Como colocar quadro na parede: sem furar, locais, ideias e mais!

Como colocar quadro na parede: sem furar, locais, ideias e mais!

Você sabia que é possível colocar um quadro para decorar a parede da sua sala ou quarto sem se preocupar com os furos? Leia este artigo para saber como.


Como colocar quadro na parede: qual a melhor opção?

Uma sala branca com quadros igualmente brancos

Colocar um quadro na parede é sempre um momento crucial na decoração de um ambiente. Seja no seu quarto, na sala ou mesmo nos demais cômodos da casa, um belo quadro é um objeto de decoração essencial, que revela não só a sua personalidade, mas também delineia a personalidade da própria casa.

Porém, existem muitas formas de se pendurar um quadro. Você pode furar a parede, colocar um suporte, utilizar fios de sustentação ou mesmo uma fita dupla face. Afinal, qual o melhor jeito de se pendurar um quadro sem se preocupar com o risco dele cair ou mesmo de atravessar um cano de água no interior da parede? Abaixo, separamos para você a resposta de todas essas perguntas.

Como colocar quadro na parede sem furar

Quando você tem algum impeditivo na hora de furar a parede, é preciso procurar por opções que não necessitem desse processo para se pendurar os quadros. E por mais que esse procedimento possa parecer pouco seguro na sustentação do seu quadro de início, asseguramos que, se você seguir todas essas regras, os seus quadros ficarão no lugar sem nenhum problema.

Desde fita, fios e suporte, acompanhe abaixo quais as formas para decorar a sua casa sem furar a parede.

Massa adesiva

A massa adesiva é uma grande companheira quando se fala em decoração. Isso porque, em alguns lugares, o proprietário não permite furar as paredes para pendurar nada. Ou, mesmo que permita, demanda o fechamento dos furos na entrega da casa ou do apartamento. Por isso, utilizar uma massa adesiva, um material de baixíssimo custo e alta demanda em casas de construção é uma ótima alternativa.

Para utilizar, basta adquirir no mercado e aplicar sobre a parede. De preferência, faça marcações nos lugares exatos em que o quadro tocará a parede, e recubra essa superfície. Procure segurar o quadro por alguns minutos, 2 ou 3, e ficará perfeito. Invista em segurar pelo tempo determinado para fixar bem.

Velcro

Mãos segurando velcro

O velcro é outro material de muita serventia quando falamos em fixar objetos na parede. Além disso, esse material é facilmente adquirido em casas de tecidos e costura, que existem em praticamente todos os bairros ou cidades. Para utilizar, basta fixar um lado do velcro na parede, de preferência a sua parte esponjosa, e depois fixar o lado mais enrijecido do velcro na moldura do seu quadro.

Utilize a quantidade de velcro capaz de cobrir todas as arestas da moldura, mas sem deixá-la aparente do lado de fora, para não destoar da aparência típica de uma moldura de quadros. Pronto. Simples, não é?

Dupla face

A fita dupla face é outro utensílio que você não pode deixar de utilizar em sua casa. Isso porque, além de prático, o seu valor é muito menor do que os diversos materiais para casa e cozinha que temos à disposição no mercado. Por isso, opte por sempre ter esse material por perto para as facilidades de casa, seja na decoração ou mesmo no conserto.

Para utilizar, basta inserir a fita dupla face na parede e na moldura do seu quadro. Reforce principalmente a parte superior da fita e procure, após colocar o quadro na parede, segurar um pouco para que a cola da fita se adeque por completo na superfície da moldura e da parede. Com isso, seu quadro ficará bem protegido e lindo, seja na parede do seu quarto ou da sua sala.

Gancho de adesivo

O gancho de adesivo é um material muito conhecido em cozinhas. Isso porque, além de muito charmoso e pouco chamativo, esse gancho ganhou os lares brasileiros como forma de segurar panos de prato nas cozinhas. Porém, o que muitos não sabem é que, com um gancho de boa qualidade e uma boa parcela de cola na sua base, é possível também que esse utensílio seja utilizado para segurar quadros de decoração na sua parede.

Para utilizar, basta medir as duas arestas superiores dos quadros e colocar os ganchos. Faça pequenas marcações com um lápis na parede para se assegurar que os ganchos vão ficar nos lugares corretos e pronto, é só colocar o seu quadro e aproveitar toda a nova decoração.

Fecho metálico de adesivo

O fecho metálico adesivo é uma opção super viável para pendurar qualquer utensílio que você deseje em superfícies planas. Isso porque, além de fixar bem em paredes lisas, ele também se adequa com facilidade em superfícies que vão desde a parede sem pintura até os azulejos de cozinhas e banheiros, considerados os materiais de maior dificuldade de fixação em comparação com os demais.

Trata-se de um utensílio muito simples e barato, encontrado com facilidade em grandes lojas de construção e decoração de interiores. Com ele, é necessário parafusar a moldura na sua estrutura metálica e, depois, basta retirar o papel adesivo das costas do objeto e fixá-lo na parede. A cola é super forte, negando qualquer possibilidade de queda.

Porém, atente-se antes para qual o tipo de pintura da sua parede no momento de fixar. Caso seja uma pintura branco com tinta misturada com cal, a cola do fecho metálico pode ser demasiada forte, deixando marcas na parede no momento de retirar o quadro de determinado local. Por isso, atente-se tanto a isso quanto ao local exato que você deseja exibir a sua decoração.

Suporte

O suporte é o amigo mais confiável que alguém que está iniciando a vida de decoração caseira pode ter. Isso porque, além de não existir risco de queda, ele ainda pode ser utilizado de diversas formas, acomodando vários objetos de decoração diferentes. O suporte para um quadro pode ser fixado em sua base e, quando quiser, movido para onde quiser.

Além disso, com o suporte, é possível você colocar ainda plantas ou livros nas paredes, ao lado do seu quadro, de modo a exibir ainda mais a sua personalidade. Por isso, caso você tenha qualquer problema com os outros métodos acima, opte pelo suporte, pois ele jamais te deixará na mão.

O único contra desse método é que ele não deixa uma aparência tão limpa, podendo ocasionar em uma poluição visual, pois não terá apenas o quadro na parede, já que o suporte é grande e chamativo. Porém, existem ótimas opções de suportes muito bonitos para a sua casa, que serão eles mesmo parte da decoração.

Fio

Rolo de fios de nylon

Os fios sustentadores são uma opção para quem deseja exatamente restringir ao máximo esses outros vários objetos de decoração para além do próprio quadro. Isso porque eles são praticamente invisíveis, por conta de sua tonalidade transparente, parecidos com fios de nylon. Porém, esse material é incrivelmente forte e muito recomendado para quadros de médio ou até grande porte, que passem de 2 metros de comprimento.

Essa opção ainda dá a possibilidade de você não pendurar os quadros diretamente na parede, mas apenas alguns centímetros dela. Acredite, o resultado é quase imperceptível e evitará qualquer problema na hora de restaurar a pintura da sua casa.

Como colocar quadro furando a parede

Um casal medindo o tamanho do quadro para colocar na parede

Agora, se você deseja realizar uma decoração mais ousada e à moda antiga, é possível deixar todas essas dicas apenas na memória para o futuro e abusar dos furos nas paredes. Esse é, sem dúvidas, o método mais simples e seguro já inventado para pendurar quadros.

Isso porque, com os pregos ou parafusos fixos na rígida parede, não há qualquer chance do seu valioso quadro sofrer um acidente. É possível ainda colocar furos nas 4 arestas do quadro, a fim de torná-lo ainda mais seguro e fixado.

Antes, veja se não possui nada na parede em que colocará o quadro

A primeira coisa a ser feita é procurar pela planta da casa, inclusive aquela que delineia quais os locais específicos do encanamento, tubulações e fiação elétrica. Isso porque, por vezes, não sabemos exatamente onde existem esses fios e canos no interior das paredes, e não é nada difícil perfurarmos algo que necessite de reparos extremos, como a vinda de técnicos ou mesmo um problema mais sério na fiação elétrica da casa.

Assim, procure por esses canos e de preferência memorize por onde passa todos os conduítes mais importantes da sua casa. Sem falar que, ao se perfurar uma parede para um quadro de maior comprimento, você necessitará de uma furadeira, e pode gerar um curto-circuito caso o metal toque na corrente elétrica da sua casa.

Faça marcação na parede

Para iniciar o procedimento, primeiro você precisa saber com exatidão onde os pregos ficarão. Caso seja um quadro pequeno, ele necessitará de apenas um suporte na parede, então não há tanto problema com o perigo de ficar torto. Porém, com quadros mais pesados ou maiores, você necessitará de fazer ao menos dois furos.

Ao realizar esses furos, eles devem estar plenamente alinhados. Para isso, não confie apenas na sua visão. Meça desde o chão ou do contra-pé do seu assoalho a distância exata entre os furos e o solo. Isso, você terá certeza de que eles estarão perfeitamente alinhados.

Prego

O prego é ideal para quadros menores ou de moldura mais leve, como de argila ou madeira oca. Isso porque esse material, apesar de muito confiável, não suporta um peso muito grande por muito tempo. Os pregos utilizados para esse serviço são geralmente mais finos, para que seja possível fixá-los na parede apenas com o auxílio de um martelo.

Parafuso e furadeira

Já o parafuso e a furadeira são materiais necessários para colocar quadros maiores ou com molduras muito pesadas, como de madeira maciça ou alumínio. Esses materiais são práticos de usar, mas necessitam de ainda mais cuidado.

A furadeira deixa um buraco relativamente grande no interior da parede, então é preciso escolher o local com precisão. Além disso, adquira na loja de materiais para construção uma bucha para fixar o parafuso na parede.

Ideias e dicas de como planejar os quadros na parede

Agora que você já sabe um pouco sobre os métodos básicos para fixar um quadro na parede com ou sem furos, selecionamos algumas dicas para esse seu trabalho que te ajudarão a fazer uma bela composição na sua sala de estar ou no seu quarto.

Planeje a composição dos quadros usando papel

Um papel colado na parede

Uma ótima forma de saber exatamente como ficará o seu ambiente antes de furar a parede ou fixar utensílio para os quadros é utilizar um papel para criar uma amostra do ambiente pós-decoração. Assim, coloque o seu quadro no chão e veja quantas folhas são necessárias para cobri-lo. Depois, coloque-os na parede e veja se eles ocupam realmente o espaço que você estava planejando.

Essa técnica é mais utilizada quando se vai pendurar vários quadros de uma só vez e não pode segurar eles na parede juntos.

Como não deixar o quadro torto

Uma menina vendo se os quadros estão tortos na parede

Para não deixar o quadro torto existem algumas dicas. Além do método de medir desde o chão, você também pode adquirir um nível laser ou um nível de plástico em materiais para construção. Trata-se de um material com um pouco de água no seu interior, de modo que quando colocado na parede, revela se existe o mínimo desnivelamento entre os furos.

Como posicionar um quadro único

Uma sala com um quadro branco na parede e uma estante

Para posicionar um quadro único, não é necessário tantos procedimentos. Porém, um quadro único corre o risco de ficar mal encaixado na composição que você quer colocá-lo. Além disso, procure não deixar um único quadro pequeno em uma parede muito grande ou sem objetos ao redor, pois isso diminuirá a sua decoração.

Composição de quadros de mesmo tamanho

Três quadros brancos alinhados em uma parede

Para uma composição de vários quadros, existem algumas estratégias interessantes. Caso eles sejam do mesmo tamanho, procure não deixá-los um ao lado do outros, tanto em questão de espaço como em questão de altura. Isso pode gerar uma padronização excessiva na sua sala de estar. Por isso, caso estejam na mesma parede, opte por deixá-los em diferentes distâncias do chão.

Composição de quadros de variados formatos

Quadros de formatos diferentes em uma parede

Para quadros de tamanhos variados, a estratégia é a inversa. Procure não desnivelar a altura dos quadros do chão, ao menos não de forma excessiva. Como eles não são parecidos, não deixe que eles se alinhem na base ou na parte superior, mas busque traçar uma linha imaginária no centro dos quadros, pela qual todos eles ficarão alinhados.

Composição de quadros sem composição

Vários quadros de tamanhos diferentes espalhados na parede

Para quadros sem composição, isto é, sem uma ideia central que agrupe-os em estilo ou em temática, a estratégia é não colocá-los muito próximos. Por isso, procure não alinhar os quadros numa mesma parede, e deixe-os perto de diferentes objetos e móveis da sua sala. Isso fará com que sejam criados vários ambientes distintos dentro de um mesmo cômodo.

Coloque o quadro na parede e faça a sua composição!

Uma sala com dois quadros que tem pinturas de natureza

Agora que você já sabe tudo que é necessário para fixar seus quadros na parede, desde os furos, os materiais e os procedimentos para alinhá-los e agrupá-los em composições distintas, não perca tempo e comece já a decorar a sua nova casa, ou mesmo a dar novos ares para a sua casa usual.

A decoração é um estilo de arte que revela muito da nossa personalidade, além de que promove um profundo alinhamento entre o seu imóvel e o morador. Por isso, não deixe de aproveitar de todos os seus benefícios.

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos