Tipos de vassoura para faxina: como a piaçava, de nylon e mais!

Tipos de vassoura para faxina: como a piaçava, de nylon e mais!

Você sabia que existe um tipo ideal de vassoura para cada ambiente? Descubra qual a melhor vassoura para limpar a sua casa, dicas para mantê-la e como limpá-la!


Sabe qual o tipo de vassoura ideal para sua casa?

Vassoura com cerdas vermelhas

Quando o assunto é limpeza no geral, um dos primeiros utensílios lembrados é a vassoura. Esse objeto não só serve para manter a nossa casa limpa, como também auxilia a evitar que os móveis, pisos e rodapés sejam riscados ou sofram qualquer dano durante o processo de limpeza.

Em razão disso, não é toda vassoura que serve para limpar todo ou qualquer ambiente, cada modelo possui suas próprias características, vantagens e usos específicos conforme a necessidade adequada. Utilizar esse utensílio de forma correta evita uma variedade de danos em sua casa.

Em geral, uma vassoura é formada por um cabo de madeira comprido e por cerdas em sua parte inferior, que costumam ser fabricadas por diversos tipos de materiais diferentes, são essas cerdas que dão inúmeras utilidades para as vassouras. Nesse artigo vamos conhecer sobre as variedades das vassouras para a melhor limpeza da sua casa.

Tipos de vassoura

Varrer o chão nem sempre é uma tarefa tão simples quanto parece, mas é totalmente indispensável pelo enorme volume de poeira e sujeira que se acumula nos cômodos. No entanto, cada vassoura possui a sua própria função, sejam as de cerdas mistas ou as elétricas. Confira a seguir alguns tipos de vassouras e as suas funcionalidades.

Vassoura de cerdas finas

Vassoura de cerdas finas

As vassouras com cerdas finas são ótimas para juntar pequenas partículas de poeira em superfícies bem lisas, portanto, são as melhores e as mais utilizadas para ambientes com pisos mais lisos, aonde deslizam sem nenhum obstáculo, se certificando de uma limpeza perfeita.

Esse tipo de vassoura possui cerdas macias e delicadas, indicadas tanto para pisos encerados e de cerâmica quanto para pisos de porcelanato e de madeira, já que são os mais vulneráveis à alguns riscos. Os cabos e as cerdas anguladas também auxiliam a limpeza nos cantos mais difíceis de alcançar, em razão disso, essas vassouras são as mais comuns encontradas em todas as casas do país.

Vassoura piaçava

Vassoura piaçava

A vassoura piaçava é bem resistente, dura e robusta, fabricadas geralmente com fibra vegetal, portanto, são muito utilizadas para fazer a limpeza de ambientes externos, como terraços, quintais e calçadas. Por causa de suas cerdas firmes, é a mais indicada para esfregar pisos mais rústicos e ásperos, já que não deixam marcas de riscos.

A piaçava sintética é ótima para uma limpeza mais pesada, pois também é resistente aos produtos de limpeza. No entanto, essas vassouras não são recomendadas para usar no interior da casa, visto que podem causar danos aos pisos e revestimentos, especialmente os laminados.

Vassoura de cerdas mistas

Vassoura de cerdas mistas

Para quem tem dúvidas sobre qual a melhor vassoura para usar, a melhor dica é optar pelas vassouras de cerdas mistas. Elas são um conjunto dos dois principais modelos de vassouras, conseguindo varrer com muita competência as poeiras mais finas e também as sujeiras mais pesadas.

Possuindo cerdas duras no meio e mais macias em suas extremidades, é uma ótima opção para o dia a dia, principalmente em ambientes que costumam sujar muito mais, assim como a área de serviço e a cozinha, por exemplo.

Vassoura mop

Vassoura mop

A vassoura mop, popularmente conhecida como esfregão, contém uma base arredondada e tiras de pano de microfibra em vez das cerdas. Desse modo, ela costuma ser usada logo depois da vassoura comum, eliminando as pequenas sujeiras que restaram e concluindo a limpeza.

Além de tudo, a vassoura mop também é uma boa opção para limpar embaixo dos móveis, inclusive, alguns modelos possuem um balde e um sistema único de torção que auxiliam a retirar o excesso de água da escova.

Vassoura elétrica

Vassoura elétrica

Com a tecnologia avançando cada vez mais, não é nenhuma surpresa que tenha alcançado as vassouras. O modelo elétrico possui uma forma slim e tem deslizadores que ajudam a encontrar a sujeira nos lugares mais difíceis de limpar. A maioria desse tipo é com fio e com carregamento rápido, sendo uma opção bem moderna e prática para uma limpeza rápida.

A vassoura elétrica contém quatro escovas rotativas, que varrem toda a poeira e a sujeira para dentro de um reservatório. É utilizada para vários tipos de pisos, como o de madeira, cerâmica e até para o carpete.

O interessante é que o cabo se dobra e gira sobre o próprio eixo, podendo varrer a sujeira escondida debaixo dos móveis com muita facilidade. Há também modelos de vassouras elétricas sem fio, funcionando com bateria recarregável.

Vassoura de pelo

As vassouras de pelo geralmente são fabricadas com crina de cavalo presa junto a um cabo de madeira, com cerdas mais curtas e macias. É muito utilizada para limpar lugares que não possuem carpetes, como pisos de porcelanato, madeira e laminados.

Há diversos tipos de modelos, os mais largos são indicados para a limpeza de ambientes mais amplos, enquanto que algumas vassouras contém uma escova inclinada, mais recomendada para varrer os cantos difíceis.

Vassoura com espuma

Vassoura com espuma

A vassoura com espuma é mais grossa e robusta, possuindo a capacidade de limpar as partículas pequenas de poeira que acabam passando imperceptíveis pelas vassouras com cerdas comuns. Esse tipo de vassoura é bem parecido a um rodo com pano, mas são bem modernas e úteis, removendo sujeiras secas e também lavando o piso.

Além disso, a vassoura com espuma pode ser limpa com muita facilidade, é só a colocar sob uma água corrente que toda a sujeira da sua casa sairá de um modo bem rápido, prático e eficiente.

Vassouras de PET

A vassouras fabricadas a partir de PET reciclado são bem mais leves, mas muito resistentes, não causam riscos no chão e também não acumulam carga estática, funcionando quase como um imã para poeiras mais finas, além disso, são muito ecológicas.

Existem muitos projetos pelo país aonde a principal atividade é a reciclagem de garrafas PET’S, utilizando essa matéria prima para a produção de vassouras ecológicas, desse modo, gera bastante trabalho e renda nas comunidades mais vulneráveis socialmente e favorece o sustento dos envolvidos. Os materiais necessários para fazer essas vassouras são: 18 garrafas de plástico PET de 2 litros e cabos de madeira.

Vassoura para cantos

As vassouras para cantos são bem práticas e duráveis, possuindo cerdas duras e sintéticas, com uma forma mais fina, angular e alongada. É muito utilizada para limpar os cantos mais difíceis e embaixo dos móveis, além de ser multiuso, portanto, é recomendada para qualquer tipo de piso.

Além das pontas da vassoura, também é preciso verificar a grossura das cerdas, pois quanto mais finas elas forem, mais fácil é para limpar essas áreas de difícil acesso.

Vassoura com cerdas de pano

Vassoura com cerdas de pano

As vassouras com cerdas de pano são as mais indicadas para a limpeza com água em pisos mais delicados em áreas internas, como em banheiros. Para evitar a possibilidade de contaminação, considere possuir uma vassoura exclusiva para a limpeza dos banheiros em sua casa.

Mini vassouras

Mini vassouras

As minis vassouras são muito práticas e bem fáceis de guardar, além de ter um manuseio simples e cerdas mais macias, essas vassouras acabam o obrigando a ficar mais perto da sujeira e da poeira e, por razão disso, é capaz de fazer uma limpeza mais certeira e apurada.

Fabricadas em polipropileno com uma grande resistência, o cabo costuma ser de alumínio e oferece facilidade para a sua própria higienização. O seu comprimento e forma angular proporciona um peso leve que auxilia na coleta das sujeitas de modo bem rápido e eficaz, além disso, é uma ótima opção para equipar carros.

Vassoura com cerdas sintéticas

Vassoura com cerdas sintéticas

As vassouras de cerdas sintéticas são bem grossas e duras, muito semelhantes às de piaçava, pois também são indicadas para varrer a sujeira de calçadas e quintais. São bem resistentes e aguentam uma limpeza mais pesada, inclusive com produtos químicos. Para limpar ambiente maiores, uma boa opção é optar por uma vassoura mais larga, com cerdas sintéticas plumadas e retas.

Dicas para manter as vassouras

Vassouras de vários tipos

Mais do que usar as vassouras para uma limpeza geral, elas também devem ser guardadas da maneira correta, dessa forma, elas podem durar por muito mais tempo. Usar um item de um modo certo garante que o seu uso seja mais fortalecido. Veja abaixo como manter as vassouras da sua casa do jeito correto.

Saiba como guardar a vassoura

Geralmente, as vassouras demoram algum tempo para acumular sujeira, porém, para garantir que elas não virem grandes ninhos de germes e poeiras, considere limpá-las ao fim de todo uso. Não é necessário lavar as cerdas todos os dias, apenas se livrar das poeiras acumuladas depois de varrer toda a casa.

Para fazer isso, é só bater as cerdas da vassoura contra um muro, uma árvore ou até mesmo apoiar no chão com a ajuda do seu pé e puxá-la para cima, desprendendo as sujeiras que ficam grudadas. No entanto, além de eliminar essa sujeira, também é preciso saber como guardar a vassoura.

Nunca as guarde com as cerdas para baixo, a maneira correta é sempre com a vassoura de ponta cabeça, com as cerdas para cima. Se não fizer isso, com o tempo, o peso vai danificar e entortar as cerdas, prejudicando muito a precisão do utensílio.

Guardar a vassoura molhada também diminui a sua durabilidade, portanto, deixe-a secar bem antes de guardar na área de serviço ou no armário de limpeza. Por fim, tenha o costume de pendurar as vassouras em ganchos intercalados, desse modo, a sua casa ganha mais espaço e tudo fica bem mais organizado.

Use um pano umedecido

Depois de tirar todo o acúmulo de sujeira, é recomendado passar um pano multiuso ou papel toalha umedecido para eliminar o excesso de resíduos, em seguida, pode lavar com água e detergente para uma limpeza mais completa. O uso de uma esponja também é possível, mas sempre use a parte macia, assim não prejudica o material da vassoura com o tempo.

Deixe a vassoura de palha de molho

As vassouras de palhas são as preferidas de algumas pessoas, mas a sua limpeza necessita de um cuidado diferente das outras comuns. O indicado é usar uma mistura de água quente e sabão neutro, já que o desinfetante pode causar muitos danos nas cerdas de palha da vassoura.

Em razão disso, deixe-a de molho por algumas horas na mistura recomendada e pendure-a pelos cabos em ganchos para garantir que não percam a sua forma. É muito importante também colocar essa vassoura de molho assim que tiver acabado de comprar para amaciar as suas cerdas.

Como limpar a vassoura?

Vassoura azul e outros equipamentos de limpeza

Sendo vassouras naturais ou sintéticas, elas devem ser limpas e lavadas com uma certa frequência, dessa forma, todos os possíveis detritos presos em suas cerdas serão removidos corretamente. Portanto, entenda melhor como limpar e cuidar das vassouras da sua casa.

Manutenção de limpeza

Higienize as vassouras em torno de 15 em 15 dias, no mínimo. Sempre comece batendo a vassoura para retirar a sujeira acumulada em suas cerdas, é possível usar luvas para eliminar os resíduos mais resistentes.

Geralmente, as vassouras costumam ser de nylon ou de fibra. As de nylon devem ser colocadas de molho em uma solução de 2 litros de água quente e 2 colheres de desinfetante ou detergente. Já as de fibra levam os mesmos cuidados que as de palha, trocando o desinfetante por sabão neutro.

Limpeza pesada

Para realizar uma limpeza mais pesada, deixe a vassoura de molho com uma mistura de 2 litros de água e 2 colheres de amoníaco por cerca de 30 minutos. Em relação as vassouras com cerdas sintéticas, precisam ser lavadas e colocadas de molho em torno de 15 minutos.

Para limpar o cabo, é indicado usar um pano umedecido com detergente doméstico. Depois dessas lavagens, deixe as vassouras secando naturalmente com as cerdas viradas para cima. Lembre-se de esperar até que elas sequem totalmente para voltar a usar ou guardar corretamente, desse modo, elas têm uma maior durabilidade.

Descubra qual o melhor tipo de vassoura para cada cômodo!

Tirando a poeira com uma vassoura

Apesar de existir todo tipo de tecnologia nova atualmente, a vassoura ainda é um ótimo utensílio para fazer a limpeza de uma casa ou empresa, ajudando a arrumar e conservar a decoração. No entanto, em ambientes externos, é necessária uma limpeza mais frequente, visto que o vento é um dos principais fatores que trazem ainda mais sujeiras.

Ainda assim, não importa se é uma área interna ou externa, a vassoura sempre é a primeira opção para eliminar as poeiras. Além disso, também é possível utilizar rodo com pano molhado ou vassoura com espuma para retirar todo tipo de vestígio de sujeita com mais facilidade.

Com tantas variedades de modelos para cada piso e cantos específicos, usando a vassoura correta faz com que a limpeza do dia a dia seja muito mais prática e eficiente.

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Últimos posts


O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer em saber se o Moto G54 é um bom celular? Leia este artigo e conheça a ficha técnica do celular da Motorola, suas vantagens, indicações de uso e mais!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto