Flores lilás: espécies de plantas com essa coloração e mais!

Flores lilás: espécies de plantas com essa coloração e mais!

A sua cor favorita é lilás? Veja neste artigo, 24 opções de flores lilás para você escolher e cultivar no seu jardim ou até mesmo embelezar um cômodo com buquê.


Significado das flores lilás

Lindas flores lilás em um vaso na mesa do fundo interior.

As flores lilás significam amor e feminilidade, por isso, se tornam um presente ideal quando se quer passar esta mensagem a alguém especial. Além disso, a cor lilás representa inocência, juventude, espiritualidade e tranquilidade. Já a cor deve o seu nome à pequena e delicada flor com o mesmo nome. Embora a espécie represente renovação e confiança, cada cor de lilás tem seu próprio significado.

A cor lilás com fundos brancos representa pureza e inocência, enquanto em tons roxeados simbolizam espiritualidade. Se as flores aparecem mais no lado azul da roda cromática, elas simbolizam felicidade e tranquilidade. As plantas com flores lilás funcionam bem na maioria das combinações de cores. Por isso, combina tão bem com brancos e pastéis quanto com vermelhos quentes e flores de laranja.

Plantas com flores lilás

Saiba a seguir, quais flores de cor lilás, você pode comprar para cultivar no seu jardim, dentro de casa ou para presentear alguém.

Centáurea

Belas flores da espécie Centáurea, em uma campo.

A Centaurea é nativa dos prados e bosques da Europa continental. Possui tipicamente folhas verde-acinzentadas em forma de lança e flores grandes de um azul profundo ou lilás, florescem no início do verão e as abelhas amam as suas flores. Prefere pleno sol ou sombra parcial e desfruta de solos moderadamente secos, mas bem drenados.

Versátil, funciona também como uma planta medicinal. Ela tem propriedades terapêuticas tais como laxante, diurética, cicatrizante e anti-inflamatória. Na cozinha, pode ser utilizada como condimento, além de acompanhar diversos pratos com item de ornamentação. Por fim, esta flor perene irá se auto-semear sozinha e pode se espalhar rapidamente em boas condições de crescimento.

Delfin

Delfin planta com flor perene com haste alta e ereta, em um jardim.

Tipicamente uma flor de outono, Delfin ou o seu nome científico Crisântemo Bola, tem esse nome por causa do seu crescimento vertical e em pequenas pétalas. Os traços únicos da planta Delfin, fazem dela um show à parte. Há manchas em suas pétalas brancas, mas bem discretas e além do lilás, pode ser encontrada em diversas cores.

Por fim, o seu nome é uma homenagem por conta do formato da flor de golfinho, Dolphin em inglês. Nativa da China e valorizado à por mais de 2.000 anos, o nome "crisântemo" vem das palavras gregas para ouro (crisântemo) e flor (Anthos) e é frequentemente abreviado para "mãe".

Scabiosa

Linda flor da espécie Scabiosa na cor lilás.

A Scabiosa ou "Flor de viúva" é uma planta de cuidado fácil e funciona bem em quase qualquer lugar e suas flores interessantes são uma visão deslumbrante de se ver. O seu nome viúva, por exemplo, origina-se por nascer apenas uma flor por caule, com uma mescla de lilás e roxo em uma mesma pétala. É uma planta de clima de úmido a frio e em algumas regiões do Brasil não se desenvolve adequadamente.

Elas são especialmente atraentes para borboletas. Se pretende fazer paisagismo, ela se adequa para plantações de canteiro e bordadura ou em recipientes. Os longos caules e a época de floração também a tornam ideal para uso no corte de jardins.

Iris

Planta de Iris lilás embelezando o jardim.

O seu nome foi dado como homenagem a deusa grega arco íris e pela sua beleza, a planta é uma das preferidas de decoração de casamento. Esta flor é uma herbácea perene de 75 cm de altura com folhas caducas, estreitas, em forma de faixa verde-acinzentada e densas cabeças arredondadas de azul profundo chegando ao lilás. A sua florada ocorre do final do verão ao início do outono.

É encontrada com facilidade no Brasil e sobrevive relativamente bem depois de cortada para replantio ou usar em vasos. Ela dura alguns dias em água sem perder a cor de suas pétalas. É uma flor de origem orienta e é encontrada na China, Japão e Rússia.

Jacinto

Close-up bela floração perfumada jacinto lilás.

O nome Jacinto tem origem grega, nome de um jovem humano grego adorado pelos deuses Apolo e Zéfiro. Além disso, essa flor pode ser facilmente encontrada no Brasil, em especial no sul e sudeste. Elas florescem no meio da primavera, enchendo o jardim com uma explosão de cores. Sua fragrância é tão inebriante que foram chamados de "perfume da natureza".

É uma das mais usadas na Europa para buquê natural de casamento e uma ótima dica para quem deseja decorar a casa com vasos retos e altos. Além disso, os jacintos têm sua beleza destacada se plantados em vasos ou em extensos, maciços e monocromáticos jardins. Sua beleza exuberante e clássica, combina com as outras plantas bulbosas.

Lisianto

Flor da espécie Eustoma grandiflorum em um jardim.

As flores lisianto são vistosas, semelhantes a uma rosa, não só vêm em tons de azul e lilás, mas também rosa, verde claro e branco. As flores podem ser simples ou duplas. Algumas plantas têm bordas enrugadas e coloração mais escura na borda e no centro. Elas podem crescer a partir de sementes minúsculas, mas na maioria das vezes são compradas como plantas de canteiro.

Essa flor, considerada a flor do amor, já que é bastante utilizada em casamentos, é uma flor delicada, elegante e excelente para quem deseja presentear ou agradecer alguém. Tipicamente norte americana, é muito encontrada nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil que é encontrada apenas em estufas e floriculturas especiais.

Rosa lilás

Rosas na cor lilás em uma floricultura.

Na natureza, não existem rosas na cor lilás. No entanto, com o avanço tecnológico, foi possível recriar flores dos mais diversos tipos com as cores desejadas por manipulação em laboratório, sendo possível, portanto, encontrar rosa lilás no mercado. Como não é comum, às vezes pode ser necessário encomendá-la para plantio ou para presentear alguém devido a sua cor.

Entretanto, esses tipos de rosa que são mais caras e não é possível encontrar em todos os lugares. A rosa é comumente conhecida por ser uma flor que evoca o romance e o melhor tipo de flor que se pode oferecer à um amor. Na cor lilás, significa que existe encantamento por quem se ama.

Dipsacus

Flor da espécie Dipsacus em um campo.

Dipsacus são bianuais resistentes que crescem de 90 a 180 cm de altura. Com folhas espinhosas e flores semelhantes de cor branca, rosa ou roxa que desabrocham no verão. Nativas da Ásia, África e Europa, as suas flores são frequentemente cortadas e secas para serem usadas em arranjos de flores.

As flores, por vezes, minúsculas, agrupam-se e aparecem como anéis. Por fim, as sementes dessa flor são muito importantes para as aves, como o pintassilgo, que muitas vezes pode ser visto pousando nas velhas flores marrons no outono para "arrancar" as sementes delas. Além de lindas, são encorajadoras da vida animal.


Hesperis matronalis

Flores da espécie Hesperis matronalis em um jardim.

A fragrância das flores é tão doce quanto a de uma violeta e mais sentida à noite. No ar, o cheiro é irresistível para o olfato humano. Essa flor gosta de vive sob uma janela ensolarada ou parcialmente sombreada. Se for plantá-la em um jardim, ela combina com locais como: casa de campo ou um jardim repleto de vida selvagem.

Esta flor é bienal, produz, a partir de suas sementes, flores com cores variando do roxo profundo e rico, passando por todos os tons lilás mais claros, até o branco deixe-as semear e elas manterão essa diversidade indefinidamente, naturalizando gradualmente em uma grande área.

Allium

Close-up de flores de Allium no jardim.

Do mesmo gênero que cebolas, alhos, cebolinhas e alhos-porós, essa flor nada tem a ver com esses alimentos diante da sua beleza deslumbrante. A maioria dos alliums variam em cores do branco ao rosa e lilás. Eles são especialmente populares entre os insetos que polinizam. As flores são lindas em formato global e todo estelar.

Alliums perenes e tem grandes bulbos, além de serem incrivelmente longevos, eles florescem por semanas a fio, preenchendo a lacuna entre a primavera e o verão. Essas flores ficam fantásticas quando plantadas em grandes grupos. Alliums são excelentes flores de corte, tanto em arranjos de flores frescas como secas.

Sálvia-comum

Flores de sálvia-comum em um jardim durante o dia.

As sálvias de flores roxas como ‘Amistad’ e ‘Ostfriesland’ parecem fantásticas crescendo em uma borda herbácea mista com outras flores de cores vivas. As borboletas as adoram. Cuide bem dela, fornecendo um solo úmido, mas bem drenado, em pleno sol. Esta espécie tolera solo alcalino. Durante o inverno em climas mais frios, forneça cobertura morta para evitar que o solo esteja desnutrido.

Além disso, essa planta tem propriedades medicinais muito interessantes para a saúde. A sálvia apresenta propriedades antioxidante, aumentando a imunidade, e anti-inflamatória, onde irá prevenir (e tratar) gripes e resfriados ou possíveis focos de inflamação, além de aliviar as dores.




Nepeta

Flores da espécie nepeta na cor lilás.

Nepeta ou Catnip é uma erva é fácil de cultivar. Ela lida bem com o sol ou sombra parcial com solo de médio a bem drenado. Ela é tolerante ao calor e à seca, tornando-a uma excelente planta para áreas de jardim. A folhagem verde-acinzentada suave e os cachos ondulados de flores azul-lilás são como uma brisa fresca em um dia quente, perfeitas para deixar a paisagem extremamente bonita.

Essas plantas perenes produzem uma profusão de flores ao longo de uma longa estação do final da primavera e por todo o verão. Além disso, por ser uma maravilhosa planta no estilo pendente, fica muito bonita em cestos nas sacadas e jardins verticais, também pode ser cultivada como planta rasteira em lugar onde não sofra pisoteio.

Verbena bonariensis

Campo de flores lilás da espécie verbena bonariensis.

Verbena bonariensis é uma planta muito querida por fãs de plantações no estilo das pradarias. Além disso, a vida animal também gosta bastante dessa planta, como as borboletas e as abelhas. Os caules altos e rígidos elevam-se graciosamente acima de muitas outras plantas companheiras, crescendo até 2 metros. Eles carregam cachos de flores na cor lilás durante os meses de setembro até março.

Conhecida por fãs de seriados, essa planta também é conhecida por "espantar vampiros" é de fácil cultivo. Se trata de planta que prefere um solo mais úmido, mas bem drenado, em pleno sol. Dadas as condições certas, as plantas se auto semearão livremente, mas em regiões mais frias elas podem precisar de proteção contra geadas.

Clematis

Flor lilás da espécie Clematis em um jardim.

Clematis são flores perenes e populares. A sua abundância de flores na cor lilás, malvas claras a profundos roxos reais é quase surreal de tão bonita. Além disso, elas ficam particularmente bem com rosas. A vida selvagem gosta dessas flores, uma vez que elas fornecem abrigo para insetos e às vezes pássaros.

Algumas flores de clematis são visitadas por polinizadores, enquanto as sementes fofas de cultivo da Clematis tangutica, uma de suas variedades, podem ser usadas como material para construir ninho por pardais domésticos.

Wisteria

Lindas flores lilás da espécie Wisteria no jardim.

A Wisteria sinensis é uma trepadeira volúvel, originária da China, possui um crescimento rápido de forma ramificada, podendo a chegar a medir até 15 metros. Sua floração inicia na primavera, mas a pode variar de acordo com o clima e a região onde está sendo cultivada.

Devido suas flores terem uma beleza encantadora, ela acaba sendo muito utilizada no paisagismo, para revestir pérgulas, arcos e treliças. Esta espécie se adequa e ambiente de clima frio como no caso regiões subtropicais, temperados e mediterrâneo.

Lavanda

Close do campo de lavanda.

A lavanda tem o poder de transformar um jardim devido à sua rica fragrância e marcante. Linda, lilás e cheirosa, é super fácil de cultivá-la. É popular entre os insetos polinizadores, como abelhas e borboletas. Ela precisa de muito sol e um solo bem drenado.

Essa flor do Mediterrâneo é cultivada e amado em todo o mundo. No seu jardim, plante-a ao lado de ervas, em um canteiro de flores perene ou em recipientes onde você possa desfrutar de sua fragrância de perto.

Buddleja davidii

Cachos de flores da espécie Buddleja davidii na cor lilás.

As flores vêm em uma ampla gama de cores, incluindo roxo, lilás, azul, rosa e branco e até mesmo amarelo. As flores aparecem continuamente por cerca de quatro a seis semanas no final do verão. Buddleia é um arbusto fácil manutenção e de crescimento rápido, que se adapta a qualquer jardim onde haja sol e solo bem drenado.

Existem variedades maiores e menores, boas para bordas e potes. Comumente conhecido como arbusto de borboleta, as cabeças das flores são cheias de néctar e são um ímã para muitos insetos.

Pulmonaria

Erva-do-pulmão comum (Pulmonaria officinalis) ou lágrimas de Maria no jardim.

O nome Pulmonaria costuma causar estranhamento no jardineiro. Uma planta com um nome tão feio pode ser realmente uma planta bonita? A resposta para essa pergunta é sim. A planta recebe o nome do fato de que os herbalistas (pessoas com extenso conhecimento em raízes de plantas) de muito tempo atrás pensavam que as folhas da planta pareciam um pulmão e, portanto, tratariam doenças pulmonares.

Os supostos efeitos medicinais da planta há muito foram refutados, mas o nome menos que atraente permaneceu. Elas são mais frequentemente cultivadas por sua aparência diferente, é uma mistura verde com manchas brancas aleatórias. Já as folhas têm uma penugem áspera e peluda. A flor aparece no início da primavera e pode ser lilás, azul, rosa ou branco.

Echinops

close-up de várias flores da espécie Echinops no campo.

Os Echinops tem uma flor de beleza exuberante, entre o lilás, azul metálico e um roxo profundo, ela chama atenção a quilômetros de distância. A flor parece um globo, tem folhas pontiagudas e flores eriçadas nas cerdas.

Por isso, elas são uma ótima escolha arquitetônica para um jardim, inclusive, uma escolhe adequada. Esta flor é um ímã para abelhas e outros insetos polinizadores, como abelhas. Elas não precisam de nenhum tratamento especial além do corte após a floração. Às vezes, isso pode incentivar um segundo fluxo de flores.

Você pode precisar colocar variedades mais altas, mas apenas se o seu jardim estiver um pouco mais exposto ao vento ou ao sol pleno. Se as plantas ficarem muito juntas, levante-as e divida-as no outono ou na primavera.

Geranium bohemicum

Linda flor Geranium no jardim após um dia chuvoso.

Os Geranium bohemicum são resistentes e principalmente perenes e são usados em várias situações de jardim, como cobertura do solo ou plantas ornamentais. As espécies Geranium são facilmente cultivados e podem transformar locais problemáticos, como sombra seca, bancos quentes e ensolarados, em ambientes mais agradáveis.

Apesar de serem encontradas pelas regiões temperadas e zonas montanhosas dos trópicos, é no leste do Mediterrâneo que se encontra a maior diversidade. Pode ser anual, bienal e perene, com folhas arredondadas, geralmente possuem inflorescências frouxas de flores arredondadas de 5 pétalas.

Alcachofra

Flores alcachofras no jardim.

A alcachofra é um vegetal perene colunar vertical que apresenta folhas lobadas, denteadas, profundamente serrilhadas, verdes e flores semelhantes a cardo. Muito provavelmente, esta planta foi desenvolvida a partir do cardo (Cynara cardunculus) nos tempos antigos. A parte vegetal desta planta é o grande botão de flor fechado que contém a parte comestível.

Os botões de flores lilás aparecem durante todo o ano em climas quentes, com a safra principal sendo em abril-maio ​​e uma safra menor no outono. Em climas frios de inverno, a safra principal está no outono. Os caules das flores sobem de 1 a 2 metros, cada caule encimado por um grande botão de flor terminal com vários botões menores abaixo.

Cerinthe major

Cerinthe major em um jardim em Tóquio.

Cerinthe major ou flor de cera do grego 'keros' para cera e 'anthos' para flor. Esta planta tem folhagem cinza-esverdeada espessa com bordas suavemente arredondadas. As folhas novas são marmorizadas com branco, que desaparece depois que as folhas amadurecem. As folhas se alternam em espirais subindo pelo caule em um padrão único e é muito bonito de se ver.

A planta que tem cores que vão desde o azul ao lilás, pode ser anual em climas mais frios ou perene, além de ser bastante resistente. As flores são minúsculas, mas são cobertas por brácteas coloridas. As brácteas tornam-se mais azuis à medida que as temperaturas noturnas esfriam. Durante o dia têm um tom roxo mais claro.

Eryngium

Close-up de uma flor lilás da espécie Eryngium.

Eryngium precisam de muito sol e solo de boa drenagem. Eles podem tolerar um solo pobre, e um local ao pé de uma parede, pois o solo permanecerá seco durante o inverno e elas são tolerantes a secura. Também é uma boa ideia plantá-la longe de um canteiro onde passa muita gente ou animais, pois seus espinhos podem ser bastante afiados e machucar alguém.

Eles funcionam bem em jardins e não precisam de muita rega. Mas m climas mais frios, pode ser necessário proteger as raízes com uma camada de palha durante o inverno e uma folhagem bem cuidada na primavera para evitar o apodrecimento.

Sálvia da Rússia

Campo com várias flores de sálvias da Rússia.

Admirada por sua folhagem cinza-prateada e perfumada, tanto quanto por suas flores em um tom de lilás profundo, a sálvia russa (Perovskia atriplicifolia) faz do jardim um lugar mais lindo. Os abundantes e pontiagudos cachos de flores desabrocham do final da primavera até o outono, obscurecendo quase completamente as folhas. Essa planta, que prefere solo seco, é ideal para xeriscape.

Se trata de uma flor essencial no jardim para o verão, tanto por sua boa aparência quanto por sua natureza pouco exigente. Embora possa ter um início lento na primavera, ele fica deslumbrante no meio do verão, quando os caules são cobertos por flores azul-lavanda que muitas vezes perduram até o outono.

Conheça e cultive estas lindas plantas com flores lilás!

Mulher plantando jacintos dentro de casa.

As plantas com flores roxas funcionam bem com diversas cores e combinam de forma igualitária com cores como o bege e o laranja. Mas, para um vaso impressionante ou exibição de canteiro, tente combinar flores roxas com os verdes ácidos da Alchemilla mollis, ou eufórbias como Euphorbia amygdaloides var. robbiae. Papoilas vermelhas e kniphofias laranja também funcionam bem aqui.

Para um visual mais clássico, combine diferentes tons de flores roxas com plantas com flores rosas, azuis e brancas. Outro benefício do cultivo de plantas com flores roxas é que elas são altamente atraentes para os polinizadores, como abelhas e borboletas, com alguns mostrando uma preferência inata por flores roxas.

Assim, aposte nessas flores para embelezar o seu jardim ou se busca por um paisagismo. É com toda a certeza, que as flores na cor lilás deixarão seu jardim ou sua casa mais bonita. O ponto é escolher a planta que atenderá mais as suas necessidades, se com menos ou mais cuidados, cor exuberante e temporada de florescimento.

Autor deste artigo

Redatora de Jardinagem, Casa e decoração, Turismo e Cotidiano.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo