Como plantar couve-flor: em vaso, solo, variedade e muito mais!

Como plantar couve-flor: em vaso, solo, variedade e muito mais!

Você sabia que é possível plantar couve-flor em casa? Leia esse artigo para saber como plantar, seus principais cuidados e os tipos de couve-flor!


Quer saber como plantar um couve-flor? Veja mais!

Couve-flor sobre mesa

Com a ascensão e a popularidade das dietas mais saudáveis e ricas em vitaminas e proteínas, a couve-flor ganhou um espaço impressionante na cozinha brasileira. Isso porque, esse alimento não era tão comum nas mesas do país, por se tratar de um cultivo de climas um pouco mais frios. Porém, a visibilidade que esse alimento adquiriu nos últimos anos colocam a couve-flor no altar das hortaliças que não podem faltar na mesa.

Por isso, o seu cultivo foi muito estudado nos últimos anos e foram feitas ainda algumas modificações em sua estrutura, de modo a conseguir germinar e crescer também em regiões mais quentes. Além disso, o plantio em baixa escala também foi muito trabalhado e, hoje, o domínio dessas técnicas é disponível.

Como plantar couve-flor

Couve-flor em mercado

A couve-flor é plantada de forma simples e sem muitas dificuldades. O único problema facilmente contornável é adquirir as sementes. Isso porque, diferentemente de alimentos como o limão ou a laranja, as sementes de couve-flor não estão presentes na sua parte comercializada. Muito pelo contrário, elas são colhidas antes de produzirem as sementes necessárias para o replantio.

Porém, não se preocupe! Existem casas e mercados rurais que aproveitam esse fato para comercializarem as sementes de couve-flor de forma fácil e muito barata. Opte por um mercado de hortaliças que você confie e verifique sempre as a qualidade das sementes.

Luminosidade para couve-flor

A couve-flor, como dissemos, é uma planta de lugares mais frios, e não suporta a incidência prolongada de raios solares sobre as suas folhas e suas flores. Isso ocorre porque as suas fibras são um pouco mais frágeis que outras hortaliças conhecidas e de maior resistência, como por exemplo o brócolis.

Isso explica também porque a couve-flor, por vezes, pode ter um valor um pouco mais elevado se comparado ao brócolis. Isto pois o seu cultivo em larga escala demanda um pouco mais de atenção por parte dos agricultores.

Porém, para o plantio em casa, visando o consumo pessoal seu e da sua família, não existem impeditivos para plantar couve-flor. Basta você deixá-la em um terreno ou recipiente à meia-sombra. Caso não seja possível, ou caso a incidência solar em meses do verão seja muito forte, procure também adquirir uma lona perfurada para cobrir o excesso de sol nestes períodos.

Qual o melhor solo para couve-flor?

O solo ideal para a couve-flor é um solo rico em matéria orgânica, sobretudo de folhas secas ou restos de cascas ou caroços de frutas e legumes que você utiliza na sua alimentação diária. Esse solo será extremamente rico para essa planta, fazendo-a crescer de modo mais firme, rápido e vistoso.

Além disso, opte sempre por adquirir uma boa terra adubada com humus de minhoca. Esse material é facilmente encontrado em mercados rurais, geralmente em sacos de 20 kg.

Além disso, procure adubar semanalmente a sua couve-flor com um pouco de nitrogênio. Ele pode ser injetado no solo de forma artificial, comprando a substância pura em mercados, ou de forma natural, caso você tenha possibilidade de colocar neste solo um pouco de esterco bovino e esterco de galinha.

Quando regar a couve-flor?

A couve-flor pode ser regada semanalmente. Porém, isso vai variar do estágio de produção, além do clima e da umidade do ar da região em que você vive ou que deseja plantar. Isso porque, apesar de ser uma planta de clima mais frio, a couve-flor não necessita de uma quantidade de água constante.

Para ela, é preferível utilizar uma grande quantidade de água em horários noturnos, para que a água penetre fundo até as raízes, sem secar por conta do sol, mesmo que da manhã.

Porém, em locais de maior incidência solar e maiores temperaturas, é necessário regar a sua couve-flor ao menos 3 vezes por semana. Caso as temperaturas ultrapassem 26ºC com frequência, molhe as suas mudas de couve-flor sempre de noite, a fim de evitar a queima das folhas e flores.

A rega deve ser abundante principalmente nas primeiras semanas, e pode ficar sob a demanda da terra a partir do segundo mês. Isto é, estude o local e procure uma proporção de água que não mantenha o solo seco por muito tempo.

Temperatura e umidade para couve-flor

A couve-flor necessita, idealmente, de uma temperatura entre 14ºC e 22ºC. Porém, existem variedades ou mesmo modificações genéticas que tornam essa planta um pouco mais resistente. Outra forma de fazer isso é um enxerto, de modo a utilizar uma raiz de uma variedade mais resistente, com a parte superior de uma variedade mais apreciada pelo mercado.

Por isso, a umidade do ar nas regiões onde naturalmente se plantam couve-flor não é muito alta, dada ao baixo nível de chuva que há em regiões de menor temperatura. Porém, caso você plante a sua couve-flor em um local mais quente, busque pelas sementes modificadas nos mercados rurais.

Nesses casos, as folhas também necessitarão de um pouco mais de umidade. Uma boa forma de fomentar a umidade do ar é regar não apenas as mudas de couve-flor, mas também o solo ao redor delas, de forma mais abrangente. Caso necessite, cubra as mudas com uma lona se os raios solares forem muito fortes.

Quando adubar a couve-flor

A adubagem da couve-flor é feita prioritariamente antes do cultivo. Isso porque, caso o seu solo não esteja rico em matéria orgânica, nitrogênio e humus, dificilmente terá um bom resultado no plantio.

Por isso, essa é a parte mais importante da adubagem da planta. Ainda assim, é necessário repor essa adubagem, que é ingerida pelas raízes da planta e se tornam parte dela. Por isso, o solo necessita de um pouco mais desses nutrientes também após o plantio.

Assim, deixe curtir um ou dois baldes de esterco bovino no sol por ao menos 2 meses. Isso fará com que esse esterco deixe de ser demasiadamente ácido, e o deixará ideal para adubagem da couve-flor. Utilize uma medida de aproximadamente um balde de esterco para cada 10 mudas de couve-flor.

Como manter a couve-flor branca

A couve-flor é um vegetal que tem uma tonalidade esbranquiçada, mas também é possível que ela se torne um pouco amarelada com o passar do tempo e do cultivo, ou mesmo após a sua colheita. A tonalidade amarela é uma questão importante para os comerciantes, pois a couve-flor também fica amarelada caso seja colhida há muito tempo.

Por isso, para não dar a entender que o seu produto é velho, eles utilizam algumas técnicas para, ainda no cultivo, não deixar essa planta amarelar.

A primeira dica é manter uma fina lona em cima da couve-flor durante todo o cultivo. Isso fará com que os raios do sol incidam, mas sem queimar o bulbo da planta. Além disso, não regue a couve-flor com uma água com alto teor de flúor. Isso é importante pois, após a incidência solar, esse flúor pode deixar a couve-flor levemente amarelada já durante o cultivo.

A colheita de couve-flor

A fim de aproveitar os meses de menor temperatura, ideais para o cultivo de couve-flor, recomenda-se o seu cultivo dentre março a junho. Isso porque, como elas demoram entre 120 e 130 dias para serem colhidas, o tempo de colheita será exatamente o de auge do inverno.

E mesmo que o mês de março não seja tão frio no Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste, esse é um período de ainda muita chuva, o que é benéfico para as primeiras semanas de cultivo da planta.

Assim, opte sempre por colher a couve-flor enquanto ela ainda está branca, e faça um corte na base, justamente onde a planta encontra o solo, para não correr o risco de machucar a parte comestível da planta. Caso haja algum corte após a colheita, opte por consumir essas primeiro, já que são propensas a acumular fungos e apodrecerem em locais frios como a geladeira.

Pestes e doenças comuns na couve-flor

As principais doenças que acometem a couve-flor são as moscas brancas e os pulgões. Isso porque, como seu cultivo necessita de um cuidado especial do solo, esse solo tratado com matéria orgânica e nitrogênio naturalmente afasta alguns fungos que possam vir a se apossar da sua colheita. Sem falar que, por serem uma planta de rápido cultivo, pois em 130 dias já estão na sua mesa.

Assim, para acabar de uma só vez com as moscas e os pulgões, aplique uma solução com um pouco de água, vinagre de álcool ou de maçã, e um pouco de detergente nas plantas que estão prejudicadas.

Faça isso no período noturno, para que não haja problemas com a incidência solar sobre o detergente, que pode machucar as folhas. Depois disso, aguarde 15 minutos e regue em abundância para retirar todos os resíduos. Refaça sempre que sentir necessidade.

Como plantar couve-flor em vaso

Para plantar a couve-flor em vaso, é necessário um solo bem argiloso, porém drenado e rico em adubagem, matéria orgânica, nitrogênio e potássio. Além disso, o cultivo em vasos necessita de uma atenção especial com relação à acidez do solo. Por isso, será necessário utilizar bastante calcário para corrigir esse quesito.

Na escolha do vaso, opte pelos de maior tamanho e, principalmente, de maior profundidade. Isso será essencial para o crescimento das raízes do seu vegetal, e proporcionará uma planta mais vistosa e de maior valor, ou mesmo melhor consumo caseiro. Faça um sistema de drenagem muito bem feito, utilizando pedras no fundo do vaso. Cubra com areia, e deposite a terra já adubada.

Adquira as sementes e plante a sua couve-flor no meio do vaso. Caso o vaso tenha apenas entre 10 e 14 centímetros, plante apenas uma semente por vaso.

Variedades da couve-flor

Como já dissemos acima, existem múltiplas variedades de couve-flor, umas mais, outras menos propensas ao frio. Por isso, saber cada uma delas pode ajudar a você decidir qual é a variedade da couve-flor ideal para a sua região e o seu paladar.

Attribute Hybrid

Attribute Hybrid

A couve-flor de tamanho médio e muito conhecida dos brasileiros, essa variedade corresponde a uma leguminosa de cerca de 800g. Sua cabeça é um pouco oval e, quando bem cuidada, permanece branca até a colheita. As suas folhas são verdes claras e podem também ser utilizadas para saladas ou principalmente refogados. Isso torna o seu consumo muito procurado por vários países.

Cheddar Hybrid

Cheddar Hybrid

Essa variedade é a segunda mais conhecida no mundo, e sua produção se dá principalmente nas regiões da Rússia, EUA e Ásia. Aqui no Brasil, encontramos um pouco dessa variedade, sendo mais consumida no sul do país, em hortas familiares.

Essa planta começa a crescer a partir de 60 dias, tem suas folhas plenas com 100 dias e pode ser colhida no dia 140º. Esse tempo a mais vale a pena, pois seu tamanho é geralmente um pouco mais alongado e seu peso é maior que de outras variedades de couve-flor.

Depurple Hybrid

Depurple Hybrid

Para regiões de frio extremo, como regiões altas do Brasil, ou mesmo onde haja uma diferença muito grande de temperatura todos os dias, essa variedade é ideal. Isso porque, suas folhas tem uma capacidade incrível de autoproteção, envolvendo ou reabrindo, conforme a necessidade de se proteger de geadas, raios solares ou mesmo do frio intenso ao relento.

Assim, caso você achasse que não fosse possível plantar couve-flor por conta desses empecilhos, já pode ir preparando o terreno.

Early White Hybrid

Early White Hybrid

Essa variedade é um pouco menor que as demais, mas também chama atenção pela baixa necessidade de espaço. Assim, com 1 m² para o plantio desse cultivare, é possível adquirir até 8kg de couve-flor de alta qualidade. Além disso, essa variedade é muito requisitada em países asiáticos, sendo de alto valor nestes lugares.

Fioretto 60

Essa variedade linda de couve-flor é muito rica em potássio e proteínas. Sua aparência de buquê chama atenção para seu caule esverdeado e suas pontas amareladas. Essa variedade é mais comum na Europa, mas se adequa bem em estufas, caso plantadas no Brasil.

Fioretto 85

Semelhante ao Fioretto 60, essa variedade apresenta uma aparência similar, mas com bulbos maiores e folhas um pouco mais espaçadas entre si. Ainda assim, refere-se a uma variedade muito nutritiva e de fácil manuseio. Sua indicação é utilizar uma camada a mais de nitrogênio na terra, para que a coloração das suas hastes e das suas flores continuem vívidas.

Flame Star Hybrid

Flame Star Hybrid

A famosa couve-flor amarela, essa variedade não deve ser confundida pela couve-flor que estamos acostumados a encontrar nos mercados. O seu amarelado não é por conta de muito tempo de cultivo ou de maus tratos durante a colheita. Ela é naturalmente de uma tonalidade bastante forte e de um amarelo muito presente. Por isso, é muito requisitada em receitas.

Graffiti Hybrid

Graffiti Hybrid

Essa couve-flor roxa é o resultado entre cruzamentos genéticos de couve-flor, couve de bruxelas e repolho roxo. Isso pois era bastante comum modificações como essa, a fim de adquirir variedades mais resistentes a pragas. Porém, neste processo, foi descoberta a couve-flor roxa, um legume marcante e muito característicos de países mais gelados da América Latina.

Self-Blanching Snowball

Self-Blanching Snowball

A Self-Blanching Snowball, também conhecida no Brasil apenas por Bola de Neve, é a variedade mais propensa a ser cultivada no nosso país. Isso porque, além de seu fruto vistoso, que pode alcançar de 800g a 1kg, suas raízes são fortes contra pragas e, apesar do nome, ela suporta alguns graus acima do que a média das variedades de couve-flor aceitam durante o seu crescimento.

Sicilian Violet

Sicilian Violet

Outra variedade de couve-flor roxa, essa espécie é uma progressão da couve-flor roxa que tratamos anteriormente. Com hastes mais longas e aparência de buquê, essa variedade também pode ser aproveitada em receitas em que suas cores sejam expostas. Além disso, ela também dispõe de folhas comestíveis, para além dos frutos.

Veronica Romanesco Hybrid

Veronica Romanesco Hybrid

Essa variedade é muito conhecida no Brasil como romanesco. Sua aparência é bastante geométrica e seu crescimento se dá em regiões frias. É rica é ferro, proteína e fibras, além de ser o ingrediente principal de um chá de romanesco, típico da Índia. Assim, a sua coloração demonstra que esse vegetal é também uma boa fonte de antioxidantes, que ajudam a melhor a saúde e protegem o sistema imunológico.

Faça o cultivo de couve-flor em sua casa!

Couve-flor em pote preto

Plantar uma couve-flor é uma atividade incrível que você pode praticar todos os dias, regando suas plantas e ainda aproveitando do processo terapêutico que essa ação trás para a rotina de qualquer um. Assim, agora que você já conhece todas as dicas e formas de se cultivar, cuidar e colher as diversas variedades de couve-flor que existem, não deixe essa oportunidade passar e inicie agora a plantação.

E como vimos no artigo, caso você não disponha de um terreno amplo para o cultivo, é possível plantar em poucos vasos. O curto tempo de maturação fará com que a sua couve-flor esteja sempre no seu cardápio.

Autor deste artigo

Um aspirante a jornalista apaixonado por literatura e cinema, procuro sempre uma indicação de filme ou livro para passar o próximo fim de semana.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos