Lustres para sala de jantar: pendentes, coloridos, clássicos e muito mais!

Lustres para sala de jantar: pendentes, coloridos, clássicos e muito mais!

Procurando lustres para sua sala de jantar? Neste artigo, confira quais são os principais tipos e dicas para escolher e combinar com a decoração.


Pensando em colocar um lustre na sala de jantar? Saiba mais sobre eles!

Sala de jantar com lindo lustre e vista da piscina.

A sala de jantar é onde geralmente a família e convidados se reúnem para conversar e saborear uma boa refeição. Tanto no dia-a-dia quanto em momentos especiais como Dias das Mães, Natal, aniversários e também para se distrair com jogos de tabuleiros.
Colocar uma luminária pendente nesse espaço gera um ar acolhedor e elegante.

Os lustres, além de dar mais vida ao local, também melhoram a iluminação. São peças que superaram as mudanças de várias épocas. Atualmente, eles estão disponíveis em várias cores e tamanhos. Você consegue encontrar modelos fabricados com cristais, vidros, plásticos, ouro, prata e diversos materiais.

Os designs para você selecionar também são inúmeros. Há versões clássicas, coloridas, espelhadas, transparentes, com formatos exclusivos, spots de luz, com formas geométricas e muito mais. Então, neste artigo será falado sobre alguns tipos de lustres e como você pode escolher o melhor para sua sala de jantar, confira!

Os tipos de lustres para sala de jantar

Existem muitas variações de lustres para sala de jantar com diferentes formas geométricas e design. Portanto, é melhor você decidir qual tipo deseja antes de adquirir algum modelo. Então, abaixo está uma lista de ótimas opções de lustres indicados para iluminar as mesas de jantar. Confira!

Lustres dourados

Lustre dourado em fundo escuro.

Lustres dourados levam uma imagem de elegância à sala de jantar. Ao mesmo tempo, deixam o espaço com um ar leve, calmo e brilhante. Assim, criam a sensação de tranquilidade e requinte que o ambiente necessita, para que o momento das refeições seja extremamente agradável.

Eles harmonizam bem com móveis e objetos em cor creme, branco e bege. No entanto, ganham destaque, sobretudo com a coloração marrom e achocolatada. Os lustres dourados são confeccionados atualmente em conjunto com diversos materiais. É possível encontrar peças de ouro, com cristais, de metal, entre outros.

Lustres pendentes

Duas lâmpadas pendentes.

As luminárias pendentes ou suspensas, também apelidadas de “lustres pendentes” possuem um design diferenciado. O foco da luz muitas vezes está direcionado a um ponto específico. Assim, em uma sala de jantar elas aumentam a iluminação normalmente que ressalta o centro da mesa.

Com grande versatilidade harmonizam com decorações de estilo moderno. Desde ambientes mais descontraídos aos mais requintados. São de várias cores e, em geral, apresentam o formato em símbolos geométricos. É possível encontrar luminárias pendentes de plástico, metal, vidro entre outros materiais.

Lustres clássicos

Lustres de estilo clássico de luxo vintage com luz brilhante.

Bastante usados em palácios desde a Idade Média, lustres clássicos apenas devem ser instalados na sala de jantar se você quiser uma única coisa: Luxo! Geralmente, são compostos por diversos cristais e pequenas lâmpadas em formato de vela. Eles trazem uma excelente iluminação ao espaço.

O brilho é a maior característica deles e reluzem com tudo o que os cercam. Combinados com espelhos valorizam as dimensões de uma sala de jantar. Você pode escolher entre lustres feitos de prata, latão ou bronze. A coloração que predomina é branca, muitas vezes, conciliada com dourado.

Lustres coloridos

Decoração de iluminação com cristais coloridos.

Lustres coloridos na sala de jantar trazem descontração para o recinto. Acima da mesa, geram uma percepção alegre do que está ao redor. Colocar uma tigela, alguns vasos e alguns quadros nas paredes com cores deixam a decoração divertida e favorecem a sensação de leveza. É um utensílio de iluminação que cria um ambiente caloroso.

Esse modelo é perfeito para quem gosta de receber amigos em casa, porém com pouco ou praticamente nenhuma formalidade. Embora a maioria seja composta por variados tipos de luminárias pendentes, existem opções em formato de lustre clássico também. Então, facilmente você encontrará um modelo que atenda seu gosto.

Lustres espelhados

Lustre dourado e espelhado com luz pontual no teto laranja.

Com reflexo leve ou totalmente brilhante, os lustres espelhados roubam a atenção de qualquer pessoa em uma sala de jantar. Simplesmente, não podem ser coadjuvantes na decoração. Portanto, apenas dê preferência por esse modelo caso tenha a intenção de impressionar. Afinal, não há nada mais lindo para colocar acima da mesa de jantar.

Além das formas dos lustres clássicos, também há designs com contornos geométricos e cascata de cristais. Harmonizam perfeitamente com estilos requintados tanto modernos como clássicos. Apesar do nome, o material de confecção normalmente é de cristal ou vidro. Portanto, são mais delicados que as outras opções feitas de luminárias.

Lustres com design diferenciado

Lustre com design diferenciado em um fundo branco.

Para os criativos as opções de lustres com design diferenciado são amplas. Os estilos atendem vários gostos, têm lâmpadas em formato de palito, esferas ou curvas únicas, sobreposições de cores inusitadas, a lista é imensa. O charme desses modelos está em surpreender o olhar de quem admira cada detalhe.

Além disso, a decoração da sala de jantar não deve apenas ser cenário para esse tipo de lustre. O ideal consiste em unir a tonalidade e características de paredes, móveis e/ou objetos para agregar um estilo criativo ao recinto. Desse modo, as pessoas se sentiram mais entusiasmadas no horário das refeições.

Lustres pretos

Lustres vintage pretos pendurados.

Preto é uma cor forte que impõe energia, por não ser muito comum lustres nessa cor em uma sala de jantar se tornam um destaque. Móveis e objetos com coloração branca suavizam bem o impacto do preto, porém com um contraste positivo. Quando na forma de luminária suspensa agregam modernidade ao lugar.

Com design clássico, os lustres pretos permanecem com aparência sofisticada, mas enfraquecem a ideia de tradicionalismo. Acrescentar esse tipo de modelo à decoração da sua casa permitirá que um clima de sobriedade tome conta das refeições. Além de incorporar a imagem de inovação ao espaço.

Lustres transparentes

Lustre elegante de alta tecnologia feito de bolas de acrílico transparentes.

A transparência equilibra com tudo, evidentemente, fica impecável em lustres para sala de jantar. No entanto, o design do modelo influenciará no estilo da decoração. A maioria deles segue o padrão clássico e tornam o ambiente mais luxuoso com uma impressionante beleza.

Apesar desse aspecto, no mercado atual estão disponíveis também diferentes luminárias pendentes transparentes. Muitas delas são discretas e contrastam apenas levemente com o recinto. Dessa maneira, quando combinadas com paredes e móveis brancos fornecem a impressão de tranquilidade e paz.

Lustre com formato único

Lustre dourado de cristal elegante.

Assim como os lustres de design exclusivo, você encontra modelos que o contorno foge totalmente dos moldes convencionais. Contudo, um lustre com formato único possui cores sóbrias e apenas os contornos é que diferenciam as peças. As alternativas mais populares são os aramados.

Diversas luminárias pendentes de metal retorcido formam quadrados, pentágonos e curvas, em torno de lâmpadas. Fora isso, ainda estão à venda modelos na forma de borboletas, palitos, galhos, folhas, cascatas e diversos outros mais. Então, cabe a você avaliar qual se ajusta melhor ao estilo da sua sala de jantar.

Spots

Iluminação vintage com três Spots.

Spots de luz correspondem a uma ou um grupo de lâmpadas enfileiradas que dirigem a iluminação a um determinado ponto. Na sala de jantar destacam-se os atributos da decoração da mesa. Com o direcionamento do foco de luz para o centro do móvel, assim nas refeições todos os alimentos que estão à disposição ficam em evidência.

Os lustres que contém esse formato beneficiam inúmeros estilos e deixam o lugar moderno. Feitos geralmente de metal e na cor preta ou branca, cada vez mais ganham notoriedade e popularidade. Eles são perfeitos para estimular um bom momento em família e com os amigos.

Lustres com formas geométricas

Lustre futurista com formato geométrico e iluminação branca.

Atualmente, as luminárias pendentes surpreendem com o formato geométrico que conseguem alcançar. Lustres com esse design parecem maravilhosas esculturas projetadas para descontrair o espaço onde ficam. Existem relevos em forma de simples quadrados e círculos até a sobreposição de retângulos e hexágonos.

Geralmente produzem um contraste com a decoração local positivamente. Os modelos podem ser de aramados, de duas ou três dimensões e outros realces. Preto, branco e dourado são cores que costumam sobressair nas peças. Do mesmo jeito, harmonizam com ambientes que possuem essas colorações.

Como escolher o melhor lustre para sua sala de jantar

Mulher na loja escolhendo um lustre.

Depois de descobrir a beleza que existe nos lustres para sala de jantar. Provavelmente, você deve estar pensando que precisa de um deles na sua casa. No entanto, antes de ir às compras, não deixe de conferir as dicas a seguir. Nesta seção, será falado sobre os requisitos para que uma luminária suspensa fique ótima nesse espaço.

Considere os elementos do ambiente

Caso você não pretenda trocar toda a mobília e demais objetos da sala de jantar, considere a cor e o design deles antes de adquirir um lustre. Excesso de cores mexe com o aspecto psicológico das pessoas. Assim, se a sala estiver cheia de flores e móveis ou objetos coloridos, uma luminária pendente de cor neutra é mais adequada.

Além disso, o vermelho estimula a irritação em algumas pessoas, por isso precisa ser utilizado com cuidado. Por outro lado, se tons claros como brancos, bege ou marrom predominam em sua sala de jantar, é mais fácil decorar. Essas tonalidades equilibram, levam clareza e tranquilidade a qualquer lugar.

Avalie o formato do ambiente

Muitas vezes, uma luminária pendente com design em formato de círculo fica melhor com uma mesa redonda. No entanto, nada impede que você coloque um lustre quadrado para ressaltar o contorno do móvel circular. Tudo é uma questão de gosto na qual você analisa todas as alternativas possíveis.

Então, se houver, por exemplo, um espelho quadrado na sua sala de jantar, um lustre triangular na mesma altura criará um belo contraste. Além disso, as cores sensibilizam o modo como as pessoas veem os designs em interiores. Portanto, a escolha de lustres para a sala de jantar será mais satisfatória se você examinar esse detalhe.

Pense no comprimento desejado

A dimensão do lustre sempre está relacionada ao comprimento da mesa. Se esse móvel for retangular e bastante comprido, o mais provável é que uma luminária pendente fique pequena. Para compensar essa desproporção, muitas vezes é melhor colocar dois ou até mais lustres, dependendo do tamanho da mesa.

De qualquer modo, existe uma regra geral que ajuda a descobrir se o tamanho da luminária suspensa está adequado a uma sala de jantar. O diâmetro do lustre deve ser de pelo menos metade do comprimento da mesa. Também é sempre melhor que o tamanho dele seja maior do que menor.

Use múltiplos fatores na decoração

Se quiser que a luminária fique mais discreta, procure por tamanhos com dimensões próximas, porém inferiores a da mesa. Do mesmo modo, dê preferência a cores que não se destaquem muito. Por outro lado, quando seu desejo é criar um ar mais dinâmico e despreocupado, vários lustres de diferentes portes são a solução.

Em relação à altura ideal, ela fica em torno de 80 cm acima da mesa e a luz deve cobrir a maior área possível. Se o móvel for grande, a distância pode ser aumentada. Caso seja menor, deve-se reduzir para a mesa receber melhor iluminação. Enfim, há uma série de pontos a considerar para escolher bem o lustre de uma sala de jantar.

Determine o tamanho ideal do lustre

Para determinar o tamanho mais adequado para sua sala de jantar, você tem de olhar para o espaço disponível. Os lustres não podem ser tão grandes a ponto de dominar toda a área, nem muito pequenos a ponto de se perderem no meio do ambiente. Além das regras do comprimento da mesa, calcule a proporção com as medidas do local.

Some o valor do comprimento e da largura do recinto e multiplicar por 3. Pegue o resultado e multiplique por 2,5. Por exemplo, se a sala de jantar tiver 5 metros de comprimento e 3 de largura. A soma será 8, que multiplicado por 3 dá 24. Por fim, a multiplicação dos 24 com 2,5 leva ao diâmetro ideal do lustre que é de 60.

Dicas de uso de lustres para sala de jantar

Linda sala de jantar com lustre.

Como colocar um lustre na sala de jantar sem desajustar todo o ambiente? Uma vez que você souber qual o modelo que está de acordo com seu gosto, a próxima etapa é pensar no entorno de onde ficará. Então, nesta seção serão apresentadas algumas dicas sobre como posicionar melhor uma luminária suspensa.

Sala de estar e jantar integrados

Se na sua sala de jantar e estar há a presença de bastantes tons neutros e designs discretos, os lustres aderem ao estilo com total afinidade. Os modelos que possuem aspecto imponente, como os dos grandes palácios, são as melhores opções. Contudo, caso prefira existem peças que apenas complementam a decoração desse estilo.

Por outro lado, se há cores ou formas marcantes entre sala de estar e jantar, um lustre ficará bem acomodado quando tonaliza com esses elementos. Assim, você pode combiná-lo com cortinas, talheres, copos e entre outros. Respeitando principalmente o equilíbrio da coloração entre os espaços.

Combinação do lustre para sala de jantar

Em tetos baixos, é aconselhável usar lâmpadas embutidas diretamente. Todavia, a maioria das salas de jantar é projetada com tetos altos, por isso os lustres apenas beneficiam a beleza do recinto desde que fiquem na altura adequada. Do contrário, podem gerar sombras.

Além disso, embora o modelo ideal dependa do gosto pessoal de cada um, é importante considerar o estilo do ambiente. Assim, você pode combinar uma luminária pendente de vime com móveis de madeira escura, por exemplo. Do mesmo modo, usar lustres feitos de vidro, metal e arame em interiores com designs modernos.

Posição ideal do lustre para sala de jantar

Para os lustres se posicionarem de forma ideal devem permanecer no centro da mesa e da sala de jantar. Eles também não devem ficar inclinados e nem instáveis, se movendo quando qualquer brisa aparecer. Além disso, a estatura não deve ser tão baixa a ponto das pessoas conseguirem tocar neles sem nenhuma dificuldade.

Independentemente do modelo que você escolher, é necessário que os lustres sejam posicionados na altura adequada em relação à mesa. Caso contrário, o mais provável é que apareçam sombras indevidas. Além disso, diversos locais não receberão a quantidade adequada de luz quando uma luminária estiver torta.

Luminosidade do lustre para sala de jantar

Iluminar a sala de jantar adequadamente pode se tornar um verdadeiro desafio, mas com alguns cuidados você consegue. A primeira coisa a se lembrar é que o lustre deve fornecer luz suficiente para que todos os elementos sejam bem distinguidos. É aconselhável que tanto os alimentos como a mesa recebam iluminação por igual.

Fora isso, quando você for adquirir uma luminária pendente para sala de jantar, analise o quanto ela fornece de luz. O ideal é que a iluminação não mude as cores naturais de alimentos e nem objetos. Também deve ser confortável ao comer a noite, tomar um café de manhã e até permitir que as crianças façam dever de casa no local.

Decore sua casa com um belo lustre na sala de jantar!

Homem fixando um lustre no teto branco.

Na sala de jantar a família e os amigos se reúnem para saborear refeições, compartilham alegrias em datas especiais como Dia das Mães e Natal. Também é um lugar que pode ser usado para desfrutar de diversões como jogos de tabuleiro. Até mesmo, serve para as crianças fazerem o dever de casa.

Portanto, a ótima iluminação fornecida pelos lustres nessas situações é muito bem-vinda. Ainda mais, porque o design das luminárias pendentes deixa a decoração agradável e aconchegante. Então, aproveite as dicas passadas nesse texto, defina sua meta e escolha seu lustre!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


Os 14 Melhores Celulares com Tela Grande de 2024: Samsung, Asus, Xiaomi e mais!

Os 14 Melhores Celulares com Tela Grande de 2024: Samsung, Asus, Xiaomi e mais!

Procurando o melhor celular com tela grande? Aprenda neste artigo a escolher o modelo ideal para você e veja nosso ranking com as melhores opções do mercado.


Os 10 Melhores Celulares de até 2000 reais de 2024: Samsung, Xiaomi e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares de até 2000 reais de 2024: Samsung, Xiaomi e muito mais!

Procurando um celular de qualidade por até 2000 reais? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre como escolher e veja um ranking com os 10 melhores!


Os 15 Melhores Celulares com Câmera Boa de 2024: da Apple, Samsung, Motorola e mais!

Os 15 Melhores Celulares com Câmera Boa de 2024: da Apple, Samsung, Motorola e mais!

Em dúvida sobre qual é o melhor celular para tirar foto? Veja os 15 melhores celulares com câmera boa de 2024 e saiba como escolher o modelo ideal para você!


As 12 Melhores Cafeteiras Expresso de 2024: Saeco, Philips Walita, Arno e muito mais!

As 12 Melhores Cafeteiras Expresso de 2024: Saeco, Philips Walita, Arno e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 12 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Está procurando o melhor fone de ouvido Bluetooth? Veja o nosso ranking com os 15 melhores fones de ouvido Bluetooth de 2024 e escolha o melhor para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo