Peixe Marlin: azul, branco, hábitos, dicas de pesca e muito mais!

Peixe Marlin: azul, branco, hábitos, dicas de pesca e muito mais!

Como reconhecer e pegar o peixe marlin? Veja aqui as características e dicas para pescar esse peixe perigoso de 4 metros!


Tudo sobre o peixe Marlin!

Peixe marlin sendo pescado

O peixe marlin, também chamado de agulhão, é uma espécie cheia de qualidades. Tem uma estrutura forte e alcança até mais de 4 metros de comprimento. Como se não bastasse, é tão ágil que ocupa o segundo lugar entre os peixes mais rápidos dos mares. Obviamente, isso o torna uma presa difícil de capturar, porém não impossível.

Esse peixe é um dos mais curiosos e imponentes habitantes dos oceanos. Tem movimentos coordenados e a maneira como atrai as suas vítimas até à superfície gera um espetáculo à parte que vale a pena ver. Então, confira neste artigo as características, dicas de pesca e mais informações sobre o peixe marlin.

Tipos de Peixe marlin

O bico achatado e longo do peixe marlin faz com que seja quase impossível não reconhecer essa espécie. No entanto, a coloração e outros traços divergem dependendo da região onde você vá encontrá-lo. Então, para que não haja dúvidas descubra nesta seção quais são os tipos e principais características desse espécime.

Peixe marlin Azul

Peixe marlin Azul

O peixe marlin azul tem por nome cientifico Makaira nigricans, mas também é conhecido como espadarte-azul, agulhão-negro, agulhão-azul ou simplesmente, agulhão. O bico é em formato de agulha. As laterais da barbatana dorsal e as nadadeiras têm um tom azul escuro e, às vezes, as nadadeiras são marrons escuras.

O ventre, por outro lado, é branco meio prateado. Em geral, chega a atingir mais de 4 metros de comprimento, com peso que varia entre 100 e 400 quilos. Gosta das águas dos oceanos do Atlântico e do Pacífico. As fêmeas dessa espécie apresentam tamanho maior. Elas podem chegar a cerca de cinco metros de comprimento.

Peixe marlin Branco

Peixe marlin Branco

O nome científico do peixe marlin branco é Tetrapturus albidus e popularmente também se chama espadarte-meca, bicuda, agulhão-branco, agulhão-de-prata ou agulhão. Também tem um bico em forma de uma agulha gigante. Essa espécie alcança na média 3 metros e pesa entre 60 e 120 kg.

A coloração não é totalmente branca como o nome sugere, apenas o ventre que é dessa cor. O dorso, a barbatana e as nadadeiras exibem uma faixa azul marinho. No oceano atlântico prefere se manter em talude continental (região no fundo mar). No entanto, também sobem até a superfície quando estão em busca de alimentos.

Principais diferenças

Marlin azul sendo pescado

Essas duas espécies são praticamente iguais, pois ambas possuem um bico grande em forma de agulha e as costas na cor azul marinho. Contudo, existem alguns pequenos detalhes para distingui-las. As nadadeiras com pontas arredondadas do peixe marlin branco é a principal característica que o diferencia do azul.

Fora isso, o comprimento menor que 4 metros também corresponde a outro indício de que se trata do marlin branco. Além disso, ele gosta de nadar entre correntes marítimas onde geralmente está uma plataforma continental, diferente do que ocorre com o marlin azul.

Dicas de como pescar o Peixe marlin

Pescando peixe marlin

Pescar um peixe marlin é uma boa aventura para quem adora desafios. Afinal, é uma espécie rápida, forte, pesada e que até pode arrastar o equipamento, o pescador e o barco. Então, para evitar surpresas na pescaria, na sequência estão diversas recomendações para capturar um peixe marlin.

Qual a melhor época para pescar?

Independentemente da região de pesca, os melhores meses para pescar o peixe marlin são os do verão. As temperaturas amenas da água mantêm esse peixe em constante movimento. Principalmente para se alimentar, por essa razão ele chega bastante perto da superfície e fica muito mais fácil pegá-lo.

É importante ressaltar que embora nadem próximo à superfície, essa espécie é localizada a longas distâncias da costa. O peixe marlin azul, que oferece mais chances de capturas, é pescado em alto mar. Já o peixe marlin branco costuma ficar a poucos quilômetros de áreas costeiras, mas dá menos oportunidade de pesca.

Use equipamentos para pescas oceânicas

Qualquer espécie de peixe marlin exige equipamento robusto para pesca, por isso é necessário usar um líder (Leader) de pelo menos 9 metros. Ter no mínimo hastes de ação pesada com 4 elos, embora 5 e 6 sejam melhores. As varas devem ter ótima qualidade para suportar a enorme pressão ao levantar o peixe, opte pelas de alumínio.

Também leve carretéis pesados e resistentes, de acordo com as hastes. Arranje uma cadeira de pesca bastante forte, pois o peixe marlin puxa com uma força muito intensa e conduzir a luta sentado, e não em pé, é melhor. Considerando o tamanho, peso e resistência desse espécime, boas luvas da mesma forma fazem a diferença na pesca.

Use uma carretilha com 500m de linha

Pense que sua intenção é tirar algo em torno de 400 quilos do fundo mar. Então, você vai precisar de equipamentos que também são pesados e muito resistentes. O peixe marlin consegue fugir com bastante tranquilidade com materiais de pesca médio. Além disso, a recuperação é tão difícil que pode durar horas.

A técnica de pesca mais utilizada com essa espécie é o corrico. Portanto, é importante usar uma carretilha com 500m de linha para evitar que todo seu esforço não seja frustrado. Como ela tem flexibilidade e boa resistência, torna melhor a captura. Além disso, esse equipamento gera uma determinada estabilidade.

Use iscas de modelos naturais

No caso do peixe marlin branco, bastam iscas de cerca de 15 centímetros. Entre petiscos preferidos estão cavala, atum, alguns cefalópodes e peixes em cardumes. É possível despertar o apetite dele com uma sardinha viva, um pedaço de lula e até iscas de plástico equipadas com um anzol resistente.

Já com um peixe marlin azul gigante é necessário fazer um esforço extra. O ideal é usar iscas com mais de 30 centímetros de comprimentos. Além disso, procure levar bastantes iscas, suficientes para o peixe marlin fazer um banquete. As peças devem ser cortadas em porções generosas para atrair a atenção principalmente dos adultos.

Também pode se usar iscas artificiais

Pescar o peixe marlin com iscas artificiais também é muito promissor. As iscas para esses espécimes devem ser grandes. As peças menores podem medir 20 cm, mas há alternativas gigantes de 45 cm que são as melhores para pegar esse peixe. Quanto à funcionalidade, serve as que simulam o movimento de uma isca viva.

Da mesma maneira, as que nadam debaixo d'água ou que saltam trazem bons resultados. Quanto às cores, não há com o que se preocupar, pois o peixe marlin não faz cerimônia com nenhuma delas. Basta montar ganchos duplos previamente reforçados com cabo de aço de pelo menos 1 mm e ir à caça desse animal poderoso.

Pesque com uma equipe

A pesca do peixe marlin consiste em um grande desafio e não é aconselhável seguir nessa aventura sozinho. Uma vez que ele morder a isca não se entregará facilmente e uma verdadeira luta iniciará. Dependendo do tamanho da espécie que seja capturada, uma pessoa sozinha não conseguirá suportar o peso.

Nas piores situações, a pescaria ainda se transforma em um tremendo desastre. O peixe marlin, por vezes, consegue puxar o pescador direto para água e até virar um barco mal equipado. Portanto, um trabalho em equipe aumenta as chances de sucesso no embarcamento do animal.

Informações do Peixe marlin

Peixe marlin saltando

O marlin é um peixe que um bom pescador não consegue ignorar e precisa buscar para ter uma ótima história para contar. Nessa caçada é importante descobrir onde localizar a espécie. Como se comporta diante das presas, desenvolvimento e muito mais. Então, a seguir estão as principais informações sobre o peixe marlin.

Habitat natural

No Brasil o peixe marlin costuma transitar pelo litoral mais a oeste, porém navega por todo oceano e faz várias migrações durante a vida. Quase sempre anda sozinho e apenas aparece em grandes cardumes quando se dirige às presas. Ainda assim, mantém uma distância segura para o bico pontiagudo não ferir nenhum companheiro.

Os grupos nunca ultrapassam de 30 espécies que trabalham em conjunto para cerca cardumes de sardinhas ou outros peixes. Embora ele goste de temperaturas entre 25 e 30 graus que atingem a superfície do mar, também podem ser vistos em águas frias e muito profundas.

Morfologia

Existem características extremamente interessantes tanto no peixe marlin azul como branco, pois ambos possuem um ventre achatado que não contém espinhas. Ao mesmo tempo possui barbatanas peitorais alongadas que ajudam a realizar movimentos leves e acrobáticos ao nadar.

A pele é de textura lisa, a olho nu não é possível ver claramente que os peixe marlins têm escamas, pois são muito escassas. A parte posterior da cauda é composta por 12 raios. A estrutura óssea é composta por 24 vértebras paralelas. Além disso, as fêmeas são maiores e com uma cor mais pálida.

Seu desenvolvimento

Os peixes marlins têm um desenvolvimento extremamente rápido. Quando conseguem sobreviver à primeira fase em que são carne fresca para predadores, chegam à fase adulta em alguns meses. Sabe-se disso quando as nadadeiras estão totalmente desenvolvidas e atingem cinco centímetros de comprimento.

Embora as crias cresçam aproximadamente 16 mm por dia, poucas atingem a idade adulta. Normalmente, elas acabam se tornando comida de peixes maiores. Por outro lado, quando crescem uma das poucas preocupações são os tubarões. Fora isso, é uma espécie em extinção, portanto é aconselhável pegar e devolver ao mar.

Reprodução

A desova da fêmea ocorre muitas vezes ao ano e o local escolhido para fazer isso é nas costas. Esse processo ocorre no momento em que as águas estão mais quentes com temperatura próxima de 26 graus Celsius. Uma ninhada da fêmea equivale a mais de um milhão de ovos lançados à deriva, mas que são fertilizados depressa pelo macho.

Dos ovos que conseguem ser fecundados surgem imediatamente pequenas crias que ficam flutuando na superfície. Assim se tornam presas fáceis para os predadores. De todo esse grande número de ovos liberados, apenas uma pequena parte consegue sobreviver e se tornar um grande peixe marlin.

Tempo de vida

O peixe marlin vive cerca de três a quatro anos no seu habitat natural. Apesar desse fato, alguns estudos já identificaram algumas espécies com mais anos de vida. Assim, localizaram vários marlins com mais de sete anos de idade, além de uma fêmea rara de 15 anos.

Durante a maior parte da vida ele fica se movendo pelas águas dos oceanos, mas sempre procura por locais quentes. É um peixe que geralmente vive entre a superfície e águas oceânicas relativamente profundas, pois escolhe o habitat com base na temperatura e na distribuição de alimentos.

Comportamento

O peixe marlin é um animal marinho solitário que pode migrar com facilidade e sem complicações. Embora seja raro, é possível encontrar grupos bem organizados para aprisionar cardumes de sardinhas. Em geral, ele realiza ataques na vertical levando cardumes de lulas, peixes e camarões.

Espera atentamente até o pôr-do-sol para subir sem ser observado na superfície, pois assim é mais fácil apanhar as presas menores. Contudo, durante o dia exibe a barbatana dorsal em pleno sol e chega a saltar mais de dois metros de altura girando o corpo de forma extraordinária em busca de uma refeição.

Hábitos alimentares

A dieta do peixe marlin é baseada especificamente na ingestão de polvo, atum e lula. Também come qualquer quantidade de peixes tropicais de diferentes espécies e tamanhos. Da mesma forma, é possível ver essa espécie nas profundezas perto dos recifes de coral rondando o baiacu ou um fugu.

Ele geralmente permanece na superfície da água nos oceanos e estrategicamente localizado longe de cardumes de peixes, principalmente anchovas e sardinhas. Depois realizar várias manobras e movimentos até pegar a caça. Inclusive, conseguem dar grandes saltos fora da água.

Estado de conservação

A quantidade de peixe marlin no mundo sofreu um declínio bastante significativo por dois motivos principais. O primeiro é o grande volume de substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo que atingem as águas do mar. Essa espécie se tornou uma das mais afetadas, porque ingere peixes contaminados.

A segunda razão corresponde à pesca indiscriminada. De um modo geral, o peixe marlin é muito procurado pelas características e comportamentos que têm. Consiste em uma grande recompensa na pescaria devido à dificuldade de ser capturado. A pesca esportiva do peixe marlin é permitida, mas o ideal é devolver ao mar.

Impacto econômico

A carne do peixe marlin contém um imenso valor nutritivo. No Japão, pode ser vista em diversos pontos de venda em preparações de sashimi e em outros pratos de comidas exóticas. No Brasil, embora faça sucesso em alguns pratos, a comercialização é modesta.

Devido à dificuldade de pescar essa espécie, existe menos consumo. Além disso, nem todo mundo aprecia a carne desse peixe, que dificilmente se consome defumada, por isso é comercialmente desinteressante. Por outro lado, é muito procurado pelos praticantes da pesca esportiva que o utilizam como um grande prêmio.

Aproveite as dicas e pesque o peixe marlin!

Peixe marlin dentro do oceano

Você já sabe o que o peixe marlin costuma ficar perto da superfície principalmente no verão. É possível pescar essa espécie em toda a região costeira do litoral brasileiro, mas a oeste as chances de captura são maiores. No local certo, a pesca será menos complicada com um equipamento potente.

A partir daí, é necessário usar de toda habilidade possível para segurar a vara, enquanto ele devora várias iscas. Lembre-se que ele é rápido, forte e costuma protagonizar fugas espetaculares, mas quando você pescar o peixe marlin entenderá porque a caça à espécie vale a pena!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos