Suculenta orelha de Shrek: como cuidar, propagação e mais!

Suculenta orelha de Shrek: como cuidar, propagação e mais!

Você sabia que a suculenta Orelha de Shrek é considerada um símbolo de riqueza? Veja outras curiosidades da planta, como cuidar dela e suas características.


Suculenta com orelha de Shrek

Uma suculenta orelha de Shrek no jardim

Você já deve ter percebido que as suculentas vêm ganhando espaço no coração e nas casas dos amantes de jardinagem. Estas que possuem diferentes formatos, tamanhos, cores, com espinhos ou não, habitam vasos os quais decoram jardins externos, mesas de centro e de trabalho e convivem muito bem com outros vegetais.

Além disso, há quem faça coleções e dê de presente para amigos e familiares, pois diante de sua diversidade é impossível não agradar a todos os gostos. A suculenta que falaremos neste artigo leva em um dos seus nomes a lembrança de um personagem muito querido pelas crianças e adultos: a planta Orelha de Shrek.

Esse vegetal de folhas inusitadas e chamativas se destaca dentre as demais primeiro pela sua aparência, em que as folhas em questão recordam as orelhas do simpático ogro do desenho animado. E o segundo ponto, por serem de fácil cultivo e não demandar muitos cuidados. Para saber mais sobre essa suculenta, acompanhe as informações a seguir.

Informações básicas da Suculenta orelha de Shrek

Crassula ovata gollum bem de perto em um fundo preto


Nome CientíficoCrassula ovata gollum
Outros nomesDedo de ETs, Jade trombeta, Árvore de Jade e Árvore do dinheiro

Origem

África do Sul
Porte80 centímetros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoEm todas as estações do ano
ClimaTropical, Subtropical, Equatorial e Mediterrâneo

A suculenta Orelha de Shrek é uma planta arbustiva pertencente à família Crassulaceae. Originária da África do Sul, é muito popular no Brasil por se desenvolver muito bem em regiões tropicais e de clima quente no geral. Trata-se de um vegetal ereto, perene e muito ramificado. É de pequeno porte mas pode chegar aos 80 centímetros de altura se receber os devidos cuidados.

À medida que ela vai crescendo e seus ramos vão ganhando comprimento, nascem deles folhas tubulares e com ventosas nas pontas. Essa planta predominantemente verde são comumente plantadas em vasos, e em certos períodos aparecem flores brancas ou rosas que possuem o formato de estrelas.

Como cuidar da suculenta orelha de Shrek

Ferramentas de jardinagem

Assim como qualquer planta, antes de decidir se você irá cultivar a suculenta Orelha de Shrek é preciso saber quais são os devidos cuidados que você precisa ter para que ela se desenvolva de maneira saudável. Para isso, continue lendo o artigo.

Iluminação ideal para suculenta orelha de Shrek

Essa suculenta é uma dentre as outras que apreciam muito a luz solar. A Crassula gollum, muito resistente à luminosidade, é indicada que seja disposta em locais de sol pleno, como em varandas e janelas ou na sombra parcial, próximo de outras plantas ou dentro de casa.

Um fato interessante de se observar, é que quando a suculenta Orelha de Shrek fica exposta ao sol por muito tempo surge no contorno do topo de suas folhas uma mancha avermelhada, a qual dá um detalhe especial e chamativo para a planta.

Os melhores lugares da casa para deixar a suculenta orelha de Shrek

Por ser uma planta de porte pequeno, a suculenta pode combinar com diversos tipos de ambientes, o que vale é utilizar a imaginação. Caso você deseje decorar a parte externa da casa, elas podem ser cultivadas em vasos, floreiras de madeira, jardineira ou em jardins com pedras.

A decoração interna da casa não é muito diferente, basta você adaptar as formas de cultivo dadas acima com o intuito de harmonizar com o ambiente. Então, caso você queria adornar uma mesa de centro, basta transpor a planta para um vaso e podá-la como um bonsai.

Temperatura ideal para suculenta orelha de Shrek

Para os habitantes de países tropicais e de clima quente como Brasil, a temperatura ideal para o cultivo da suculenta não é um grande problema. Sua temperatura ideal varia de 14°a 30°C e ela necessita permanecer o mínimo de 3 horas por dia em pleno sol.

No entanto, atenção se você mora em regiões de temperaturas baixas ou amenas, a suculenta Orelha de Shrek não tolera geadas. Por outro lado, não exagere caso a temperatura ultrapasse do ideal visto que as plantas podem correr o risco de desidratar e morrer.

Rega da suculenta orelha de Shrek

A suculenta Árvore de Jade é uma planta que necessita de muita água. Caso o seu cultivo for no vaso, no verão é preciso regá-la cerca de 3 vezes na semana, e no inverno uma vez a cada 10 dias. Mas fique atento à quantidade de água que você está dando, pois as suas raízes não podem encharcar pelo excesso e muito menos as folhas enrugam pela falta. Por isso, faça um teste: sinta a textura do substrato da planta, caso esteja seco é porque está na hora de regá-la.

Solo ideal para suculenta orelha de Shrek

De maneira geral, a suculenta Orelha de Shrek se adapta em diversos tipos de solo. Porém, ela tem uma preferência a substratos úmidos e arenosos e de pH neutro. Para produzir esse solo é necessário usar partes iguais de terra vegetal e areia grossa, pois assim haverá a manutenção da umidade em simultâneo com uma boa drenagem.

É indicado que a suculenta seja plantada em vasos de tamanho médio e que haja furos no fundo para que a água escoe. No processo do cultivo, coloque no seu fundo uma manta e pedrinhas de brita, visto que eles ajudarão na drenagem da planta.

Adubos e substratos para suculenta orelha de Shrek

O substrato ideal da suculenta Crassula ovata é muito simples: basta renovar os nutrientes e sais minerais com a mesma mistura da terra que a plantamos. Mas você pode comprar substratos prontos em lojas de jardinagem.

Caso você queira inovar durante a adubação da planta, você pode fazer uma mistura caseira de casca de arroz carbonizada, areia grossa e terra vegetal. Basta colocá-la temporariamente por cima da terra e regá-la, mas depois de alguns dias é preciso trocá-la por terra vegetal.

Manutenção e poda da suculenta orelha de Shrek

O manuseio da suculenta Orelha de Shrek pede muito cuidado. Pelas suas folhas delicadas e frágeis, muitas delas podem se desprender do caule caso não sejam tratadas com cuidado. Mas não se preocupe muito com as podas visto que elas só são necessárias para eliminar folhas e ramos secos.

Portanto, para realizar a poda basta retirá-las com uma tesoura pequena e esterilizada. Caso você queira transformar a suculenta em pequeno bonsai, retire alguns ramos deixando o tronco à vista. Se ocorrer de algumas folhas ainda saudáveis se soltarem, basta deixá-las em um local seco e ventilado e depois plantá-las na terra, e com sorte novas mudas irão aparecer.

Vasos para plantar suculenta orelha de Shrek

Para plantar a árvore de Jade é possível utilizar vasos de plástico, barro ou cerâmica. Mas muitos cultivadores dessa planta afirmam que é indicado plantá-las em vasos plásticos por dois motivos: são neles que as plantas são vendidas pelos produtores e não é indicado fazer transplantes desnecessários e também, pois facilitam a aferição do peso.

Mesmo sendo um vaso de confecção simples, é possível aperfeiçoá-lo ao colocar dentro de cachepots decorativos, pendurá-los em artes de macramê e entre outros. Dessa maneira, podemos concluir que no vaso de plástico o cultivo se dá de maneira mais prática e flexível.

Pragas e doenças da suculenta orelha de Shrek

Uma das vantagens da planta Orelha de Shrek é que ela normalmente não sofre de doenças, mas como as outras suculentas, porém podem atrair alguns invasores. Mas isso não quer dizer que você não deve ficar atento às supostas irregularidades que surgirem em sua aparência.

Como diz o ditado "é melhor prevenir do que remediar", vamos te contar algumas das pragas mais comuns das suculentas: o pulgão, os fungos e a cochonilha. Para eliminá-las você pode realizar uma receita caseira de algodão ensopado em uma mistura de água e álcool (ou vinagre) em partes iguais. Ao ser aplicada semanalmente, ela poderá ajudar a retirar os invasores do caule.

Replantação da suculenta orelha de Shrek

O replantio das suculentas em um modo geral é muito simples, mas requer delicadeza ao manuseá-la. Para realizar o transplante é necessário dispor de um vaso de sua preferência, cacos de telha de barro, a mistura de terra que ensinamos anteriormente e misturar um pouco do substrato com ela.

Basta forrar o fundo do vaso com os pedaços de telha de barro, colocar a terra e em seguida, a muda da suculenta que é nada menos que uma de suas folhas. Depois, coloque mais terra a fim de cobrir as raízes, assente bem ao seu redor e regue-a.

Propagação da suculenta orelha de Shrek

A propagação da planta é dada de maneira fácil e prática. Assim como outras suculentas, as folhas saudáveis da Orelha de Shrek são as chamadas mudas da planta, bastando apenas plantá-las na terra como ensinamos anteriormente. Porém, esse processo leva paciência pois ainda no primeiro ano de cultivo a muda cresce apenas dois dedos de altura.

No caso da planta já estar bem desenvolvida, você pode usar os ramos que já estiverem cedendo pelo próprio peso. Esse processo é bem mais rápido do que o anterior, o qual o desenvolvimento da planta se dá de maneira bem tranquila.

Floração da suculenta orelha de Shrek

Uma outra vantagem em plantar a suculenta Orelha de Shrek é que ela floresce desde o fim do outono até o princípio do inverno. Portanto, a floração ocorre quando a planta está exposta à luz solar e por isso ela é uma suculenta que vai bem dentro de casas e apartamentos.

Devido a alterações genéticas, a suculenta possui duas florações diferentes: uma delas justifica o seu nome, caracterizada por terem folhas cilíndricas que lembram as orelhas do famoso ogro dos desenhos. E a outra possui as folhas mais achatadas que lembram pequenas espátulas.

Sobre a suculenta orelha de Shrek

A suculenta orelha de Shrek bem de perto

Como foi visto até agora, tanto o processo do cultivo dessa suculenta como o cuidado com o seu manejo não demandam um conhecimento muito aprofundado sobre jardinagem. Continue lendo o nosso artigo para se informar sobre as curiosidades mais interessantes dessa planta excepcional.

Características da suculenta orelha de Shrek

As plantas suculentas Orelha de Shrek são muito conhecidas por obterem uma variedade de formas que lembram algumas características de personagens de ficção. A partir de mutações genéticas, essa suculenta pode apresentar folhas de dois aspectos diferentes: achatadas ou cilíndricas.

Em ambas, as folhas crescem desordenadamente, em todas as direções e a partir de todas os vértices da planta. De aspecto ovalado e achatado, suas folhas possuem um tom verde intenso e brilhante e por isso o vegetal possui um outro apelido: planta jade. Elas são dispostas nos ramos que organizam ao longo de um caule espesso e de aparência lenhosa.

Crassula ovata 'Hobbit'

Podemos dizer que essa suculenta pertence ao mundo mágico dos personagens de ficção. A planta Orelha de Shrek também recebe um outro nome de um personagem "monstro" da literatura: o Gollum, figura da famosa trilogia "O Senhor dos Anéis".

Igualmente ao querido ogro das telas da Disney, as folhas da suculenta em questão se assemelham com os traços grotescos do Hobbit, uma espécie de criatura alta, de pele envelhecida e grande orelhas redondas que nos filmes fazia barulhos estranhos com a garganta ao engolir.

Origem da suculenta orelha de Shrek

A suculenta Orelha de Shrek é uma planta nativa da África do Sul, mas também é encontrada no país de Moçambique. Em algumas culturas, a planta que recebe os nomes de Planta jade, dedos de ET e entre outros é considerado um talismã que atrai riquezas e dinheiro.

Pelo fato do Brasil e outros países da América do Sul compartilharem do clima tropical e possuírem solos muitos diversos em sua composição, provavelmente a suculenta Orelha de Shrek foi trazida de um de seus países de origem durante o período colonial e aqui ficaram, conquistando o coração dos apaixonados por jardinagem.

Sobre a flor da suculenta orelha de Shrek

As flores da suculenta Orelha de Shrek possuem inflorescências terminais e definidas, ou seja, quando a haste da planta tem na extremidade uma ou mais flores. Estas, por sua vez, são pequenas e em formato de estrela, podem ter tons de branco ou rosa e além disso, estames de coloração rosa.

Suas flores que surgem no final do outono e início de inverno quando se agrupam ficam com um aspecto arredondado como as Hortênsias. Podemos dizer que há uma contraposição muito interessante quando a inflorescência e as folhas tubulares dividem o espaço, de um lado uma delicadeza angelical e de outro a beleza exótica.

Suculenta orelha de Shrek na decoração

O mais indicado para o cultivo da suculenta é ser plantada em vasos, principalmente os de plástico. Mas com a quantidade de adereços que temos hoje em dia para adornar os vasos, como cachepots, macramé e até mesmo as artes feitas com tinta, o material o qual o vaso é feito não é um problema.

Como a suculenta adora receber luz direta, você deve analisar em quais partes da casa é possível dispô-la. Se você tiver um espaço na sua mesa de trabalho, na sacada, ou até mesmo no seu jardim, não hesite em decorá-los com a Orelha de Shrek, que dará um toque especial ao ambiente.

Crescimento da suculenta orelha de Shrek

Assim como outras espécies de suculentas, o processo de crescimento da Orelha de Shrek é bem lento. Muitos dos cultivadores dessa planta dizem que as mudas advindas de suas folhas crescem 2 dedos depois de 1 ano da cultura. No que diz respeito ao seu tamanho médio, essa suculenta pode chegar aos 80 centímetros de altura e 60 centímetros de largura, mas isso dependendo do tipo da poda realizada.

A suculenta orelha de Shrek é frágil

Um fato que deve estar muito atento no momento de manuseio da planta é a fragilidade de suas folhas. Diferentemente do que a sua aparência transmite, com as suas folhas de aparência um tanto grotesca e robusta, essas formas tubulares são muito sensíveis ao toque.

Por isso, no momento de poda, transposição ou de mudança de lugar do vaso, é preciso tomar cuidado para não esbarrar nas suas folhas, pois tenha a certeza que elas vão se soltar do ramo. Caso isso aconteça não se desespere, como já ensinamos anteriormente é possível transformar essas folhas saudáveis em mudas.

Tóxica para animais

As suculentas são plantas que ganharam uma certa popularidade ao longo dos anos. Muitas delas decoram a parte interna e externa de casas e estabelecimentos, estando muitas vezes acessíveis aos animais de estimação do local. Mas um fato sobre elas que não é muito difundido é que algumas delas são tóxicas.

E o caso da suculenta Orelha de Shrek (e suas outras variações) não é diferente. Esta possui uma substância que pode provocar alguns sintomas graves como vômito, letargia, descoordenação e baixa frequência cardíaca. Dessa maneira, procure sempre tirar suas eventuais folhas que caírem no chão, tirando o risco do contato de animais domésticos com elas.

Sobre as pontas avermelhadas da suculenta orelha de Shrek

A suculenta Orelha de Shrek diferentemente do que parece não é apenas uma planta monocromática. E não estamos dizendo sobre as suas flores brancas ou rosas em formato de estrela, e sim sobre as pontas avermelhadas de suas folhas que aparecem em um passe de mágica.

E essa mágica se refere à quantidade de luz solar que essa suculenta recebe. Caso ela passe um grande período recebendo iluminação natural, as pontas arredondadas de suas folhas chegam a ficar vermelhas, um fato que dá um toque especial na planta.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da suculenta orelha de Shrek

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da suculenta orelha de Shrek, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive um personagem: a suculenta orelha de Shrek!

Vários vasos com a suculenta orelha de Shrek

Em resumo, a suculenta Orelha de Shrek é uma exótica no quesito de comparação de sua aparência em relação às outras: ela não possui espinhos, mas sim folhas de formas tubulares diferenciadas; parecem ser monocromáticas, mas quando você menos espera suas pontas estão avermelhadas por causa da incidência solar e entre muitas outras características.

Ademais, esses vegetais são sinônimo de praticidade: se adaptam muito bem em locais quentes e iluminados, requerem solos de fácil preparo, pedem regas regulares na maior parte do tempo, não contraem doenças e são muito versáteis na decoração. Contudo, o único pedido que ela demanda é sermos delicados no seu manuseio, visto que suas folhas são muito delicadas e fáceis de serem destacadas dos ramos.

Diante de tantas vantagens para se obter uma Orelha de Shrek, lembre-se que de acordo com certas culturas essa planta é considerada um amuleto de atração de riquezas, então se você é supersticioso agarre essa oportunidade! Não se esqueça das dicas oferecidas neste artigo e boa sorte.

Autor deste artigo

Estudante de Letras, redatora e revisora freelancer. Amante assídua dos livros, da escrita e de um bom café pra acompanhar.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos