Portulacaria afra: saiba como cuidar dessa maravilhosa suculenta!

Portulacaria afra: saiba como cuidar dessa maravilhosa suculenta!

Já ouviu falar no Arbusto elefante? Descubra a seguir como cuidar dessa pequena suculenta em sua casa, características e curiosidades sobre ela!


Conheça a Portulacaria afra e descubra dicas de cultivo!

Suculenta Portulacaria Afra

A Portulacaria afra ou Arbusto de elefante é uma suculenta com folhas carnudas e brilhantes que crescem como um arbusto. Elas são bem resistentes. Plantas de casa, prosperam em luz forte em uma sala quente e livre de correntes de ar. Algumas regras sobre como cuidar irão ajudá-lo a cultivar um espécime de interesse que pode ser uma planta autônoma ou parte de um jardim suculento complexo.

Assim, se procura por uma suculenta adorável e exótica para o seu jardim interior ou exterior, a sul-africana Portulacaria Afra é uma ótima escolha. Por que? Ela se adapta a quase todos os tipos de ambiente e absorve dióxido de carbono, limpando o ar com muito mais eficiência do que outras plantas.

Informações básicas da Portulacaria afra

Suculenta Portulacaria Afra


Nome científicoPortulacaria afra
Outros nomes Arbusto de elefante
OrigemSul da África
PortePequeno
Ciclo de vida Perene
FloraçãoAnual
ClimaTropical, Subtropical.


A planta Arbusto elefante pode atingir de 2 a 6 metros de altura. No interior da casa, é muito mais provável que tenha apenas alguns pés (cerca de 1 metro) de altura. O arbusto tem caules grossos, suculentos e castanhos, com pequenas folhas verdes tenras que se assemelham a uma diminuta planta de jade. O interior da casa é um excelente local para cultivar essas plantas.

Como cuidar da Portulacaria afra

Pessoa cuidando de suculentas

Descubra a seguir como cuidar desta pequena suculenta no conforto da sua casa e o que você precisa fazer para que ela se desenvolve bem. Confira!

Iluminação ideal para a Portulacaria afra

Se estiver cuidando da planta dentro de casa, forneça a luz mais brilhante possível. Uma janela voltada para a luz do sol funcionará melhor. Você pode precisar mover a muda algumas vezes até encontrar o local certo. Idealmente, a planta precisa de pelo menos 5-6 horas de luz. Atente-se pois a Portulacaria afra tem melhor desempenho em áreas que recebem bastante luz solar.

A suculenta pode tolerar sol parcial e pleno sol, mas prefere luz solar filtrada brilhante. Além disso, tenha cautela com a exposição solar ou as folhas ficarão queimadas. Procure proteger a planta caso faça um calor de 40 graus na sua região.

Temperatura ideal para Portulacaria afra

A planta pode sobreviver a temperaturas abaixo de - 3 graus durante o inverno. Portanto, você também pode cultivá-la nas regiões frias. Mas você precisa colocá-lo dentro de casa para maior proteção. A planta pode resistir a altas temperaturas de até 45 graus no verão quente.

No entanto, o ideal e o que esta planta precisa são de temperaturas moderadas para crescer e prosperar.

Rega da Portulacaria afra

Por pertencer à família das suculentas, o arbusto de elefante tem necessidades de água semelhantes. A planta gosta de ser regada quando o vaso está completamente seco. Então, se você não tem certeza se o pote está seco ou não, pode verificar por dois métodos, um é mergulhar o dedo no solo e conferir a umidade e o outro é pegar o pote e verificar seu peso, se estiver pesado significa que há um pouco de água.

A primeira coisa ao regar o arbusto de elefante é ter em mente que você precisa regá-lo com moderação, não com o método de inundação. Certifique-se de que a água atinja o fundo do vaso e coloque-a de frente para a luz do sol. Esta planta tem folhas finas que permitem o armazenamento de água.

Solo ideal para Portulacaria afra

Essas suculentas precisam de solo bem drenado e de um vaso sem esmalte que ajudará a evaporar o excesso de umidade. A melhor mistura para esse tipo de planta é solo de cacto ou solo para vasos cortado pela metade com areia, vermiculita ou pedra-pomes.

A luz solar excessivamente brilhante pode carbonizar as folhas e fazer com que caiam. Certifique-se de que o recipiente escolhido possua orifícios de drenagem amplos. As suculentas do arbusto de elefante funcionam bem com plantas que requerem poucos cuidados e estão em situação semelhante.

Adubos e substratos para Portulacaria afra

Se você plantou o Portulacaria em um solo que contém todos os nutrientes, isso é muito bom, mas se você acha que deve fornecer nutrientes de fora também, então você pode utilizar os adubos. Usar mensalmente na primavera e no verão o fertilizante líquido NPK 10-10-10, sempre a metade da dose recomendada pelo fabricante.

Usar um substrato para suculentas e cactos cuja textura é especialmente formulada para garantir uma boa drenagem, também é válido. Outras dicas são: regar moderadamente, deixar o substrato secar entre as regas e diminui-las no inverno.

Manutenção da Portulacaria afra

O cuidado da Portulacaria é semelhante ao das outras plantas suculentas. Se plantada ao ar livre em climas quentes, cave 3 polegadas (8 cm) de areia ou material arenoso para fornecer solo bem drenado. Fique atento a pragas como mosca-branca, ácaros-aranha e cochonilhas. O erro mais comum cometido em plantas suculentas é com a rega. Elas são tolerantes à seca, mas requerem irrigação de abril a outubro.

No inverno, as plantas ficam dormentes e você pode suspender a rega. A Portulacaria afra cultivada no interior da casa não deve ter os pés sempre molhados. Certifique-se de que o substrato esteja bem drenado e não deixe um prato com água embaixo do recipiente. Fertilize no final do inverno até o início da primavera com um fertilizante para plantas de interior diluído pela metade.

Vasos para plantar e replantar Portulacaria afra

As suculentas podem ser plantadas em qualquer tipo de vaso como o de barro, plástico, cerâmica e até mesmo de vidro, todos eles funcionarão super bem. Mas atente-se pois esses vasos devem ter furos embaixo para a água escorrer, isto é, ser drenada. Dessa forma, você terá as condições ideais para essa planta se desenvolver bem.

E como o arbusto elefante cresce muito rápido, mais do que o tamanho do vaso, o replante é recomendado. A melhor época para replantar é na primavera. Primeiro, você precisa preparar um vaso maior para replantar e depois tirar uma planta do seu vaso e colocá-la no outro com cuidado, é necessário fornecer água após o envasamento para que suas raízes se ajustem ao novo solo.

É necessário podar a Portulacaria afra?

A planta Portulacaria afra deve ser podada uma vez por ano. Caso contrário, ela crescerá e se tornará um arbusto suspenso, já que cresce muito rápido. Portanto, para controlar a propagação desta planta e manter sua beleza, você deve podá-la. A poda deve ser feita com cuidado. Certifique-se de que está apenas cortando ramos terminais.

Pode a planta durante o verão, após a floração. Use objetos pontiagudos para cortar os galhos, folhas e flores da planta. Após a poda, regue e deixe-a em sombra parcial.

Pragas e doenças comuns da Portulacaria afra

A planta Portulacaria pode enfrentar alguns problemas comuns que são também são enfrentados por outras plantas suculentas. Isso inclui ataques de insetos, como ácaros, percevejos e formigas. Além disso, alguns problemas relacionados ao cuidado, como excesso de água, submersão e apodrecimento da raiz. As doenças mais comuns são causadas por pragas e fungos.

Existem métodos separados para tratar esses problemas. Para insetos, você pode tentar lavar e usar inseticidas, e para pragas, você pode usar pesticidas. Para o fungo, recomenda-se o uso de fungicidas. Enquanto isso, os problemas relacionados aos cuidados só podem ser resolvidos cuidando adequadamente de sua planta. Você terá que fornecer luz, rega e fertilização adequada.

Propagação da Portulacaria afra

Como a maioria das suculentas, o arbusto de elefante é fácil de reproduzir a partir de estacas. Faça cortes na primavera ou no verão para obter melhores resultados. Deixe o corte secar e endurecer por alguns dias e, em seguida, plante-o em solo úmido e arenoso em um pequeno vaso. Coloque a estaca em uma área moderadamente iluminada onde as temperaturas sejam de pelo menos de 18 graus.

Mantenha o solo levemente úmido e em algumas semanas a muda enraizará e você terá uma nova suculenta de arbusto de elefante para compartilhar com um amigo ou adicionar à sua coleção.

Como fazer mudas da Portulacaria afra

A forma mais rápida de fazer uma muda da Portulacaria afra é através do método de estaquia. O método consiste em plantar pequenas estacas (pedaços da planta), raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, se desenvolvem e dão vida para a nova muda.

Com um instrumento afiado e esterilizado, preferencialmente no fogo, pode-se cortar pedaços do caule e deixá-los em um local sombreado por alguns dias até que o corte seja cicatrizado.

Conheça o ciclo de vida da Portulacaria afra

Além desta desta planta se propagar facilmente, ela também estimula a biodiversidade, permitindo que outras plantas cresçam e vivam em seu minibioma. O melhor disso tudo, é o longo ciclo de vida desta suculenta, que pode viver sem nenhum problema até 200 anos.

Se você está procurando uma planta versátil que pode ser transformada em uma cerca viva e que vive por anos, essa é a planta ideal.

Curiosidades da Portulacaria afra

Suculenta Portulacaria Afra

Descubra a seguir algumas curiosidades da Portulacaria Afra como sua variação de cor, se é venenosa ou não, como é vista em outras culturas e seu uso culinário.

O que o Feng Shui diz sobre essa espécie?

De acordo com o Feng Shui, essas plantas são recomendadas para harmonizar as casas, trazerem prosperidade e nos beneficiar com uma infinidade de atributos positivos, além de terem o poder de transformar o ambiente. A Portulacaria está relacionada com alegria e é um símbolo de boa sorte. Além disso, ela ativa as boas finanças.

Na sua casa, você pode colocá-las nas escrivaninhas ou mesas do escritório para dar sorte à sua carreira. É uma boa opção de presente para um amigo também, já que traz prosperidade.

A Portulacaria afra possui variação de cor?

A variação de cor desta planta acontece porque parte dos tecidos de cor verde não produz clorofila e adquire a cor branca ou amarelada em matizes variados. Já na superfície das folhas pequenas e redondas o verde é predominante, enquanto o caule é avermelhado e as flores são cor de rosa e tem formato de estrela. Ainda que, em algumas espécies pode haver variação na coloração das pétalas.

A Portulacaria afra é venenosa?

A Portulacaria afra não é tóxica e é segura para humanos, bem como de crianças pequenas! É uma planta segura até para cozinhar e é realmente utilizada na cozinha como um elemento comestível. No entanto, não é uma planta segura para cães e gatos.

Os animais podem sofrer após ingerir algumas folhas da planta, que podem incluir vômitos, movimentos descoordenados e transtornos estomacais.

Uso culinário na África Austral

Na África Austral, ela pode ser encontrada como ingrediente de um gin artesanal (bebida alcóolica), ou usada em sabão, ou mesmo usada em alimentos. Além disso, é comum ser adicionada a saladas, sopas e ensopados para adicionar um sabor amargo muito apreciado pela culinária local.

Locais em que costuma crescer no país de origem

Na África do sul, é uma das planta encontrada em todos os lugares do país. Assim, ela é mais encontrada em encostas rochosas quentes, matagais, savanas e vales de rios secos nas partes orientais da África do Sul. Em cidades e países vizinhos, é encontrada do Cabo Oriental para o norte em KwaZulu-Natal, Suazilândia, Mpumalanga e na província de Limpopo, bem como em Moçambique.

Segundo a uma tradição ancestral, a portulacaria afra é uma planta que dá fortuna e abundância a quem a possui, porque na casa onde cresce nunca falta dinheiro. Assim, este arbusto, em alguns países do continente africano, é mais conhecido pelo nome vulgar de árvore da abundância e não tanto pelo nome Portulacaria.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da Portulacaria afra

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da Portulacaria afra, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Portulacaria afra: traga ainda mais beleza para o seu ambiente!

Suculenta Portulacaria Afra

A suculenta Portulacaria Afra ou Arbusto de Elefante é bastante surpreendente e o seu cultivo tem muitas vantagens. Se você encontrar o lugar ideal para ela em seu jardim, esta suculenta versátil terá um processo de crescimento rápido com o mínimo de esforço de sua parte. A sua forma de crescimento em cascata é bastante semelhante a um arbusto e muito usada como planta ornamental para decoração.

Além disso, ela tem folhas carnudas, as quais, os elefantes africanos gostam de comer. Por isso, ela é chamada de Arbusto de Elefante ou Comida de Elefante. Ademais, é uma planta que cresce como um arbusto e se espalha rapidamente. Como se trata de uma suculenta, elas gostam do ambiente quente e pleno sol no inverno, mas durante o verão suas folhas podem murchar se forem expostas.

Esta planta, que tem sua origem no sul do continente africano, é uma escolha extremamente bonita para uma planta de interior por causa de suas folhas pequenas e bonitas. Espera-se que ela cresça até seis metros se for cultivada ao ar livre, enquanto em ambientes internos as plantas não crescerão tanto. Por isso, a Portucalaria afra é uma excelente candidata para cultivo dentro ou fora de casa.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos