O que fazer perto de Curitiba: conheça os melhores lugares para ir!

O que fazer perto de Curitiba: conheça os melhores lugares para ir!

Aqui você vai conhecer as melhores opções de passeio próximo a Curitiba, com várias informações úteis sobre hospedagem e curiosidades sobre a região. Confira!


Está por Curitiba e não sabe o que fazer? Saiba mais sobre!

Jardim Botânico em Curitiba

Está em busca de opções de passeios perto de Curitiba para escapar um pouco do agito da cidade grande? Então você veio ao lugar certo! Aqui você vai encontrar opções de turismo rural e histórico, ecoturismo e praias tanto no Paraná quanto em Santa Catarina ideais para uma esticadinha a partir da capital paranaense.

Você vai receber dicas e informações a respeito de algumas das cidades mais interessantes próximas a Curitiba, e ainda, uma relação dos melhores e mais procurados hotéis fazenda e pousadas da região. Tudo para garantir que você planeje seu passeio da forma mais adequada aos seus interesses e orçamento. Então, confira!

Os melhores lugares para ir perto de Curitiba

Aqui você vai conhecer um pouco sobre algumas cidades próximas a Curitiba e o que elas têm de melhor a oferecer como atrativos turísticos. Tome notas e planeje seu melhor itinerário!

Lapa

A menos de 70 km da capital, o município da Lapa tem grande importância histórica e mais de 250 construções tombadas como patrimônio nacional. Um bom exemplo é o Theatro São João, um dos mais antigos do Brasil, construído em 1873 e que já teve inclusive a visita do imperador D. Pedro II.

Com um “passaporte único”, você pode visitar tanto o Theatro quanto o Museu Histórico e o Museu de Armas. A cidade ficou famosa por conta do Cerco da Lapa, que em 1894 impediu o avanço das tropas monarquistas e foi fundamental para a proclamação da nossa República.

Morretes

Fundada em 1733, a cidade fica bem próxima ao mar e às cidades de Paranaguá e Morretes, sendo uma ótima opção de turismo histórico e gastronômico. Uma das principais atrações da cidade são as balas de banana e o prato típico paranaense que se originou ali e é conhecido como barreado.

É o destino de um famoso passeio de trem que desce a serra do mar a partir de Curitiba, com a opção de estender o passeio a outras cidades próximas. A estrada da Graciosa, apesar de um pouco perigosa, é também um caminho muito bonito que liga a cidade à capital.

Antonina

Antonina é outra alternativa próxima ao fim da estrada de ferro em que se faz o incrível passeio de trem de Curitiba a Morretes. É também uma cidade histórica e tem menos de 20 mil habitantes, localizada à beira do mar na chamada Baía de Antonina.

Fundada em 1714, conta com inúmeras construções históricas e opções de ecoturismo como trilhas e cachoeiras, além do Pico Paraná, que é o mais alto da região Sul, com quase 2 mil metros de altura. No inverno, há mais de 30 anos, ocorre na cidade o Festival de Inverno da UFPR, reunindo inúmeras atrações artísticas e culturais.

Paranaguá

Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná, fundada em 29 de julho de 1648, e tem o segundo maior porto da América Latina em volume de exportações. A partir de Paranaguá, é possível atravessar de barco para a Ilha do Mel, área de preservação onde não entram automóveis e o número de visitantes é controlado, sendo bastante concorrida como um destino de ecoturismo.

Seu centro histórico é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e além dos museus e outras construções históricas, oferece também, como opção de passeio, o maior aquário marinho do sul do Brasil, com mais de 25 aquários e 200 espécies diferentes.

Guaraqueçaba

Com pouco mais de 7,5 mil habitantes, Guaraqueçaba é uma das regiões com mais antiga ocupação por parte de colonizadores portugueses, que começaram a chegar por ali em meados do século XVI. Está localizada dentro da maior área de preservação da Mata Atlântica no Brasil, onde se localiza também o Parque Nacional do Superagui.

Para se chegar lá por terra, é preciso encarar quase 100 km de estrada não asfaltada, e por isso, muitos fazem a opção de ir até lá de barco. As opções de passeio são basicamente todas de ecoturismo, incluindo, além dos parques e reservas, uma porção de praias desertas e ilhas como a do Superagui.

Guaratuba

Guaratuba é um dos principais destinos no litoral paranaense para quem gosta de pegar uma praia, ficando a 130 km de Curitiba. São 22 km de praias que recebem cerca de 500 mil visitantes todo verão. Uma das alternativas de trajeto entre Curitiba a Guaratuba inclui uma travessia de ferry-boat pela Baía de Guaratuba.

Outras opções de turismo na cidade incluem passeios pelos morros do Brejetuba e Cabaquara, além de rios, ilhas e parques em áreas de preservação ambiental. Um dos destinos preferidos nesse sentido é o Salto do Parati, que inclui uma travessia de barco, trilha em mata nativa e uma piscina natural com 2 metros de profundidade.

Ponta Grossa

Localizada à região dos Campos Gerais, a pouco mais de 100 km de Curitiba, está a cidade de Ponta Grossa. A cidade possui algumas construções históricas, mas o que mais atrai os turistas para lá é o turismo rural, especialmente o Parque Estadual de Vila Velha.

No parque, há diferentes formações rochosas esculpidas pelo vento em arenito, exibindo uma coleção de formas curiosas ao longo da trilha. Além dele, há opções como o Cânion São Jorge, o Burcao do Padre, outros rios e cachoeiras bastante atraentes.

Carambeí

Ao norte de Ponta Grossa, ainda na região dos Campos Gerais, está a cidade de Carambeí, com pouco mais de 20 mil habitantes e um punhado de atrativos históricos. Os pontos de interesse refletem principalmente a colonização holandesa na região e a história da cidade.

Assim, você vai querer conhecer o Parque Histórico da cidade e algumas construções como o Moinho do Artesão ou o Orquidário e Cactário, além de outras opções de museus e monumentos, bem como restaurantes, cafés e confeitarias que oferecem o melhor da culinária holandesa.

Castro

Castro se formou nos Campos Gerais, principalmente, a partir do movimentos de viajantes e comerciantes que estavam de passagem entre São Paulo e os estados do Sul. Conhecidos como Tropeiros, esses viajantes determinaram muito da cultura local, que explora principalmente esse aspecto de seu passado para os atrativos de turismo histórico.

Assim, temos o Museu do Tropeiro e a Fazenda Capão Alto, com construções que somam até quase 300 anos de idade. O marco zero da cidade é a Matriz Nossa Senhora de Sant’Ana, fundada no ano de 1774.

Prudentópolis

Conhecida como “terra das cachoeiras gigantes”, Prudentópolis tem mais de 100 quedas d’água catalogadas, sendo a principal delas o Salto São Francisco, com quase 200 metros de altura, o que a torna a quinta maior cachoeira do país.

Mas além disso, a cidade também conta com atrativos de turismo histórico e cultural, exibindo as tradições ucranianas e polonesas em sua arquitetura, gastronomia e diferentes eventos culturais que resgatam e preservam os hábitos de seus colonizadores. Um dos maiores destaques da gastronomia local, por exemplo, é um tipo de salame feito de carne suína conhecido como “cracóvia”.

Colônia Witmarsum

A menos de uma hora da capital paranaense, está a Colônia Witmarsum, fundada por alemães menonitas vindos de Witmarsum, em Santa Catarina, há pouco mais de 70 anos. Os colonizadores trabalharam para preservar um ambiente bem tradicional e típico, então a cidade tem muitos atrativos históricos, arquitetônicos e gastronômicos típicos da Alemanha menonita.

Além disso, você poderá desfrutar de alguns passeios típicos de regiões rurais como cavalgadas e passeios de trator. Para quem gosta de cerveja, é imperdível um passeio pelas cervejarias locais, onde é possível degustar a produção feita por profundos conhecedores do assunto.

Colombo

Colombo faz parte da região metropolitana e seu principal atrativo é relacionado ao turismo rural e à produção de vinho. Com forte colonização italiana, a região é uma grande produtora de uva e produtos derivados, especialmente vinhos, que podem ser degustados em inúmeras cantinas.

O Parque Municipal Gruta do Bacaetava atrai muitos turistas para o ecoturismo, sem muitas dificuldades de acesso. O visitante pode seguir por uma trilha de cerca de 200 metros no interior da caverna, observando diferentes formações típicas de cavernas como estalactites e estalagmites.

Campo Largo

Campo Largo é conhecida como “Capital da Louça e da Cerâmica”, sendo também uma referência na produção moveleira e de origem agrícola como vinhos e erva-mate. Aliás, um dos principais atrativos da cidade é o Parque Histórico do Mate, cheio de curiosidades sobre a história e detalhes do seu cultivo na região.

Outras opções de turismo rural incluem a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, importante produtora de leite, e o Parque Ecológico Ouro Fino, uma estância hidromineral onde é possível nadar em piscinas de água mineral.

Estrada Bonita Turismo Rural

A pouco mais de 100 km de Curitiba, já no estado de Santa Catarina, está uma região que é referência em turismo rural fundada há mais de 100 anos por construtores da estrada de ferro Paranaguá. Trata-se da Estrada Bonita, com cerca de 5 km repletos de atrativos imperdíveis.

São vários museus, restaurantes e pousadas administrados principalmente por descendentes de colonizadores alemães, oferecendo ainda opções como pesque-pague, passeios em mata nativa e banhos de rios e cachoeiras. A Estrada Bonita é asfaltada no princípio, mas boa parte dela ainda é uma estrada de terra.

Hotéis fazenda e chalés perto de Curitiba

Conheça agora alguns hotéis fazenda, pousadas e chalés em regiões próximas a Curitiba que são muito procurados em sites especializados. Embora alguns estejam mais afastados da capital paranaense, é possível chegar a eles facilmente a partir de lá. Confira!

Plaza EcoResort Capivari

A cerca de 40 minutos de Curitiba, o Plaza EcoResort Capivari é uma opção incrível de hospedagem que oferece também a opção de passeios na modalidade Day Use. São vários atrativos como trilhas e cavalgadas, além de atividades aquáticas como passeios de caiaque ou pedalinho.

O resort inclui ainda piscinas internas com água aquecida e uma piscina externa com bar molhado e toboágua. A estrutura de hospedagem inclui apartamentos e chalés.


Horário
Check in: 14h / Check out: 12h
Telefone
(41) 3685-8300 / 99876-3636
Endereço
Estrada Municipal Antônio Kovalski, S/N, Campina Grande do Sul - PR
Valor
a partir de R$880,00
Link

https://capivariecoresort.com.br/


La Dolce Vita Park Hotel

Localizado em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, o La Dolce Vita Park Hotel oferece chalés e apartamentos para hospedagem e também a opção de passeio na modalidade Day Use, no valor de R$170,00 por pessoa.

A estrutura do hotel inclui spa com piscinas, campo de golfe e de futebol, quadra poliesportiva e churrasqueiras em áreas verdes.


Horário
Check in: 14h / Check out: 12h
Telefone
(41) 3634-8900 / 99993-3688
Endereço
Rodovia BR-376, Km 623, São José dos Pinhais - PR, 83010-500
Valor
a partir de R$368,00
Link

http://www.hoteisladolcevita.com.br/


Serra Alta Hotel

A cerca de 100 km de Curitiba e já no estado de Santa Catarina, o Serra Alta Hotel oferece diversos confortos para você relaxar em contato com a natureza, incluindo um restaurante de cozinha mediterrânea e internacional.

A cidade de São Bento do Sul é rica na cultura de seus grupos colonizadores, em que se destacam alemães, austríacos, tchecos e poloneses.


Horário
Check in: 14h / Check out: 12h
Telefone
(47) 3634-1112
Endereço
R. Paulo Muller, 250, Parque 23 de Setembro, Centro, São Bento do Sul - SC
Valor
a partir de R$266,00
Link

https://www.serraaltahotel.com.br/


Hotel Estância Betânia

O Hotel Estância Betânia oferece estrutura de lazer para a família toda como piscina aquecida, lago para pesca esportiva e quatro trilhas diferentes em contato direto com a natureza, tudo isso muito próximo à capital paranaense.

Está disponível também para passeios na modalidade Day Use. O grupo responsável pela Estância é a Irmandade Evangélica Betânia, que tem a missão de “servir ao homem integral”.


Horário
Check in: 14h / Check out: 12h
Telefone
(41) 3666-4383 / 99175-7797
Endereço
R. Francisco Caetano Coradin, 42, Roseira, Colombo - PR, 83411-510
Valor
a partir de R$545,00
Link

https://www.estanciabetania.com.br/


Ózera Hotel Fazenda

Com inúmeras opções de lazer, o Ózera Hotel Fazenda fica em Prudentópolis, a cerca de 200 km de Curitiba. Inclui piscinas aquecidas, spa, pesca esportiva, trilhas ecológicas, cavalgada e bicicletas, caiaque e pedalinhos.

O site do hotel apresenta opções diferentes de lazer que você encontrará a depender da época de sua visita, diferenciando atividade típicas do verão, da primavera e dos meses que englobam o outono e o inverno.


Horário
Check in: 16h ÀS 20h / Check out: 14h às 15h
Telefone
(42) 3446-5316 / 99956-6457 (WhatsApp)
Endereço
BR-373, Km 260, Prudentópolis - PR
Valor
a partir de R$647,00
Link

https://ozera.com.br/


Hotel Fazenda e Pousada Rancho da Guaiaca

A 100 km de Curitiba, o Hotel Fazenda e Pousada Rancho da Guaiaca é uma ótima opção de ecoturismo, com trilhas para cachoeiras e cavalgadas em uma área de preservação onde eventualmente é possível avistar animais silvestres como macacos, lebres, raposas e quatis.

A estrutura oferece ainda piscinas cobertas e aquecidas, playground e biblioteca, além das opções de pescaria e de fogo de chão.


Horário
Check in: 17h às 21h / Check out: 14h ás 16h
Telefone
(41) 98877-4887
Endereço
Rodovia Prefeito João B. Distefano, PR-151, Km 408, Palmeira - PR
Valor
consulte o estabelecimento para verificar valores e disponibilidade de datas
Link

https://www.ranchodaguaiaca.com.br/


Hotel Fazenda Pommernland

A cidade de Pomerode, em Santa Catarina, tem uma forte colonização alemã e é uma das opções de passeio partindo de Curitiba, estando a pouco menos de 200 km de lá. A estrutura do hotel inclui piscina aquecida para adultos e crianças, tirolesa e pedalinho.

Além disso, o local abrange um bosque de vegetação nativa onde há uma cachoeira própria para banho. Todos os atrativos do hotel estão incluídos na modalidade Day Use.


Horário
Check in: 15h / Check out: 12h
Telefone
(47) 3383-8477 / 99211-8477 (WhatsApp)
Endereço
R. Rega II, 1965, Bairro Testo Rega, Pomerode - SC
Valor
a partir de R$465,00
Link

https://www.hotelfazendapommernland.com.br/


Águas de Palmas Resort

A opção mais distante de Curitiba nesta lista, o Água de Palmas Resort vale a visita por sua localização incrível entre o mar e as montanhas, incluindo diversas opções de trilhas ecológicas e um parque aquático com toboáguas.

A vista é privilegiada e se divide entre as montanhas e a Praia de Palmas, onde se vê algumas ilhas. As águas do mar neste ponto são cristalinas e não apresentam vestígios de poluição.


Horário
Check-in: 15h30 às 17h30 / Check-out: 12h
Telefone
(48) 3262-8144
Endereço
R. dos Recantos, 80, Praia de Palmas, Governador Celso Ramos - SC
Valor
a partir de R$447,00
Link

https://aguasdepalmas.com.br/


Pousada Serra Verde

Aos pés do Pico Marumbi, em Morretes, você encontra a Pousada Serra Verde, onde é possível explorar a floresta tropical e nadar no rio Marumbi. O Pico Marumbi tem 1.500 metros de altura e é a maior atração do estado para montanhismo e alpinismo.

A Pousada Serra Verde está envolvida em diversos programas ecológicos, engajada em questões como controle de emissões de carbono ou da poluição provocada pelo uso do plástico.

Horário
Check-in: 14h / Check-out: 11h
Telefone
(41) 99205-2473
Endereço
Estrada da Cruz Alta, Morretes - PR, 83350-000
Valor
a partir de R$200,00
Link

https://pousadamorretes.com.br/

Hotel Fazenda Dona Francisca

O Hotel Fazenda Dona Francisca oferece opções incríveis de aventura como tirolesa e arvorismo, práticas de arco e flecha e paintball, além de trilhas ecológicas. A estrutura ainda inclui piscinas e jacuzzis, parede de escalada e passeios de trator ou de charrete.

Em interação com os animais, além das cavalgadas, você poderá observar como acontece a criação de algumas espécies típicas da fazenda como porcos, galinhas, patos e peixes.


Horário
Check-in: 18h / Check-out: 15h
Telefone
(47) 3512-3012 / 98806-6752 (WhatsApp)
Endereço
R. Princesa Izabel, 394, Centro, Joinville - SC, 88201-970
Valor
a partir de R$464,00
Link

https://donafranciscafazenda.com.br/


Hotel Fazenda Cainã

O Hotel Fazenda Cainã oferece acomodações incríveis e isoladas em meio à natureza e ambiente rural. A estrutura inclui piscinas e um observatório astronômico, além de opções como cavalgadas, pesca, trilhas e caminhadas.

É possível também desenvolver atividades de arco e flecha ou colheita de kiwis. Além das opções disponíveis no hotel, toda a região ao redor é excelente para o ecoturismo e turismo rural.


Horário
Check-in: 18h / Check-out: 16h30
Telefone
(41) 3500-8590
Endereço
Estrada da Laje, 5000, São Luiz do Purunã, Balsa Nova - PR
Valor
a partir de R$1.700,00
Link

http://hotelfazendacaina.com.br/


Varshana

Em uma das áreas de mata nativa mais preservadas do Paraná, dentro do Cânion da Faxina, está o Varshana Boutique Hotel, ou Shaanti. Além de comodidades como piscinas e spa, o Varshana oferece ainda passeios de quadriciclo e outras atividades em contato com a natureza.

O Varshana atende com um mínimo 2 diárias para oferecer uma experiência mais completa de imersão para os seus hóspedes.


Horário
Check-in: 18h / Check-out: 16h
Telefone
(41) 99191-7590 (atendimento telefônico de segunda a domingo das 9h às 19h
Endereço
Estrada Rural Municipal Serro do Purunã, 1792, São Luiz do Purunã, Balsa Nova - PR, 83670-000
Valor
a partir de R$1.500,00 (2 diárias)
Link

https://shaanti.com.br/


Hakuna Matata

Com diversos chalés e apartamentos, a pousada Hakuna Matata está em meio à natureza, próxima à cidade de Morretes. A estrutura inclui piscinas e spa com jacuzzis, além da opção de uma trilha até o rio Nhundiaquara e uma vista incrível para o Pico Marumbi.

A pousada é pet friendly, ou seja, aceita a presença de animais de estimação, e o restaurante oferece uma ótima oportunidade, aos sábados, para todos que quiserem provar o barreado, prato típico original da região.


Horário
Check-in: 15h / Check-out: 14h
Telefone
(41) 3462-2388
Endereço
Reta Porto de Cima, S/N, Km 4,9, Morretes - PR, 83350-000
Valor
a partir de R$464,00
Link

https://pousadahakunamatata.com.br/


Dicas de viagem

Mala de viagem aberta

Confira agora algumas dicas de quando ir, como chegar e onde comer em um passeio pela capital paranaense e seus arredores. Tome notas e garanta que sua experiência tenha o melhor aproveitamento possível.

Quando ir

Antes de decidir quando ir a Curitiba ou algum dos lugares próximos que você encontrou neste artigo, pergunte-se qual tipo de experiência você está interessado em obter.

Algumas épocas podem ser particularmente mais interessantes que outras em alguns lugares, por conta de eventos ou ocasiões especiais, mas em geral, a única preocupação que você precisa ter em relação a datas é se vai estar muito frio ou calor nos dias da sua viagem.

A temperatura média nessas regiões varia entre pouco mais de 10 e pouco mais de 20 graus Celsius, quer dizer, é possível ter que enfrentar algum frio até mesmo nos meses do verão. A temperatura baixa pode ser um atrativo a mais em alguns casos, mas confira as previsões e históricos dos lugares com praias ou cachoeiras se quiser evitar que o frio acabe tornando impossível um mergulho.

Como chegar

Das principais cidades do país com aeroportos, é possível pegar um avião até Curitiba e, a partir de lá, escolher a forma de transporte para as cidades próximas entre ônibus, trem ou um carro alugado. A opção do trem só vale até Morretes, mas há pacotes de passeios que incluem transporte também de lá para algum outro ponto de interesse nas proximidades, como Antonina ou Paranaguá.

As estradas da região costumam ser bem cuidadas e com um movimento relativamente alto. Dificilmente será possível evitar pedágios, e eventualmente, para algumas das opções que apresentamos, será preciso enfrentar algum trecho de estrada de terra.

Onde comer

A maioria das cidades que você encontrou neste artigo oferecerá boas opções para alimentação, geralmente com produtos típicos e artesanais próprios da região. Todas as estradas que ligam Curitiba a esses lugares estarão cheias de paradas com uma boa mostra dessa produção local.

Não deixe de provar as balas de banana produzidas principalmente no litoral, e se tiver a oportunidade, experimente também o barreado, que é um prato típico original da região e não trazido por colonizadores, assim como outros pratos criados por tropeiros.

Mas você pode desfrutar também da culinária tradicional de alguns outros países em cidades como Carambeí, de colonização holandesa, ou Prudentópolis, com colonização ucraniana. Além destas, a colonização alemã e italiana são muito comuns na região, com uma presença garantida na culinária de toda a região.

Não perca a oportunidade de ir para estes lugares perto de Curitiba!

Jardim Botânico em Curitiba

Se você é de Curitiba e região ou já esteve lá e gostaria de explorar um pouco as proximidades, está prestes a embarcar em um passeio realmente incrível, cheio de novidades e de experiências inesquecíveis.

Os destinos próximos à capital paranaense reúnem opções variadas de turismo histórico, rural e ecológico, além de praias badaladas e pontos de referência em produtos gastronômicos. É muita coisa que você não vai querer perder, e que certamente valem mais do que uma única visita.

Com as dicas que você encontrou aqui, já pode preparar um itinerário que contemple vários dos seus interesses, então aproveite e faça com que sua viagem renda os melhores momentos possíveis. Bom passeio!

Autor deste artigo

Artista e escritor, poeta, professor e pesquisador com experiência como mochileiro. Interessado em reunir e compartilhar conhecimentos.

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos