Onde ficar em Tiradentes (MG): melhores opções, mais baratas, dicas e mais!

Onde ficar em Tiradentes (MG): melhores opções, mais baratas, dicas e mais!

Quer conhecer os melhores hotéis e pousadas de Tiradentes? Veja aqui ótimas opções para se hospedar com todo o conforto e tranquilidade e mais dicas de viagem!


A história da cidade Tiradentes

Rua íngreme com árvores e prédios históricos em Tiradentes, a igreja Matriz de Santo Antônio aparecendo ao fundo

A cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial passou a ser conhecido como Arraial Velho, para se diferenciar do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João Del Rei, e em 1718 foi elevado à vila, com o nome de São José.

Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais, tendo somente em 1860 ganhado o status de cidade. Mais tarde recebeu o nome Tiradentes, uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, personagem central da Inconfidência Mineira e conhecido por praticar a odontologia antes de se tornar alferes na guarda do Império.

Esta é uma cidade que todo brasileiro deveria conhecer pois une gastronomia, cultura e eco-turismo em um só lugar. O pão de queijo e as delícias da culinária mineira, a Serra São José, as igrejas e a sensação de estar revisitando a história deixam tudo ainda mais incrível na cidade. Quer conhecer Tiradentes também mas ainda está com dúvidas sobre onde se hospedar? Continue lendo para conferir uma série de ótimas opções que separamos para você e mais algumas dicas de viagem para região!

Os melhores locais para ficar em Tiradentes

No final da década de 1970, Tiradentes ganhou vida nova com a chegada de moradores vindos dos grandes centros brasileiros e o turismo tem se firmado como uma das principais fontes de renda da região, por isso existem muitas opções de hospedagem na cidade. Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores hotéis e pousadas para o que você procura em Tiradentes, confira abaixo.

Santíssimo Resort

O Santíssimo Resort está localizado no centro de Tiradentes, a menos de 5 minutos do Largo das Forras, e possui uma vista privilegiada para a Serra de São José. Além da facilidade de acesso aos principais pontos turísticos e às atrações da cidade, os hóspedes também podem aproveitar as várias opções de lazer e entretenimento oferecidas pelo Resort.

O Santíssimo está preparado para receber festas e eventos como casamentos, bodas, aniversários ou eventos de negócios com todo profissionalismo, requinte, bom gosto e qualidade que todo hóspede merece.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone: 

(32) 3355-2198 / (32) 99916-0454

Endereço: 
Rua dos Inconfidentes, 140, Centro Histórico, Tiradentes
Valor: 
Sob consulta
Link: 

https://www.santissimoresort.com.br/


Pousada Mãe D'Água

Com localização privilegiada, a Pousada Mãe D'Água é uma ótima opção custo/benefício, com excelentes tarifas, além de garantir um atendimento impecável para os clientes que traz praticidade e conforto à estadia. A pousada ainda conta com uma estrutura que tem piscina externa e aquecida, jacuzzi, spa, hidro para oito pessoas, sala de jogos, lareira e o novo espaço kids e baby. Você não pode perder!


Horário de funcionamento: 
24h por dia. 
Telefone: 

(32) 3355-1206/ (32) 99111-8023 

Endereço: 

Largo das Forras, 50, Centro, Tiradentes

Valor: 

Sob consulta

Link:

https://www.pousadamaedagua.com.br/


Pousada Solar da Imperatriz

A Pousada Solar da Imperatriz tem um amplo espaço para lazer, estacionamento e acomodações perfeitas para quem busca descanso e quer aproveitar a cultura local que só Tiradentes proporciona. O estacionamento é amplo, assim como a área de lazer. O verde está por todos os lados e a vista para a Serra de São José é simplesmente maravilhosa.


Horário de funcionamento:

24h por dia

Telefone:
(32) 3355-2663/ (32) 98831-3913
Endereço:
Rua Antônio Teixeira de Carvalho, 74, Centro, Tiradentes
Valor:

Sob consulta

Link:

https://solardaimperatriz.com.br/


Pousada Vovô Chiquinho

Na Pousada Vovô Chiquinho é possível curtir momentos de lazer e sossego em um casarão colonial do século XVIII, restaurado e totalmente adaptado para visitação e acomodação. A pousada está situada próximo ao Largo das Forras, a principal praça da cidade, e essa localização privilegiada torna mais simples o deslocamento para os outros diversos atrativos que a cidade oferece. A Pousada Vovô Chiquinho disponibiliza um total de sete apartamentos.


Horário de funcionamento: 
24h por dia
Telefone:

(32) 3355-2240

Endereço:

Rua Resende Costa, 47, Centro Histórico, Tiradentes

Valor:

Sob consulta

Link: 

https://www.vovochiquinhopousada.com.br/


Don Quixote Pousada

A Don Quixote Pousada é uma hospedagem mineira que reúne elegância e tranquilidade, tendo sido construída em 2001 em uma área com mais de quatro mil metros quadrados.

De estilo colonial espanhol, a Don Quixote possui uma decoração característica em todos os ambientes. No total, 28 apartamentos estão disponíveis, sendo 14 suítes máster, 10 apartamentos de luxo, duas suítes máster ouro e dois flats. São 18 suítes com vista para o jardim, para a piscina e para a serra.


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone:

(32) 3355-1929/ (32) 3355-1933

Endereço:

Rua Francisco Pereira de Morais, 69, Canjica, Tiradentes

Valor:

Sob consulta

Link:

http://pousadadonquixote.com.br/


Pousada Pequena Tiradentes

Em homenagem às mulheres brasileiras, a Pousada Pequena Tiradentes deu aos seus quartos nomes de personalidades femininas que contribuíram com a história do nosso país. Como nenhuma mulher é igual a outra, as acomodações também são diferenciadas, mas em comum todas propiciam conforto e requinte para quem deseja relaxar e descansar com qualidade.

Senadora Marina Silva, Cora Coralina, Chiquinha Gonzaga... cada quarto tem seu toque especial. São ao todo 67 acomodações entre eles standards, mezaninos e suítes com muito conforto e requinte.


Horário de funcionamento:

24h por dia

Telefone:
(32) 3355-1262/ (32) 3355-1665/ (32) 3355-1736
Endereço:
Avenida Governador Israel Pinheiro, 670, Tiradentes
Valor:

Sob consulta

Link:

https://pequenatiradentes.com.br/


Pouso Alforria

No hotel Pouso Alforria todo hóspede consegue relaxar aproveitando a belíssima vista da Serra São José em modernas acomodações. Paz, tranquilidade e serviço de qualidade são os destaques da hospedagem. Divididas em Standart, Deluxe e Premium, as acomodações possuem Wi-Fi, TV, cama queen size, cofre e minibar. Nos quartos Deluxe e Premium o hóspede ainda conta com uma varanda privativa para desfrutar do melhor que a paisagem de Tiradentes pode proporcionar.


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone: 
(32) 3355-1536
Endereço:
Rua Custodio Gomes, 286, Tiradentes
Valor:
Sob consulta
Link:

https://www.alforriatiradentes.com/


Pouso da Torre

O Pouso da Torre fica em um espaço reservado e tranquilo para que cada hóspede possa experimentar as sensações que só Tiradentes tem a proporcionar. No Pouso, o barroco mineiro está em toda parte e se une a um acervo de obras de importantes artistas mineiros, e de renome nacional, valorizando a cultura local.

O café da manhã oferece uma variedade de pães, bolos, geleias, sem faltar o autêntico pão de queijo e as broinhas de fubá bem quentinhas que conquistam o coração de qualquer hóspede, receitas de família produzidas no próprio Pousa da Torre preparadas com todo o amor.


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone:

(32) 3355-1531

Endereço:
Rua Herculano dos Santos, 337, Tiradentes
Valor:
Sob consulta
Link: 

https://pousodatorre.com.br/


Pousada Ouro de Minas

A Pousada Ouro de Minas é uma opção de hospedagem para quem deseja curtir todo o charme desta histórica cidade mineira. A pousada utiliza de forma sustentável os recursos naturais através de aquecimento solar, redução de desperdício de água, controle do desperdício no café da manhã e móveis de madeira reaproveitada.

A Ouro de Minas oferece aos seus hóspedes: sala de estar com TV LCD de 42", Wi-Fi em toda a pousada, chá da tarde, estacionamento próprio, piscina fria, sauna, churrasqueira, área verde e vista para a Serra de São José. Tudo isso a 500 metros do centro histórico de Tiradentes.


Horário de funcionamento:

24h por dia

Telefone:

(32) 3355-2762/ (32) 98809-6691

Endereço:

Rua João Andrade Gomes, 17, Parque Das Abelhas, Tiradentes

Valor:
Sob consulta
Link: 

https://www.pousadaourodeminas.com.br/


Solar da Serra Tiradentes

A Solar da Serra Tiradentes tem decoração com móveis e acessórios de fabricação própria que formam um ambiente perfeito para receber casais, famílias e amigos com todo requinte e atenção que cada hóspede merece.

Mais do que uma pousada, o Solar da Serra Tiradentes é um refúgio de descanso especialmente preparado para receber hóspedes em férias ou abrigar eventos exclusivos, como casamentos e aniversários. São 19 suítes que reúnem todo conforto e sofisticação da hotelaria. Destaque para o café da manhã, servido em um amplo ambiente com vista para Serra de São José. Imperdível!


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone:
(32) 3355-1769
Endereço:
Rua Alvarenga Peixoto, 1553, Capote, Tiradentes
Valor:

Sob consulta

Link:

https://solardaserratiradentes.com.br/


Onde ficar em Tiradentes por um bom preço

Se você está buscando por conforto durante sua viagem, mas também deseja economizar em sua estadia, existem hospedagens perfeitas para essa finalidade em Tiradentes. Veja a seguir uma lista com os melhores lugares acessíveis para ficar nesta cidade mineira.

Villa D'Ouro Pousada

Situada na rota da Estrada Real, a pousada Villa D'Ouro oferece 24 apartamentos e dois chalés equipados com cama box americana, frigobar, telefone, ventilador de teto, box blindex e ducha com aquecimento central.

A formação dos jardins, a horta orgânica e o paisagismo preservam a exuberância da natureza características de Minas Gerias. O saboroso caldo noturno preparado em fogão à lenha dá um toque especial em toda a experiência. Você não pode deixar de provar!


Horário de funcionamento:

24h por dia

Telefone:
(32) 3355-1884
Endereço:
Avenida Governador Israel Pinheiro, 555, Tiradentes
Valor:
Sob consulta
Link:

http://www.villadouropousada.com.br/


Pousada Maria Monteiro Tiradentes

A Pousada Maria Monteiro Tiradentes é uma hospedagem completa localizada a 400 metros da Estação Maria Fumaça e a 1,3 km da estação rodoviária de Tiradentes. Ótima localidade para cada hóspede aproveitar o turismo mineiro da melhor maneira possível.

A pousada oferece ainda em suas acomodações TV de tela plana, ar-condicionado, frigobar, banheiro privativo, além de Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Nas imediações ainda é possível visitar o Largo das Forras, a 1,2 km, e o Museu de Tiradentes, a 1,4 km.


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone:

(32) 3355-1417/ (32) 98459-5160

Endereço:

Rua Herculano José dos Santos, 252, Alto da Torre, Tiradentes

Valor:
Sob consulta
Link:

https://www.instagram.com/pousada.maria.monteiro/


Pousada Tesouro de Minas

A Pousada Tesouro de Minas tem mais de 15 anos de história de muita qualidade e bom atendimento em terras mineiras. A pousada está muito bem localizada, a três minutos a pé da Praça Largo das Forras. Já as suítes estão recém remodeladas com acabamento que variam entre o rústico e o clean, para agradar aos gostos de cada hóspede. Todas as suítes são compostas com TVs de LED, frigobar, ar-condicionado, camas box e banheiros privativos.


Horário de funcionamento:

24h por dia

Telefone:
(32) 3355-1479/ (32) 98449-8371/ (32) 98449-6600
Endereço:
Rua dos Inconfidentes, 429, Centro, Tiradentes
Valor:
Sob consulta
Link:

https://tesourodeminas.com.br/


Pousada Do Ó

A Pousada do Ó tem uma localização que se destaca, pois permite que os visitantes passeiem pelo centro histórico com facilidade, visitando os principais atrativos turísticos, além dos bares e restaurantes. A pousada funciona numa antiga casa mineira, onde portas, janelas, assoalhos e forros foram conservados, o que torna mais evidente toda a beleza da cultura local.

A Pousada do Ó dispõe de 11 apartamentos oferecidos nas categorias Luxo, Standard e Econômico. Todos são equipados com TV por assinatura, frigobar, secador de cabelo, aquecedores elétricos e ventiladores. Os apartamentos Luxo possuem ar-condicionado.


Horário de funcionamento: 

24h por dia

Telefone:

(32) 3355-1699

Endereço:
Rua do Chafariz, 25, Centro Histórico, Tiradentes 
Valor:
Sob consulta
Link:

http://www.pousadadoo.com.br/


Hotel Ponta do Morro

Tradicional hotel em Tiradentes, o Hotel Ponta do Morro foi inaugurado em 1987. Criado com a missão de ser "uma extensão da casa" de cada um de seus clientes, o local oferece infraestrutura perfeita para o descanso e lazer na mais charmosa cidade mineira, além também, de proporcionar a realização de eventos sociais e empresariais dos mais variados tipos.

Localizado no Largo das Forras, a praça principal da cidade, o Hotel Ponta do Morro dá grande praticidade para quem deseja participar de eventos e conhecer os atrativos de Tiradentes como visitar monumentos histórico-culturais, provar da rica gastronomia, fazer os passeios turísticos e admirar as belas paisagens.


Horário de funcionamento:

24h por dia

Telefone:

(32) 3355-1342 / (32) 3355-1141

Endereço:

Largo Das Forras, 2, Centro, Tiradentes

Valor:
Sob consulta
Link:

https://www.pontadomorrohotel.com.br/


Chalés Pôr do Sol

Os quartos do Chalés Pôr do Sol possuem TV e frigobar. O banheiro privativo conta com chuveiro, secador de cabelo e itens de banho gratuitos. Na hospedagem você também consegue contemplar a vista para belo jardim. As comodidades extras incluem roupa de cama e ventilador.

A pousada fica a 1,4 km do Largo das Forras, enquanto a Estação Rodoviária de Tiradentes e o Estádio do Aimoré estão a 1,5 km. A Galeria de Arte está a 200 metros de distância e o centro de Tiradentes a 20 minutos a pé.


Horário de funcionamento:
 24h por dia
Telefone:
(32) 3355-2610/ (32) 99117-3371 
Endereço:
Rua Bernardo de Souza, 205, Cuiabá, Tiradentes
Valor:
Sob consulta
Link: 

https://www.instagram.com/chalespordosoltiradentes


Pouso Lar Doce Lar

O Pouso Lar Doce Lar destaca-se como uma das mais aconchegantes opções de hospedagem em Tiradentes e também pela localização privilegiada no centro da cidade, a cerca de 150 metros da praça principal da região, o Largo das Forras.

O atendimento personalizado e a qualidade dos serviços oferecidos são outro diferencial. Acomodações aconchegantes e espaçosas com conforto e tranquilidade, equipadas com TV, frigobar e ventilador. Ótima opção para apreciar as belezas da inigualável Tiradentes e contemplar as riquezas histórico-culturais de Minas Gerais. Não perca tempo!


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone:

(32) 3355-1657

Endereço:
Rua Martim Paoluci, 160 - Centro, Tiradentes
Valor:
Sob consulta
Link:

https://www.facebook.com/PousoLarDoceLar.Tiradentes/


Pousada Marília de Dirceu

A Pousada Marília de Dirceu é recém-construída, o que garante acomodações e equipamentos novos e prontos para atender as demandas de todo hóspede. Localizada em uma área tranquila e arborizada de Tiradentes, próxima do centro histórico, a pousada tem suítes amplas e arejadas que contam com camas queen size, TV LED 32' com canais por assinatura, frigobar, ar-condicionado, secador de cabelo nos banheiros, piso em madeira e telefone no quarto.

Para quem gosta de mais conforto, há também quartos com hidromassagem, varanda com vista para Serra de São José e suítes adaptadas para pessoas com deficiência. Tudo para deixar sua viagem ainda mais incrível!


Horário de funcionamento:
24h por dia
Telefone:

(32) 3355-1962/ (32) 98476-7718 

Endereço:

Rua Agostinho José Cabral, 195, Parque das Abelhas, Tiradentes

Valor:
Sob consulta
Link: 

https://www.pousadamariliadedirceu.com/


Pousada Recanto das Araras

Próxima de cidades como São João Del Rei, Prados e Coronel Xavier Chaves, a Pousada Recanto das Araras tem localização perfeita para quem pretende explorar o melhor de Minas Gerais.

A pousada dispõe de diversas suítes que se dividem em Simples, categoria que vai do número 5 ao número 9, e Superior, categoria disponível nos tipos Duplo, Triplo e Quádruplo. Todos os tamanhos e preços para atender da melhor forma a demanda de cada hóspede.


Horário de funcionamento:

24h por dia

Telefone:
(32) 3355-1848/ (32) 98867-3751
Endereço:
 Estrada Real, 4000, Candonga, Tiradentes
Valor:
 Sob consulta
Link:

http://recantodasararas.com.br/


Guia de viagem para Tiradentes

Interior da Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, MG

Agora que você já tem uma lista de várias opções incríveis para decidir qual o melhor lugar se hospedar em Tiradentes, é hora de conhecer um pouco mais sobre a cidade e tudo o que tem de bom para fazer por lá. Confira abaixo dicas e informações imperdíveis para planejar sua viagem:

Onde comer

A cozinha mineira é uma das mais famosas do Brasil e todo mundo sabe que por lá a gastronomia não deixa ninguém desapontado. Em Tiradentes você vai encontrar muita comida caseira e diversificada para atender a todos os gostos.

Tragaluz, Leitão do Luiz Ney, Pacco e Bacco, Pau de Aungu, Mia Confeitaria e Atrás da Matriz são algumas opções que certamente valem uma conferida, mas há muito mais para explorar na cidade, valendo a pena se aventurar pelos diferentes restaurantes da cidade. Aproveite!

O que fazer

Tiradentes tem muitas oportunidades para explorar que vão desde sua gastronomia, seu artesanato até suas serras e cachoeiras. Em todo canto você encontra uma maneira de se surpreender e se encantar mais por esse pedacinho de Minas Gerias.

Ainda é possível visitar cidades vizinhas como São João Del Rei, Resende Costa, Prados e Coronel Xavier Chaves e ampliar mais a experiência em terras mineiras, onde você encontrará muitos museus, igrejas e passeios históricos.

Como chegar

Em Tiradentes não há aeroporto para receber voos comerciais com grande quantidade de passageiros, sendo assim, para quem chega de avião de outros estados a principal porta de entrada é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Confins.

De Confins é possível chegar a Tiradentes de três maneiras: trajeto de carro, trajeto de ônibus e voos fretados até São João Del Rei, cidade a 10 km de Tiradentes que tem um pequeno aeroporto. Dependendo de sua localidade, fazer toda a viagem de carro também é uma opção, apesar de cansativa, pois garantirá belas paisagens e possibilidade de passar por outras cidades interessantes.

Quando ir

Para quem gosta de eventos culturais, a Mostra de Tiradentes, que acontece no final de janeiro, e o Festival de Gastronomia, em agosto, são imperdíveis. No Carnaval, a cidade fica lotada com desfiles de blocos tradicionais. Para quem se interessar é possível ainda assistir ao desfile das escolas de samba em São João Del Rei, cidade vizinha.

Durante a Semana Santa acontecem as procissões e a encenação da crucificação de Jesus Cristo. Há ainda o encontro de Harley Davidson no mês de junho e o Festival de Inverno no mês de julho. Em baixa temporada e finais de semana comuns, a cidade é super tranquila e ótima para quem busca sossego e descanso.

Tenha uma estadia perfeita em um destes estabelecimentos!

Prédios históricos em Tiradentes, MG

É impossível ir a Minas e não passar por Tiradentes para enxergar um pouco da história do Brasil com os próprios olhos. Como você viu, a cidade tem uma história incrível e conta com opções de lazer e entretenimento para todos os gostos, o ano todo! Seja buscando calmaria, passeios culturais ou uma conexão maior com a natureza, com certeza existe algo especial te esperando em Tiradentes.

Agora que você já tem na mão as melhores opções de hospedagem, que vão desde acomodações superconfortáveis e cheias de facilidades até opções mais acessíveis e simples, perfeitas para quem quer curtir muito a cidade, não há mais desculpas. Já arrumou as malas? Não perca mais tempo e vá viver uma experiência inigualável em Minas Gerais. Boa viagem!

Autor deste artigo

Jornalista, carioca, lgtbqia+, vegetariano e astrólogo nas horas vagas.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo