Você conhece o bife de chorizo?
O bife de chorizo é um corte argentino, um dos mais tradicionais das famosas parrillas de Buenos Aires. O corte da carne vem da parte dianteira do contrafilé bovino, entre o bife ancho e a alcatra, e possui uma camada de gordura na lateral do cortee entremeada à carne que dá a suculência e a maciez característica do bife.
Por causa disso, é essencial que essa camada de gordura não seja cortada da carne antes desta ser preparada, pois é ela que irá garantir o sabor por preservar a umidade natural do bife. Além disso, a gordura também dispensa a necessidade de marinar ou temperar demasiadamente, pois ela dá gosto a carne, exigindo apenas sal e pimenta.
Se você ainda não conhece o bife de chorizo ou não sabe como preparar, veja a lista a seguir com receitas, técnicas de cozimento e dicas de combinação de acompanhamentos.
Como fazer o bife de chorizo
Não há segredo quando se trata de cozinhar o bife de chorizo, pois ele já é muito saboroso por si só. Só é preciso ter cuidado com o corte da carne e o tempo de cozimento, já que esses aspectos precisam estar no ponto certo para que o chorizo fique gostoso. Confira adiante receitas com bife de chorizo.
■Bife de chorizo simples
Receita clássica, o bife de chorizo simples é feito na frigideira e leva apenas sal, pimenta, manteiga e alho. É possível acrescentar outros temperos - como páprica, shoyu, alecrim etc. – mas não é necessário, os temperos comuns do dia a dia já são o suficiente.
Para cozinhar o chorizo, basta temperar cada bife com alho, pimenta e sal. Em seguida derreta a manteiga em uma frigideira, ponha o bife e deixe fritar por pelo menos dois minutos de cada lado. O ponto correto é que o bife fique marrom por fora e rosado por dentro.
■Bife de chorizo com salsa criolla
O bife de chorizo com salsa criolla é delicioso e pode ser feito na frigideira ou na churrasqueira, fica a critério do cozinheiro. Para fazer a salsa criolla corte um tomate, um pimentão e uma cebola em cubinhos, depois fatie uma pimenta dedo de moça e um alho, misture e acrescente páprica, orégano e sal. Por fim, leve essa mistura para o forno por alguns minutos.
Já o cozimento e o tempero do bife de chorizo segue o mesmo princípio que o de um bife simples: basta temperar com sal e pimenta, dourar o bife na frigideira ou na churrasqueira e servir junto com a salsa criolla.
■Bife de chorizo com cebola roxa
O tradicional bife acebolado também pode ser feito com o bife de chorizo, só que nessa receita há um toque diferente. Ao usar a cebola roxa, o prato fica menos ácido, acrescentando uma pitada de agridoce ao bife de chorizo.
O primeiro passo é dourar o bife com sal e pimenta na frigideira. Depois, na mesma frigideira, frite a cebola roxa cortada em cubos, acrescente uma dose de conhaque e deixe caramelizar. Por fim, adicione uma dose de suco de laranja, misture e sirva junto ao bife de chorizo.
■Bife de chorizo com farofa
A farofa é o acompanhamento que mais combina com carnes, então é claro que tinha que ter uma receita de bife de chorizo com farofa. O procedimento para o cozimento do bife é o básico, basta fritar o chorizo já temperado na frigideira até ficar marrom por fora e rosado por dentro.
O preparo da farofa também é feito da maneira clássica. Basta colocar 3 xícaras de farinha de mandioca numa frigideira com oléo, acrescentar pedaços de bacon e linguiça defumada já cozidos, temperar com salsinha, sal e pimenta. E acabou, é só se deliciar.
■Bife de chorizo com batata
Um bifinho com batata é uma combinação muito boa e agrada a grande maioria das pessoas, por isso é um prato tradicional. Essa receita de bife de chorizo com batata também mantém esse gostinho clássico, mas é possível adicionar um toque diferente ao prato ao usar batata rústica ao forno ao invés de batata palito frita.
Para isso, corte a batata com a casca em forma de triângulo e tempere com sal, pimenta e alecrim. Coloque em uma assadeira e leve ao forno até dourar e o centro ficar macio. Depois é só fritar o bife e está pronto.
■Bife de chorizo com creme de brócolis
Essa receita de bife de chorizo com creme de brócolis parece sofisticada, mas é simples de fazer e fica deliciosa. Para que o sabor do bife com o creme harmonize, o ideal é temperar a carne apenas com sal e pimenta e fritá-la na frigideira com manteiga derretida até ficar ao ponto.
Já para o preparo do creme de brócolis leva manteiga, azeite e cebola. Depois de refogar esse preparado, adicione 2 colheres de farinha, mexa e adicione leite aos poucos. Quando estiver com a consistência de creme, é só acrescentar brócolis cozido e picado.
■Bife de chorizo na frigideira
A maioria das receitas com bife de chorizo pede que ele seja grelhado na frigideira com manteiga ou com azeite. Para temperar a carne, os codimentos que harmonizam são sal, sal grosso, pimenta, alecrim, alho, páprica defumada e chimichurri.
Já para cozinhar o bife de chorizo até o ponto ideal, a dica é prestar atenção em sua cor. É preciso grelhar ambos os lados do bife até que fiquem amarronzados, o que costuma acontecer após três minutos fritando. Desse jeito, o meio ficará rosado e a carne estará ao ponto.
■Bife de chorizo na chapa
Se você está cansado de sempre fazer o bife de chorizo na frigideira, experimente essa receita da carne feita na chapa. Para isso, é necessário (obviamente) ter uma chapa de metal que possa ir ao fogo, porque é necessário colocar a chapa na brasa do carvão ou no forno.
O preparo da carne é bem simples, com um pouco de azeite, sal e pimenta o chorizo já fica perfeito. Depois é só colocar o bife na chapa já quente, deitar um raminho de alecrim em cima do corte para aromatizar o prato, esperar o bife dourar e está pronto para ser consumido.
Como fazer bife de chorizo na churrasqueira
O sabor das carnes combina demais com o defumado da brasa do carvão, então cozinhar os diversos cortes na churrasqueira é um dos modos mais gostosos para desfrutar das carnes. Sendo assim, segue abaixo dicas de como cozinhar o bife de chorizo na churrasqueira.
■Como cortar bife de chorizo
O bife de chorizo provém de uma parte da peça de contra filé, por isso é preciso ter cuidado para cortá-la no corte exato. Primeiro limpe o bife; o chorizo exige uma camada grossa de gordura, mas é preciso retirar os pedaços de membranas para não alterar a maciez da carne.
Em seguida é só cortar a peça em bifes grossos. O ideal é que as fatias fiquem grossas para manter a característica típica do chorizo, que é justamente a de ser um bife espesso. Além disso, contribui para que o cozimento fique no ponto ideal, com a carne rosada por dentro e marrom por fora.
■Como temperar o bife de chorizo
Qualquer receita de bife de chorizo vai exigir temperos básicos para aromatizar a carne, pois essa parte do preparo de chorizo é simples. Então aposte em codimentos como sal, sal grosso, pimenta e alho, podendo acrescentar ervas aromáticas ou ramos de alecrim para um sabor a mais.
Com o bife de chorizo temperado dessa forma, é possível cozinhá-lo em qualquer suporte (frigideira, chapa, churrasqueira ou forno) que ele ficará saboroso. Outra dica é apostar em molhos, cremes e vinagretes para acompanhar a carne.
■Como assar o bife de chorizo
Para assar o bife de chorizo na grelha ou no espeto de metal da churrasqueira, a carne deve ficar a quinze centímetros da brasa, longe das chamas. Depois é só ficar de olho na churrasqueira, assim que o bife soltar o suco é hora de virar a carne para o outro lado.
O mesmo processo se dá quando o chorizo é grelhado na frigideira ou na chapa. A carne não pode ter contato direto com o fogo, pois queimará rapidamente, e a hora de virar o bife é quando o centro começa a soltar o suco da carne.
■O ponto ideal para bife de chorizo
O ponto ideal para o bife de chorizo é mal passado ou ao ponto. Caso a carne passe disso, provavelmente ficará dura e seca, pois perderá toda a sua umidade e suculência devido ao total derretimento de sua camada de gordura, a responsável pelo sabor característico do chorizo.
Para garantir que o bife fique perfeito, deixe a peça descansar por cinco minutos antes de levá-la ao fogo. Isso fará com que o suco da carne se concentre no centro, mantendo sua maciez e auxiliando no cozimento até o ponto ideal.
Os melhores acompanhamentos para o bife de chorizo
Carne é uma delícia, mas não dá para viver só de bife. Todo churrasco ou assado pede por um acompanhamento clássico, como vinagrete e farofa, ou até mesmo por uns mais inovadores, como salsa criolla e creme de brócolis. Portanto, leia a seguir dicas dos melhores acompanhamentos para chorizo.
■Legumes assados servidos ao molho de maracujá
Essa receita é para aqueles que adoram sabores agridoce. O salgado dos legumes com o doce do maracujá faz com que esse acompanhamento quase roube a cena da comida principal do prato! Afinal, é uma receita saudável, criativa e saborosa.
O primeiro passo é temperar os legumes (escolha os que preferir) com sal, pimenta e azeite e assar por vinte minutos no forno a 200ºC. A seguir, misture a polpa de dois maracujás com água, molho inglês e açúcar mascavo. Cozinhe na panela por vinte minutos e está pronto para servir.
■ Arroz à grega com batatas sauté assadas no forno
O arroz à grega é um prato tradicional dos churrascos, pois é simples de fazer e dá uma mudada no arroz branco comum. Portanto, nessa parte, faça o arroz à grega do jeito que estiver acostumado, não tem segredo.
Já, para assar as batatas, corte-as em rodelas ou use a batata bolinha inteira e um pouco amassada. Coloque as batatas em uma assadeira untada com óleo, salpique sal e pimenta por cima das fatias e leve ao forno de 180ºC por meia hora.
■Salsa criolla
A salsa criolla é uma espécie de vinagrete argentino que vai ao forno, virando quase um molhinho denso e pedaçudo. É possível encontrar esse acompanhamento pronto para consumo em alguns mercados especializados em comida importada, mas também dá para fazer em casa.
A receita para salsa criolla caseiro usa ingredientes tais como cebola, pimentão vermelho e verde, tomate e salsa picada. Para temperar utilize azeite, vinagre, sal, chili em pó e cominho. Depois é só misturar tudo e colocar por dez minutos no forno.
■Creme de brócolis, cuscuz marroquino e salsa verde
Neste artigo já ensinamos a como fazer o creme de brócolis, é super simples e fica muito gostoso. Outros acompanhamentos tão simples e bons quanto são o cuscuz marroquino e a salsa verde.
Para o cuscuz, hidrate a semolina na água fervente. Após esse processo, adicione temperos como cebolinha, amêndoa em lasca torrada, damasco, o que preferir, e já está pronto. Para a salsa verde, pique um punhado de salsa, misture com azeite e sal e bata bem no mixer. Deixe o molho descansar por alguns minutos e sirva.
■Cebolas caramelizadas e cogumelos assados no shoyu com gengibre
Os acompanhamentos de cebolas caramelizadas e cogumelos assados no shoyu com gengibre têm cara de sofisticado, porém são fáceis de fazer. A cebola caramelizada exige apenas dois ingredientes: cebola picada em quadradinho e açúcar mascavo. Basta juntar ambos na panela e cozinhar até que o açúcar derreta.
Para fazer o cogumelo pegue uma assadeira e cubra com papel alumínio. Coloque sobre ela os cogumelos picados, depois os tempere com shoyu, gengibre ralado, óleo de gergelim e o alho amassado. Asse por vinte minutos e está pronto.
Faça o melhor bife de chorizo para um almoço ou churrasco!
Embora o bife de chorizo ainda não seja tão popular, é crescente o interesse nesse corte de carne. Afinal, sua origem parte de um país que faz fronteira com o Brasil, os hermanos argentinos, então nada mais natural que ambos os territórios compartilhem sua cultura culinária.
Esse artigo traz uma variedade de receitas possíveis de serem feitas com o bife de chorizo, bem como dicas e técnicas de cozimento, mas existem ainda mais modos e jeitos de se preparar essa carne tão saborosa. Portanto experimente explorar toda a suculência que esse tipo de carne pode trazer para seu churrasco ou para o seu almoço!
Uma estudiosa das letras que adora passar seu tempo em atividades ao ar livre e em contato com a natureza, então imagine o prazer de poder escrever sobre esses assuntos.