Como plantar louro através do galho: em vaso, cuidados e mais!

Como plantar louro através do galho: em vaso, cuidados e mais!

Sabia que o louro é um dos temperos mais usados pelos brasileiros? Veja como plantar por galho, dicas de cultivo, características e curiosidades da espécie!


Como plantar louro através do galho para suas receitas

Muda de louro

Quem nunca comeu uma boa feijoada com folhinhas de louro para dar sabor? O louro está presente em muitas das nossas receitas de família, principalmente aquelas mais caseiras e é sobre esse incrível tempero que iremos falar hoje.

O louro é uma folha verdinha que possui um aroma e sabor bem característicos e serve para dar sabor a alguns pratos, geralmente ela não é consumida, sendo retirada após o preparo ficar pronto. Infelizmente as folhas do loureiro tem um preço um pouco alto nos comércios, por isso, iremos te mostrar como plantar um loureiro em sua casa.

Neste artigo você vai aprender como plantar o louro, cuidados que se deve ter com a planta e algumas características sobre a espécie. Vem descobrir como ter um temperinho delicioso em sua casa.

Informações básicas do louro

Vasos com mudas de louro


Nome CientíficoLaurus nobilis
Outros NomesLouro, Loureiro
OrigemÁsia
Porte 5~10 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoVerão, Outono
ClimaSubtropical


Laurus nobilis mais conhecido como loureiro ou louro é uma árvore de origem Asiática que possui folhas aromáticas que são utilizadas como temperos para diversos pratos. A árvore do loureiro pode chegar a mais de 10 metros de altura e tem um crescimento moderado/lento. A espécie costuma se adaptar bem em climas subtropicais e sua época de floração acontece entre o verão e o outono.

Outra característica interessante da planta é que seu ciclo de vida é perene, ou seja, dura bastante tempo sem precisar ser replantada. A seguir mostraremos a você o passo a passo de como plantar e manter um loureio.

Como plantar louro através do galho em vaso ou solo

Pessoa plantando louro

Nos próximos tópicos falaremos sobre como plantar louro através do galho em vaso ou solo. Abordaremos os temas: Como selecionar o galho, vaso ideal, o melhor solo para cultivo, hormônio enraizador, rega, entre outros. Confira!

Selecione um galho e vaso

Para fazer a propagação do louro você precisará de uma estaca da planta. Selecione um caule que tenha surgido no início do verão, procure por caules que os jardineiros chamam de "muda semilenhosa" que nada mais é do que um caule que já passou dos estágios de rebento, ele deve ser bem verde, vigoroso e rígido, ou seja, um galho saldável.

A escolha do vaso é mais ampla, já que a espécie não possui muitas restrições com materiais diferenciados. Porém, os melhores são os biodegradáveis, pois o louro, com o tempo, se torna uma grande árvore alta e os vasos biodegradáveis são perfeitos para serem plantados diretamente na terra sem precisar retirar a planta de dentro deles, são exemplos os de fibra de coco ou os de turfa.

Corte do calcanhar

O corte de calcanhar é um processo crucial para se conseguir uma boa muda. O processo consiste em cortar o caule com uma lâmina de barbear ou uma faca bem afiada e retirar um pouco da casca da árvore.

Em seguida, deve-se retirar todas as folhas da estaca recém cortada, exceto duas ou três na parte superior da estaca, isso vai estimular ela a produzir mais folhas e a enraizar mais rápido. Lembre-se de que ela deve ter no mínimo 15cm de comprimento.

Solo para o cultivo do galho de louro

O melhor solo para cultivo do louro é o bem drenado e arenoso, as raízes devem crescer livremente e sem impedimentos. Quando for plantar sua muda em vaso, encha-o com partes iguais de perlita e areia, esses materiais vão ajudar na drenagem do solo, também o deixarão mais solto e macio.

Depois de encher, regue bem a terra e deixe a água escorrer pela parte de baixo do vaso, que deve conter furos, especificamente para esse fim.

Hormônio enraizador

Essa é uma etapa muito importante para a manutenção da saúde de sua muda de louro, pois a muda é muito frágil e propensa ao apodrecimento, mas ao usar o hormônio de enraizamento você possibilita que ela se desenvolva com mais facilidade e sem doenças que possam vir a atingi-la.

O hormônio de enraizamento contém um fungicida muito eficiente, que protege a plantinha de fungos agressores, por isso esse passo não deve ser negligenciado. Não existe uma marca específica de hormônio que seja ideal para o louro, porém, quando for adquirir procure os mais naturais, os com muita química podem acabar matando a muda.

Plantando o galho

Agora que já falamos sobre todos os processos anteriores ao plantio, vamos para como plantar uma muda de louro de fato. Primeiramente você precisará fazer um buraco na terra, dentro do vaso, com o dedo ou com a ajuda de um lápis e depois introduzir a estaca com o corte virado para baixo. Em seguida firme a terra com as mãos em torno da base da muda.

A estaca deverá ser plantada a uma profundidade de no mínimo 7,5cm e não se preocupe se estaca ficar quase toda para dentro da terra. Após esses processos, pegue o vaso e o coloque sobre uma esteira térmica ajustada a 23ºC, isso vai manter a muda aquecida e torná-la mais resistente.

Rega do galho de louro

A rega da muda de louro deve ser gradual, borrife diariamente um pouco de água sobre o solo e verifique se umedeceu bem. O solo arenoso utilizado no cultivo do louro pode acabar secando mais rápido do que bases de terra ou substratos.

Por isso verifique sempre se o solo está bem umedecido para que a muda não seque, se isso ocorrer, ela pode sofrer danos graves, pincipalmente se não estiver bem enraizada ainda.

Tempo de enraizamento

O processo de enraizamento é um pouco demorado e pode haver variações no tempo. O enraizamento geralmente acontece entre 30 e 90 dias, mas há casos que podem levar até um ano. Depois que o processo estiver finalizado a planta já pode ser retirada da esteira térmica e colocada no lugar que você desejar.

Antes de retirar a planta de seu processo de incubação, observe bem as raízes para ter certeza de que estão fortes o suficiente para não quebrarem no momento de replantar em outro recipiente.

Quando replantar o louro

O tempo certo para replantar a muda é quando ela estiver com uma série de quatro folhas em sua superfície, mas isso pode variar de planta para planta. O loureiro é uma árvore que possui raízes rasas, ou seja, raízes mais frágeis.

Por conta disso, você deve verificar muito bem se elas estão realmente maduras e fortes, pois do contrário, o processo de replantação pode acabar sendo muito agressivo à elas e ocasionando na morte da planta.

Cuidados com o louro

Muda de louro

A seguir, falaremos sobre todos os passos para se ter o louro do seus sonhos, os temas envolvem assuntos pertinentes ao cultivo como: iluminação, temperatura e solo ideais, frequência de rega e alimentação do louro, entre outros. Vamos nessa?

Iluminação ideal para louro

O louro gosta de viver em sol pleno e sombras vespertinas, isso dá uma potência maior no sabor das folhas, fazendo as receitas ficarem ainda mais saborosas. Se você prefere cultivar seu louro em casa, ou se ele ainda é apenas uma mudinha, mantenha-o perto de um vidro ou lugares que pegam sol, ele precisa dos raios solares na maior parte do dia.

Evite sempre que possível as correntes de ar, tanto em janelas, como em ventiladores e acondicionados, isso pode enfraquecer a planta.

Os melhores lugares da casa para deixar o louro

Como já falamos anteriormente, o louro precisa de sol pleno para manter o sabor de suas folhas, por isso se estiver envasado deve ser mantido em espaços que possibilitem a entrada de luz solar na casa, como próximo a um vidro ou na varanda de um apartamento.

A planta também não é adepta a fortes correntes de ar, janelas, ventiladores e ares condicionados devem ser mantidos longe dela.

Temperatura ideal para louro

A temperatura ideal para o louro pode variar entre 20ºC e 30ºC, pois ele gosta de climas quentes e se dá bem com o sol forte, principalmente no verão. Já no inverno ele deve ser protegido do frio sendo levado para um ambiente interno, ou sendo coberto por uma manta para plantas, se estiver fixado para fora de casa no quintal ou jardim.

Porém, os louros de ambiente interno costumam apresentar um problema recorrente que é a falta de umidade, os sintomas geralmente são a queda de folhas. Para reverter esse quadro basta borrifar um pouco de água na planta diariamente ou utilizar um umidificador e ar.

Rega do louro

A frequência de rega deve ser de pelo menos 3 vezes por semana durante o verão e até mais vezes durante fortes secas, o louro possui raízes rasas o que dificulta o armazenamento de água e a planta seca com mais facilidade.

A rega deve diminuir durante o inverno se a planta estiver fora de casa, em ambientes internos ela pode secar mais rápido, por isso se o seu louro é envasado fique atento. Também é importante deixar o solo secar durante as regas, para não haver acúmulo de líquido.

Solo ideal para louro

O louro não é muito exigente em relação ao solo, os únicos fatores importantes é que o solo deve ser drenado e arenoso, ele também tem uma boa adaptação em solos ácidos e alcalinos.

Quando for plantar a árvore em ambiente externo, lebre de providenciar algum componente como perlita ou areia para auxiliar na drenagem do solo. Louros envasados podem ser plantados apenas com uma mistura de perlita e areia, todos com partes iguais.

Adubos e substratos para louro

Vamos agora para os fertilizantes, o ideal é que o louro seja alimentado com fertilizantes orgânicos balanceados, como emulsão de peixe e algas marinhas. Esse tipo de componente vai ajudar a refrescar os primeiros centímetros de solo a cada primavera.

No geral o louro não necessita de muita comida, por isso ele deve ser alimentado apenas no início da primavera e verão. Ao fertilizar tome muito cuidado para não machucar as raízes rasas da planta e durante os meses de inverno e outono suspenda a alimentação.

Manutenção e poda do louro

Uma forma de manter sua planta sempre bonita e vigorosa é fazendo a poda. A poda é um elemento importante para qualquer espécie de planta, pois ao podar você retira várias partes danificadas, e isso estimula a produção de novas folhas e galhos.

A primavera é a estação mais indicada para isso, já que um novo processo de crescimento está começando. Você pode aparar o quanto quiser, principalmente se prefere árvores pequenas, o loureiro é adaptável até para se criar uma arte topiária.

A poda também ajuda a restaurar a árvore após um intenso inverno, retire todos os galhos marrons que foram danificados pelo frio, e se a árvore ficou toda marrom, corte a planta inteira em cerca de 15cm, com isso você possibilitará que novos brotos se formem a partir da base.

Pragas e doenças do louro

Pragas e doenças são quase inexistentes no louro, já que suas folhas costumam ser utilizadas para deter as pragas de outras plantas e em armários para espantar traças. Mas ainda existem algumas mais persistentes que preferem as lindas folhinhas verdes do louro, é o caso da escama e das mariposas.

As escamas são pequenas pragas que atacam as plantas as deixando com partes brancas e farinhentas, para removê-las basta limpar as folhas afetadas com um pouco de sabão e em seguida borrifar um pouco de extrato de Nim. As mariposas são mais difíceis de evitar, mas quando aparecem deixam marcas perceptíveis.

Elas costumam colocar seus ovos entre duas folhas e os fundem com uma penugem de algodão, se vir algo semelhante em sua árvore descasque com cuidado e remova os ovos ou larvas.

Propagação do louro

Para propagar um louro você precisará de uma estaca de cerca de 15cm de comprimento, ela pode ser coletada do processo de poda, mas lembre-se que a estaca deve ser verde e vigorosa, se retirar da poda uma estaca marrom e seca, ela não irá germinar.

Depois de escolher e cortar à estaca, você deverá fincá-la no solo e borrifar um pouco de água todos os dias, por último, será necessária uma esteira térmica, que vai funcionar como uma incubadora de enraizamento para a planta. Tratamos deste assunto com mais detalhes nos primeiros tópicos do artigo, confira!

Replantação do louro

Para replantar seu loureiro você vai precisar de um novo recipiente, já que no primeiro ano a muda ainda é muito frágil e não está preparada para ser plantada em uma horta. Compostagem e substratos serão importantes para o louro continuar crescendo forte e saldável, encha o vaso com partes iguais desses componentes e umedeça o solo.

Ao umedecer não despeje a água, utilize um borrifador e de leves borrifadas na terra até ela estar completamente úmida, do contrário, a terra ficará encharcada e apodrecerá as raízes.

Sobre o louro

Muda de louro

Nestes últimos tópicos falaremos um pouco mais sobre o louro, suas características, o fruto do louro e o uso das folhas na culinária. Você sabia que antigamente os heróis gregos e romanos utilizavam coroas de louro como símbolo de vitória? Descubra tudo sobre o tema a seguir!!

Características do louro

O louro é visto pela maioria das pessoas como um tempero, uma folhinha que se encontra no mercado, na maioria das vezes desidratada e que é utilizada na culinária. Mas pouca gente sabe e conhece a árvore loureiro de fato, a árvore tem aspecto arbustivo e possui grandes folhas ovais pontiagudas, de cor verde brilhante e profunda com textura coriácea.

Após alguns anos de crescimento ela se torna uma árvore considerável com vários troncos que sustentam uma densa copa piramidal. Há variados tipos existentes de louro como o Laurus nobilis ' Angustifolia', o Laurus nobilis 'Aurea', o Laurus nobilis 'Undulata' e o Laurus nobilis 'Saratoga', cada um com características distintas um do outro.

Sobre o fruto do louro

Os frutos do loureiro têm tonalidade escura e lembram muito uma jabuticaba. Eles são ovoides (que possui forma de ovo), estilo baga e tem de 8 a 12 milímetros de diâmetro, a cor é verde-brilhante no início, e preta, quando maduros.

A baga é o tipo mais comum de fruto carnudo simples, no qual a parede do ovário inteiro amadurece em um pericarpo comestível. As flores dessas plantas têm um ovário superior e ele tem um ou vários gineceus dentro de uma cobertura fina e interiores muito carnudos.

O louro na culinária

O louro é um dos temperos mais comuns no Brasil, ele é muito utilizado no feijão, na feijoada, em sopas e ensopados, também em marinadas e molhos. Em geral, usa-se a folha inteira, seca ou fresca e ela deve ser removida ao final do preparo, pois mesmo sua ingestão não causando problemas, sua textura dura impede que o feito seja prazeroso.

Uma curiosidade do louro é que no passado, na Grécia antiga, heróis gregos e romanos utilizavam coroas de louro como símbolo de vitória entre eles. A origem está na mitologia, nela o deus Apolo teria se apaixonado pela linda ninfa Dafne, mas ela não nutria o mesmo sentimento por ele e fugiu para as montanhas, tentando escapar da sua perseguição.

Dafne acabou pedindo proteção a seu pai, o deus Peneio, que optou por transformá-la num loureiro: foi assim que a ninfa venceu Apolo. Por isso, os vencedores de qualquer tipo de competição eram coroados com folhas dessa planta.

Plantando o louro você terá sempre tempero à mão!

Muda de louro

O louro além de ser uma planta linda, ainda possui folhas deliciosas e muito úteis na culinária. Se você já tem uma hortinha de temperos em casa, não perca tempo e adquira seu louro, ele vai enriquecer tanto o seu jardim, quanto a sua comida.

Se você já possui um louro em casa aproveite para dar uma mudinha para alguém especial, ou ofereça algumas folhas de louro ela, o sabor do louro natural é bem diferente do desidratado do mercado, experimente. Espero que tenha gostado do nosso artigo, aproveite para conferir outros temas em nosso site e até a próxima.

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.

Últimos posts


Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Os 10 Melhores Monitores 75Hz de 2022: LG, AOC e muito mais!

Em busca do melhor monitor 75 Hz? Confira neste artigo dicas de como escolher o ideal para você, além de um ranking com os 10 melhores produtos de 2022!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Free Fire de 2022: Xiaomi, Realme e muito mais!

Pensando em como escolher o melhor celular para jogar free fire? Acompanhe as dicas de escolha e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria a seguir.


As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

As 15 Melhores Smart TVS de 2022: da LG, Samsung e mais!

Procurando a melhor Smart TV para comprar? Veja neste artigo os melhores modelos do mercado, como escolher a ideal e encontre a Smart que mais combine com você!


As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 55 polegadas de 2022: LG, Samsung e muito mais!

Quer curtir seus programas favoritos na telona? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs de 55 polegadas do mercado, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras com Bom Custo-Benefício de 2022: Brastemp, Panasonic e muito mais!

Quer uma geladeira de qualidade que seja em conta? Aqui você encontra um ranking com as 10 melhores geladeiras com bom custo-benefício e aprende como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Doces e sobremesas Sapatos