Como vedar a janela contra barulho: de dentro de casa, da rua e mais!

Como vedar a janela contra barulho: de dentro de casa, da rua e mais!

Não aguenta mais o barulho excessivo da rua? Confira dicas, para ambientes internos e externos da casa, para diminuí-lo sem gastar e sem muito trabalho!


Quer saber como diminuir o barulho? Descubra sobre!

Mulher olhando pela janela

Que é difícil aguentar barulhos vindos da rua o tempo todo, isso todo mundo sabe – principalmente quando se está trabalhando, estudando ou até tentando dormir. No entanto, o que pouca gente sabe é que impedir que eles atrapalhem a rotina é mais simples do que se pode imaginar.

Existem diversas maneiras diferentes de impedir que os ruídos cheguem até a sua casa e atrapalhem a sua rotina de trabalho, estudo ou descanso, e a maioria delas consiste em mudanças simples nos móveis ou no revestimento das paredes da casa, que podem ser feitas sem muito trabalho ou dinheiro gasto.

A seguir, confira dicas para isolar os barulhos externos e até para impedir que os ruídos de outros cômodos cheguem até o seu quarto, evitando que eles atrapalhem seu sono. As alternativas variam desde a vedação de portas e janelas até a mudança no papel de parede que é colocado na casa.

Como vedar o barulho dentro de casa

Dois trabalhadores vedando janela

Vedar o barulho dentro de casa evita que ruídos vindos de outros cômodos lhe incomodem e atrapalhem as suas tarefas diárias. Felizmente o problema pode ser resolvido seguindo dicas bem simples. Confira algumas delas logo a seguir.

Use vedação de portas e janelas

A vedação de portas e janelas pode ser bem simples. Para isso, você pode usar um veda-portas automático, que é instalado na parte inferior da porta e impede que a fenda localizada nela deixe os ruídos entrarem. Ele é ativado todas as vezes que a porta é fechada.

Você também pode usar o popular rolinho de porta para vedar a parte inferior das portas, ou um veda-portas em espátula (aquela borracha preta tão popular, encontrada na parte de baixo das entradas e saídas). Já, para vedar as janelas, prefira usar fitas de vedação, que custam pouco e são ideais para vedar as mais diversas frestas.

Coloque cortinas mais encorpadas

Colocar cortinas mais grossas também pode ser bastante útil para evitar que barulhos mais altos entrem na casa, embora elas não consigam vedar totalmente qualquer ruído. Para um alívio também visual contra a claridade excessiva, use os modelos blackout, que bloqueiam a luminosidade.

Você pode usar as cortinas mais grossas na sala ou nos quartos. Assim, o barulho de outros cômodos ou da rua é abafado e passa a incomodar menos na hora do trabalho, estudo, descanso ou até para assistir televisão.

O papel de parede faz diferença

Embora eles não sejam tão conhecidos, os papéis de parede antirruídos existem e, além de trazer estilo e beleza ao ambiente, também contribuem para impedir que os barulhos invadam a casa e atrapalhem a sua rotina.

Esses papeis de parede costumam ser mais grossos e com textura, o que contribui para a diminuição do barulho e, além disso, estão disponíveis em diversas estampas e cores diferentes. Você pode adquirir o seu pela internet ou em lojas de materiais de construção.

O tapete

Os tapetes podem ser muito úteis para reduzir os barulhos se você mora em um apartamento e tem que lidar com vizinhos barulhentos com muita frequência. Os carpetes, por exemplo, funcionam como um isolamento e cobrem as fendas no assoalho que podem permitir a entrada de ruídos.

Outros tipos de tapete também podem ser usados para diminuir o barulho, já que também cobrem as fendas do piso. O ideal é optar por tapetes antiderrapantes e mais grossos. Além de proteger a casa contra barulhos, eles também podem deixá-la muito mais confortável, principalmente no inverno. Tapetes de borracha também são uma boa opção.

Painel de TV com revestimento de tecido ou papel de parede

Um painel de TV revestido com tecido também pode ser uma boa opção de isolamento acústico, mas que deve ser aliada a outras para um efeito ainda mais eficaz, já que ele fica localizado somente em uma das quatro paredes da sala ou do quarto.

Você pode escolher tecidos grossos - como o couro sintético - para fazer o painel da sua TV. Quando mais grosso e estofado, mais ele pode garantir que os ruídos externos fiquem fora do cômodo no qual a TV costuma ser assistida. Esses painéis podem ser encontrados pela internet ou em lojas físicas.

Portas de madeira maciça

As portas de madeira maciça, embora sejam mais caras, contribuem para o isolamento acústico de sua residência de um jeito bastante eficaz. Experimente trocar a porta do cômodo no qual você costuma exercer suas atividades que precisam de silêncio para obter um isolamento acústico preciso.

Você também pode aliar o uso das portas de madeira maciça com o uso de outros métodos - como cortinas, tapetes e papéis de parede - para obter um isolamento acústico completo. Isso é ideal para garantir que barulhos de outros cômodos não cheguem até você e não atrapalhem as suas atividades.

Drywall e gesso

Forros e revestimentos em drywall e gesso também podem ser feitos com isolamento acústico ao aplicar banda acústica nas paredes. A banda nada mais é do que uma fita adesiva de espuma que é usada para cobrir fissuras no revestimento a abafar ruídos.

O procedimento pode ser feito por você ou por um profissional. Caso haja alguma dúvida a respeito da aplicação do material nas paredes ou no teto (caso você more em apartamentos) consulte profissionais para um orçamento e contrate os seus serviços para que o acabamento seja o melhor possível.

Pisos Vinílicos

O piso vinílico ou o emborrachado são ótimos materiais para absorver impactos e ruídos (como os passos no chão), principalmente caso você more em um apartamento. O piso vinílico é feito de PVC e pode ser instalado sobre pisos que já estavam no assoalho.

Assim, se você costuma ouvir muitos ruídos vindos de outros apartamentos, instale pisos vinílicos no chão de seu apartamento. Eles custam entre R$ 20 e R$ 240, a depender do tamanho e da qualidade do material. Contrate um profissional para um melhor resultado.

Painéis ou revestimentos não lineares

Uma boa maneira de abafar o som vindo de outras partes da casa ou até da rua é usando painéis ou revestimentos não lineares, que costumam ser muito mais eficazes na hora de proteger um cômodo contra ruídos.

Você pode usar esses revestimentos em suas paredes ou no assoalho e aliar o uso desse material com outras medidas contra ruídos, o que otimiza ainda mais a proteção na hora de assistir televisão, estudar ou trabalhar sem distrações. Esse material costuma ser mais econômico e é ideal para quem não quer gastar muito.

Como vedar o barulho da rua

Homem instalando vedador em janela

Outro tipo de ruído que pode incomodar muito é o que vem da rua, principalmente se você mora em um local onde o movimento dos carros é muito intenso ou as pessoas costumam se reunir para conversar alto e ouvir música até altas horas da noite. Felizmente, existem dicas que podem ser seguidas. Confira algumas delas.

Janelas e portas com antirruídos

Existem janelas e portas cujo material já é feito para ser antirruídos, o que significa que não é necessário fazer alterações nelas para impedir que o barulho da rua atrapalhe as suas atividades diárias. Embora custem um pouco mais caro, elas trazem essa vantagem e são ideais para bairros muito movimentados.

As janelas e portas com esse tipo de material podem ser encontradas pela internet (em lojas online e plataformas de e-commerce), em lojas físicas com foco na venda de materiais de construção ou em lojas voltadas para a venda de produtos com isolamento acústico.

Tenha muros altos

Se você mora em uma casa térrea, aumentar os muros já pode ajudar muito a impedir que os barulhos externos atrapalhem a sua rotina. No entanto, essa solução pode ser ainda mais eficaz quando aliadas a outros procedimentos.

Para solucionar o problema de forma ainda mais eficaz, uma boa solução é usar um material com isolamento acústico durante a construção das paredes e dos muros da área externa e interna, além de portas de madeira maciça e bem vedadas.

Cortinas de tecidos e persianas

Quanto mais cortinas de tecido ou persianas você tiver nas janelas de sua casa, mais difícil será a entrada de ruídos externos, principalmente se outros isolamentos acústicos forem usados em conjunto com elas.

Além disso, as cortinas também podem contribuir para impedir a entrada de insetos, de sujeira e até de luminosidade excessiva. Para a sala, prefira uma cortina de tecido. Já, para a cozinha, o escritório e até para os quartos, persianas são bem-vindas, já que a limpeza delas pode ser muito mais prática na hora de retirar a poeira e manchas variadas.

Piso laminado

O piso laminado costuma ser o modelo mais usado em apartamentos - e isso não é por acaso. Ele é um dos modelos mais eficazes para garantir a proteção contra ruídos ocasionados por passos, tons de voz altos, objetos caídos no chão e outros.

A maioria dos pisos laminados é feita usando a combinação de polietileno e EVA, o que minimiza significativamente os barulhos, já que não contém fissuras. Assim, se o seu problema é o barulho que vem do apartamento de baixo e, ao mesmo tempo, você não quer incomodar os vizinhos com seus passos, vale a pena usar esse material.

Converse com quem está fazendo o barulho

Se, mesmo usando vários truques para isolar o ruído externo, você ainda escuta os barulhos e é incomodado por eles, vale tentar conversar com o vizinho que está causando o transtorno. No entanto, lembre-se de manter uma postura cordial para evitar conflitos desnecessários, já que algumas pessoas podem ser violentas e rudes.

Converse amigavelmente e somente em último caso, quando as demais soluções não funcionaram. Se o barulho ocorre em um horário permitido, não adianta acionar as autoridades, já que cada pessoa tem o direito de fazer barulho em sua casa durante o dia. Por isso, proponha acordos para minimizar o incômodo que sejam bons para ambas as partes.

Estantes com livros

Além de ser uma ótima maneira de guardar os seus livros e trazer conforto na hora da leitura, uma estante também pode ser um ótimo móvel para garantir um melhor isolamento acústico em sua sala de estar, quarto ou sala de leitura.

Experimente usar modelos grandes, que tomem o espaço de ao menos uma das paredes. Complemente com tapetes ou piso antirruído, cortinas e telas de tecido nas outras paredes do espaço. Não se esqueça de isolar também a janela, caso seja necessário, garantindo ainda mais o silêncio na hora do foco nos livros.

Cabeceira de tecido

Outro item que pode ajudar na hora de impedir que os ruídos externos adentrem o seu quarto é usar uma cabeceira de tecido grande o suficiente para tomar ao menos metade da parede. Isso ajuda a garantir maior conforto na hora de dormir e ainda garante mais silêncio.

Quanto mais grossa for a cabeceira, melhor para isolar o barulho externo, principalmente se o quarto já tiver cortinas ou uma janela antirruídos. Lembre-se de que um só método nem sempre é suficiente para garantir a proteção contra os barulhos.

Pense antes de se mudar

Antes de alugar e principalmente de comprar uma casa, verifique bem a vizinhança e pergunte para pessoas que já moram lá há mais tempo se a presença de ruídos é ou não constante. Isso ajuda a ter uma ideia de como será a rotina e permite que você tome as medidas necessárias para se proteger dos barulhos externos.

Se você não quer ter que gastar muito dinheiro com medidas para proteção contra ruídos, o ideal é escolher uma vizinhança que seja mais silenciosa, já que a única garantia de silêncio total é essa.

Conheça também equipamentos pessoais contra ruído

Neste artigo você aprendeu diversas técnicas de como vedar sua janela diante da presença de barulhos altos. Mas as vezes, caso isso não seja suficiente, pode ser necessário adquirir algum equipamento pessoal para evitar os barulhos altos. Dessa forma, sugerimos abaixo alguns artigos sobre produtos com essas exatas funções. Se você tiver tempo, dê uma conferida!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2437

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!

Os 10 melhores abafadores de ruido de 2022: 3M, CARBOGRAFITE e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1672

Está com dificuldade em escolher o melhor abafador de ruídos? Saiba a seguir quais são os melhores e como escolher a opção ideal para você!

Os 10 Melhores Protetores Auriculares para dormir em 2022: Mack's, Silent e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2442

Tem problemas com ruídos e não sabe qual protetor auricular comprar? Veja as 10 melhores opções do mercado em 2022 e como escolher o modelo ideal para você!

Saiba como vedar a janela contra barulho e tenha um ambiente mais tranquilo!

Mulher estudando olhando pela janela

Agora que você já conhece algumas medidas que podem ser úteis na hora de se proteger contra os barulhos internos e externos, experimente colocar as que puder em prática – assim, você garante o seu conforto e torna mais fácil exercer atividades que requerem silêncio, como leituras, reuniões de trabalho e uma boa noite de sono.

As medidas apresentadas ao longo do artigo podem ser ainda mais úteis caso sejam combinadas entre si. É importante contar com ajuda profissional caso a instalação de um material seja muito difícil ou você não tenha experiência com esse tipo de serviço. As medidas mais simples, como a troca de cortinas ou de tapetes, são ideais para começar a se proteger.

Se você está se mudando, vale a pena conferir se as portas e janelas da residência já são feitas de madeira maciça ou com materiais antirruídos. Caso sejam, você não precisará tomar muitas medidas para garantir o isolamento acústico de sua residência, já que o material das portas e janelas será uma ótima ajuda.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo