão disponíveis.

Qualquer que seja a situação da paisagem ou ambiente que deseje plantar, a maioria das áreas pode se beneficiar das belíssimas flores, que começam no final da primavera e duram durante todo o verão.

Sua folhagem densa e atraente, com flores brilhantes e sua natureza de floração livre fizeram desta planta, popular. A flor é extremamente vendida na Europa, Japão e América, bem como em sua terra natal (África do Sul), onde é vendida em centros de jardinagem e supermercados.

Informações básicas das margaridas amarelas

Lindas flores margaridas amarelas no jardim.


Nome científicoEuryops chrysanthemoides e Euryops pectinatus
Outros nomesCoreopsis lanceolata
OrigemÀfrica do sul
PorteMédio
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoO ano todo, principalmente no verão
ClimaSubtropical


Este arbusto Sul-africano possui folhagem verde exuberante e flores grandes e brilhantes de margaridas amarelas até no outono e no inverno. Pode ser podado bastante ou de vez em quando, mas eventualmente precisará ser substituída quando estiver desgastada. É fácil fazer esta planta crescer a partir de uma muda ou de uma das muitas mudas que ela produz. Dê preferência ao clima mais quente para plantá-la.

Como cuidar das margaridas amarelas

Homem cuidando das margaridas amarelas do jardim.

Veja a seguir, como cuidar da sua margarida amarela e como plantá-la em sua casa ou em seu jardim da forma correta.

Luminosidade para margaridas amarelas

Antes de tudo, escolha um solo bem drenada, mas úmido, em pleno sol para o cultivo de margaridas. Elas precisam da luz do sol, plena, para se desenvolverem bem e continuar florescendo. É uma planta que não se incomoda com uma exposição extensa. Se o local tiver sombra, ela será tolerante. No entanto, você terá menos flores.

Se você pretende cultivar essas plantas internamente, deve colocá-las em um cômodo que receba muita luz solar direta. É melhor manter a temperatura dentro de sua casa bem baixa. Quando a temperatura externa começar a ficar mais quente, você deve abrir as janelas para estimular uma boa circulação de ar.

Melhor solo para margaridas amarelas

Um solo rico e bem drenado que tenha um pH de 5 a 5,5 atenderá bem esta planta. Adicione um pouco de areia ao solo para ajudar na drenagem. É altamente recomendável que você também use um pouco de composto para evitar raízes alagadas. O composto também fornecerá à planta muitos dos nutrientes de que ela precisa para se desenvolver.

Plante no seu jardim como uma espécie de arbusto em grupos de três ou cinco. Use-o para formar uma sebe baixa informal, por exemplo: em torno de um edifício onde você não deseja obscurecer as janelas.

Como também, ao longo de um caminho, na entrada de automóveis, terminar uma borda de arbusto, ou até mesmo plantá-lo como parte do plano de fundo para uma borda herbácea. Por fim, não exigem muitos cuidados, basta estar exposta ao sol.

Quando regar as margaridas amarelas

É necessário regar regularmente a margarida antes que ela se estabeleça totalmente. Depois disso, ainda requer cerca de um centímetro de água a cada semana. Essas plantas são capazes de resistir a altas temperaturas e condições de seca por longos períodos. Lembre-se também que elas não gostam de um solo encharcado.

A planta fica dormente nessas condições mais quentes para garantir sua sobrevivência a longo prazo. É importante evitar regar demais esta planta, pois isso causará o apodrecimento das raízes. Se você não tem certeza se deve ou não regar sua planta, sinta a camada superior do solo, se o solo estiver completamente seco, ele precisa de água.

Temperatura e umidade ideais para margaridas amarelas

As margaridas se dão particularmente bem em áreas quentes e muito ensolaradas. A natureza resiliente desta planta significa que ela pode suportar temperaturas de até 40 graus. Na verdade, essas plantas tendem a se desenvolver em temperaturas bastante baixas.

Uma certa quantidade de calor ainda é necessária para fazê-los crescer até a maturidade e mantê-los prosperando. Já quanto a umidade, elas gostam de solo úmido. No entanto, se o tempo estiver muito seco, se planeje para deixar o solo mais úmido com algumas regas a mais do que o previsto.

Quando adubar as margaridas amarelas

O adubo para essas plantas é importante entre os meses de setembro e outubro, porque é uma temporada de bom desenvolvimento da planta, não é muito quente e nem muito fio. Assim, aplique 20 g de NPK 4-14-8 direto no solo. Lembre-se de deixar uma distância de 10 cm em relação ao caule da planta.

Como plantar as margaridas amarelas com sementes

As margaridas amarelas começam a se desenvolver facilmente a partir da semente. Comece a plantação dentro de casa, em apartamentos, de preferência, antes do inverno. Plante em vasos 45-61cm de diâmetro e profundidade. Uma vez que sua margarida se estabeleceu, ela não precisará de manutenção constante.

Já se o plantio for em canteiros, abra espaços de 15 cm e preencha-os com uma mistura de terra do local e dois litros de composto orgânico. Deixe um espaçamento de 30 cm. Por fim, é só acomodar as sementes e aguardar.

Como cuidar das margaridas amarelas no inverno

As margaridas amarelas são bem resistentes. Entretanto, em casos de geadas, elas devem ser protegidas. A rega deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, mas, deve-se tomar cuidado para não encharcar o solo.

Para proteger a planta, borrife óleo de Neem em toda a planta a cada sete dias. Se a planta estiver dentro de casa, revesta os vasos para que a friagem não prejudique as raízes. Proporcione um bom isolamento térmico, envolva o vaso com algumas camadas de jornal.

Doenças e pestes comuns nas margaridas amarelas

Você não terá que se preocupar com sua margarida desenvolvendo muitas doenças diferentes. No entanto, pode ser danificado devido ao bolor cinzento que começa a se formar em extrema umidade.

Normalmente, você pode evitar esse problema por completo, mantendo uma boa circulação de ar. Certas pragas, como pulgões e mosca branca, também podem causar grandes danos a essas plantas.

O sabonete inseticida certo pode fazer maravilhas quando se trata de manter essas pragas afastadas ou de se livrar delas. É importante que você verifique regularmente se há pragas nessas plantas. Quanto mais cedo você identificá-los, mais fácil será controlar o problema sem muitos problemas.

Como fazer mudas das margaridas amarelas

Ao replantar margaridas amarelas, é importante que você seja delicado. Geralmente, depois que se planta as sementes, em 7 dias você terá sua muda. Assim, com delicadeza, pegue a muda e gentilmente retire-a de seu recipiente atual antes de transferi-la para um outro.

Plante na primavera, mantendo uma boa oferta de água até a planta conseguir se restabelecer. Você também, precisará se certificar de encher o novo recipiente com solo fresco e bem drenado. Tome outros cuidados como: regar a planta e colocá-la em algum lugar que receba luz solar diretamente.

Características e curiosidades das margaridas amarelas

Mãos de um indivíduo segurando uma margarida amarela.

Saiba a seguir, algumas características importantes das margaridas amarelas. Assim como também, algumas curiosidades interessantes sobre esta espécie de flor. Confira!

Significado espiritual das margaridas amarelas

Margaridas simbolizam inocência e pureza. Isso vem de uma antiga lenda celta. De acordo com a lenda, sempre que um bebê morria, Deus espalhava margaridas sobre a terra para alegrar os pais. Na mitologia nórdica, a margarida é a flor sagrada de Freya. A Freya é a deusa do amor, da beleza e da fertilidade e como tal, a margarida veio simbolizar o parto, a maternidade e novos começos.

Às vezes, as margaridas são dadas para felicitar as novas mães. A margarida e seu significado, também inspirou autores e poetas renomados ao longo da história. O Shakespeare usou uma corrente de margaridas em Hamlet para representar a inocência de Ofélia. E Wordsworth também elogiou a margarida em seu popular poema "To The Daisy".

Características físicas das margaridas amarelas

As margaridas amarelas são um arbusto compacto de folha perene, densamente ramificado e podem alcançar até 2 metros de altura. As flores com 30-40 mm de diâmetro com 15-30 florzinhas de raios amarelos brilhantes e florzinhas de disco amarelo dourado profundo, que são carregadas bem acima das folhas em caules finos e rígidos de 100-150 mm de comprimento.

Numerosas sementes pequenas, estriadas e pretas são produzidas após a floração. Elas têm a forma de um fuso com extremidades cegas. Além disso, são flores que não morrem facilmente, florescem o ano todo e adoram o sol.

Margaridas amarelas e a medicina

As partes que crescem acima do solo são usadas para fazer chá medicinal. As pessoas tomam chá de margaridas para tosse, bronquite, distúrbios do fígado e rins e inchaço (inflamação). Eles também o usam como um agente de secagem (adstringente) e como um "purificador do sangue".

Na medicina popular irlandesa, a planta era usada para todos os tipos de condições, incluindo escrófula, tuberculose, pleurisia, tosse, resfriados, dores de cabeça, queimaduras, olhos fracos, problemas de estômago e fígado e vários problemas de pele, como frieiras a micoses.

Diferença de margarida e crisântemo

As diferenças entre a margarida e o crisântemo começam desde algum tempo associados ao dia 1 de Novembro (dia de Finados). O crisântemo é a flor mais utilizada nos cemitérios para a ornamentação das sepulturas e por isso, sofrem resistência para serem utilizadas em outras datas.

Enquanto isso, as margaridas são famosas pela beleza dos campos que compõem e assim, foram conotadas como flores para se dar de presente. E por fim, esta é a diferença entre as duas plantas: a conotação que ganham.

No entanto, sabe-se que os crisântemos são plantas de dias curtos e por isso é que são vendidas no dia dos finados, porque naturalmente têm flores em Novembro. Já as margaridas florescem durante o ano todo.

Uso das margaridas amarelas

Chá de ervas com margarida amarela na mesa de madeira.

Descubra a seguir, as principais informações sobre como utilizar as margaridas amarelas, tais como: fazer um lindo buquê para presentear alguém especial, decorar a casa com as flores em um belo vaso, além de tomar um delicioso chá super benéfico a saúde.

Vasos de margaridas amarelas

Os vasos de margaridas são extremamente bonitos e têm o poder de deixar o ambiente mais alegre e mais solar. Com vasos mais vintages, na sua sua sala de jantar, sala de estar ou no quarto, deixam os ambientes mais leves e divertidos, remetendo ao campo. Aposte em diferentes tipos de vasos, a depender da sua decoração, essas flores darão o charme que falta no seu ambiente.

Entretanto, as margaridas são flores que no vaso precisam de um cuidado extra na rega. Regue todos os dias, corte cerca de 3/4 de polegada da ponta do caule da margarida para permitir que absorva melhor a água.

Buquê de margaridas amarelas

Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas e ainda hoje simboliza a juventude, o amor inocente e a sensibilidade. Por isso, ao dar uma flor para alguém, significa oferecer amor leal, verdadeiro e íntegro.

É como uma promessa de amor para a vida toda. No entanto, se for dar um buquê é um pouco diferente. Há uma lenda, que não se sabe da onde surgiu que conta um significado diferente.

O buquê tem como premissa a reflexão (bem-me-quer ou mal-me-quer?) e neste caso, presentear uma pessoa com um buquê de margaridas pode querer dizer que você não está certo de corresponder ao amor esperado pela outra pessoa ou que você não está sendo correspondido por essa pessoal. É quase como pedir uma confirmação do amor.

Chá de margarida

As pessoas tomam chá de margaridas para inflamações e doenças do sistemas respiratório. Assim como também é utilizado como adstringente. Algumas pessoas tomam margaridas de forma homeopática para prevenir problemas durante o parto, dor, irritação e pequenos sangramentos.

O chá de margarida é muito refrescante e tem um sabor sutil de limão. Adicione 2 colheres de chá de margaridas frescas a 1 xícara de água fervida. Faça a infusão por 10 minutos. Coe as ervas e beba o líquido.

Cuide de suas margaridas amarelas com estas dicas!

Jardim repleto de margaridas amarelas, vista durante o dia.

As margaridas amarelas são uma planta linda que precisa de luz solar total todos os dias para realmente se desenvolver e se manter saudável. Embora seja possível cultivá-lo em sombra parcial, você não deve esperar uma floração completa. Uma vez estabelecida, esta planta só precisa de cerca de 2,5 cm de água por semana. Esta planta se dá bem em regiões que são quentes, mas não extremamente quentes.

É incrivelmente robusto e resiste muito bem a baixas temperaturas. Use solo bem drenado e com pH em torno de 5 para obter os melhores resultados. Assim, ela floresce desde os primeiros meses do verão. As flores amarelas que esta planta produz são brilhantes e podem transformar um jardim monótono em um espaço ao ar livre muito mais convidativo.

Certifique-se de cortar qualquer folha que esteja tostada ou murcha assim que você notar. Pragas como pulgões podem ser um problema, mas o inseticida certo geralmente pode eliminá-los com eficácia.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Procura algo que realce seus traços e garante aquele brilho lindo na pele? Confira neste artigo os melhores iluminadores e como encontrar o perfeito para você!


As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Você está em busca de relaxamento ao ar livre? A resposta está nas espreguiçadeiras. Conheça neste artigo os principais modelos do mercado e dicas de compra!


As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

Buscando a poltrona para leitura perfeita? Confira neste artigo as dez melhores poltronas para leitura, como escolher a mais confortável, preços e onde comprar!


Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Procura por um cabelo dos sonhos com muito brilho, força e maciez? Então veja neste artigo os melhores shampoos sem sal do mercado e dicas para comprar o ideal!


Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Em busca do melhor fixador para o cabelo? Confira neste artigo as principais opções do mercado e dicas infalíveis para escolher o melhor produto.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Limpeza Produtos de cozinha Ar e ventilação Cabelo Higiene e saúde