Thunbergia erecta: como cuidar, características e muito mais!

Thunbergia erecta: como cuidar, características e muito mais!

Pensando em cultivar Thunbergia erecta? Confira curiosidades, principais características e dicas sobre o cultivo dessa planta.


Você conhece a Thunbergia erecta?

Planta Thunbergia erecta

A Thunbergia erecta, também conhecida como Tumbérgia-arbustiva, é um arbusto com folhas verde-escuras, pequenas e arredondadas. Ele é ideal para jardins, uma vez que produz diversas flores azuis ao longe de todo o ano, cujo perfume atrai beija-flores e borboletas.

O arbusto pode atingir até 2,5 m de altura. Por isso, é ideal plantá-lo em seu jardim como uma cerca viva, já que ele garante a proteção e a beleza do local. Tomando os cuidados certos, você garante que a planta se desenvolva de forma saudável e alcance altura mais rápido, além de garantir que as suas flores nasçam com maior frequência.

Se você ainda não conhecia a Thunbergia erecta, ou se já conhece e quer saber como plantá-la adequadamente e garantir a sua saúde, basta acompanhar as dicas e segui-las para obter o melhor resultado possível. A seguir, saiba quais são as melhores condições de cultivo dessa planta arbustiva.

Informações básicas da Thunbergia erecta

Planta Thunbergia erecta


Nome científicoThunbergia erecta
Outros nomesTumbérgia-arbustiva, Manto-de-rei
OrigemÁfrica
PorteMédio (até 2,5 m de altura)
Ciclo de vidaPerene
FloraçãoDurante todo o ano
ClimaEquatorial, Subtropical, Tropical


A Thunbergia erecta é uma planta de porte médio, de origem africana, que alcança até 2,5 m e que, graças a sua origem, se adapta muito bem ao clima brasileiro. Por isso, ela pode ser plantada sem grandes restrições.

Seu ciclo de vida é perene e, com os cuidados certos, a floração pode ocorrer durante o ano todo. A seguir, confira mais informações sobre essa planta e saiba como ter um cultivo de sucesso.

Como cuidar da Thunbergia erecta

Pessoa podando arbusto

Assim como todas as outras plantas, a Thubergia erecta requer uma série de cuidados para crescer saudável - mas, ao contrário do que pode parecer, eles não precisam ser tão complicados. Fatores como iluminação, temperatura, rega e solo, por exemplo, são fundamentais para a saúde de planta. Veja dicas a seguir.

Iluminação ideal para Thunbergia erecta

A luminosidade ideal para o cultivo da Thunbergia erecta é a meia sombra ou o Sol pleno. Por isso, não há necessidade de se preocupar caso ela acabe ficando exposta ao Sol ao ser plantada em seu jardim.

O local para o plantio desse arbusto deve ser bem iluminado, já que a sombra em excesso pode fazer com que as flores murchem e a planta perca sua força. Por isso, certifique-se de que a Thunbergia erecta está bem posicionada durante o plantio.

Temperatura ideal para Thunbergia erecta

A Thunbergia arbustiva prefere climas quentes e úmidos, mas costuma se adaptar bem a ambientes um pouco mais frios (embora não se desenvolva da mesma maneira). Na dúvida, é sempre possível verificar a saúde da planta para saber se ela está se adaptando bem ao clima: se as folhas estiverem secas, murchas ou amareladas, é sinal de que ela precisa de mais cuidados.

É nas estações mais quentes que a planta se desenvolve com mais saúde e mais rápido, principalmente se for bem regada ao longo dessa época. No entanto, os cuidados devem ser mantidos durante o ano todo.

Rega da Thunbergia erecta

A Thunbergia erecta é uma planta que gosta de solo molhado, mas nunca encharcado. Isso porque, assim como na maioria das outras plantas, o excesso de rega pode apodrecer a raiz e causar doenças que levam à sua morte.

O ideal é que a terra onde a Thunbergia está plantada seja irrigada duas vezes por semana. No entanto, vale observar o aspecto das folhas e também do solo: se estiverem secos, é sinal de que a planta precisa de mais água. Por isso, é importante ficar atento a esses sinais.

Solo ideal para Thunbergia erecta

O solo ideal para o plantio da Thunbergia erecta deve ser úmido, fértil e rico em matéria orgânica. Uma boa dica é enriquecê-lo com farinha de osso e cascas de legumes, ovos e frutas. Assim, você garante que a planta obtenha o maior número de nutrientes possível.

Além disso, é importante manter a terra bem drenada, evitando que ela acumule água e adoeça a planta. A Thunbergia não se desenvolve bem em solo demasiadamente arenoso ou alcalino. Por isso, é necessário observar bem o local onde ela será plantada.

Adubos e substratos para Thunbergia erecta

O substrato ideal para a Thunbergia erecta consiste em uma boa quantidade de matéria orgânica. O ideal é usar terra de jardim, de canteiro e húmus de minhoca. Por isso, é muito mais recomendável plantar o a planta arbustiva diretamente no solo do que em vasos.

Na dúvida, é sempre possível adquirir fertilizantes ou até mesmo o próprio substrato já preparado em lojas voltadas para a venda de materiais e produtos de jardinagem, já que, além de fértil e rico em matéria orgânica, o substrato também deve ser ácido.

Floração da Thunbergia erecta

Embora a floração da Thunbergia erecta ocorra durante o ano inteiro, ela é mais abundante no verão. Por isso, é importante manter os cuidados no ano todo e, nessa época, intensificá-los com regas, adubação e observação do estado das folhas para prevenir pragas.

A planta pode ser plantada durante o ano todo, mas vale fazer o plantio em épocas nas quais o clima para ela é mais agradável, como a primavera e o verão, que unem temperaturas quentes com um clima úmido.

Manutenção da Thunbergia erecta

A manutenção da Thunbergia erecta é realizada através de adubações mensais (exceto em épocas de frio), regas frequentes e podas de formação, que podem ser realizadas durante o crescimento da planta.

Além disso, vale observar se há alguma praga ou doença na planta e, em caso afirmativo, usar produtos específicos para se livrar desses problemas e garantir a saúde da Thunbergia erecta durante e depois de seu crescimento. Em caso de frio extremo, é necessário proteger a planta.

Vasos para plantar Thunbergia erecta

O ideal é que a planta arbustiva seja plantada diretamente no solo, o que ajuda a respeitar suas necessidades e permite que o crescimento dela ocorra sem impedimentos. No entanto, caso haja necessidade de plantar a Thunbergia em um vaso, é necessário usar um modelo médio ou grande com furos no fundo, já que a terra deve ser mantida sempre drenada.

O substrato para o vaso deve ser feito de terra de jardim, matéria orgânica, terra de canteiro e húmus de minhoca, imitando o máximo possível o solo. Vasos de barro costumam ser maiores e consistem em uma boa opção, já que permitem mais crescimento da planta.

Poda da Thunbergia erecta

A poda da Thunbergia erecta deve ser feita durante e depois de seu crescimento, já que é uma poda de formação. Assim como todas as demais plantas arbustivas, ela aguenta podas mais drásticas e sobrevive bem a elas.

Também é possível realizar a poda para livrar a planta de pragas e doenças enquanto dá formato a ela. Assim, você garante que as folhas secas e doentes sejam retiradas ao mesmo tempo em que deixa o formato da planta bem alinhado.

Pragas e doenças da Thunbergia erecta

A Thunbergia erecta é resistente a pragas e doenças, mas alguns cuidados devem ser tomados: evite regar demais a planta e deixar a terra encharcada. Além disso, use sempre uma boa tesoura de jardinagem para fazer a poda, já que o corte deve ser o mais bem feito possível - um corte mal feito pode propiciar o aparecimento de doenças.

Além de produtos específicos para o cuidado de plantas doentes - que podem ser encontrados em lojas de jardinagem - é possível manter os cuidados observando bem o aspecto da muda e evitando plantá-la perto de outras que estejam doentes.

Propagação da Thunbergia erecta

A propagação da Thunbergia erecta pode ser feita tanto por sementes quanto por estacas. A melhor época para o processo é após o período de floração, quando a planta está mais extensa e mais forte.

Evite fazer propagações excessivas, já que isso pode enfraquecer a planta. Além disso, evite realizá-las perto de épocas mais frias, como o inverno ou o outono, já que a planta fica naturalmente mais frágil nesses meses.

Como fazer mudas da Thunbergia erecta

O melhor período para fazer mudas da Thunbergia erecta é durante a primavera, já que se trata de uma época mais seca e chuvosa e, por isso, propícia para o desenvolvimento da flor.

As mudas podem ser feitas a partir da estaquia de galhos maduros. Para isso, basta cortar galhos de aproximadamente 20cm e enterrá-los no solo. É importante manter o solo sempre úmido para que as mudas se desenvolvam bem.

O processo de estaquia é bem simples e, caso as mudas sejam bem cuidadas, podem se desenvolver sem problemas. É importante manter a adubação mensal da terra - exceto no período de inverno. Isso ajuda a planta a receber os nutrientes que precisa.

Conheça o ciclo de vida da Thunbergia erecta

O ciclo de vida da Thunbergia erecta é perene, o que significa que a planta possui uma vida longa, que dura mais de dois anos e floresce incessantemente ao longo de todos os 24 meses.

"Perene" é a palavra usada para descrever plantas cujo bom estado se mantém por bastante tempo: ou seja, caso bem cuidada, a Thunbergia erecta poderá manter suas folhas bem verdes, suas flores e sua saúde ao longo de todo o seu ciclo de vida. Por isso, é importante manter os cuidados com a planta até que ela morra naturalmente e não por doenças.

Características e curiosidades da Thunbergia erecta

Planta Thunbergia erecta

Além das dicas de cuidados para a Thunbergia erecta, você também pode conhecer curiosidades sobre essa planta arbustiva que pode ser utilizada como cerca viva ou na decoração. A seguir, confira alguns aspectos curiosos dessa planta e conheça todas as suas características antes de plantá-la em seu jardim e usá-la como cerca viva.

Os benefícios da Thunbergia erecta

Os principais benefícios da Thunbergia erecta consistem na decoração de seu jardim e na possibilidade de usar a planta como cerca viva. Além disso, ela atrai pássaros e borboletas, sendo estas responsáveis pela polinização de flores.

A Thunbergia erecta não é considerada uma planta tóxica, mas o ideal é não ingeri-la e nem deixar que os seus pets o façam, já que ela não possui propriedades medicinais, sendo seu principal benefício a contribuição para um jardim mais saudável e bonito.

Como utilizar a Thunbergia erecta na decoração

O ideal é plantar a Thunbergia erecta na área externa da casa, já que ela precisa de Sol pleno para se desenvolver. Por isso, prefira utilizá-la na decoração de seu jardim. Por ser uma planta arbustiva, ela pode ser podada em vários formatos diferentes.

Além disso, o uso mais comum para a Thunbergia erecta consiste na formação de cercas vivas, que são obtidas plantando algumas mudas da planta próximas umas das outras. A poda deve ser realizada frequentemente para manter o formato da cerca.

O uso da Thunbergia erecta para decorações dentro de casa não é recomendado, já que a planta precisa de bastante luminosidade para se desenvolver. Se você pretende decorar a parte interna da casa, busque por outras alternativas de plantas.

Significado da Thunbergia erecta

O nome da planta é uma homenagem a Carl Peter Thunberg, um naturalista e botânico sueco e aluno de Lineu, um dos botânicos mais importantes da história.

Thunberg foi responsável por diversas explorações e escreveu muito sobre a flora japonesa em sua obra "Flora Japonica", que lista uma série de novas espécies de plantas importadas da China para o Japão. Seus estudos são usados até os dias de hoje por botânicos, que o consideram uma importante figura e responsável por muitas descobertas.

A Thunbergia erecta também possui o nome popular de manto-do-rei, que lhe é dado devido à textura aveludada de suas flores, que são distribuídas por toda a extensão da planta e possuem cor roxa ou branca.

Usos farmacológicos da Thunbergia erecta

A literatura especializada não cita nenhum uso farmacológico da Thunbergia erecta, planta que é utilizada somente com função ornamental em diversos locais ao redor do mundo. Não foi encontrado nenhum chá ou mesmo o consumo das folhas da planta puras.

Embora a Thunbergia erecta não seja considerada uma planta tóxica, o ideal é evitar o seu consumo justamente porque não se tem registro do que a planta pode fazer de bom ou prejudicial para a saúde. É recomendado manter o seu uso somente ornamental, na decoração de jardins e de portas de entrada de casas e estabelecimentos comerciais.

Não é recomendado o uso da Thunbergia erecta para chás ou outras misturas, já que, embora a planta não tenha toxicidade comprovada, ela pode ser prejudicial para o funcionamento correto do seu intestino ou causar dores de estômago.

Dicas para florescer sua Thunbergia erecta

A principal dica para que a Thunbergia erecta floresça é manter a adubação da terra todos os meses. Isso ajuda a terra a manter-se sempre fértil e permite o nascimento de novas folhas e o crescimento das que já existem, deixando a cerca formada pela Thunbergia erecta ainda maior.

Além disso, é importante verificar sempre o estado da terra para saber se a planta precisa ser irrigada. Caso ela apresente um aspecto seco com muita facilidade e frequência, isso significa que é necessário aumentar a frequência de irrigação e tomar cuidado com o aparecimento de doenças nas folhas da Thunbergia.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da thunbergia erecta

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar da thubergia erecta, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Thunbergia erecta: tenha esse arbusto maravilhoso em casa!

Planta Thunbergia erecta

Agora que você já conhece diversas dicas para o plantio, manutenção e uso da Thunbergia erecta, aproveite-as para plantar as mudas em seu jardim e compor belos arbustos ou cercas-vivas. A Thunbergia traz uma série de benefícios ornamentais para o seu jardim e, por isso, deve ser usada caso você queira deixar o ambiente mais bonito.

As mudas da Thunbrgia erecta podem ser encontradas pela internet ou em lojas físicas voltadas para a venda de materiais de jardinagem. Você também pode pedir uma muda a um familiar, amigo ou conhecido. Assim, garante o início de sua plantação da Thunbergia sem gastar muito para isso.

Seguindo as dicas corretamente, você pode aproveitar os benefícios da Thunbergia e sentir sempre o perfume que as suas flores emanam pelo jardim. As flores na cor azul ou branca são responsáveis por trazer ainda mais beleza para o local – e podem ser combinadas com o restante de suas plantações.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas