Chlorophytum comosum: como cuidar, curiosidades e muito mais!

Chlorophytum comosum: como cuidar, curiosidades e muito mais!

Você sabia que a Chlorophytum comosum é capaz de purificar o ar? Veja neste artigo, dicas de cuidados, características e curiosidades dessa planta incrível.


Chlorophytum comosum: uma planta capaz de purificar o ar do ambiente!

Chlorophytum comosum em um belo vaso de cerâmica sobre a mesa.

A Chlorophytum comosum, também conhecida como clorofito, é uma planta que pode ser facilmente plantada em casa, sendo ideal para iniciantes. É fácil de cuidar, tolera praticamente todas as condições climáticas e ambientais. Além disso se propagar com muita facilidade.

Essas plantas também servem para a decoração, ficando excelentes em cestos suspensos, em suportes altos ou até mesmo em pedestais devido a sua folhagem variegadas exuberante com forma peculiar de fonte.

A clorofito também é um excelente purificador de ar, pois é uma planta que ajuda a filtrar as toxinas prejudiciais de benzeno, tricloroetileno e formaldeído. A umidade emitida por essas flores marcantes pode aumentar a umidade de uma sala em até 5%. Saiba mais sobre os incríveis benefícios da clorofito e aprenda a cuidar em casa!

Informações básicas da Chlorophytum comosum

Planta Chlorophytum comosum cultivada em um jardim.


Nome Científico
Chlorophytum comosum
Outros Nomes
Clorofito, Gravatinha e Planta-Aranha
Origem
África do Sul
Porte
Pequeno
Ciclo de Vida
Perene
Floração
Durante o verão
Clima
Equatorial, mediterrâneo, subtropical e tropical


A Chlorophytum comosum é uma planta herbácea de pequeno porte. As suas folhas podem chegar a 30 cm de comprimento, sendo muito longas, finas e de coloração verde. A planta chega a no máximo de 0.3 a 0.6 metros.

Dependendo do tipo, necessita de meia sombra ou sol pleno. Essas plantas são altamente resistentes ao clima quente, ideais para todas as regiões do Brasil. As plantas maduras emitem regularmente longos caules que apresentam pequenas flores em forma de estrela. É por esse motivo que são chamadas também de planta-aranha.

Depois que as flores caem, minúsculas mudas se formam em seu lugar, que acabam crescendo suas próprias raízes. A clorofito normalmente pode ser plantada a qualquer momento, desde que não sejam expostas à geada. Elas possuem uma taxa de crescimento moderada.

Características e curiosidades da Chlorophytum comosum

Homem com luvas de jardinagem segurando uma linda Chlorophytum comosum.

Conheça aqui as principais curiosidades da Cholorophytum comosum, dentre elas a incrível facilidade de cultivo, os benefícios, os dois tipos existentes da clorofito, informações sobre a prática de feng shui e como decorar sua casa utilizando a planta!

Facilidade de cultivar

A planta-aranha está entre as plantas de interior mais adaptáveis e é muito fácil de cultivar. É considerada uma planta graciosa que se destaca em qualquer lugar. Além disso, a clorofito é bastante resistente a secas e também ao excesso de temperatura.

As plantas crescem em solo com boa drenagem e preferem secar entre as regas, tornando-as excelentes candidatas para jardineiros novatos ou pessoas que não possuem muito tempo para se dedicar à jardinagem. Basicamente, basta fornecer-lhes um solo bem drenado e luz brilhante indireta, pois assim as flores e folhas irão se desenvolver bem.

Clorofito de sombra e clorofito de sol

Há dois tipos de clorofitos: os de sombra e os de sol. Ambos possuem propriedades muito semelhantes, mas necessitam de cuidados diferentes. Em locais mais frios, o clorofito de sombra pode ser usado dentro de casa, em vasos bem próximos às janelas, pois não precisam de abundância de sol. Podem inclusive sobreviver a ambientes com ar-condicionado.

Por outro lado, em regiões quentes e ensolaradas, os clorofitos de sol podem ser dispostos à meia sombra ou sob o sol pleno na própria terra, mas lembrando sempre de dosar na quantidade certa, pois a luz solar direta e quente pode danificar as folhas da planta, causando manchas marrons.

Feng Shui e a Chlorophytum comosum

De acordo com as práticas de harmonização do Feng Shui, as plantas domésticas são uma ferramenta importante para ajudar a ativar a energia positiva em sua casa enquanto purificam o ar. Existem quatro maneiras principais de usar plantas no Feng Shui, sendo uma delas a de neutralizar a energia negativa do ambiente, especialmente em torno da energia eletrônica.

O Feng Shui acredita na necessidade de se conectar com o mundo exterior trazendo elementos da natureza para dentro de casa. A Chlorophytum comosum é uma das plantas mais benéficas para a prática do Feng Shui, pois ela purifica o ar.

Como utilizar a Chlorophytum comosum na decoração

As Chlorophytum comosum são excelentes plantas para serem utilizadas para a decoração. Uma maneira que é procurada por muitos de exibir a folhagem das clorofitos é exibi-las em cestos pendurados na frente de uma janela dos quartos, sala de estar ou até mesmo na cozinha.

Portanto, podem ser colocadas em cestos pendurados perto de uma janela, através da qual elas recebem luz indireta brilhante para iluminar a casa e para nutrir a planta. Você pode colocar também uma cortina transparente entre a janela e a planta para filtrar a luz se a janela estiver voltada para o sul ou oeste.

Os benefícios da Chlorophytum comosum

As plantas-aranha são boas para a purificação do ar, pois removem poluentes aéreos, como formaldeído, benzeno, entre outras substâncias tóxicas. Outros benefícios incluem absorção de ozônio, umidificação e decoração de interiores. As clorofitos podem ser um ótimo complemento para qualquer casa ou escritório, pois aumentam a umidade em seu espaço.

Em diversos estudos, cientistas observaram que as plantas reduziram os níveis de estresse nos pacientes em ambientes hospitalares. Além disso, as plantas de aranha não são tóxicas e na verdade são comestíveis, o que as torna seguras para animais de estimação e crianças pequenas.

Como cuidar da Chlorophytum comosum

Homem regando a Chlorophytum comosum em um vaso suspenso no jardim.

Aprenda aqui a cuidar da sua chlorophytum comosum e saiba as condições ideias de iluminação, temperatura, rega, dicas do solo ideal, fertilização, informações sobre a floração, manutenção e muito mais!

Iluminação ideal para Chlorophytum comosum

Ao ar livre, os clorofitos de sol preferem crescer em sombras claras. Eles podem tolerar sombras intensas, mas seu crescimento não será tão promissor. A luz solar direta e muito intensa pode queimar as folhas. Os clorofitos de sombra criados no ambiente interior necessitam de uma janela que receba sol indireto.

Sua planta aranha tolerará condições de baixa luminosidade, no entanto, ela prefere luz indireta brilhante, onde florescerá e irá se desenvolver. As listras nas folhas ficarão mais proeminentes com iluminação indireta.

Temperatura ideal para Chlorophytum comosum

As condições quentes e úmidas são ideais para plantas-aranha. Eles não gostam de temperaturas abaixo de 10°C. Isso significa que elas devem ser protegidas de correntes de ar e aberturas de ar condicionado quando cultivadas em ambientes fechados.

Além disso, as pontas das folhas podem ter a sua coloração alterada caso a umidade esteja baixa. A nebulização regular da planta pode ajudar a manter a umidade adequada. As temperaturas de ar sugeridas para melhor crescimento variam entre 21 e 32 ° C.

Rega da Chlorophytum comosum

Os clorofitos gostam de solo levemente úmido, mas não muito encharcado. A rega excessiva pode causar apodrecimento da raiz e, por fim, matar a planta. Essas plantas são sensíveis ao flúor e ao cloro na água, que podem dourar as pontas das folhas. Com o tempo, esses produtos químicos se acumulam na folhagem, eventualmente queimando as pontas e, consequentemente, tornando-as marrons.

Portanto, se possível, use água da chuva ou água destilada ou da chuva para as plantas cultivadas no vaso. Você também pode optar por deixar um pouco de água parada durante a noite para diminuir os efeitos químicos.

Solo ideal para Chlorophytum comosum

As chlorophytum comosum podem crescer em uma grande variedade de tipos de solo, mas são mais propensas a se desenvolverem em um solo argiloso com uma drenagem acentuada. Eles preferem um pH de solo razoavelmente neutro, mas podem tolerar solo ligeiramente ácido a alcalino. Um alto nível de sais no solo pode fazer com que as pontas das folhas fiquem marrons. Por fim, o solo deve ser rico em matéria orgânica.

Adubos e substratos para Chlorophytum comosum

As Chlorophytum comosum gostam de uma quantidade moderada de adubos e fertilizantes. O excesso de fertilizante pode causar o escurecimento da ponta das filhas, mas pouco fertilizante resultará numa queda da taxa de crescimento. Use um fertilizante granular ou solúvel em água durante a estação de crescimento, seguindo as instruções do rótulo.

Ajuste a quantidade, se necessário, dependendo do estágio de crescimento da planta. Uma pequena dose a cada 6 a 8 semanas pode ser o suficiente para aumentar o crescimento saudável da planta.

Use qualquer fertilizante balanceado 10-10-10 durante a estação de crescimento para obter o melhor resultado. Certifique-se de usar metade da dose recomendada para evitar a fertilização excessiva e interromper a fertilização durante o inverno.

Floração da Chlorophytum comosum

Muitos não sabem, mas a Chlorophytum comosum produz pequenas flores brancas. Além disso, elas produzem caules longos e duros de até 60 centímetros de comprimento, às vezes com algumas folhas pequenas, especialmente em resposta à baixa quantidade de luz solar, embora possam crescer em qualquer época do ano dentro de casa.

Se a sua planta-aranha não está produzindo flores e mudas, pode ser devido ao excesso de luz solar ou à insuficiência de luz solar. As clorofitos devem receber luz indireta constante para garantir a floração.

Manutenção da Chlorophytum comosum

As necessidades da planta aranha são simples e não requerem muita manutenção. Para a manutenção básica, basta colocar a planta sob luz forte a moderada em uma sala que tenha uma faixa de temperatura amena. Mantenha o solo ligeiramente úmido.

A rega uma vez por semana é suficiente na primavera e no verão; no inverno, deixe o solo secar um pouco mais entre as regas. Forneça-lhes solo bem drenado e prepare um novo substrato para a terra com nutrientes esporadicamente, evitando a falta e o excesso de nutrientes.

Vasos para plantar Chlorophytum comosum

As plantas-aranha são frequentemente cultivadas em recipientes e vasos para plantas. Os vasos podem ser suspensos no teto pois suas folhagens e seus longos caules ficam caídos conforme a gravidade. As Chlorophytum comosum também ficam ótimos quando cultivadas em colunas.

Se você colocar o vaso em uma superfície em vez de pendurá-lo, certifique-se de que as folhas longas não sejam esmagadas e os longos caules das mudas não fiquem tão pesados a ponto de puxar o vaso. Em climas quentes, as plantas-aranhas se dão bem em plantadores externos e como plantas de cobertura do solo.

Poda da Chlorophytum comosum

A poda das clorofilas são necessárias para as manter em um tamanho mais desejável e administrável, além de ser capaz de rejuvenescer a saúde da planta e vigor em geral. Além disso, quanto mais plantas ela produz, mais a planta precisa de fertilizante e água, pois isso consome grande parte de sua energia. Portanto, as clorofilas mais velhas também devem ser removidas.

Qualquer folha sendo podada deve ser cortada na base da planta, sendo necessário cortas as hastes compridas na base da planta-mãe e da planta menor. Sempre utilize materiais ultra afiados ou tesouras ao podar as Chlorophytum comosum. Remova todas as folhas descoloridas, doentes ou mortas conforme necessário.

Para plantas que excederem no tamanho ou que estão presas a vasos, pode ser necessário replantar além da poda. Após a poda, enxágue novamente a sua Chlorophytum comosum, dando-lhe uma boa poda de raiz antes de devolvê-la ao vaso de solo fresco. Geralmente, é necessário executar a poda da raiz pelo menos uma vez a cada um ou dois anos.

Pragas e doenças da Chlorophytum comosum

As Chlorophytum comosum apresentam grande resistência às pragas e doenças, mas algumas pragas de vegetais comuns, incluindo pulgões, moscas-brancas e ácaros-aranha, podem afetar a saúde de sua clorofita. Um indício de que sua planta está sofrendo com algum tipo de doença é quando a folhagem está depreciada, apresentando manchas e furos, sendo um sinal comum de infestação.

Uma forma natural e eficaz de combater algumas infestações é simplesmente enxaguar a planta com água ou com compostos naturais para repelir pragas. Um inseticida pode ser usado em infestações mais graves.

Propagação da Chlorophytum comosum

As Chlorophytum comosum são plantas com o índice de propagação extremamente alto, sendo muito fáceis de crescerem em outros recipientes. Para propagar a sua Chlorophytum comosum, deixe as pequenas mudas em seu caule até que desenvolvam raízes de pelo menos 2,5 a 5 centímetros de comprimento.

Em seguida, corte-as com cuidado do caule, mantendo as raízes intactas. Coloque-as em um recipiente ou vaso de sua preferência com boa drenagem e substrato adequado, certificando-se de que o solo permaneça úmido (mas não encharcado) até que se estabeleçam e tenham as suas raízes desenvolvidas.

Você pode também utilizar as plantas maduras, bastando desenterrá-las e dividi-las. Para isso, separe delicadamente a raiz em seções, mantendo o máximo possível de raízes principais intactas. Em seguida, replante as seções em outros recipientes.

Como fazer mudas da Chlorophytum comosum

Para preparar as mudas das Chlorophytum comosum, é necessário cultivar a planta em recipientes ligeiramente maiores do que as raízes para que elas possam se desenvolver e ganharem espaço suficiente para receberem os nutrientes necessários. Certifique-se de que os recipientes tenham orifícios de drenagem amplos na parte inferior e utilize uma mistura de envasamento que realize uma boa drenagem.

A planta Chlorophytum comosum normalmente precisa ser replantada a cada dois ou três anos, necessitando sempre da criação de novas mudas. A melhor época para replantar é na primavera. Remova com cuidado a planta de seu recipiente antigo e posicione-a na mesma profundidade em um recipiente um pouco maior.

Em seguida, preencha com mistura de envasamento necessário para adequar a muda no local desejado. Você pode escolher se deseja colocar a muda no solo ou no vaso para a fixação das raízes. Você pode ainda deixar a planta que está se desenvolvendo na planta-mãe até que ele crie raízes próprias para destacá-la em seguida.

Conheça o ciclo de vida da Chlorophytum comosum

O ciclo de vida da Chlorophytum comosum leva cerca de 7 a 10 dias para que as novas plantas nasçam, período também quando a planta desenvolve suas raízes em solo úmido. A raiz rizomatosa é espessa e branca e, à medida que cresce, pode forçar a saída da planta do vaso. A Chlorophytum comosum lança longos racemos com pequenas flores de seis pétalas que eventualmente se transformam em plântulas.

Se as flores forem polinizadas, podem ser produzidas vagens. A expectativa de vida típica de uma planta aranha saudável é de cerca de 20 anos, embora alguns jardineiros ou pessoas experientes no cultivo de plantas tenham conseguido manter suas plantas-aranhas vivas por mais de 50 anos.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do Chlorophytum comosum

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar do Chlorophytum comosum, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Purifique o ambiente da sua casa com a Chlorophytum comosum!

Mão segurando flores brancas da Chlorophytum comosum.

A Chlorophytum é considerada uma das plantas purificadoras de ar mais fáceis de serem cultivadas, sendo uma excelente opção para amadores. É um tipo de planta ideal para quem busca simplicidade, resiliência e elegância. Além disso, a planta-aranha é extremamente eficaz na remoção de produtos químicos nocivos do ar, como monóxido de carbono.

Apresenta também outros diversos benefícios nutricionais e espirituais. É uma ótima escolha também para quem busca criar uma decoração agradável, sustentável e relativamente simples, sem mencionar a facilidade de manutenção, não necessitando de muita irrigação ou de muito fertilizante.

A Chlorophytum comosum apresenta um crescimento rápido e produz outras pequenas plantas que podem ser enraizadas na água e replantadas para obter mais vegetação em qualquer lugar da sua casa. Com os cuidados necessários, você poderá ter várias clorofilas saudáveis e aproveitar de seus benefícios!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo